::::: RIO DE JANEIRO - 30 DE JANEIRO DE 2008 :::::

 

O Estado de São Paulo
30/01/2008
Varig deixa de voar para Londres, Roma e Frankfurt
Alberto Komatsu e Téo Takar

A nova Varig (VRG), empresa controlada pela Gol, informou ontem que vai suspender os vôos para Londres a partir de 1º de março. A empresa também deixa de voar para Frankfurt e Roma a partir de 29 de março. Com isso, os vôos da Varig para a Europa passam a ser concentrados em apenas dois destinos: Madri e Paris.

A Varig continuará voando para a Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e México, e planeja iniciar este ano vôos para os EUA. A alteração na estratégia de negócios, segundo o comunicado da Varig, “visa a otimização da malha, o aumento da eficiência e o aprimoramento da qualidade dos serviços”.

No mercado doméstico, a Varig também informou que vai adequar sua malha de vôos, visando interligar os principais centros de negócio e turismo do País. A empresa pretende aproveitar o retorno, a partir de março, das conexões em Congonhas, autorizadas pelo governo. A companhia também iniciou recentemente vôos entre Porto Alegre e Brasília, e de Belo Horizonte ao Rio e Brasília

VARIGLOG

O Tribunal de Justiça do Rio determinou ontem à noite a penhora da conta corrente da VarigLog a pedido da Varig antiga, que permanece em recuperação judicial com a marca Flex, segundo informação do advogado da Flex, José Alexandre Meyer, do escritório Motta, Fernandes Rocha Advogados. Segundo ele, o Banco Central será comunicado e a penhora será feita online, com o objetivo de saldar uma dívida de R$ 37 milhões. A VarigLog informou que só se pronunciará após ser comunicada oficialmente.

Segundo Meyer, também foi determinada a indisponibilidade das ações da Gol que foram dadas à VarigLog como forma de pagamento pela venda da Varig, realizada em abril do ano passado por US$ 320 milhões.

 

 

Jornal do Brasil
30/01/2008
Gol anuncia recompra de ações

A companhia áerea Gol divulgou ontem que o conselho aprovou um programa de recompra de ações. A intenção é adquirir até 5 milhões de ações preferenciais da própria empresa, a preço de mercado. O prazo máximo para completar a operação é de 365 dias, a partir de 28 de janeiro. Segundo comunicado da empresa, a iniciativa veio depois da consideração do atual patamar dos papéis da companhia, que até o fechamento do pregão de segunda-feira eram cotadas a R$ 33,36, uma desvalorização de 23,8% em 2008.

 

 

Valor Econômico
30/01/2008
Gol segue tendência e decide adquirir ações no mercado
Graziella Valenti e Roberta Campassi

A Gol Linhas Aéreas seguiu a tendência das empresas que, com folga de caixa, resolveram socorrer suas ações em meio à crise global. Ontem, a empresa aérea anunciou um programa de recompra da ordem de R$ 170 milhões. Apesar da medida ser positiva para os acionistas, não ajudou a esclarecer as dúvidas que pairam sobre o futuro da Gol como companhia aberta na Bovespa, desde que os controladores admitiram ter estudado o fechamento de capital.

A companhia informou que pode recomprar até 8,8% das ações preferenciais em circulação, num prazo de 12 meses. Nesse programa, os papéis ficam na tesouraria da empresa e podem ser cancelados ou revendidos em até 90 dias.

Em momentos de turbulências nos mercados, a recompra é uma forma de a empresa sinalizar aos investidores que os ativos estão excessivamente baratos. Só neste mês, as preferenciais da Gol acumulam perda de 18,30%.

 

 

Folha de São Paulo
30/01/2008
Varig suspende vôos para Londres, Roma e Frankfurt
DA REDAÇÃO

A Varig anunciou ontem que cancelará os vôos diretos para três destinos na Europa. A partir de 1º de março, a companhia aérea deixa de voar para Londres e, após o dia 29 de março, ficam suspensas as partidas para Roma e Frankfurt.

Os passageiros que já compraram passagem podem ser reacomodados em vôos de outras empresas ou receberão de volta o valor pago, segundo a empresa. O endereço eletrônico para obter informações é o reembolso.central@varig.com e o telefone é o 0800-7287787.

Com a mudança, a Varig passa a vender passagens aéreas para a Europa somente para as cidades de Paris e Madri.

 

 

O Estado de São Paulo
30/01/2008
Embraer pesquisa o uso de combustível 'verde' nos aviões
Em parceria com a pioneira Tecbio, a empresa estuda várias tecnologias de bioquerosene
Mariana Barbosa

A Embraer está investindo no desenvolvimento de diferentes tecnologias de bioquerosene de aviação. Um dos projetos envolve a Tecbio, empresa de pesquisa do Ceará pioneira no desenvolvimento de biodiesel.

A Tecbio vem desenvolvendo uma pesquisa sobre bioquerosene desde 2006, em parceria com a Boeing. A Embraer entrou no mesmo projeto, mas colaborando em diferentes etapas da pesquisa. “As duas parcerias são complementares”, diz o coordenador do programa de desenvolvimento tecnológico de bioquerosene da Tecbio, Ayres Correia de Sousa Filho. “A linha de pesquisa é uma só, mas, diante da complexidade do assunto, foi necessário envolver mais do que uma empresa.”

