::::: RIO DE JANEIRO - 30 DE JUNHO DE 2007 :::::

 

Folha de São Paulo
30/06/2007
Anac dá à TAM três rotas da Varig para Alemanha
Gol, que comprou ex-concorrente, estava na disputa
LORENNA RODRIGUES - BRASÍLIA

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) concedeu à TAM três rotas para a Alemanha que pertenciam à velha Varig, indeferindo pedido feito pela Gol pelas mesmas rotas. Procurada, a TAM disse que não foi notificada da decisão, mas confirmou que concorria pelas rotas.

A Folha Online apurou que a decisão foi tomada em reunião da diretoria da agência, na última quarta-feira. A Varig perdeu o direito de operar as rotas porque não conseguiu utilizá-las desde a homologação da chamada Nova Varig, em dezembro do ano passado.

A Gol também havia feito oferta para operar as rotas, planejando utilizar aviões da Nova Varig, comprada pela empresa em março. A diretoria da agência avaliou tecnicamente a proposta das duas empresas e teria entendido que a Nova Varig não teria condições de colocar os aviões para operar a tempo. A decisão seguiu recomendação de uma plenária de 20 integrantes, entre eles representantes dos ministérios do Turismo e Desenvolvimento e da Embratur.
As três freqüências foram as primeiras da antiga Varig a serem licitadas pela Anac. O prazo para que a Nova Varig operasse as rotas internacionais da antiga aérea venceu no dia 18. A Anac não soube informar quantas freqüências a empresa deixou de operar. Para a Alemanha, a Varig tinha 17 freqüências, mas não conseguiu usar as três repassadas à TAM.

Carga

Por determinação da Justiça, a Anac suspendeu a licitação de outras duas freqüências para a Alemanha. A agência transformou duas rotas cargueiras que ainda não tinham sido designadas para nenhuma empresa em rotas mistas, para transporte de carga e passageiros.
De acordo com a agência, a decisão foi tomada "levando em consideração a drástica redução da oferta de vôos de bandeira nacional com a saída da Varig do mercado internacional". A VarigLog, no entanto, entrou com pedido na Justiça Federal de Brasília e interrompeu a licitação.

 

 

O ESTADO DE S.PAULO
30/06/2007
Gol vai investir R$ 60 milhões na Varig para comprar aviões
Presidente da Gol diz que aviões serão usados para retomar vôos para Cidade do México, Madri, Londres, Paris e Roma
Alberto Komatsu

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, revelou ontem que o investimento na Varig será de até R$ 60 milhões em 2007.

Os recursos serão destinados principalmente para o aumento e a renovação da frota da empresa, atualmente com 19 aviões. O executivo também anunciou que no ano que vem a Varig voltará a voar para os EUA.

A Varig vai receber até o final do ano sete aviões da Boeing, modelo 767-300, com capacidade para entre 220 e 240 passageiros em duas classes de assentos: executiva e econômica. Os aviões serão utilizados para a companhia retomar vôos para a Cidade do México, Madri, Londres, Paris e Roma. Atualmente, a companhia opera no mercado internacional com três 767-300.

A atual participação de mercado da Varig no mercado internacional é de 10,05%, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), referentes a maio. No auge de sua operação no exterior, a empresa chegou a ter mais de 80% desse mercado. No País, a companhia responde por 4,14% do transporte de passageiros.

Para o mercado doméstico, serão trazidos mais cinco aviões 737-800, com capacidade em torno de 160 passageiros, que deverão ser entregues entre setembro e dezembro. Os aviões vão substituir modelos 737-300, para cerca de 140 pessoas. Hoje, a Varig tem 16 aviões do modelo 737-300. Os planos para este ano incluem a contratação de até 1.100 funcionários, com prioridade para ex-trabalhadores da Varig que foram demitidos no auge de sua crise financeira.

