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Folha de São Paulo
31/08/2007
Presidente da Anac renuncia em
setembro
Saída de Milton Zuanazzi
foi acertada com o governo; além dele, cairão
mais dois diretores até o final do próximo
mês
Ele foi convencido a deixar o cargo com o argumento
de que sua gestão na agência ficou marcada
pelo acidente com o avião da TAM
ANDREZA MATAIS
VALDO CRUZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação
Civil), Milton Zuanazzi, e os outros dois diretores
da agência decidiram renunciar aos cargos até
o final de setembro em decisão acertada com o
governo, segundo a Folha apurou.
O próximo a sair será Josef Barat, que
deve deixar o cargo até 7 de setembro. Até
lá o ministro Nelson Jobim (Defesa) irá
indicar os substitutos de Denise Abreu e Jorge Velozo,
os primeiros a renunciar. O Senado precisa aprovar os
nomes.
A agência só pode deliberar com, no mínimo,
três dos seus cinco diretores. Se Barat saísse
antes das indicações, inviabilizaria os
trabalhos no órgão. Os outros dois -Zuanazzi
e Leur Lomanto- sairão entre os dias 20 e 25
de setembro.
Ontem, em reunião ministerial na Granja do Torto,
Jobim falou sobre a crise aérea e defendeu a
necessidade de uma reestruturação na Anac,
com troca de seu comando.
O ministro da Defesa relacionou como um dos erros da
agência ter resistido à reestruturação
da malha aérea, uma decisão que, disse,
beneficiou as empresas aéreas e prejudicou os
usuários de avião.
Para reformular a agência, Jobim insistiu na troca
inclusive do presidente da Anac, que contava com o apoio
dentro do Palácio do Planalto dos ministros Walfrido
dos Mares Guia (Relações Institucionais)
e Dilma Rousseff (Casa Civil).
A Folha apurou que Zuanazzi foi convencido a entregar
o cargo com o argumento de que a agência, na sua
gestão, ficou marcada pelo acidente com o avião
da TAM. Ele se expôs ao participar pelo menos
seis vezes de depoimentos nas CPIs que apuram a crise
aérea -chegou a ser responsabilizado pelo acidente.
A avaliação foi que qualquer mudança
seria inócua se ele não saísse.
Zuanazzi deve ser aproveitado em outro cargo no governo
tão logo a crise esfrie. O governo avalia que
seu principal erro foi partir para o confronto com os
parlamentares e com o ministro Nelson Jobim.
Já Leur Lomanto sairia com o discurso de que
sua permanência poderia prejudicar Jobim, uma
vez que os dois são do PMDB e o ministro poderia
ser acusado de estar beneficiando o seu partido. Nos
bastidores, já está acordado que ele será
encaixado em outro setor do governo. A Folha apurou
que o PMDB não quer preencher a vaga de Lomanto,
por considerar um cargo espinhoso.
A saída encontrada agrada ao PMDB baiano, que
vinha trabalhando para preservar a imagem de Lomanto.
Com a morte do senador Antonio Carlos Magalhães,
o PMDB tenta ganhar o espaço ocupado pelos carlistas
na Bahia e conta com o nome de Lomanto -ex-deputado
federal e com forte influência política
no Estado- para isso.
O acordo foi costurado nos últimos dias com caciques
do PMDB e Jobim, que terá carta branca para indicar
os substitutos na Anac.
Folha de São Paulo
31/08/2007
27 dos 29 pilotos ouvidos culpam
a pista molhada
DA REPORTAGEM LOCAL
Mais de um mês após o acidente com o Airbus-A320
da TAM, 27 dos 29 pilotos ouvidos no inquérito
policial civil, que apura a responsabilidade pelas 199
mortes e dez lesões corporais, apontam a pista
principal do aeroporto de Congonhas, na zona sul de
São Paulo, como a culpada pela tragédia.
"Esses depoimentos trazem algum indício.
São declarações e registros de
que a pista estava escorregadia quando chovia",
disse o delegado Antonio Carlos Menezes Barbosa, titular
do 27º Distrito Policial, no Campo Belo, onde o
caso é apurado.
