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  • Agencia Senado
    06/11/2012

    Alvaro Dias acusa governo de descaso em relação aos aposentados e pensionistas do Aerus
    05/11/2012 - 19:16h

    O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) acusou o governo federal de descaso em relação aos aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus. Ele afirmou, nesta segunda-feira (5), em Plenário, que, por outro lado, o dinheiro público tem sido “oferecido generosamente” para a construção de estádios de futebol, lembrando a aprovação recente, no Senado, de empréstimo de R$ 240 milhões para obras no Maracanã, no Rio de Janeiro, com aval da União. Já os aposentados e pensionistas do Aerus seguem sem receber seus benefícios.

    Veja aqui o video com entrevista:

    - É inaceitável que essa questão ainda seja objeto de tantas contestações judiciais por parte da União. Renovamos o nosso respeitoso apelo ao poder Judiciário. A causa é justa, legitima e tem consolidado amparo legal. Essa tortura imposta ao aposentados do Aerus precisa cessar - afirmou.

    Falando na condição de líder do PSDB, Alvaro Dias ressaltou que há sete anos denunciou no Senado o descaso do governo com os aposentados e pensionistas do Aerus, que reúne trabalhadores das antigas companhias aéreas Varig e Transbrasil, os quais buscam indenização trabalhista na Justiça.

    - Agora, o governo trava uma batalha judicial com eles. Depois de assumir o compromisso de cumprir uma decisão judicial, o governo voltou atrás, ingressou com recursos, vem adotando os expedientes jurídicos possíveis, para não corresponder à expectativa desses trabalhadores aposentados – afirmou.

    Como forma de ilustrar o “longo e aflitivo” itinerário percorrido pelos participantes do fundo Aerus, Alvaro Dias leu carta encaminhada a ele em que o aposentado Carlos Eduardo, de Joinville SC), clama em nome dos mais de 50 mil dependentes diretos de um grupo de aposentados e pensionistas cuja média de idade é de 75 anos e dos quais mais de 750 já faleceram. O apelo é pelo fim do “martírio” imposto pelo governo federal, afirmou o senador.

     

     

    Valor Econômico
    06/11/2012

    Delta prevê aumentar em 30% oferta no país
    Alberto Komatsu

    A Delta Air Lines planeja aumentar em 30% a oferta de assentos no Brasil no ano que vem. Para alcançar esse objetivo, a sócia minoritária da Gol Linhas Aéreas deverá adotar uma estratégia em curso entre companhias aéreas estrangeiras que voam por aqui, como United Continental e Lufthansa. Elas pretendem usar aviões com maior capacidade do que os que estão em operação.

    Com 35 voos por semana entre o Brasil e os Estados Unidos, a ideia da Delta é trocar a aeronave Boeing 767 pela 747-400, com 30% a mais de assentos. Na América Latina, a companhia deverá encerrar 2012 com até 3% de expansão de capacidade, sendo que, na média global, a Delta registra recuo de oferta. De janeiro a setembro, a sua capacidade teve redução de 2% ante igual período de 2011.

    "Quando olhamos para a América Latina, vemos uma região muito forte, especialmente no Brasil e no México. É uma região onde vamos continuar crescendo, mas não somente nós. Todos estão vendo esse crescimento de capacidade na região", disse ao Valor o vice-presidente da Delta para a América Latina e Caribe, Nicolas Ferri.

    Na rota inversa das companhias estrangeiras, a TAM e a Gol, para minimizar o excesso de oferta nos mercados doméstico e internacional, contribuem para a redução de 2,12% na oferta de assentos em voos ao exterior, de janeiro a setembro. No mesmo período, segundo a Iata, a aviação mundial acumula expansão de 7,3% na capacidade, terceiro melhor desempenho atrás do Oriente Médio (12,8%) e da África (8,3%) na comparação anual.

    A Delta vai mudar a sede de sua divisão para a América Latina e Caribe, que hoje fica em Atlanta (EUA), para São Paulo. Com isso, será a primeira aérea americana a ter um vice-presidente dedicado para a região morando na capital paulista a partir de janeiro de 2013.

    "Há um ano e meio firmamos uma parceria muito forte com a Gol, com a Aeroméxico e anunciamos recentemente uma parceria com a Aerolíneas Argentinas. Queremos ser parte da região, fazer parte do seu crescimento. E a melhor maneira de fazer isso é criar um escritório por aqui", afirmou Ferri.

    Em dezembro de 2011, a Delta anunciou a aquisição de 3% do capital total da Gol por US$ 100 milhões. Cinco meses antes, havia firmado um memorando de entendimentos para comprar uma participação na Aeroméxico, negociação concluída em junho deste ano por US$ 65 milhões e fatia de 4,17% na empresa mexicana. Em agosto, a Delta firmou um acordo de compartilhamento de voos com a Aerolíneas Argentinas.

    A United Continental, holding da fusão entre a United e a Continental, planeja aumentar em até 57% a oferta de assentos na rota Rio-Houston. O objetivo é trocar o atual avião 767 por um 777.

    A alemã Lufthansa planeja operar no Brasil, em 2013, os dois maiores aviões da atualidade para o transporte de passageiros. São eles o A380, da Airbus, para 526 passageiros, e o 747-8, da Boeing, com 362 assentos. Em comparação com o atual 747-400, os aumentos de capacidade serão de 63% e 12%, respectivamente. A companhia, porém, aguarda as melhorias necessárias no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica) para poder trazer os dois aviões.

    A American Airlines, por sua vez, tem uma estratégia baseada no aumento de oferta com novos voos. Até o fim deste ano, a companhia pretende elevar em 30% a quantidade de frequências semanais no país, de 85 para 111.

     

     

    Folha de São Paulo
    06/11/2012

    Delta muda sede de divisão dos EUA para SP

    A Delta Air Lines anunciou ontem que a sua sede comercial para a América Latina e Caribe vai mudar de Atlanta, nos Estados Unidos, para São Paulo. A Delta se torna a primeira companhia aérea norte-americana a ter um vice-presidente dedicado para a região morando na cidade brasileira.

     

     

    Folha de São Paulo
    06/11/2012

    Lucro do mercado mundial tem alta de 13%

    A aviação mundial registrou lucro líquido, após impostos, de US$ 3,67 bilhões no terceiro trimestre, o que representou um aumento de 13% em relação aos US$ 3,24 bilhões de igual período de 2011. Os dados são de levantamento preliminar da Associação Internacional do Transporte Aéreo.

     

     


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