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    14/05/2024

    GOL tem resultado operacional de R$ 808,7 milhões e prejuízo líquido ajustado de R$ 130 milhões no 1º trimestre de 2024
    Por Murilo Basseto

    A GOL Linhas Aéreas, parte do Grupo Abra, anunciou hoje, 14 de maio, seus resultados consolidados do primeiro trimestre de 2024 (1T24), e a comparação com o mesmo período do ano anterior (1T23).

    Na divulgação, a empresa afirma que se manteve focada em melhorar sua eficiência operacional, por meio de seu modelo de frota única e gerenciando cuidadosamente os yields, buscando excelência na entrega de produtos de alta qualidade para seus clientes.

    Os principais dados listados pela GOL em seu sumário de resultados são os seguintes:

    – O indicador de demanda, Passageiros Pagantes vezes Quilômetros Voados (RPK), para os voos internacionais aumentou 39,6% em comparação com o 1T23, enquanto o RPK total (doméstico + internacional) diminuiu 4,1% no mesmo período, fruto de uma redução de 8,9% nos voos domésticos, em linha com o investimento da companhia nos serviços internacionais;

    – O indicador de oferta, Assentos Ofertados vezes Quilômetro Voados (ASK), para os voos internacionais aumentou 27,0% em comparação ao 1T23, enquanto o ASK doméstico diminuiu 7,5% e o ASK total diminuiu 3,9% no mesmo período;

    – A Receita Operacional Líquida diminuiu 4,2% para R$4,7 bilhões;

    – A taxa de ocupação atingiu 83,1%, estável em relação ao 1T23 (redução de 0,2 p.p.). A taxa de ocupação doméstica diminuiu 1,3 p.p., para ainda saudáveis 82,7%, enquanto a taxa de ocupação internacional aumentou 7,8 p.p., para 85,6%;

    – A utilização das aeronaves operacionais aumentou em 1,7%, para 11,9 horas por dia;

    – O total de passageiros transportados diminuiu 8,3%, para 7,25 milhões;

    – A Receita Líquida por Assento Ofertado vezes Quilômetros Voados (RASK) diminuiu 0,3% para 43,7 centavos (R$);

    – O yield médio por passageiro reduziu 0,7%, para 48,2 centavos (R$);

    – O Custo Recorrente por Assento Ofertado vezes Quilômetros Voados (CASK) diminuiu 5,3%, para 34,44 centavos (R$) devido em grande parte aos menores preços dos combustíveis e menor consumo por ASK (0,9%), impulsionado pelo crescimento nas rotas internacionais;

    – O Custo por Assento Ofertado vezes Quilômetros Voados excluindo custos com combustíveis e itens não recorrentes (CASK Ex-combustível), aumentou 8,9%, para 22,44 centavos (R$) em relação ao 1T23;

    – O EBITDA recorrente foi R$1,4 bilhão com margem de 30,3%, enquanto o EBIT recorrente foi de R$1,0 bilhão com margem de 21,2%;

    – O prejuízo líquido ajustado foi de R$ 130 milhões, excluindo os efeitos da variação cambial e da marcação do mercado de componentes derivativos ESSN que somaram R$ 3,9 bilhões no 1T24;

    – A Dívida líquida ajustada sobre EBITDA recorrente LTM foi de 4,0x no 1T24, uma redução de 2,0x em comparação ao 1T23.

    Celso Ferrer, Diretor Presidente, comentou:

    “O primeiro trimestre de 2024 foi marcado por melhora em nosso desempenho operacional, com EBITDA Ajustado do 1T de R$ 1,4 bilhão e margem EBITDA Ajustada de 30,3%, demonstrando nossa consistência e eficiência durante a reestruturação financeira.

    Março de 2024 nos viu voltar ao primeiro lugar como a companhia aérea mais pontual do Brasil, segundo a ANAC.

    Demonstramos forte execução contínua de nossa estratégia comercial, aliada às iniciativas das unidades de negócio Smiles e Gollog, o que nos permitiu entregar resultados sólidos. Também mantivemos uma abordagem disciplinada no controle de custos.

    Estou impressionado com a dedicação de nossa Equipe de Águias em melhorar continuamente nossos produtos e processos, o que aumenta nossa confiabilidade operacional e nos ajuda a continuar entregando valor aos clientes.

    Ao mesmo tempo, avançamos no processo de reestruturação da GOL supervisionado judicialmente nos EUA, incluindo a obtenção de compromissos de empréstimo DIP de US$ 1,0 bilhão, dos quais US$ 550 milhões foram sacados até o final do 1T24; e a renegociação de acordos com uma maioria substancial das aeronaves sob arrendamento com arrendadores, para garantir que a GOL tenha a capacidade adequada para continuar a atender nossos destinos atuais e avançar no plano de financiamento que sustentará o Plano de Reorganização independente”.

