:::::RIO DE JANEIRO - 27 DE JULHO DE 2006 :::::
 

Valor Econômico
27/07/2006
CVM libera negociação de ações da Varig na Bovespa

Janaina Vilella

Depois de suspender durante todo o dia de ontem as operações com ações da Varig listadas na Bovespa, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou, no fim do dia, que a partir de hoje os papéis poderão voltar a ser negociados. A suspensão ocorreu porque a empresa não cumpriu o prazo determinado pela autarquia para apresentar fato relevante esclarecendo como ficarão seus papéis após a mudança do controle da companhia.

A Varig tinha até ontem, antes da abertura do mercado, para enviar as informações à CVM. A empresa foi vendida em leilão para a ex-subsidiária de logística VarigLog pelo preço mínimo de US$ 20 milhões.

"Considerando que a administração da Varig não divulgou qualquer fato relevante ou comunicado ao Mercado acerca do negócio mencionado (venda da companhia), a CVM decidiu, nos termos da Instrução CVM nº 297/88, suspender a negociação, até a prestação da informação, ou até posterior decisão da autarquia", informou a CVM, em nota ontem pela manhã.

À tarde, a Varig encaminhou dois comunicados e um fato relevante à autarquia e à Bovespa, com explicações sobre a venda da marca Varig e ativos operacionais no leilão realizado na semana passada. No fato relevante, a empresa ressaltou que não há em seu plano de recuperação judicial "previsão que implique em alteração nas posições acionárias nas companhias".

Com isso, as ações dos minoritários da empresa continuam na Varig "velha", que herdou uma dívida de cerca de R$ 7 bilhões e permanece em recuperação judicial. Até ontem, os investidores ainda estavam confusos sobre o futuro das ações e alguns chegaram a pedir esclarecimentos à CVM.

Em nota, no fim do dia, a CVM informou que após análise do fato relevante e dos comunicados divulgados pela empresa decidiu autorizar o reinício, a partir de hoje, das negociações das ações da Varig listadas na Bovespa.

Ontem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, também em nota, que a Nova Varig está cumprindo a planilha de retomada da malha aérea divulgada pela empresa na terça-feira. Ficou determinado que a companhia aérea manterá a malha operada durante o plano de emergência, em vigor desde 21 de junho. A Varig tem 30 dias para informar à Anac sua malha definitiva. Caso contrário, as rotas serão redistribuídas pela agência.

A malha temporária enviada pela companhia área à Anac prevê onze vôos: Rio-São Paulo (Galeão-Guarulhos), São Paulo-Salvador-Recife, Recife-Salvador-São Paulo, São Paulo-Rio (Guarulhos-Galeão), São Paulo-Porto Alegre (a partir de Guarulhos), São Paulo-Porto-Alegre-São Paulo (a partir de Congonhas), São Paulo-Manaus-São Paulo, São Paulo-Fortaleza, Rio-Buenos Aires, São Paulo-Nova York e São Paulo-Frankfurt. Estes vôos não incluem a ponte aérea Rio-São Paulo. A empresa opera 36 vôos diários na ponte.

O Valor apurou que amanhã a Varig pode anunciar a demissão de grande parte de seus funcionários. A nova empresa ficaria com 1,7 mil dos cerca de dez mil empregados da Varig "velha". A expectativa é de que a VarigLog encomende até o fim do ano 30 novas aeronaves, o que significaria a contratação de mais cinco mil pessoas.


Valor Econômico
27/07/2006
Vôos estão mais cheios que o normal no segundo semestre

Roberta Campassi

Vinte e quatro jogadores, mais a comissão técnica e a diretoria do time formavam um grupo de 60 pessoas. O jogo na competição estava garantido, mas faltava o lugar no avião. Até o São Paulo enfrentou transtornos para viajar depois que não encontrou passagens para o México, onde disputou ontem o primeiro jogo da fase semi-final da Taça Libertadores da América, com o Chivas Guadalajara. A solução foi desembolsar US$ 200 mil para fretar um vôo de 15 horas da Rico Linhas Aéreas e chegar, finalmente, ao país em que a disputa ocorreu.