O bioquerosene tem com base uma mistura de óleos vegetais. Ayres não revela o nome das matérias-primas vegetais que estão sendo usadas.

Os engenheiros da Tecbio foram responsáveis por um projeto de bioquerosene de aviação financiado pela Aeronáutica em 1984. O projeto não tinha nada de ambiental. A preocupação era de segurança nacional, para reduzir a dependência nacional do petróleo.

À época, o bioquerosene, em sua forma pura, sem mistura, chegou a ser utilizado durante um vôo-teste, em um avião Bandeirante, de São José dos Campos a Brasília. Mas o projeto foi engavetado pela Aeronáutica e todos os relatórios da pesquisa, feita pelo engenheiro fundador da Tecbio, Expedito Parente, permanecem sob sigilo. “Estamos tentando resgatar esses relatórios”, diz Ayres. “Em uma conversa informal com um militar que fez o vôo na época soube que a emissão de poluentes era 70% a 80% menor.”

Desta vez, já foram realizados alguns testes preliminares. Além do bioquerosene puro, a Tecbio está testando uma mistura de bioquerosene com querosene de aviação.

A parceria com a Tecbio é apenas um dos projetos de biocombustível nos quais a Embraer está envolvida. “Estamos trabalhando em vários projetos, com parceiros diferentes, na busca de combustíveis alternativos, e tentando minimizar as modificações necessárias nos aviões”, afirma diretor de Estratégias e Tecnologias de Meio Ambiente, Graciliano Campos. Segundo ele, os estudos realizados até o momento mostram que a tecnologia é viável. Pelo cronograma do projeto mais avançado, o primeiro vôo-teste com o bioquerosene deve acontecer em meados de 2009.

Todos os projetos envolvem pesquisa de bioquerosene. Pioneira no uso do etanol na aviação, com o avião agrícola Ipanema, a Embraer não tem projetos para uso de etanol nos jatos. “Não abandonamos as pesquisas com etanol, mas para motores a jato isso implicaria em um desafio muito grande.”

Com a pressão sobre companhias aéreas para reduzir as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, os fabricantes iniciaram uma corrida para tornar o avião ainda mais eficiente. “Devido aos altos custos do combustível, a indústria aeronáutica sempre buscou avanços tecnológicos”, diz Campos. “Os aviões hoje emitem 70% menos poluentes que há 40 anos.”

Assim como as demais fabricantes, a Embraer também busca ganhos de eficiência com o aprimoramento da estrutura aerodinâmica dos aviões. “Há uma nova geração de inovações tecnológicas que reduzem o atrito e tornam os aviões mais eficientes”, afirma Campos.

A empresa aderiu ao uso de madeira certificada no interior dos jatos executivos e tem se esforçado para reciclar praticamente todo resíduo de sua produção, do óleo da cozinha do refeitório a metais pesados que antes eram descartados.

 

 

O Globo Online
29/01/2008 às 21h24m
Varig suspende vôos para Londres, Frankfurt e Roma a partir de março

RIO - Ao anunciar que está redefinindo sua estratégia de negócios, e reformulando sua malha aérea para concentrar-se no público que viaja a negócios, a Varig (VRG Linhas Aéreas) vai deixar de operar os vôos que vinha mantendo na Europa para Londres (a partir de 1º de março); Frankfurt e Roma (a partir de 29 de março). Os passageiros que tiverem comprados passagens para os destinos que serão suspensos, com data de embarque marcada para após as datas mencionadas, devem entrar em contato com a empresa.

A partir de março, a Varig vai concentrar seu serviço de longo curso do Brasil para Europa em dois destinos, oferecendo conexões para outras cidades por meio de companhias aéreas parceiras. A VARIG operará vôos diretos com aeronaves Boeing 767-300ER para o Aeroporto de Charles de Gaulle, em Paris, onde tem um acordo de interline com o grupo AirFrance-KLM, e para o Aeroporto de Barajas em Madri, onde possui acordo de code-share com a Air Europa e de interline com a Iberia.

Segundo comunicado da empresa que foi adquirida pela Gol em abril de 2007, a Varig vai concentrar seu serviço de longo curso do Brasil ao continente europeu em dois destinos: Paris (Charles de Gaulle) e Madri (Barajas), de onde oferecerá conexões aos passageiros para outros pontos da Europa através de acordos de code-share e interline com Air France e Iberia. Na região das Américas, serão mantidos os vôos diários para Argentina, Chile, Colômbia, Venezuela e México. Em 2008, a empresa planeja iniciar vôos para os Estados Unidos.

 

 

Jornal A Tarde Online
29/01/2008 - 19:05h
Flex: Justiça determina penhora da conta da VarigLog
Agencia Estado

O Tribunal de Justiça do Rio determinou no início desta noite a penhora da conta corrente da VarigLog a pedido da Varig antiga, que permanece em recuperação judicial com a marca Flex. A informação é do advogado da Flex, José Alexandre Meyer, do escritório Motta, Fernandes Rocha Advogados. Segundo ele, o Banco Central será comunicado e a penhora será feita "online", com o objetivo de saldar uma dívida de R$ 37 milhões. A VarigLog informou que só se pronunciará após ser comunicada oficialmente.

