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  • coletivo.maiscomunidade.com
    17/11/2012

    Taxas para quem viaja de avião podem ser menores
    O projeto de lei já foi votado pela CCJ e seguirá para a Câmara dos Deputados

    A Câmara dos Deputados deve receber, nos próximos dias, projeto de lei que acaba com a cobrança de taxas abusivas pelo cancelamento com reembolso ou remarcação de passagens aéreas, já que o texto referente à esta matéria foi aprovado, no último dia 14, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O PLS 24/2012 foi votado em caráter terminativo, e será apreciado pelos parlamentares da Câmara dos Deputados, se não houver recursos para ser analisado no plenário do Senado.

    A proposta, de autoria da  senadora Ana Amélia (PP-RS), determina que, no caso de cancelamento da passagem com o pedido de reembolso, dentro da validade do bilhete, seja descontada uma taxa de serviço de no máximo 10%. A parlamentar disse, em entrevista ao site de notícias do Senado, que  foi motivada pelo que considera abuso de companhias aéreas na cobrança de multas exorbitantes pela remarcação ou reembolso dentro do prazo de validade da passagem. Ela explicou, na justificação da matéria, que “o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBA) fixa em um ano a validade das passagens aéreas. Depreende-se daí, que é facultado ao passageiro cancelar ou alterar a data de sua viagem, conforme sua conveniência”.

    A senadora gaúcha disse, ainda, que a Portaria 676/GC-5, de 13 de novembro de 2000, do Comando da Aeronáutica, limita o desconto em caso de reembolso a 10% da quantia paga, mas não entram nesse caso as passagens compradas em promoções. A intenção dela é estender essa limitação do desconto a 10% do valor da aquisição do bilhete, em caso de reembolso ou remarcação, independentemente do tipo de tarifa paga.

    Senadora diz que cobrança é um absurdo

    As taxas para cancelar e remarcar uma passagem aérea comprada em tarifas promocionais giram, atualmente, em torno de R$ 100.  Em caso de pedido de reembolso, o passageiro deve ainda pagar uma taxa que varia de 40% a 50% do valor que sobrou após pagar a taxa de cancelamento.
    “É um absurdo, não há nenhum critério para a multa que você paga”, afirmou Ana Amélia, acrescentando que esse problema acontece há anos e informou que, após a iniciativa do projeto de lei, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu rever os critérios de cobrança para reembolso e remarcação de passagens canceladas e pretende fixar a multa até 5% do valor do bilhete.

    Valor cobrado seria de 10% da quantia paga pelo passageiro

     

     

    G1 - O Globo
    17/11/2012

    Conheça os hábitos de passageiros que mais irritam os comissários
    Pesquisa ouviu 700 membros de tripulação de voos internacionais. - Falar durante instruções de segurança e levar malas demais são exemplos

    Estalar os dedos pedindo atenção. Levantar-se da cadeira assim que o avião pousa, antes que as luzes de atar os cintos se apaguem. Colocar malas demais no bagageiro de mão – ou reclamar da falta de espaço dentro dele. Falar durante as instruções de segurança.

    Atitudes como essas, comuns durante viagens de avião, estão entre os hábitos dos passageiros que mais incomodam os comissários de bordo.

    É o que mostra uma pesquisa realizada pelo site de viagens Skyscanner com 700 comissários de bordo de voos internacionais de 85 países.

    Com base nas respostas dos entrevistados, o levantamento chegou a um perfil “ideal” de passageiro: ele é homem, tem em torno de 30 anos, viaja sozinho a lazer, e não a negócios, e ocupa um assento da classe econômica.

    É a primeira vez que o site faz um estudo com comissários de voos internacionais. “O resultado nos deu uma noção real sobre o que eles pensam dos passageiros. É interessante constatar que, para eles, o passageiro ideal é homem e que, enquanto a maioria de nós adoraria viajar de classe executiva ou primeira classe, eles preferem trabalhar na econômica”, afirmou Sam Poullain, porta-voz do Skyscanner.

     

     

    Folha de São Paulo
    17/11/2012

    Pane desvia voo do Rio a Paris para Marrocos
    Avião da Air France com 201 passageiros tinha deixado o Brasil anteontem à noite

    Um Airbus A330 da Air France, que fazia a rota Rio-Paris, fez um pouso de emergência, ontem, em Casablanca (Marrocos). A manobra foi feita por causa de uma avaria em um dos seus dois motores.  A aeronave, que havia deixado o Brasil na noite de anteontem, transportava 201 passageiros e 12 tripulantes. A Air France afirma que o desvio teve de ser feito dentro das normas da empresa.

    "Os procedimentos da companhia implicam o desvio imediato para o aeroporto mais próximo, previsto no plano de voo. Nesta ocorrência, foi Casablanca."

    Uma investigação foi aberta para apurar o incidente.

    Alguns passageiros embarcaram em outra aeronave que chegou ontem à tarde (horário local) em Paris.

    Os outros passageiros retomaram a viagem para Paris a bordo de um avião que saiu de Marrocos às 18h39 (16h39 de Brasília) com destino ao aeroporto Charles de Gaulle, onde deveria chegar até o final da noite de ontem.

    Em 2009, um avião do mesmo modelo e da mesma companhia caiu no Atlântico quando fazia a rota Rio-Paris.

    O acidente matou 228 pessoas, entre eles brasileiros. A Air France e a Airbus foram processadas por homicídio culposo em março de 2011.

     

     


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