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::::: RIO DE JANEIRO - 30 DE ABRIL DE 2008 :::::

 

Jornal do Brasil
30/04/2008

Deputado cobra apuração da Anac
Otavio Leite questiona desvio do Código Brasileiro Aeronáutico
Cláudio Magnavita
Especial para o JB

O deputado federal Otavio Leite (PSDB-RJ) enviou ontem à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), requerimento de informações relacionadas à venda da VarigLog para a Volo do Brasil S.A. O parlamentar solicita que a agência forneça informações documentadas sobre a aquisição da empresa de carga que pertencia ao grupo Varig e também que informe qual a providência que está adotando para apurar a burla do artigo 181 do Código Brasileiro Aeronáutico, que proíbe estrangeiros de comandarem aéreas brasileiras. A irregularidade foi apontada pela decisão judicial do juiz José Paulo Camargo Magano, que constatou a atuação irregular do Fundo Matlin Patterson, ao aliciar brasileiros para viabilizar um negócio proibido pelas leis do Brasil.

– Estou preocupado com a continuação da empresa e a manutenção dos 2 mil empregos na VarigLog – afirmou Otavio Leite. – O Sindicato dos Aeronautas já confirmou a demissão de 800 empregados. Hoje temos uma empresa gerida e de propriedade 100% de estrangeiros, por um fundo acusado de criar artifícios para burlar a nossa legislação. Isso precisa ser apurado com urgência.

 

 

O Estado de São Paulo
30/04/2008

VarigLog demitirá 962 empregados
Em crise, empresa pretende reduzir pela metade suas operações
Alberto Komatsu, RIO

A VarigLog planeja operar este ano com menos da metade de seu tamanho atual. A companhia pretende demitir 962 pessoas de seus 1.643 empregados. Do total de corte previstos, são 112 aeronautas (pilotos e co-pilotos) e 850 aeronautas (empregados em terra). Atualmente, a VarigLog tem 208 aeronautas e 1.435 aeroviários.

A frota atual da VarigLog tem cerca de 10 aviões, mas apenas três em condições de vôo. A companhia tem planos de ter pelo menos até 20 aviões no médio e longo prazo, mas, agora, a idéia é ter apenas seis modelos da Boeing, sendo quatro 757-200F e dois 727-200F. Para poder operar com esse porte, a empresa pretende manter 96 aeronautas e 585 aeroviários.

“O projeto de reestruturação da VarigLog está sendo debatido com sindicatos e fiscais nomeados pela Justiça e busca adequar a redução da frota da companhia com o número de colaboradores”, informou a VarigLog, por meio de comunicado.

A secretária-executiva do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, diz que a VarigLog quer criar uma comissão com os sindicatos para efetivar seu plano.

“Eles (VarigLog) vão, com certeza, demitir mais do que isso. Não vamos participar de comissão nenhuma. O que queremos é que cumpram com a convenção coletiva de trabalho. Caso contrário, vamos entrar na Justiça para anular as demissões”, afirma Selma.

“Achamos elevado o número de demissões, considerando que eles tem planos de trazer novos aviões. Exigimos o cumprimento de todos os itens da convenção coletiva de trabalho, como pagamento de FGTS e do fundo de pensão Aerus”, afirma a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio. Ela lembra que o FGTS não é depositado desde julho do ano passado.

 

 

Folha de São Paulo
30/04/2008

SINDICATO ESPERA ALTA DE 6% NO PREÇO DE QUEROSENE DE AVIAÇÃO

O Snea (Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias) informou ontem que está esperando um aumento de 6,06% no querosene de aviação a partir de amanhã. Segundo o sindicato, caso o reajuste seja confirmado, o combustível acumulará alta de 19,97% neste ano. O querosene de aviação representa de 35% a 40% dos custos de uma companhia aérea. Em 2007, já havia subido 12,6%. "O combustível usado pelas companhias está subindo muito mais do que a inflação", disse José Márcio Mollo, presidente do Snea.