"Mas ainda não tenho uma convicção
sobre as causas do acidente. Faltam depoimentos e laudos
técnicos", disse.
No dia da tragédia, 17 de julho, garoava em Congonhas.
A chuva, aliada à falta do grooving (ranhuras
no asfalto que auxiliam no escoamento de água),
foram citados por pilotos como responsáveis para
o avião não frear e colidir com o prédio
da própria companhia aérea.
"Sabão" e "sabonete" foram
expressões usadas pelos pilotos de diversas empresas
para dizer que a pista fica escorregadia durante a chuva.
Nenhum dos pilotos acredita que houve falha dos comandantes
mortos ou problemas mecânicos com a aeronave.
O Estado de São Paulo
31/08/2007
Anac propõe criar 8 poltronas
para obesos e altos
Agência fez sugestão
após pedido de Jobim para ampliar espaço
em avião
Marcelo de Moraes e Bruno Tavares
Depois das críticas feitas pelo ministro da
Defesa, Nelson Jobim, ao pouco espaço reservado
para os assentos nos aviões, a Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou
ontem consulta pública para definir novas regras
e ampliar as poltronas de passageiros. Na exposição
de motivos, a Anac afirma que a aprovação
das novas poltronas garantirá que “a instalação
entre os assentos de passageiros em aeronaves proporcionará
um nível de segurança adequado ao ocupante,
bem como benefícios ao passageiro, operador e
à economia brasileira”.
O aviso de consulta pública foi publicado no
Diário Oficial da União de ontem e é
assinado pelo presidente da Anac, Milton Zuanazzi. Valerá
para aviões com capacidade para 100 ou mais passageiros.
A medida deixa claro que já passaram a prevalecer
no órgão as posições do
ministro Nelson Jobim, que recebeu carta branca do presidente
Luiz Inácio Lula da Silva para tomar as decisões
que considerar necessárias para resolver a crise
do sistema aéreo nacional.
Pelo estudo da Anac, seriam criados duas subclasses
dentro da classe econômica dos aviões.
Os “assentos diferenciados tipo 1” seriam
destinados a pessoas consideradas obesas - com índice
de massa corpórea acima de 40 kg por metro quadrado,
o equivalente a uma pessoa de 1,70 m e 115 quilos. Já
os “assentos diferenciados tipo 2” teriam
como público-alvo pessoas com estatura superior
a 1,90 metro. Em ambas as configurações,
a distância entre as poltronas seria de 81,28
centímetros. Hoje, as grandes empresas adotam,
em média, 77,5 cm. A agência propõe
que a largura desses assentos seja de 46,99 cm - ante
os atuais 30,48 cm. Seriam quatro poltronas do “tipo
1” e outras quatro do “tipo 2”. As
demais seguiriam a especificação limite
- 68,58 cm de distância.
As empresas se comprometeram a avaliar a idéia
e fazer sugestões. “Vamos estudar todas
as alternativas, mas posso garantir que nosso objetivo
é colaborar”, afirmou o vice-presidente
de Planejamento da TAM, Paulo Castello Branco. Questionado
sobre o impacto da medida nos preços das passagens,
ele disse ser prematuro fazer qualquer previsão.
A exposição de motivos apresentada pela
Anac para justificar as mudanças nas poltronas
endossa a crítica feita por Jobim às companhias
aéreas.
“Devido ao elevado índice de reclamações
em relação à exigüidade dos
espaços entre as poltronas instaladas em classe
econômica, das configurações de
interior das aeronaves Categoria Transporte, e considerando
o crescimento e a modificação antropométrica
da população brasileira, a Anac foi levada
a reavaliar as questões técnicas envolvendo
o espaçamento entre assentos”, cita a nota.
Até 1 de outubro, a Anac deixará disponível
no seu site o texto da consulta e sua exposição
de motivos (www.anac.gov/transparencia/consultaspublicas.asp).
Os interessados em apresentar sugestões poderão
fazê-lo até as 18 horas do dia 1 de outubro.
