:::::RIO DE JANEIRO - 28 DE DEZEMBRO DE 2006 :::::

 

O Dia Online
27/12/2006 18:13h
FAB culpa piloto da Varig por quase colisão no RJ

Rio - A Força Aérea Brasileira (FAB) afirmou nesta quarta-feira que a o avião da Varig foi o responsável por uma quase colisão registrada no Aeroporto Santos-Dumont (RJ) no último dia 20. A gravação dos diálogos mantidos entre os pilotos do avião e controladores de vôo foi exibida em reportagem do programa Fantástico.

A FAB informou em nota divulgada nesta quarta-feira que uma investigação preliminar sobre o episódio mostrou que a aeronave da Varig desobedeceu a instrução de aguardar outro avião pousar primeiro.

Um Boeing da Varig e um Bandeirante da própria FAB estavam pousando ao mesmo tempo, na mesma pista. O piloto da Varig entrou em contato com a torre: "controle do Rio, Varig 2435. Na aproximação para o Rio de Janeiro, quase-colisão com a aeronave do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Vôo".

A FAB também afirmou que a aeronave da Varig estava voando sob regras de vôo visual, situação em que o piloto é o responsável por se afastar de outros aviões. Segundo a investigação, os controladores teriam informado ao vôo 2435 que ele seria o segundo para pouso no aeroporto. O piloto teria ignorado a orientação recebida e procedido com a aterrissagem, ultrapassando o vôo da FAB, programado para pousar primeiro.

A nota ressalta ainda que os controladores de vôo mantiveram "completa visualização" do episódio. A FAB prosseguirá investigando o caso. Em nota enviada ao Fantástico, a Varig afirmou que o procedimento adotado pelo comandante do avião estava dentro dos padrões de segurança.

Confira a íntegra da nota:

"Tendo em vista reportagens veiculadas no programa “Fantástico”, no último dia 24, e no “Jornal Nacional”, no dia 25, a respeito do vôo VARIG 2435, em que as informações, da forma como foram divulgadas, podem ter levado o telespectador a um entendimento errôneo dos fatos, o Comando da Aeronáutica julga importante fazer correções, no sentido de registrar o que efetivamente ocorreu.

Com esse propósito e com base nos dados técnicos registrados pelos órgãos de tráfego aéreo, foi realizada uma investigação preliminar sobre o episódio ocorrido no último dia 20, quando o VARIG 2435 estava em procedimento de pouso para o Aeroporto Santos-Dumont (RJ), o que já nos permite afirmar que:

- Às 16h38, a aeronave VARIG em questão cancelou o seu plano de vôo por instrumento passando a voar sob regras de vôo visual, situação em que o piloto é o responsável por prover a sua própria separação em relação a obstáculos e demais aeronaves;

- O Controle de Aproximação do Rio de Janeiro, órgão encarregado pelo gerenciamento do tráfego aéreo sobre a cidade do Rio de Janeiro, informou que o VARIG 2435 era o segundo avião para pouso no aeroporto Santos-Dumont e instruiu o mesmo a descer para altura de 2.500 pés e chamar a torre de controle do aeroporto Santos-Dumont para receber as instruções de pouso;

- Em seguida, o VARIG 2435, desconsiderando a orientação recebida do órgão de controle, desceu abaixo da altura autorizada, aproximou-se do alinhamento do eixo de pouso da pista, ultrapassou a aeronave do GEIV (FAB 2334), que era o número um para pouso, e chamou a torre de controle. Por estar em situação não prevista, foi instruído a subir e manter 3.000 pés de altura e contactar o controle de aproximação, para coordenação;

- Em razão da demora no cumprimento da orientação, a torre de controle determinou que o VARIG arremetesse (interrupção do procedimento de pouso), ascendendo para 4.000 pés de altura, voasse na direção de Maricá e chamasse o Controle de Aproximação do Rio de Janeiro, a fim de receber novas orientações;

- Cumpre ressaltar que a aeronave do GEIV manteve durante toda a ocorrência completa visualização e separação da aeronave da VARIG;

- O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) prosseguirá no processo de investigação da referida ocorrência, devendo emitir à ANAC, o mais rápido possível, a Ficha de Comunicação de Infração de Tráfego Aéreo do VARIG 2435.