No ano que vem, a Varig deve contar com mais quatro 767-300, elevando a frota desse modelo para 14 unidades. 'A idéia é ampliar as operações para a Europa e iniciar as operações para América do Norte, provavelmente Miami ou Nova York', disse Júnior, acrescentando que deverão ser contratados mais 1.000 pessoas em 2008.

A Varig perdeu ontem a licitação para operar três rotas para Frankfurt, na Alemanha. As rotas pertenciam à velha Varig e foram colocadas em licitação pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) porque não estavam sendo usadas. A Anac repassou as rotas para a TAM. A Varig tem outras 14 freqüências para a Alemanha.

ESTRANGEIROS

Júnior também declarou ontem ser favorável ao aumento da participação acionária de estrangeiros em companhias aéreas nacionais, hoje limitada a 20%. Para ele, essa mudança tornaria o setor mais atrativo.

'A participação de 49% para empresas estrangeiras conta com a nossa simpatia. Ela permite um cenário mais amplo de negociação', afirmou Oliveira Júnior, que prestou depoimento ontem na CPI da Varig, que investiga supostas irregularidades no leilão judicial da empresa, realizado em julho de 2006. O executivo acrescentou que a sua posição não tem nenhuma relação com alguma futura negociação da Gol com empresas estrangeiras.

Zero Hora
30/06/2007
Gol planeja investir até R$ 60 milhões na Varig
Rio de Janeiro

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, revelou ontem que o investimento na Varig será de até R$ 60 milhões em 2007. Segundo o executivo, os recursos serão utilizados principalmente para aumento e renovação da frota da companhia.

Até o final do ano, a Varig vai receber sete aviões da Boeing, modelo 767-300, para o mercado internacional - a empresa retomará vôos para Cidade do México, Paris, Madri, Londres e Roma. Para o mercado doméstico, a Varig vai receber cinco 737-800 entre setembro e dezembro para substituir o mesmo número de 737-300.

Com o aumento da frota este ano, Oliveira Júnior calcula que serão contratados até 1,1 mil funcionários. No ano que vem, o presidente da Gol estima mais mil contratações. Segundo ele, a prioridade é a contratação de ex-funcionários da Varig.

A empresa deverá contar com mais quatro 767-300 no ano que vem, quando com o objetivo de retomar vôos para os Estados Unidos.

- A idéia é ampliar a Europa e iniciar as operações para América do Norte, provavelmente Miami ou Nova York - disse Oliveira Júnior, que prestou depoimento na CPI da Varig, realizada na Assembléia Legislativa do Rio de janeiro (Alerj).

Para os vôos domésticos, serão mais quatro 737-800.

O presidente da Gol disse ser favorável ao aumento da participação acionária de estrangeiros em companhias aéreas nacionais, hoje limitada a 20%. Para ele, essa mudança tornaria o setor mais atrativo.

- Permite um cenário mais amplo de negociação - afirmou Oliveira Júnior.

O número

Atualmente, a frota total da Varig tem 19 aviões, sendo 16 unidades do modelo 737-300 e três 767-300.

 

 

Site da ACVAR
29/06/2007 - 23:30h
CPI - ALERJ
Presidente da Gol nega interesse na Varig na época do leilão

Rafael Wallace

O presidente da Gol Linhas Aéreas, Constantino de Oliveira Junior, negou nesta sexta-feira (29/06) que tivesse interesse na Varig na época de seu leilão, em 2006. A declaração foi feita à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga o processo de venda da Varig S/A.

Segundo Constantino Jr., a aquisição de outra companhia aérea não constava, na ocasião, dos planos estratégicos da Gol. Isto ocorreu somente este ano, quando pagou R$ 320 milhões à Volo do Brasil para adquirir a marca e as rotas da Varig. No leilão, a Volo arrematou a companhia por apenas R$ 94 milhões, embora consultores internacionais atestassem que seu valor de mercado era de R$ 850 milhões.

