:::::RIO DE JANEIRO - 30 DE NOVEMBRO DE 2006 :::::

 

Jornal de Turismo
Quinta-feira, 30 de Novembro de 2006
Varig retorna à BSP Exterior da Iata

A Varig voltou a fazer parte do BSP Exterior (Billing Settlement Plan) da Iata (International Air Transport Association), restabelecendo por completo sua relação comercial com a câmara de compensação para agentes de viagens em 40 países. No Brasil, a Varig já integra este grupo.

O acordo foi fechado após cumpridos todos os pré-requisitos da associação e significa que agências de viagens estrangeiras já podem voltar a vender bilhetes da companhia, tendo a garantia e as facilidades da câmara de compensação BSP

"Estamos muito satisfeitos em voltar a fazer parte do BSP Exterior. Isso demonstra a confiança da Iata e a seriedade da Varig e vai alavancar as vendas da empresa no exterior", comemorou Guilherme Laager, presidente da companhia.

Todos os links de acesso para a venda de bilhetes Varig por agentes de viagem dos 40 países que integram o acordo já estão reativados. Informações adicionais podem ser obtidas no site www.iata.org.

No exterior, a Varig faz parte do BSP nos seguintes países: Alemanha, África do Sul, Argentina, Aruba, Austrália, Áustria, Bolívia, Bélgica, Canada, Chile, Coréia, Colômbia, Dinamarca, Equador, Espanha, Filipinas, França, Grécia, Hong Kong, Holanda, Hungria, Irlanda, Israel, Itália, Japão, Malásia, México, Noruega, Paraguai, Peru, Portugal, Reino Unido, Suíça, Suécia, Singapura, Tailândia, Taiwan, Turquia, Uruguai e Venezuela.

 

 

Estadão
29 de novembro de 2006 - 19:38h
Parte do fundo de pensão da Varig só tem recursos até 2007
O outro plano, com as contas um pouco mais equilibradas, terá condições de pagar os benefícios aos funcionários da companhia aérea até abril de 2010
Isabel Sobral


BRASÍLIA - Um dos planos de benefícios dos funcionários da Varig, que integra o fundo de pensão Aerus, só terá recursos para pagar aposentadorias e pensões até março do ano que vem. O segundo plano, que tem as contas um pouco mais equilibradas, terá condições de honrar os benefícios até abril de 2010.

As informações foram confirmadas nesta quarta-feira pela Secretaria de Previdência Complementar (SPC) do Ministério da Previdência Social, que recebeu esta semana um novo relatório do administrador especial do Aerus, que está sob intervenção desde abril deste ano.

O primeiro plano, que tem maior rombo em suas contas, é responsável pelo pagamento de benefícios a 4.965 ex-funcionários da Varig e o segundo plano abriga 2.985 beneficiários. Pouco depois da intervenção, a avaliação inicial do administrador era que o primeiro plano só teria dinheiro para pagar os benefícios até dezembro deste ano.

Mas, após uma reavaliação das contas, a nova previsão é de manter os pagamentos até março.

A SPC decretou intervenção no fundo de pensão e a liquidação dos dois planos patrocinados pela Varig logo após os funcionários da companhia aérea lançarem a idéia de que sacariam seus recursos depositados no fundo na tentativa de salvar a empresa em crise. A dívida da Varig com o fundo de pensão chega a R$ 2,3 bilhões e ficou sob responsabilidade da antiga empresa após sua divisão e venda da parte boa da companhia.