A decisão é da juíza Márcia Cunha, que acompanha a recuperação judicial da Varig antiga. Segundo Meyer, ela também determinou a indisponibilidade das ações da Gol que foram dadas à VarigLog como forma de pagamento pela venda da Varig, realizada em abril do ano passado por US$ 320 milhões. São 6 milhões de papéis que já foram bloqueados judicialmente a pedido do fundo americano de investimentos Matlin Patterson, que trava duelo judicial com seus sócios brasileiros na VarigLog.

A indisponibilidade das ações, diz Meyer, é para garantir o recebimento do dinheiro, caso não haja saldo suficiente para pagar os R$ 37 milhões. Essa dívida, reconhecida em balanço da VarigLog, refere-se ao período em que ela alugava os porões dos aviões da Varig antiga para transportar carga.

"A Volo do Brasil, controladora da VarigLog, afirma que, desde meados de 2007, o fundo de investimentos Matlin Patterson diverge da visão de longo prazo e tenta tomar para si todo o controle da companhia, por meio de uma campanha para sufocar financeiramente e operacionalmente a empresa, desestabilizar sua gestão e atacar a credibilidade dos acionistas brasileiros", informou a VarigLog.

 

 

Valor Online
29/01/2008 às 14h49m
MatlinPatterson compra 8 Airbus A330-200F cargueiros, e pode repassar alguns à Varig Log


SÃO PAULO - O fundo de investimentos MatlinPatterson Global assinou contrato com a européia Airbus para a compra de seis aviões A330-200F de carga. O negócio foi fechado através de uma afiliada do fundo, que opera contratos de leasing aeronáutico.

O valor da operação não foi divulgado, mas um A330 comum tem preço de tabela de até US$ 183 milhões. Caso seja aplicado esse preço, o contrato teria valor total de US$ 1,464 bilhão.
As aeronaves deverão ser repassadas pela MatlinPatterson a companhias de seu portfólio de clientes. Uma das que possivelmente receberão aviões desse contrato é a brasileira Varig Logística (Varig Log). Outra que poderá receber os equipamentos é a norte-americana Global Aero Logistics.

Com o acordo, essas duas companhias se tornarão, pela primeira vez, operadoras de aviões fabricados pela Airbus.

A venda desses aviões eleva para 72 pedidos firmes em carteira a demanda pelo A330-200F, de oito clientes diferentes. Segundo a Airbus, isso demonstra a forte procura por aviões cargueiros no mercado internacional.

Estamos muito satisfeitos em acrescentar esse novo cargueiro de fuselagem larga, o Airbus A330-200F, a nosso portfólio, o que nos permitirá renovar as frotas de nossas companhias aéreas, disse o executivo-chefe da MatlinPatterson, David Matlin. A capacidade superior desse avião e seu baixo custo operacional são uma melhora significativa em relação à geração de aeronaves mais antigas que ele irá substituir, completou ele.

A decisão da MatlinPatterson de selecionar o A330-200F ressalta seu lançamento robusto e é um grande apoio para nosso mais novo avião cargueiro, disse o executivo-chefe de Operações e Clientes da Airbus, John Leahy. É um reconhecimento das oportunidades que o A330-200F oferece às operadoras que querem otimizar a performance de seus cargueiros e desenvolver novas malhas, acrescentou.

A versão padrão da aeronave pode transportar até 64 toneladas de carga por até 7,4 mil quilômetros. Em sua versão de capacidade estendida, pode levar até 69 toneladas por 5,93 mil quilômetros.
(José Sergio Osse | Valor Online)

 

 

Mercado e Eventos
29/01/2008 - 12:37h
Varig traz tarifas diferenciadas para o carnaval

A Varig lançou tarifas promocionais para os clientes que planejam passar um carnaval longe dos grandes circuitos tradicionais. Os descontos chegam a 40% e valem para viagens de ida ou de ida e volta realizadas no período de 31 de janeiro a 11 de fevereiro.

A promoção abrange todos os trechos domésticos da companhia, inclusive a ponte aérea. "É uma boa oportunidade para o passageiro conhecer o atendimento diferenciado da Varig nas linhas nacionais, como o Sabores e Aromas do Brasil, com opções de pratos regionais", diz Murilo Barbosa, diretor de marketing da Varig.

Entre as promoções, há passagens por R$ 144, do aeroporto de Congonhas (São Paulo) para o aeroporto Hercílio Luz (Florianópolis). O cliente também pode viajar de Congonhas a Salvador por R$ 174, ou de Congonhas a Manaus por R$ 314.

A promoção vale apenas para compras realizadas pelo site da Varig (www.varig.com.br) e não é elegível para milhas do programa Smiles. Os valores promocionais não incluem taxas e estão sujeitos à disponibilidade de assentos nas aeronaves, variando conforme o vôo e o dia da semana.