"Naquela época [2006] estávamos num processo de captação de recursos, analisando um compromisso já assumido com uma companhia aérea mexicana. Uma aquisição deste porte poderia prejudicar nossos planos", declarou Constantino.

No entanto, para o presidente da CPI, deputado Paulo Ramos, a Varig “foi esquartejada para ter o valor reduzido”.

Paulo Ramos quis saber do empresário se os antigos funcionários poderiam ser readmitidos, para "que se recuperem os postos de trabalho de pessoas altamente capacitadas que ajudaram a construir a imagem da Varig".

Constantino admitiu que alguns dos ex-variguianos foram reprovados em seleções da Gol. Mas informou que irá expandir os postos de trabalho tão logo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Ministério da Justiça, decida sobre a legalidade da compra da Varig pela Gol.

"Vamos adquirir 14 aeronaves B-767 ainda este ano. Isto permitirá a contratação de 2 mil colaboradores produtivos", declarou o empresário, que disse depender dessa validação para consolidar seus investimentos na Varig.

Advogado contesta plano de recuperação judicial

No outro depoimento prestado à CPI nesta sexta-feira, o advogado dos ex-funcionários da Varig, Jorge Lobo, contestou o plano de recuperação judicial da companhia.

"O plano tem dois pilares: um é a documentação do estudo de viabilidade econômica e o outro, um laudo descrevendo as variáveis dos bens da empresa", explicou Lobo, revelando que a Varig não os apresentou no prazo determinado.

Lobo afirmou, ainda, que a empresa teve seus equipamentos vendidos logo após a compra. "Antes da compra, todos os equipamentos estavam lá. Depois, tudo havia sido vendido. Isso demonstra que a empresa não estava sendo recuperada", disse o advogado, que move duas ações contra os administradores da Varig.

O deputado Paulo Ramos acredita que o grupo Volo atuou junto aos administradores da Varig antes da efetivação da compra.

"Entendo que não houve o intuito de uma recuperação, e sim de uma manipulação para uma transição. O grupo Volo, ao que parece, fazia parte deste processo", disse o parlamentar.

 

 

Site da ACVAR
29/06/2007 - 23:30h
Associações vão a BSB falar com Medeiros sobre Aerus e empregos

Atendendo a convite do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, as Associações dos Trabalhadores do Grupo Varig reuniram-se nesta sexta-feira (29/06) com o Secretário de Relações do Trabalho, Luiz Medeiros.

No encontro, os aeronautas Marcelo Duarte e Nelson Cirtoli, representantes das Associações, conversaram com Medeiros sobre a situação atual do Aerus, com destaque para os direitos dos beneficiários e trabalhadores que estavam na ativa.

Outra questão debatida foi a existência de perseguição política e discriminação, por parte das empresas aéreas brasileiras, em seus processos seletivos.

Duarte e Cirtoli informaram ao secretário que centenas de pilotos estão sendo obrigados a sair do Brasil para trabalhar. Enquanto isso, os demais aeronautas e os aeroviários, que não têm colocação no exterior, deixam de exercer suas profissões, pois nosso mercado de trabalho não pode absorvê-los.

Medeiros mostrou-se sensibilizado com o assunto e assegurou que irá discuti-lo com outros setores do Governo, neste início de julho, para solucionar esses problemas.

 

 

Mercado e Eventos
29/06/2007 - 16:48h
Varig reduz tarifa do vôo noturno para Recife

A partir de 1º de julho, a VRG Linhas Aéreas oferece tarifas competitivas para os seus vôos noturnos na rota São Paulo(Congonhas) / Rio de Janeiro (Galeão) / Recife. No trecho entre São Paulo/Recife, a menor tarifa passa a ser de R$ 239, uma redução de quase 29% em relação ao valor anterior. A redução entre Rio de Janeiro (Galeão) / Recife foi de cerca de 32%. A menor tarifa no vôo noturno passa a ser de R$ 210.

Informações pelo telefone (11) 4003-7000 ou pelo site www.varig.com.br.