O Estado de São Paulo
31/08/2007
Ministro fecha acordo para trocas
na agência
Christiane Samarco
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, já acertou
os termos da renovação completa da Anac
com três dos cinco diretores que resistem em seus
cargos. Um interlocutor do presidente Luiz Inácio
Lula da Silva disse que o acordo foi fechado anteontem,
em reunião no Palácio do Planalto, da
qual participaram Jobim, o ministro das Relações
Institucionais, Walfrido Mares Guia, e o líder
do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN).
O diretor de Relações Internacionais,
Estudos e Pesquisas da agência, Josef Barat, só
não entregou sua carta de demissão na
quarta-feira porque Jobim pediu a ele que aguardasse
até o dia 7, prazo com que o ministro trabalha
para substituir Denise Abreu e Jorge Luiz Velozo. Os
dois entregaram seus cargos na última semana.
Jobim não abre mão de trocar toda a diretoria
da Anac. Mas não sem antes encontrar os substitutos
de Denise e Velozo.
A cautela de Jobim tem o objetivo de não paralisar
a agência, que não pode funcionar com menos
de três diretores. O diretor de Infra-Estrutura
Aeroportuária, Leur Antônio Britto Lomanto,
já comunicou a Jobim que está disposto
a deixar o cargo sem criar dificuldades nem constrangimentos
ao governo. A demissão de Milton Zuanazzi foi
definida no momento em que ele confrontou com Jobim.
Site da ALERGS
29/08/2007 - 17:42h
Subcomissão de Apoio aos
Beneficiários do Plano AERUS
Raul Carrion negocia solução
rápida para Fundo Aerus
Por Isabela Soares
Uma solução está próxima
para os beneficiários do Fundo de Pensão
Aerus. Esta foi a notícia dada na tarde desta
quarta-feira (29) pelo deputado Raul Carrion (PCdoB),
que foi a Brasília para um encontro com o ministro
da Previdência Social, Luiz Marinho. Carrion integra
a Subcomissão em Defesa dos Beneficiários
do Plano Aerus.
Acompanhado do deputado Adão Villaverde (PT),
Carrion expôs a problemática do fundo Aerus
ao ministro. Os parlamentares tentam garantir o pagamento
imediato de uma parcela de R$ 3 bilhões devida
pelo governo federal, à título de indenização.
O fundo possui mais de 7,5 mil beneficiários
(1,5 mil no Rio Grande do Sul) que não estão
recebendo os valores de aposentadoria pelos quais recolheram
8% de seus salários durante a carreira. Segundo
Carrion, o ministro afirmou que é do interesse
do governo federal pagar os valores pendentes o mais
rapidamente possível.
A demanda da Varig já foi julgada procedente
em primeira e segunda instâncias e confirmada
pelo Supremo Tribunal Federal, mas o Ministério
Público Federal entrou com um agravo contra a
decisão. O valor de R$ 3 bilhões refere-se
a uma ação judicial de R$ 6,2 bilhões
decorrente do congelamento do preço das passagens
aéreas no Plano Cruzado, em 1986.
De acordo com explicação dada pelo ministro,
o pagamento dos recursos estão entre as prioridades
do governo, tão logo a decisão judicial
seja confirmada, o que deve ocorrer em breve.
O Aerus é um fundo de pensão criado em
1982 com três fontes mensais de custeio: trabalhadores,
empregadoras e União, esta última por
meio do recolhimento de 3% sobre o valor da venda das
passagens aéreas nacionais domésticas.
Em 1991, vinte e dois anos antes do previsto, esta terceira
fonte foi suspensa. Os participantes ativos que ainda
não haviam se aposentado também têm
direito a ressarcimento.
Site da AMVVAR
30/08/2007
AMIL – PROMOÇÃO
SEM CARÊNCIA
AMVVAR E AMIL - PARCERIA 10
ANOS
A Amil Assistência Médica Ltda. e a AMVVAR
- Associação dos Mecânicos de Vôo
da Varig - têm uma parceria de sucesso, que já
dura dez anos, para oferecer soluções em
saúde que atendam às necessidades dos associados.
Quem poderá
aderir?
Todos os funcionários coligados às empresas
aéreas, aeroportuárias do parque aeronáutico
(manutenção, catering, etc.) e os seus dependentes
diretos: cônjuge ou companheira(o) com relação
estável comprovada por documentos pertinentes,
filhos(as) solteiros(as) menores de 25 anos, menores sob
guarda judicial, enteados(as) e tutelados(as), oriundos(as)
ou não de qualquer operadora de saúde.
