:::::RIO DE JANEIRO - 30 DE JANEIRO DE 2007 :::::

 

Valor Econômico
30/01/2007
Nova Varig afirma que vai honrar milhas do Smiles
José Sergio Osse

Após anunciar, na semana passada, que deixará de fazer parte da aliança de companhias aéreas Star Alliance, a nova Varig informou ontem que já está à procura de novas parcerias comerciais. O objetivo é continuar oferecendo a seus passageiros benefícios integrados a outras companhias do setor. A companhia aérea anunciou também que manterá seu programa de benefícios (Smiles) e honrará milhas acumuladas para o programa em viagens realizadas em outras companhias da Star Alliance.

Segundo a VRG Linhas Aéreas, Varig, a avaliação de novas opções de alianças comerciais vem sendo realizada desde a homologação da empresa, em 14 de dezembro do ano passado. A companhia explica que, no próximo dia 1º de fevereiro, será a Viação Aérea Riograndense S/A, a antiga Varig, quem se desligará da Star Alliance. Assim, há ainda a possibilidade de a nova Varig firmar contrato com a aliança de companhias aéreas. Ela afirmou que essa é, realmente, uma das possibilidades em avaliação pela diretoria da empresa.

Em comunicado, a Varig informa que pretende anunciar uma nova parceria nos próximos meses. A companhia reiterou, porém, a manutenção de seu próprio programa de benefícios, o Smiles. Segundo a Varig, ele continua vigente e sem alterações em seu modo de funcionamento.

Assim, a empresa continuará oferecendo um mínimo de 1.000 milhas por viagem, promoções que dobram e triplicam o valor das milhas de trechos específicos e as bonificações de 25% e 50% para passageiros de classes executiva e primeira, respectivamente, e os bônus de 25%, 50% e 100% para portadores dos cartões Prata, Ouro e Diamante.

Com a saída da Varig da Star Alliance, porém, ficam suspensos a possibilidade de acúmulo e resgate de milhas da companhia nas empresas integrantes da aliança. Ainda assim, as milhas acumuladas para o programa Smiles em companhias da Star Alliance serão honradas pela Varig, mesmo após o fim da parceria.

Ao fim de 2006, ano em que a Varig foi a leilão e enfrentou a maior crise de sua história, a companhia se manteve no terceiro lugar no ranking nacional das maiores empresas do setor aéreo doméstico. No setor internacional, a Varig se manteve líder do mercado no ano passado, mas apenas por conta dos resultados do início do ano. Além disso, a terceira colocação no ranking doméstico só foi obtida pela falta de uma quarta grande empresa para ocupar sua posição no mercado brasileiro.

 

 

Folha de São Paulo
30/01/2007
Star Alliance quer manter maiores clientes do Smiles

A Star Alliance lançou ontem uma campanha convidando os membros do Smiles (programa de fidelidade da Varig) que tenham cartão Ouro e Prata a se juntarem aos programas de fidelidade de seis companhias aéreas da aliança operacional mantendo o mesmo status, mas sem as milhas acumuladas.

Passageiros com esses cartões (que são obtidos com o acúmulo de milhas) costumam ter benefícios como bônus sobre acúmulo de pontos no programa e facilidades no check-in, entre outros.

As companhias da Star Alliance (Air Canada, Lufthansa, South African Airways, SWISS, TAP e United) estão propondo aos proprietários desses cartões manterem esse nível de benefícios ao se inscreverem em seus programas. A partir desta semana, a Varig não faz mais parte da Star Alliance. A empresa estuda novas alianças.

 

 

O Globo
30/01/2007

 

 

Estadão
29 de janeiro de 2007 - 19:48
Varig busca novos parceiros comerciais
Star Alliance pode ser uma dessas novas parceiras da empresa aérea
Pedro Henrique França


SÃO PAULO - A Varig já está avaliando futuros parceiros comerciais para anunciar novos benefícios aos seus clientes. A companhia aérea enviou comunicado à imprensa nesta segunda-feira, 29, informando sobre suas novas intenções.

Segundo a empresa, o fato de a antiga Varig (Viação Aérea Rio-grandense S.A) anunciar seu desligamento da Star Alliance, a partir de 1º de fevereiro, não irá impedir uma decisão da Star sobre uma possível adesão da nova Varig à rede mundial de companhias aéreas. E sinalizou que a Star Alliance pode vir a ser sua "nova" parceira: "A Star Alliance continua sendo uma das alternativas estudadas."

A nova Varig afirma que irá anunciar nos próximos meses a parceira eleita para transportar seus clientes. A empresa ressalta, ainda, que os benefícios do Programa Smiles a seus participantes continuam vigentes e inalterados para todos os destinos hoje operados pela aérea.

