O
Estado de São Paulo
30/01/2008
Varig deixa de voar para Londres,
Roma e Frankfurt
Alberto Komatsu e Téo Takar
A
nova Varig (VRG), empresa controlada pela Gol, informou
ontem que vai suspender os vôos para Londres a
partir de 1º de março. A empresa também
deixa de voar para Frankfurt e Roma a partir de 29 de
março. Com isso, os vôos da Varig para
a Europa passam a ser concentrados em apenas dois destinos:
Madri e Paris.
A
Varig continuará voando para a Argentina, Chile,
Colômbia, Venezuela e México, e planeja
iniciar este ano vôos para os EUA. A alteração
na estratégia de negócios, segundo o comunicado
da Varig, “visa a otimização da
malha, o aumento da eficiência e o aprimoramento
da qualidade dos serviços”.
No
mercado doméstico, a Varig também informou
que vai adequar sua malha de vôos, visando interligar
os principais centros de negócio e turismo do
País. A empresa pretende aproveitar o retorno,
a partir de março, das conexões em Congonhas,
autorizadas pelo governo. A companhia também
iniciou recentemente vôos entre Porto Alegre e
Brasília, e de Belo Horizonte ao Rio e Brasília
VARIGLOG
O
Tribunal de Justiça do Rio determinou ontem à
noite a penhora da conta corrente da VarigLog a pedido
da Varig antiga, que permanece em recuperação
judicial com a marca Flex, segundo informação
do advogado da Flex, José Alexandre Meyer, do
escritório Motta, Fernandes Rocha Advogados.
Segundo ele, o Banco Central será comunicado
e a penhora será feita online, com o objetivo
de saldar uma dívida de R$ 37 milhões.
A VarigLog informou que só se pronunciará
após ser comunicada oficialmente.
Segundo
Meyer, também foi determinada a indisponibilidade
das ações da Gol que foram dadas à
VarigLog como forma de pagamento pela venda da Varig,
realizada em abril do ano passado por US$ 320 milhões.
Jornal
do Brasil
30/01/2008
Gol anuncia recompra de ações
A
companhia áerea Gol divulgou ontem que o conselho
aprovou um programa de recompra de ações.
A intenção é adquirir até
5 milhões de ações preferenciais
da própria empresa, a preço de mercado.
O prazo máximo para completar a operação
é de 365 dias, a partir de 28 de janeiro. Segundo
comunicado da empresa, a iniciativa veio depois da consideração
do atual patamar dos papéis da companhia, que
até o fechamento do pregão de segunda-feira
eram cotadas a R$ 33,36, uma desvalorização
de 23,8% em 2008.
Valor Econômico
30/01/2008
Gol segue tendência e decide
adquirir ações no mercado
Graziella
Valenti e Roberta Campassi
A Gol Linhas Aéreas seguiu a tendência
das empresas que, com folga de caixa, resolveram socorrer
suas ações em meio à crise global.
Ontem, a empresa aérea anunciou um programa de
recompra da ordem de R$ 170 milhões. Apesar da
medida ser positiva para os acionistas, não ajudou
a esclarecer as dúvidas que pairam sobre o futuro
da Gol como companhia aberta na Bovespa, desde que os
controladores admitiram ter estudado o fechamento de
capital.
A companhia informou que pode recomprar até 8,8%
das ações preferenciais em circulação,
num prazo de 12 meses. Nesse programa, os papéis
ficam na tesouraria da empresa e podem ser cancelados
ou revendidos em até 90 dias.
Em momentos de turbulências nos mercados, a recompra
é uma forma de a empresa sinalizar aos investidores
que os ativos estão excessivamente baratos. Só
neste mês, as preferenciais da Gol acumulam perda
de 18,30%.
Folha
de São Paulo
30/01/2008
Varig suspende vôos para
Londres, Roma e Frankfurt
DA REDAÇÃO
A
Varig anunciou ontem que cancelará os vôos
diretos para três destinos na Europa. A partir
de 1º de março, a companhia aérea
deixa de voar para Londres e, após o dia 29 de
março, ficam suspensas as partidas para Roma
e Frankfurt.
