O
Dia Online
27/12/2006 18:13h
FAB culpa piloto da Varig por quase
colisão no RJ
Rio - A Força Aérea Brasileira
(FAB) afirmou nesta quarta-feira que a o avião da
Varig foi o responsável por uma quase colisão
registrada no Aeroporto Santos-Dumont (RJ) no último
dia 20. A gravação dos diálogos mantidos
entre os pilotos do avião e controladores de vôo
foi exibida em reportagem do programa Fantástico.
A FAB informou em nota divulgada nesta
quarta-feira que uma investigação preliminar
sobre o episódio mostrou que a aeronave da Varig
desobedeceu a instrução de aguardar outro
avião pousar primeiro.
Um Boeing da Varig e um Bandeirante da
própria FAB estavam pousando ao mesmo tempo, na mesma
pista. O piloto da Varig entrou em contato com a torre:
"controle do Rio, Varig 2435. Na aproximação
para o Rio de Janeiro, quase-colisão com a aeronave
do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Vôo".
A FAB também afirmou que a aeronave
da Varig estava voando sob regras de vôo visual, situação
em que o piloto é o responsável por se afastar
de outros aviões. Segundo a investigação,
os controladores teriam informado ao vôo 2435 que
ele seria o segundo para pouso no aeroporto. O piloto teria
ignorado a orientação recebida e procedido
com a aterrissagem, ultrapassando o vôo da FAB, programado
para pousar primeiro.
A nota ressalta ainda que os controladores
de vôo mantiveram "completa visualização"
do episódio. A FAB prosseguirá investigando
o caso. Em nota enviada ao Fantástico, a Varig afirmou
que o procedimento adotado pelo comandante do avião
estava dentro dos padrões de segurança.
Confira a
íntegra da nota:
"Tendo em vista reportagens veiculadas
no programa “Fantástico”, no último
dia 24, e no “Jornal Nacional”, no dia 25, a
respeito do vôo VARIG 2435, em que as informações,
da forma como foram divulgadas, podem ter levado o telespectador
a um entendimento errôneo dos fatos, o Comando da
Aeronáutica julga importante fazer correções,
no sentido de registrar o que efetivamente ocorreu.
Com esse propósito e com base
nos dados técnicos registrados pelos órgãos
de tráfego aéreo, foi realizada uma investigação
preliminar sobre o episódio ocorrido no último
dia 20, quando o VARIG 2435 estava em procedimento de pouso
para o Aeroporto Santos-Dumont (RJ), o que já nos
permite afirmar que:
- Às 16h38, a aeronave VARIG em questão cancelou
o seu plano de vôo por instrumento passando a voar
sob regras de vôo visual, situação em
que o piloto é o responsável por prover a
sua própria separação em relação
a obstáculos e demais aeronaves;
- O Controle de Aproximação
do Rio de Janeiro, órgão encarregado pelo
gerenciamento do tráfego aéreo sobre a cidade
do Rio de Janeiro, informou que o VARIG 2435 era o segundo
avião para pouso no aeroporto Santos-Dumont e instruiu
o mesmo a descer para altura de 2.500 pés e chamar
a torre de controle do aeroporto Santos-Dumont para receber
as instruções de pouso;
- Em seguida, o VARIG 2435, desconsiderando
a orientação recebida do órgão
de controle, desceu abaixo da altura autorizada, aproximou-se
do alinhamento do eixo de pouso da pista, ultrapassou a
aeronave do GEIV (FAB 2334), que era o número um
para pouso, e chamou a torre de controle. Por estar em situação
não prevista, foi instruído a subir e manter
3.000 pés de altura e contactar o controle de aproximação,
para coordenação;
- Em razão da demora no cumprimento
da orientação, a torre de controle determinou
que o VARIG arremetesse (interrupção do procedimento
de pouso), ascendendo para 4.000 pés de altura, voasse
na direção de Maricá e chamasse o Controle
de Aproximação do Rio de Janeiro, a fim de
receber novas orientações;
- Cumpre ressaltar que a aeronave do
GEIV manteve durante toda a ocorrência completa visualização
e separação da aeronave da VARIG;
- O Departamento de Controle do Espaço
Aéreo (DECEA) prosseguirá no processo de investigação
da referida ocorrência, devendo emitir à ANAC,
o mais rápido possível, a Ficha de Comunicação
de Infração de Tráfego Aéreo
do VARIG 2435.
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