"A empresa continuará oferecendo a promoção de acúmulo mínimo de 1.000 milhas por segmento voado; as promoções de dobro e triplo de milhas para vários trechos; e ainda vai manter as bonificações de 25% para a classe Executiva, 50% para a Primeira Classe, além dos bônus de 25%, 50% e 100% para os clientes Prata, Ouro e Diamante", reitera, em comunicado.

Assim, as milhas Smiles acumuladas na Varig permanecem disponíveis nas contas para emissão de bilhetes para as rotas operadas e resgate imediato de prêmios, de acordo com os saldos, aplicando-se a mesma tabela e as mesmas condições anteriores de premiação e validade.

Segundo a empresa, os procedimentos de reservas, apresentação para embarque (check-in), condições para transporte em geral ou em especial para bagagens, e acesso a salas Vip Varig também permanecem inalterados. Entretanto, ficarão suspensos o acúmulo e resgate de milhas aéreas nas empresas Star Alliance, assim como outros serviços relativos a esta companhia, associados às categorias Star Gold e Star Silver.

A nova Varig obteve o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (CHETA), em 14 de dezembro de 2006, e pôde, assim, se constituir como uma nova empresa aérea.

 

 

Folha Online
29/01/2007 - 14h32
Varig analisa parcerias para voltar a fazer parte de aliança de aéreas
CLARICE SPITZ

A Varig analisa opções de alianças comerciais para voltar a fazer parte de uma rede mundial de companhias aéreas. A empresa informou que pretende anunciar nos próximos meses a parceira eleita para transportar seus clientes.

A "antiga Varig", que passou a se tornar Nordeste Linhas Aéreas, vai se desligar da Star Alliance a partir de 1º de fevereiro.

Segundo a Varig, a saída da antiga companhia "não irá impedir nem impactar uma decisão da Star sobre uma possível adesão da nova Varig à rede mundial de companhias aéreas. A Star Alliance continua sendo uma das alternativas estudadas".

As companhias da Star Alliance Air Canada, Lufthansa, South African Airways, Swiss, TAP Portugal e United operam, em conjunto, mais de 270 vôos semanais para África, Europa e América do Norte, com partida de seis cidades no Brasil.

De acordo com a companhia, o Programa Smiles a seus participantes continuam inalterados para todos os destinos hoje operados pela Varig.

A empresa informa que continuará oferecendo a promoção de acúmulo mínimo de 1000 milhas por segmento voado; as promoções de dobro e triplo de milhas para vários trechos; e ainda vai manter as bonificações de 25% para a classe Executiva, 50% para a Primeira Classe, além dos bônus de 25%, 50% e 100% para os clientes Prata, Ouro e Diamante.

 

 

Mercado e Eventos
29/01/2007 - 12:06h
Star Alliance pode continuar sendo parceira da Varig

A antiga Varig (Viação Aérea Riograndense S.A) será desligada da Star Alliance a partir desta quinta-feira (01/02). A rede mundial de companhias aéreas é, no entanto, uma das alternativas de aliança comercial estudadas pela nova Varig (VRG Linhas Aéreas S.A), que pretende anunciar nos próximos meses a parceira eleita para transportar seus clientes.

A Varig esclarece que, desde que obteve o certificado de homologação de empresa de transporte aéreo, em 14 de dezembro de 2006, e pôde se constituir como uma nova companhia aérea, "vem analisando opções de alianças comerciais para voltar a fazer parte de uma rede mundial e oferecer os melhores benefícios aos seus clientes".

Milhas - Com o desligamento, ficam suspensos o acúmulo e o resgate de milhas aéreas Varig nas companhias aéreas ligadas à Star Alliance como Air Canada, Lufthansa, Thai, United, Tap Portugal, Swiss e US Airways, assim como outros serviços relativos à rede, associados às categorias Star Gold e Star Silver. Os clientes Smiles poderão manter e utilizar suas milhas na Varig e, se desejarem, também poderão manter os benefícios da Star Alliance, bastando para isso inscreverem-se no programa de fidelidade de uma das empresas da aliança mundial.

De acordo com a Varig, os benefícios do Programa Smiles a seus participantes continuam vigentes e inalterados para todos os destinos hoje operados pela companhia. A empresa continuará oferecendo a promoção de acúmulo mínimo de mil milhas por segmento voado; as promoções de dobro e triplo de milhas para vários trechos; e ainda vai manter as bonificações de 25% para a classe Executiva, 50% para a Primeira Classe, além dos bônus de 25%, 50% e 100% para os clientes Prata, Ouro e Diamante. A Central de Atendimento exclusiva continuará disponível para clientes Ouro e Diamante.

As milhas Smiles acumuladas permanecem disponíveis nas contas para emissão de bilhetes para as rotas Varig e resgate imediato de prêmios, de acordo com os saldos, aplicando-se a mesma tabela e as mesmas condições anteriores de premiação e validade. Os procedimentos de reservas, apresentação para embarque (check-in), condições para transporte em geral ou em especial para bagagens, e acesso a salas VIP Varig também permanecem inalterados.