Devido à redução das operações da Varig nos últimos meses e à crescente demanda no setor aéreo, os vôos estão lotados e encontrar passagens requer paciência. E a quem não pode fretar um vôo, como fez o São Paulo, recomenda-se antecipação.

"Quem quiser viajar no fim do ano, deve comprar as passagens já", afirma Leonel Rossi Jr., diretor da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav). Segundo ele, a maior dificuldade é encontrar bilhetes para a Europa. Com o corte de vôos da Varig, a oferta de vôos para o continente caiu 25%. Por causa disso, as taxas de ocupação das aeronaves, que estavam em torno de 80%, subiram para perto da lotação.

Julho é, tradicionalmente, um mês de alta ocupação nos vôos. No entanto, segundo algumas agências de viagens, os vôos domésticos e internacionais estão cheios até o final de setembro, acima do que é normal para a época. "Está terrível", afirma Reifer Souza Jr., da Maringá Turismo, agência especializada em turismo de negócios. "Em 20 anos nesta agência, nunca vi um período como este", diz.

"O pior é que, além de escassas, as passagens estão caríssimas", conta Fernanda Fernanda Portugal Gouvêa, diretora da agência PrimeTour. "Passagens que custavam em média US$ 1,2 mil, estão sendo compradas por US$ 1,9 mil", afirma.

De acordo com Gol e TAM, as duas maiores companhias aéreas brasileiras, não houve aumento no preço médio das tarifas, mas a maior demanda reduz o número de tarifas com preços promocionais disponíveis para compra.

No primeiro semestre deste ano, o mercado de aviação comercial cresceu 21,5%, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Entre os motivos para o crescimento estão o dólar baixo, a estabilidade da economia e a facilidade de parcelamento das viagens.

Recentemente, Gol e TAM, anunciaram negociações com fabricantes de aeronaves para ampliar suas frotas além do que já estava previsto. Para completar, diversas companhias estrangeiras, como British Airways e Air France, vão criar novos vôos com destino ao Brasil para acomodar o maior fluxo de passageiros.

Na terça-feira, a Varig retomou vôos para seis destinos nacionais e nove internacionais, com freqüências reduzidas, depois de ter recebido ordem da Anac para que a malha fosse restituída.

"Os brasileiros são conhecidos por fazer tudo em cima da hora, mas precisam aprender a fazer as coisas com mais antecedência", diz Fernanda, da PrimeTour, como recomendação aos turistas de lazer. Já para quem viaja a negócios, a executiva recomenda mais flexibilidade em datas e horários, para que seja possível encontrar as melhores passagens.


O Globo
27/07/06
Agência assegura que Varig cumpre suas rotas

Erica Ribeiro, Martha Beck e Ronaldo D’Ercole

RIO, BRASÍLIA e SÃO PAULO. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a Varig fez os vôos da malha apresentada ao órgão e aprovada na terça-feira. Houve o deslocamento de uma aeronave para um vôo extra para Lima, o que levou ao cancelamento de um dos três vôos previstos para Buenos Aires ontem. Segundo a Anac, hoje os vôos para Buenos Aires estarão normalizados. A Varig também terá hoje um vôo de reforço para o Chile.

Ontem, nos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Curitiba e Porto Alegre, funcionários da Varig cruzaram os braços por causa do atraso nos salários e da falta de informações sobre demissões e pagamento de verbas rescisórias pela VarigLog, nova dona da Varig.

Segundo os sindicatos que representam aeronautas e aeroviários, as manifestações foram concentradas em São Paulo. Os funcionários cobraram do presidente da Varig, Marcelo Bottini, o pagamento. Este, segundo os sindicalistas, pediu 48 horas para dar uma resposta. Os empregados prometem interromper novamente as atividades se o pagamento não for feito.

Segundo a Anac, 40 passageiros com vôos cancelados em Paris estão gradativamente sendo realocados na TAM, de acordo com o número de assentos disponíveis. Os demais voltarão em aviões da Varig. Alguns passageiros de outros vôos também tiveram de ser realocados.

Para evitar mais transtornos, a Anac cobrou explicações da Justiça do Rio, que conduz o processo de recuperação da companhia antiga, e da Varig. Ficou acertado que a VarigLog fará um aporte amanhã para quitar pelo menos parte dos salários atrasados.

