VOCÊ SABIA QUE COMPANHIAS AÉREAS OFERECEM
    DESCONTO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA?

    Gol e Latam concedem abatimento de até 80% do valor da passagem em caso de falecimento de familiar ou internação por doença grave
    Setembro/2023

  • Algumas companhias áreas disponibilizam descontos de até 80% no valor da passagem em caso de falecimento de um familiar ou internação por emergência médica grave. Este é o caso das empresas Gol e Latam no Brasil e vale tanto para a aquisição de voos nacionais quanto internacionais.

    Geralmente conhecidos como "tarifa de emergência", os descontos aplicados sobre compras de última hora variam entre 50% e 80% da tarifa comercial. É a companhia que estabelece o percentual efetivo do abatimento, após a análise individual de cada caso.

    A regra de ouro para a solicitação dos descontos é reunir todos os documentos possíveis que comprovem a situação de emergência, como uma cópia da certidão de óbito ou um atestado de internação do familiar, além dos documentos originais que atestem o parentesco com a pessoa que vai viajar.

    Cada companhia tem suas próprias regras, inclusive em relação a prazos. A Latam concede o benefício para situações que tenham ocorrido em um período de até 3 dias anteriores à data da compra da passagem, para viagens a serem realizadas no prazo de até 7 dias a partir da aquisição. A Gol, por sua vez, concede o benefício para um período de até 7 dias entre a ocorrência do fato e a data da viagem.

    Veja outras regras aplicadas pelas companhias para concessão das tarifas de emergência:

    QUEM TEM DIREITO?

    Na Latam, podem requerer o desconto o cônjuge, filhos, pais, netos, avós, irmãos, nora, genro, sogros, sobrinhos, tios, primos, cunhados, parceiro civil e os casais em união estável que residam no mesmo lar e possam comprovar a relação por meio de certidão, faturas ou notas fiscais. Na Gol, o desconto é concedido aos familiares diretos, como cônjuge, filho, pai ou mãe.

    EM QUE SITUAÇÃO É POSSÍVEL PEDIR?

    Na Latam, o desconto da tarifa de emergência é concedido tanto no caso de hospitalização do familiar por doença grave que cause risco de morte quanto no caso de falecimento. Na Gol, o desconto é concedido apenas em caso de falecimento do familiar.

    QUAL É O PERCENTUAL DO DESCONTO?

    Na Latam, o desconto aplicado varia entre 50% e 80% da tarifa original. Na Gol, o desconto é de até 80% do preço da tarifa, desconsideradas as taxas aeroportuárias e demais serviços cobrados à parte. Nas duas companhias, o percentual de desconto é definido somente após a análise de cada caso, durante a qual podem ser solicitados documentos adicionais.

    COMO SOLICITAR O DESCONTO?

    Em geral, a solicitação de aplicação da tarifa de emergência deve ser direcionada aos serviços de atendimento das companhias. Na Latam, o pedido pode ser feito pelo telefone 0300 570 5700 ou diretamente em uma loja da companhia nos aeroportos. Na Gol, a solicitação pode ser feita pelo número 0800 704 0465.

    É POSSÍVEL SOLICITAR POR REEMBOLSO?

    Ambas as companhias permitem a solicitação do desconto mediante reembolso, para compras já realizadas ou caso a pessoa não tenha a documentação comprobatória no momento da aquisição da passagem. Na Latam, o pedido de reembolso pode ser realizado (e comprovado) até 30 dias após a viagem (à exceção das cabines Premium Economy e Business), por meio dos telefones 0300 570 5700 e +55 (11) 4002-5700 (este último, para ligações do exterior) – no menu, escolha a opção "Devolução". Na Gol, o pedido de reembolso após a compra da passagem pode ser feito até 7 dias depois do falecimento do familiar, pelo telefone 0800 704 0465.