Os passageiros que já compraram passagem podem
ser reacomodados em vôos de outras empresas ou
receberão de volta o valor pago, segundo a empresa.
O endereço eletrônico para obter informações
é o reembolso.central@varig.com e o telefone
é o 0800-7287787.
Com a mudança, a Varig passa a vender passagens
aéreas para a Europa somente para as cidades
de Paris e Madri.
O
Estado de São Paulo
30/01/2008
Embraer pesquisa o uso de combustível
'verde' nos aviões
Em parceria com a pioneira
Tecbio, a empresa estuda várias tecnologias de
bioquerosene
Mariana Barbosa
A
Embraer está investindo no desenvolvimento de
diferentes tecnologias de bioquerosene de aviação.
Um dos projetos envolve a Tecbio, empresa de pesquisa
do Ceará pioneira no desenvolvimento de biodiesel.
A
Tecbio vem desenvolvendo uma pesquisa sobre bioquerosene
desde 2006, em parceria com a Boeing. A Embraer entrou
no mesmo projeto, mas colaborando em diferentes etapas
da pesquisa. “As duas parcerias são complementares”,
diz o coordenador do programa de desenvolvimento tecnológico
de bioquerosene da Tecbio, Ayres Correia de Sousa Filho.
“A linha de pesquisa é uma só, mas,
diante da complexidade do assunto, foi necessário
envolver mais do que uma empresa.”
O
bioquerosene tem com base uma mistura de óleos
vegetais. Ayres não revela o nome das matérias-primas
vegetais que estão sendo usadas.
Os
engenheiros da Tecbio foram responsáveis por
um projeto de bioquerosene de aviação
financiado pela Aeronáutica em 1984. O projeto
não tinha nada de ambiental. A preocupação
era de segurança nacional, para reduzir a dependência
nacional do petróleo.
À
época, o bioquerosene, em sua forma pura, sem
mistura, chegou a ser utilizado durante um vôo-teste,
em um avião Bandeirante, de São José
dos Campos a Brasília. Mas o projeto foi engavetado
pela Aeronáutica e todos os relatórios
da pesquisa, feita pelo engenheiro fundador da Tecbio,
Expedito Parente, permanecem sob sigilo. “Estamos
tentando resgatar esses relatórios”, diz
Ayres. “Em uma conversa informal com um militar
que fez o vôo na época soube que a emissão
de poluentes era 70% a 80% menor.”
Desta
vez, já foram realizados alguns testes preliminares.
Além do bioquerosene puro, a Tecbio está
testando uma mistura de bioquerosene com querosene de
aviação.
A
parceria com a Tecbio é apenas um dos projetos
de biocombustível nos quais a Embraer está
envolvida. “Estamos trabalhando em vários
projetos, com parceiros diferentes, na busca de combustíveis
alternativos, e tentando minimizar as modificações
necessárias nos aviões”, afirma
diretor de Estratégias e Tecnologias de Meio
Ambiente, Graciliano Campos. Segundo ele, os estudos
realizados até o momento mostram que a tecnologia
é viável. Pelo cronograma do projeto mais
avançado, o primeiro vôo-teste com o bioquerosene
deve acontecer em meados de 2009.
Todos
os projetos envolvem pesquisa de bioquerosene. Pioneira
no uso do etanol na aviação, com o avião
agrícola Ipanema, a Embraer não tem projetos
para uso de etanol nos jatos. “Não abandonamos
as pesquisas com etanol, mas para motores a jato isso
implicaria em um desafio muito grande.”
Com
a pressão sobre companhias aéreas para
reduzir as emissões de gases que contribuem para
o efeito estufa, os fabricantes iniciaram uma corrida
para tornar o avião ainda mais eficiente. “Devido
aos altos custos do combustível, a indústria
aeronáutica sempre buscou avanços tecnológicos”,
diz Campos. “Os aviões hoje emitem 70%
menos poluentes que há 40 anos.”