O secretário de Direito Econômico, Daniel Goldberg, já monitora os preços das passagens aéreas no país. A idéia é saber se as recentes altas de tarifas são um movimento natural, por causa da saída da Varig de várias rotas, ou se há abuso.

— Se os preços mais altos não forem apenas um reflexo temporário do mercado, então poderemos investigar e até instaurar processos administrativos — disse o secretário, acrescentando que isso deve demorar alguns meses.

Normalmente, o espaço de uma empresa que deixa de atuar é ocupado por novos concorrentes, o que reduz de novo os preços. Para Goldberg, é importante que a Anac facilite a entrada de empresas no mercado.

Ontem, a Varig enviou à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) informações sobre o leilão da companhia. No comunicado, ressaltou que as ações negociadas em bolsa permanecem na antiga Varig, que continua em recuperação judicial e com dívida de quase R$ 8 bilhões. Os negócios com ações da companhia, suspensos pela manhã, foram retomados no fim do dia.

Credores da Vasp aprovam plano de recuperação

Os credores da Vasp aprovaram ontem um plano para tentar recuperar judicialmente a empresa, a exemplo da Varig. A proposta, apresentada em assembléia pelo comitê interventor, prevê reunir ativos da Vasp em um fundo com cotas distribuídas entre os credores, além de propor um plano de longo prazo para pagar parte das dívidas de R$ 5 bilhões.

A Vasp, que deixou de voar em janeiro de 2005, deverá ser dividida em duas empresas, uma operacional e outra com ativos e dívidas.


Folha de São Paulo
27/07/06
Varig negocia pagamento de parte das rescisões trabalhistas

DA SUCURSAL DO RIO

A lista dos funcionários que ficarão na nova Varig já foi concluída pela administração da empresa. A Varig tenta agora negociar com os novos donos da companhia o pagamento de parte das rescisões trabalhistas. A nova Varig deve contratar cerca de 1.700 funcionários.
Atualmente, a companhia tem cerca de 10 mil empregados.

O fechamento de um acordo coletivo com os sindicatos que representam os funcionários é uma das condições para a eficácia da aprovação das alterações no plano de recuperação judicial da Varig. Pelo plano, os funcionários terão direito a debêntures (títulos de dívida) emitidos pela VarigLog, nova dona da Varig, no valor de R$ 50 milhões e conversíveis em ações.

As rescisões deverão ser pagas com créditos que a empresa tem de cobrança indevida de ICMS. Os funcionários foram informados de cortes de benefícios.

O plano de saúde será cobrado com boleto bancário. O vale-refeição e o cartão de supermercado serão suspensos.
Uma das indefinições é quem deve pagar os salários referentes aos dias desde o leilão da Varig. Segundo o advogado do Sindicato Nacional dos Aeroviários, Álvaro Quintão, "para os sindicatos, o entendimento é que a VarigLog é responsável".

Protesto

Ontem, funcionários da Varig em Guarulhos protestaram das 15h30 às 18h -sem decolagens previstas- pedindo a definição sobre quando serão pagos os salários em atraso e quem será contratado pela nova Varig. Segundo o Sindicato dos Aeroviários de Guarulhos, a empresa prometeu responder até amanhã. Senão, os funcionários ameaçam parar serviços.

A Anac confirmou que, além de Guarulhos, houve paralisações em Congonhas, em Curitiba e Porto Alegre.
(JL) Com ERNANE GUIMARÃES NETO , colaboração para a Folha


Folha de São Paulo
27/07/06
Após retomada, Varig cancela vôo para Buenos Aires

JANAINA LAGE DA SUCURSAL DO RIO

No primeiro dia do novo conjunto de rotas apresentado à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a Varig cancelou o trecho Rio-Buenos Aires em razão do atraso de um vôo extra para Lima e Santa Cruz de la Sierra. A mesma aeronave seria usada para fazer o trecho.
Após o ultimato da agência, a Varig definiu cinco destinos nacionais, além da ponte aérea Rio-SP -Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Salvador e Manaus- e dois internacionais -Buenos Aires e Frankfurt.
A Varig está recompondo a frota conforme negocia com as empresas de leasing. Ontem operou com nove aeronaves. Em um mês, deve anunciar o arrendamento de mais de 40.