 

 

Invertia
30/04/2008

Gol fecha 1º trimestre com prejuízo de R$ 74,1 milhões

A segunda maior companhia aérea do País, a Gol, divulgou nesta quarta-feira resultado trimestral que mostrou prejuízo de R$ 74,1 milhões, contra lucro de R$ 91,58 milhões em igual período de 2007.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação, amortização e aluguel de aeronaves (Ebitdar, na sigla em inglês) foi de R$ 184,8 milhões, recuo de 25,8% sobre o obtido um ano antes, que foi de R$ 248,9 milhões.

A margem Ebitdar da companhia entre janeiro e março ficou em 11,4%, queda de 12,6 pontos percentuais na mesma comparação.

 

 

O Globo
30/04/2008

 

 

Site Monitor Mercantil Digital
29/04/2008 - 20:48h

VarigLog vai se reestruturar e demitir 962 funcionários

A VarigLog planeja operar este ano com menos da metade de seu tamanho atual. A companhia pretende demitir 962 pessoas do seu quadro de 1.643 empregados, conforme plano de reestruturação elaborado e apresentado recentemente. Do total de corte previstos, são 112 aeronautas (pilotos e co-pilotos) e 850 aeronautas (empregados em terra). Atualmente, a VarigLog tem 208 aeronautas e 1.435 aeroviários.
A frota atual da VarigLog está composta por cerca de 10 aviões, mas apenas três em condições de vôo. A companhia tem planos de ter pelo menos até 20 aeronaves no médio e longo prazo, mas, agora, a idéia é ter apenas seis modelos da Boeing, sendo quatro 757-200F e dois 727-200F. Para poder operar com esse porte, a empresa pretende manter 96 aeronautas e 585 aeroviários.

A secretária-executiva do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Selma Balbino, diz que a VarigLog quer criar uma comissão com os sindicatos para poder efetivar seu plano de reestruturação. Ela exige que os direitos do trabalhador sejam garantidos. "Eles (VarigLog) vão, com certeza, demitir mais do que isso. Não vamos participar de comissão nenhuma. O que queremos é que cumpram com a convenção coletiva de trabalho. Caso contrário, vamos entrar na Justiça para anular as demissões", afirma Selma.

A atual administração da VarigLog foi procurada, mas não retornou o contato. "Achamos elevado o número de demissões, considerando que eles tem planos de trazer novos aviões. Exigimos o cumprimento de todos os itens da convenção coletiva de trabalho, como pagamento de FGTS e do fundo de pensão Aerus", afirma a presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Graziella Baggio.

Ela lembra que o FGTS não é depositado desde julho do ano passado. Pelo plano de reestruturação, a folha de pagamento da VarigLog, em março, foi de R$ 3,5 milhões. Só com encargos foram mais R$ 3 milhões. Os gastos com diárias de vôo aos tripulantes foram de R$ 65 mil. Para benefícios como vales refeição, de transporte e alimentação foram mais R$ 775,5 milhões.

A Varig Log está sendo administrada atualmente pela Martel Assessoria e Consultoria Aeronáutica, contratada pelo fundo americano Matlin Patterson, dono de 60% do capital total da companhia. O presidente da Martel, Eduardo Arthur Rodrigues da Silva, é atualmente o presidente da ex-subsidiária de cargas da Varig. A companhia está em crise desde que vendeu a Varig para a Gol, por US$ 320 milhões, em abril do ano passado.

Seus acionistas, que incluem os brasileiros Marco Antonio Audi, Luiz Eduardo Gallo e Marcos Haftel, entraram em um litígio judicial com o Matlin, representado no Brasil por Lap Wai Chan. Acusações mútuas de desvio de dinheiro e má administração levaram a Justiça de São Paulo a afastar da gestão da empresa Chan e os brasileiros, que também foram afastados da sociedade.