Assim
como as demais fabricantes, a Embraer também
busca ganhos de eficiência com o aprimoramento
da estrutura aerodinâmica dos aviões. “Há
uma nova geração de inovações
tecnológicas que reduzem o atrito e tornam os
aviões mais eficientes”, afirma Campos.
A
empresa aderiu ao uso de madeira certificada no interior
dos jatos executivos e tem se esforçado para
reciclar praticamente todo resíduo de sua produção,
do óleo da cozinha do refeitório a metais
pesados que antes eram descartados.
O
Globo Online
29/01/2008 às 21h24m
Varig suspende vôos para
Londres, Frankfurt e Roma a partir de março
RIO - Ao anunciar que está redefinindo sua estratégia
de negócios, e reformulando sua malha aérea
para concentrar-se no público que viaja a negócios,
a Varig (VRG Linhas Aéreas) vai deixar de operar
os vôos que vinha mantendo na Europa para Londres
(a partir de 1º de março); Frankfurt e Roma
(a partir de 29 de março). Os passageiros que
tiverem comprados passagens para os destinos que serão
suspensos, com data de embarque marcada para após
as datas mencionadas, devem entrar em contato com a
empresa.
A
partir de março, a Varig vai concentrar seu serviço
de longo curso do Brasil para Europa em dois destinos,
oferecendo conexões para outras cidades por meio
de companhias aéreas parceiras. A VARIG operará
vôos diretos com aeronaves Boeing 767-300ER para
o Aeroporto de Charles de Gaulle, em Paris, onde tem
um acordo de interline com o grupo AirFrance-KLM, e
para o Aeroporto de Barajas em Madri, onde possui acordo
de code-share com a Air Europa e de interline com a
Iberia.
Segundo
comunicado da empresa que foi adquirida pela Gol em
abril de 2007, a Varig vai concentrar seu serviço
de longo curso do Brasil ao continente europeu em dois
destinos: Paris (Charles de Gaulle) e Madri (Barajas),
de onde oferecerá conexões aos passageiros
para outros pontos da Europa através de acordos
de code-share e interline com Air France e Iberia. Na
região das Américas, serão mantidos
os vôos diários para Argentina, Chile,
Colômbia, Venezuela e México. Em 2008,
a empresa planeja iniciar vôos para os Estados
Unidos.
Jornal
A Tarde Online
29/01/2008 - 19:05h
Flex: Justiça determina
penhora da conta da VarigLog
Agencia Estado
O
Tribunal de Justiça do Rio determinou no início
desta noite a penhora da conta corrente da VarigLog
a pedido da Varig antiga, que permanece em recuperação
judicial com a marca Flex. A informação
é do advogado da Flex, José Alexandre
Meyer, do escritório Motta, Fernandes Rocha Advogados.
Segundo ele, o Banco Central será comunicado
e a penhora será feita "online", com
o objetivo de saldar uma dívida de R$ 37 milhões.
A VarigLog informou que só se pronunciará
após ser comunicada oficialmente.
A
decisão é da juíza Márcia
Cunha, que acompanha a recuperação judicial
da Varig antiga. Segundo Meyer, ela também determinou
a indisponibilidade das ações da Gol que
foram dadas à VarigLog como forma de pagamento
pela venda da Varig, realizada em abril do ano passado
por US$ 320 milhões. São 6 milhões
de papéis que já foram bloqueados judicialmente
a pedido do fundo americano de investimentos Matlin
Patterson, que trava duelo judicial com seus sócios
brasileiros na VarigLog.
A
indisponibilidade das ações, diz Meyer,
é para garantir o recebimento do dinheiro, caso
não haja saldo suficiente para pagar os R$ 37
milhões. Essa dívida, reconhecida em balanço
da VarigLog, refere-se ao período em que ela
alugava os porões dos aviões da Varig
antiga para transportar carga.