Acionistas
Os acionistas minoritários da empresa temem que as ações percam o valor e estão dispostos a brigar por uma compensação financeira. Quem comprou ações da Varig tem agora papéis da "velha Varig", a fatia que permanece em recuperação judicial e carrega dívidas de R$ 7,9 bilhões.
Segundo o advogado Fabrício Scalzilli, representante dos investidores no conselho fiscal da Varig, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) deveria ter impedido que os papéis fossem negociados durante a recuperação judicial. De acordo com o ele, a Varig pode optar por ressarcir os acionistas ou por oferecer ações da nova empresa.


Zero Hora
27/07/06
Funcionários da Varig realizam paralisação

Apesar de alguns cancelamentos, Anac diz que companhia está cumprindo acerto para retomada de vôos

Painéis dos principais aeroportos do Rio e de São Paulo ontem registraram vôos cancelados para pelo menos dois destinos para os quais a Nova Varig se comprometeu a voar. Mesmo assim, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que a companhia está cumprindo à risca a planilha de retomada dos vôos.

Na última terça-feira, a companhia se comprometeu a voar para oito destinos. Mas em São Paulo, por exemplo, entre as dezenas de cancelamentos ontem estavam vôos para Fortaleza e Buenos Aires, na Argentina.

A Fundação Procon de São Paulo informou que a Nova Varig poderá, devido aos atrasos e cancelamentos de vôos, receber multas entre R$ 212,82 e R$ 3.192.300.

Ontem, funcionários da companhia realizaram protestos por causa da indefinição no rumo depois da venda à Varig Log. No aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, o atendimento no check-in foi suspenso das 16h às 18h.

- A gente não sabe para quem está trabalhando. Não recebo salário há dois meses - afirmou um funcionário que não quis se identificar.


Zero Hora
27/07/06
Endosso em Portugal


A situação dos passageiros da Varig que estavam impedidos de embarcar no aeroporto de Lisboa foi normalizada ontem, depois que a TAP voltou a endossar as passagens emitidas pela empresa.

A Varig deixou para os representantes do consulado brasileiro as explicações. Na porta da sua loja em Lisboa - fechada desde terça-feira - um papel afixado informa o número do call center da empresa e recomenda: "para as devidas explicações, contatar o Consulado do Brasil". Também informa o número do telefone da repartição.


O Estado de São Paulo
27/07/06
Funcionários vão deixando a Varig
Pelo menos 400 trabalhadores da companhia já saíram da empresa mesmo sem rescisão formal do contrato
Renata Stuani, Alberto Komatsu, RIO

Cerca de 400 trabalhadores da Varig largaram o emprego para trabalhar em outras empresas, mesmo sem homologar a demissão. A informação é ** ***********************, ****** ******. Segundo ela, são pessoas que estão sem salário há três meses e se cansaram dos problemas gerados pelos cancelamentos de vôos.

"Muita gente já saiu e há quase mil que ainda não estão para se aposentar. No total, a empresa tem 8.500 empregados na ativa", ***** **********.

Ela comentou que é difícil estimar quantos trabalhadores serão aproveitados pela VarigLog. Na semana passada, falava-se em cerca de 8 mil dispensas. Logo após o leilão de quinta-feira, os novos donos da Varig estipularam prazo de três dias para divulgar a lista de cortes, mas isso ainda não ocorreu.

Ontem, funcionários da Varig fizeram paralisação de algumas horas em protesto, segundo a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), mas isso "não chegou a prejudicar o atendimento dos usuários."

A Anac informou ainda que a Varig está realizando todos os vôos da nova malha, apresentada anteontem. Ontem, muitos passageiros ainda enfrentavam os transtornos causados pelo cancelamento dos vôos da malha antiga. Muitos passageiros enfrentaram longas filas para encontrar lugar nos vôos de outras companhias aéreas.

PARIS

Trinta e sete brasileiros continuam semi-acampados no aeroporto de Roissy - Charles De Gaulle, passageiros daVarig que foram surpreendidos pela crise da empresa em plena Europa e que com a suspensão de seus vôos estão sem condições de voltar aoBrasil. Inicialmente esperava-se esse congestionamento no final da Copado Mundo, mas como o Brasil foi desclassificado antes do final da competição, houve tempo suficiente para que outras companhias, Tam, Tap, Air France e Lufthansa pudessem absorver os numerosos passageiros.