Escolha seu plano:
Medicus - 22 Coletivo:
Acomodação em quarto coletivo, atendimento
em âmbito nacional.
Consulte o orientador médico da Amil de sua localidade,
onde traz a relação de médicos, clínicas,
serviços auxiliares de diagnósticos e tratamento,
hospitais e pronto-socorros credenciados da rede Amil-Medicus.
Medicus - 22 Privativo:
Acomodação em quarto privativo, atendimento
em âmbito nacional.
Consulte o orientador médico da Amil de sua localidade,
onde traz a relação de médicos, clínicas,
serviços auxiliares de diagnósticos e tratamento,
hospitais e pronto-socorros credenciados da rede Amil-Medicus.
Opções - 22 Privativo:
Acomodação em quarto privativo, atendimento
em âmbito nacional.
No orientador médico de sua localidade, estão
relacionados todos os médicos, clínicas,
serviços auxiliares de diagnósticos e tratamento,
hospitais e pronto-socorros que fazem parte da Rede Credenciada
Amil Opções.
Opções Plus:
Acomodação em quarto privativo, atendimento
em âmbito nacional.
Usa a Rede Credenciada do plano Amil Opções,
reembolso de consultas e honorários de internação
médica ( Conforme tabela Amil )
Quality 22 – 313:
Acomodação em quarto privativo, atendimento
em âmbito nacional.
Usa a Rede Credenciada do plano Amil Opções.
Reembolso de qualquer tipo de atendimento.
( Conforme tabela Amil )
Aditivos - Amil Resgate:
Um completo serviço de resgate aéreo
e terrestre.
Aditivos - Amil Dental:
Diferentemente do que é tradicional, você
será atendido por um dentista treinado pela própria
Amil.
Condições:
Para adesão, o beneficiário terá
que se associar à AMVVAR. Valor da mensalidade
de sócio é de R$ 10,00 por pessoa.
Valores praticados atualmente pela AMVVAR.
Faixa
Etária |
Medicus
22
Qt. Coletivo |
Medicus
22
Qt. Privativo |
Opções
22
Qt. Privativo |
Opções
22
Plus |
Quality
22
313 |
00
a 18 |
88,28 |
94,63 |
99,40 |
112,80 |
121,04 |
19
a 23 |
95,77 |
103,88 |
106,14 |
115,82 |
139,21 |
24
a 28 |
134,08 |
138,51 |
142,88 |
181,61 |
204,63 |
29
a 33 |
148,03 |
157,90 |
171,46 |
194,58 |
245,55 |
34
a 38 |
149,88 |
176,81 |
203,09 |
223,76 |
282,39 |
39
a 43 |
151,37 |
179,55 |
207,11 |
253,13 |
285,20 |
44
a 48 |
155,06 |
183,38 |
221,77 |
288,70 |
326,22 |
49
a 53 |
182,81 |
232,03 |
273,02 |
353,73 |
417,56 |
54
a 58 |
193,04 |
244,71 |
290,27 |
428,25 |
531,66 |
=>
59 |
364,53 |
415,59 |
511,18 |
604,29 |
726,28 |
Amil Resgate: R$ 6,39
Amil Dental: Dental 1 – R$ 15,66 / Concept
– R$ 50,00
CONTATOS:
Para fazer sua adesão ou obter mais informações,
entre em contato com a AMVVAR.
AMVVAR - Rio de Janeiro – Milton / Cristiane
Ende: Estrada do Galeão, nº 2500 - Bloco A
- Sala 312 - Ilha do Governador - RJ
Tel: (21) 3393-4012 / (21) 2462-3561 / (21) 2462-0370
Fax: (21) 2462-1142
Email: planosaude@amvvar.org.br
AMVVAR - Porto Alegre – Juliana
Ende: Rua Carlos Von Kozeritz, 963 - Porto Alegre - Rio
Grande do Sul
Tel: (51) 3343-4123
APVAR – SAO
Ende: Rua Baronesa de Bela Vista, 685 - São Paulo
Tel/Fax: (11) 5531-8277
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