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  • CenarioMT.com.br - 30/08 -17:41h
    31/08/2012

    Paim diz esperar que União inicie pagamentos a aposentados e pensionistas do Aerus
    CenárioMT com Agência Senado

    O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou nesta quinta-feira (30) sua expectativa de que a União pague, a partir do próximo mês, benefícios aos aposentados e pensionistas do Aerus, entidade fechada de previdência complementar criada no início dos anos 1980 pelas empresas aéreas Varig, Cruzeiro e Transbrasil.

    Em pronunciamento no Plenário, Paim criticou a demora da União em cumprir decisão judicial favorável aos aposentados e pensionistas do Aerus. Segundo o parlamentar, a protelação afronta o Pacto de São José da Costa Rica, a convenção americana de direitos humanos subscrita pelo Brasil em 1969.

    – Eu espero que essa história termine, e termine bem para todos, e que a União, mais uma vez, não protele e cumpra a decisão da Justiça, pagando os companheiros do Aerus. Conforme a última informação, cerca de mil companheiros já morreram na expectativa de receber o que lhes era de direito – afirmou.

    O senador disse ter recebido a informação de que a Justiça manteve a antecipação de tutela para aposentados do Aerus e de que o recurso ingressado pela Advocacia-Geral da União foi negado pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

     

     

    O Estado de São Paulo
    31/08/2012

    TAM mantém liderança no segmento corporativo no 1º semestre
    Em segundo lugar está a Gol, com 30,4%, seguida pela Azul, com 11,5%, e a Trip, 7,5%
    Silvana Mautone, da Agência Estado

    A TAM manteve a liderança no segmento de viagens corporativas no mercado doméstico, com participação de 40% no primeiro semestre deste ano. Em segundo lugar está a Gol, com 30,4%, seguida pela Azul, com 11,5%, e a Trip, 7,5%. As duas últimas anunciaram no fim de maio sua fusão. A Avianca tem 5,8% do mercado. Os dados foram divulgados hoje pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

    Segundo a entidade, as vendas de passagens nacionais pelos associados nos primeiros seis meses deste ano movimentaram R$ 2,275 bilhões, 38% a mais do que no mesmo período de 2011. As vendas da TAM somaram R$ 909,4 milhões, volume 24% superior ao do primeiro semestre do ano passado. As da Gol totalizaram R$ 691,9 milhões, um avanço de 21%. No caso da Azul, as vendas somaram R$ 261,3 milhões, 89% acima das registradas no primeiro semestre de 2011. As vendas da Trip somaram R$ 171 milhões e cresceram 153% no período, enquanto as da Avianca totalizaram R$ 133,2 milhões, uma alta de 117%.

    Com relação às vendas de passagens internacionais para o mercado corporativo, elas somaram no primeiro semestre deste ano R$ 1,569 bilhão, 27% a mais do que no mesmo período de 2011. A maior participação de mercado também é da TAM, com 18,50%. Em segundo lugar está a American Airlines, com 11,5%, seguida pela Air France/KLM, com 9,30%, a United/Continental, com 7,90%, e a Lufthansa/Swiss, com 7,80%. A Gol detém apenas 1,10% desse mercado.

    As passagens vendidas para o mercado corporativo são as mais rentáveis para as companhias aéreas.

    Aluguel de veículos

    A Localiza mantém a liderança absoluta no mercado de aluguel de veículos para o mercado corporativo no Brasil. Segundo a Abracorp, a Localiza respondeu por 59,1% do mercado no primeiro semestre, seguida pela Hertz, com 15,3%, a Unidas e a Landauto empatadas, com 4,3%, e a Avis, com 1,1%.

    A receita obtida pela Localiza nesse segmento de janeiro a junho somou R$ 51,6 milhões, 23% acima da registrada no mesmo período do ano passado. No caso da Hertz, somou 13,3 milhões, 17% a mais. A Landauto obteve R$ 3,7 milhões, 46% acima do montante do primeiro semestre de 2011, enquanto a receita da Unidas, também de 3,8 milhões, foi igual ao dos primeiros seis meses de 2011.