"A
Volo do Brasil, controladora da VarigLog, afirma que,
desde meados de 2007, o fundo de investimentos Matlin
Patterson diverge da visão de longo prazo e tenta
tomar para si todo o controle da companhia, por meio
de uma campanha para sufocar financeiramente e operacionalmente
a empresa, desestabilizar sua gestão e atacar
a credibilidade dos acionistas brasileiros", informou
a VarigLog.
Valor
Online
29/01/2008 às 14h49m
MatlinPatterson compra 8 Airbus
A330-200F cargueiros, e pode repassar alguns à
Varig Log
SÃO PAULO - O fundo de investimentos MatlinPatterson
Global assinou contrato com a européia Airbus
para a compra de seis aviões A330-200F de carga.
O negócio foi fechado através de uma afiliada
do fundo, que opera contratos de leasing aeronáutico.
O valor da operação não foi divulgado,
mas um A330 comum tem preço de tabela de até
US$ 183 milhões. Caso seja aplicado esse preço,
o contrato teria valor total de US$ 1,464 bilhão.
As aeronaves deverão ser repassadas pela MatlinPatterson
a companhias de seu portfólio de clientes. Uma
das que possivelmente receberão aviões
desse contrato é a brasileira Varig Logística
(Varig Log). Outra que poderá receber os equipamentos
é a norte-americana Global Aero Logistics.
Com o acordo, essas duas companhias se tornarão,
pela primeira vez, operadoras de aviões fabricados
pela Airbus.
A venda desses aviões eleva para 72 pedidos firmes
em carteira a demanda pelo A330-200F, de oito clientes
diferentes. Segundo a Airbus, isso demonstra a forte
procura por aviões cargueiros no mercado internacional.
Estamos muito satisfeitos em acrescentar esse novo cargueiro
de fuselagem larga, o Airbus A330-200F, a nosso portfólio,
o que nos permitirá renovar as frotas de nossas
companhias aéreas, disse o executivo-chefe da
MatlinPatterson, David Matlin. A capacidade superior
desse avião e seu baixo custo operacional são
uma melhora significativa em relação à
geração de aeronaves mais antigas que
ele irá substituir, completou ele.
A decisão da MatlinPatterson de selecionar o
A330-200F ressalta seu lançamento robusto e é
um grande apoio para nosso mais novo avião cargueiro,
disse o executivo-chefe de Operações e
Clientes da Airbus, John Leahy. É um reconhecimento
das oportunidades que o A330-200F oferece às
operadoras que querem otimizar a performance de seus
cargueiros e desenvolver novas malhas, acrescentou.
A versão padrão da aeronave pode transportar
até 64 toneladas de carga por até 7,4
mil quilômetros. Em sua versão de capacidade
estendida, pode levar até 69 toneladas por 5,93
mil quilômetros.
(José Sergio Osse | Valor Online)
Mercado
e Eventos
29/01/2008 - 12:37h
Varig traz tarifas diferenciadas
para o carnaval
A Varig lançou tarifas promocionais para os clientes
que planejam passar um carnaval longe dos grandes circuitos
tradicionais. Os descontos chegam a 40% e valem para
viagens de ida ou de ida e volta realizadas no período
de 31 de janeiro a 11 de fevereiro.
A
promoção abrange todos os trechos domésticos
da companhia, inclusive a ponte aérea. "É
uma boa oportunidade para o passageiro conhecer o atendimento
diferenciado da Varig nas linhas nacionais, como o Sabores
e Aromas do Brasil, com opções de pratos
regionais", diz Murilo Barbosa, diretor de marketing
da Varig.
Entre
as promoções, há passagens por
R$ 144, do aeroporto de Congonhas (São Paulo)
para o aeroporto Hercílio Luz (Florianópolis).
O cliente também pode viajar de Congonhas a Salvador
por R$ 174, ou de Congonhas a Manaus por R$ 314.
A
promoção vale apenas para compras realizadas
pelo site da Varig (www.varig.com.br) e não é
elegível para milhas do programa Smiles. Os valores
promocionais não incluem taxas e estão
sujeitos à disponibilidade de assentos nas aeronaves,
variando conforme o vôo e o dia da semana.