    Comentários da Administração

    A GOL, ciente do papel fundamental da aviação em situações de crise pública, não vem medindo esforços para auxiliar as entidades públicas e a sociedade diante do cenário de calamidade pública pelo qual enfrenta o estado do Rio Grande Sul.

    A Companhia anunciou uma malha especial com 122 voos extras até 30 de maio para Caxias do Sul, Florianópolis e Passo Fundo, que atenderão nossos Clientes e servirão também para transportar donativos. Com as medidas adotadas, a disponibilidade de transporte de cargas e mantimentos no porão das aeronaves cresce para até 670 toneladas.

    A GOL também realizou voos extras para envio de donativos, incluindo o primeiro realizado em 6 de maio, em parceria com a Defesa Civil de São Paulo, com cobertores/mantas, colchões, água, medicamentos, vestimentas e antenas de internet.

    Celso Ferrer comentou: “A GOL se solidariza com a população do Rio Grande do Sul e não medirá esforços para apoiar o trabalho das autoridades e da sociedade civil no trabalho de socorro e apoio às vítimas das enchentes”.

    Este ano, a GOL entrou em uma nova fase, com foco na reestruturação de seu balanço e, ao mesmo tempo, em aprimorar suas operações.

    Durante o primeiro trimestre de 2024, no final de janeiro, entramos voluntariamente nos Estados Unidos com um processo de reestruturação de acordo com as leis dos Estados Unidos. Este foi um passo necessário para melhorar a estrutura de capital da Companhia e criar as condições para o nosso crescimento rumo à rentabilidade.

    Este processo está sendo realizado sem impacto nas operações, conforme evidenciado por nossas taxas de ocupação, que se mantiveram estáveis em 83%, e pela melhoria contínua na conclusão de voos e no desempenho dentro do prazo. Em março de 2024, a GOL era a companhia aérea número um do país em pontualidade, segundo a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil.

    Ao longo do trimestre, a GOL manteve-se fiel ao seu modelo de negócios de baixo custo e alta produtividade na operação de suas rotas. A taxa de utilização de suas aeronaves continua melhorando suportando a geração de caixa. Este modelo de negócio é ainda fortalecido pela otimização da frota da GOL, pela otimização da capacidade ociosa e a substituição dos modelos 737 NG por aeronaves MAX 737 mais eficientes.

    Neste trimestre, a GOL adicionou duas novas aeronaves Boeing 737-MAX 8 à sua frota, além disso, como parte do plano de renovação de frota e recuperação da eficiência operacional, a Companhia devolveu uma aeronave Boeing 737NG.

    Em 31 de março de 2024, a GOL possuía uma frota total de 142 aeronaves Boeing, sendo 46 737-MAX, 90 737NG e seis cargueiros 737-800BCF, e possuía 99 pedidos firmes para aquisição de aeronaves Boeing 737-MAX, sendo 62 do modelo 737-MAX 8 e 37 do modelo 737-MAX 10.

    A GOL continua comprometida em modernizar sua frota e adotar tecnologias mais sustentáveis para reduzir as emissões de carbono e promover operações ainda mais eficientes.

    Progresso da Reestruturação Financeira

    Em 28 de fevereiro de 2024, o Tribunal de Falências dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York aprovou a capacidade da GOL de acessar até US$ 1,0 bilhão em financiamento de posse de devedores (“Financiamento DIP”) fornecido por membros do Grupo Ad Hoc de Detentores de Bonds Abra e outros detentores de títulos Abra e detentores de títulos GOL 2026.

    O Financiamento DIP, juntamente com o caixa gerado pelas operações em curso, proporcionará liquidez substancial para apoiar as operações durante o processo de reestruturação financeira.

    Em 13 de maio de 2024, a Companhia tinha acordos aprovados pelo Tribunal de Falências para 109 aeronaves que incluem concessões de arrendamento significativas, devoluções de aeronaves selecionadas e financiamento dos lessores de manutenção de motores. A Companhia continua suas negociações com arrendadores de aeronaves para garantir que a GOL tenha a capacidade adequada para continuar a atender os destinos atuais e a expansão de rotas planejadas.

    No processo do Capítulo 11 dos EUA, a GOL tem a oportunidade de avaliar seus contratos e decidir se aceitará ou rejeitará determinados contratos, incluindo arrendamentos de aeronaves.

    A GOL também iniciou discussões sobre o plano de financiamento que servirá de base ao Plano de Reorganização autônomo da Companhia.

    A GOL utilizará o processo do Capítulo 11 para reestruturar suas obrigações financeiras e fortalecer sua estrutura de capital para a sustentabilidade no longo prazo, ao mesmo tempo que permitirá uma aceleração no processo de recuperação da frota.

    A Companhia espera sair desse processo com um balanço reestruturado, posicionando-se assim para expandir sua posição na América Latina.

    As informações acima e as todas as demais divulgadas hoje pela GOL podem ser conferidas integralmente no Relatório de Resultados do Primeiro Trimestre de 2024, disponibilizado pela companhia neste link.

     

     


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