     

     

    Folha de São Paulo
    31/08/2012

    Azul Trip investe US$ 342 milhões para renovar a frota
    Alberto Komatsu

    A Azul Trip S.A., holding da fusão entre a Azul Linhas Aéreas e a Trip Linhas Aéreas, vai investir US$ 342 milhões, o equivalente a R$ 684 milhões, para trazer 12 aeronaves de setembro até abril de 2013. A informação é do futuro principal executivo de finanças da empresa resultante da união, que se chamará apenas Azul, John Rodgerson. A extinção da marca Trip na comunicação visual da nova companhia aérea foi antecipada na edição de ontem do Valor.

    Segundo Rodgerson, os recursos foram obtidos por meio de financiamentos com bancos como o Santander e o Deutsche Bank. A empresa de leasing de aviões da General Electric, a Gecas, também faz parte do pacote.

    "Todos os recursos já estão financiados. O prazo médio de financiamento varia de dez a 12 anos", disse o executivo, que preferiu não divulgar as taxas de juros negociadas. Rodgerson contou que, das 12 aeronaves, metade são modelos da família 195 da Embraer, para 118 passageiros. Os outros seis são turboélices da franco-italiana ATR, modelo ATR 72-600, para 70 pessoas.

    A chegada das 12 aeronaves integra parte do programa de renovação de frota da Azul e da Trip. O atual presidente-executivo da Trip, José Mario Caprioli, afirmou que os modelos mais antigos das duas companhias serão devolvidos até o fim do primeiro semestre de 2013.

    São nove jatos modelo 175 da Embraer, para 86 passageiros, e sete turboélices ATR 42-300, para 48 pessoas. Entre substituições e aquisições, a frota da Azul e da Trip deverá encerrar este ano com 116 aeronaves. Atualmente, são 114.

    Caprioli, que será o principal executivo operacional da nova Azul, também afirmou que o acordo de compartilhamento de voos (do jargão em inglês codeshare) entre a Azul e a Trip deverá estar 100% implementado e em vigor entre os dias 20 e 30 de outubro, incluindo a venda integrada de passagens. A aprovação do codeshare pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi concedida no dia 20 de agosto, uma semana depois de o pedido ter sido divulgado publicamente, conforme antecipado pelo Valor ontem.

    Caprioli e o diretor de comunicação, marca e produto da Azul, Gianfranco Beting, afirmaram que o codeshare é uma espécie de preparação para a futura integração operacional da empresa. Segundo eles, seria "desejável" que a total integração fosse visível aos passageiros até o fim deste ano, mas as duas empresas permanecem operando de forma independente até as devidas aprovações necessárias.

    Juntas, as duas companhias protocolaram na Anac 380 pedidos de alteração de horários de transporte (hotran, no jargão do setor, que são autorizações para operar voos regulares). Segundo Caprioli, essas solicitações correspondem ao total de voos operados pelas duas empresas, em torno de 840 por dia. Cada hotran pode incluir de um a sete voos por semana.

    "Marca mexe muito com a emoção das pessoas. A marca Trip é de 1998, uma alusão à nossa origem, em Campinas. Eu fui o criador dessa marca e estou muito contente por anunciar que decidimos por uma marca associada", afirmou Caprioli, sobre a manutenção de detalhes da comunicação visual da Trip no novo desenho.

    O novo logotipo da Azul passará por modificações. A letra U, na palavra Azul, será grafada com um tom da cor azul contrastante das demais letras A, Z e L. O objetivo é remeter ao logotipo atual da Trip, que também usa a cor azul, com a letra I pintada em tonalidade diferente das demais letras da marca. O objetivo de grafar a letra U com um tom diferente é também mostrar a "união" das duas empresas.

     

     


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