A surpresa ocorreu um pouco mais tarde com a explosão da guerra do Líbano e o grande número de brasileiros de origem brasileira que deixam aquele país por todos os meios, além do fim das férias de julho no Brasil. Esse problema não está ocorrendo apenas em Paris, em Roissy-Charles De Gaulle, mas também nos aeroportos de Lisboa, Madri, Londres. Tudo indica que essa situação vai se agravar nos próximos dias, a medida que se aproxima o fim do mês, quando deverão se concentrar nesses aeroportos numerosos brasileiros que adquiriram bilhetes aéreos junto a Varig, mas que agora não podem voltar a suas casas.


O Estado de São Paulo
27/07/06

NOVA MALHA DE VÔOS

Porto Alegre- São Paulo (Guarulhos - GRU) - Porto Alegre

São Paulo (Guarulhos) - Manaus - São Paulo;

Fortaleza - São Paulo (Guarulhos)- Fortaleza;

São Paulo (Guarulhos) - Salvador - Recife - Salvador - São Paulo;

São Paulo (Guarulhos) - Porto Alegre - Manaus - Fortaleza - Salvador e Recife

Ponte Aérea - RJ-SP

INTERNACIONAL:

Frankfurt (vôo diário)

Londres (dias alternados, próximo vôo previsto para o dia 28/7)

Copenhague (extensão do vôo de Londres, apenas dias 28 e 30, para trazer brasileiros que estão na Europa),

Nova York e Miami (dias alternados, sendo hoje para NY).

Buenos Aires (dois vôos diários): Porto Alegre com escala em São Paulo e o RJ-Buenos Aires-SP.

Lima, Santiago e Caracas - vôos extras dependendo da necessidade de retorno de passageiros, até a retomada dos vôos regulares. Nesta madrugada chega um vôo de Lima; hoje será realizado o vôo de Santiago e amanhã, o vôo de Caracas.

Site da ABI
27/07/06
Funcionários da Varig realizam assembléia na ABI
José Reinaldo Marques


Aeronautas e aeroviários ligados ao Sindicato Nacional dos Aeroviários e ao Grupo Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) — que reúne a Associação dos Comissários da Varig (Acvar), a Associação dos Pilotos da Varig (Apivar) e a Associação dos Mecânicos da Varig (Amvar) — realizaram nesta quarta-feira, 26, na ABI, uma assembléia-geral extraordinária para debater seu futuro na empresa, que foi comprada em leilão pela VarigLog, na última quinta-feira, por US$ 24 milhões (R$ 52,3 milhões).

A assembléia teve o apoio da ABI, foi presidida por Elnio Borges (representante do ************ *********) e aconteceu no Auditório Oscar Guanabarino, no 9º andar do edifício-sede da instituição, no Centro do Rio. A Mesa que dirigiu os trabalhos teve também a participação de Reinaldo Filho (Presidente da Acvar), Pedro Porfírio (jornalista e ex-Vereador), do Deputado Babá (P-SOL) e dos advogados Jorge Lobo e Sebastião Mota.

Antes do início da reunião, Rodrigo Marocco, Presidente da Apivar, falou aos jornalistas:
— Nós, aeroviários e aeronautas, viemos participar desta assembléia, tendo em vista os procedimentos da compra da Varig através de um leilão, pela ameaça de desemprego que pode atingir cerca 8 mil funcionários. Viemos discutir também a nossa preocupação sobre de onde virão os recursos para pagar os salários atrasados e as obrigações trabalhistas e outras questões que não foram acatadas, como os critérios de demissões e contratações.

O Deputado Babá fez duras críticas ao governo, dizendo que este se omitiu na hora de achar uma solução que pudesse trazer benefícios aos trabalhadores:
— Ele poderia ter mudado essa situação concedendo um empréstimo à Varig, através do BNDES. Mas, ao invés disso, dificultou. Dizer que não poderia se comprometer na concessão do empréstimo para salvar a empresa é não ter coragem de enfrentar o grande capital.

De acordo com Elnio Borges, o novo ato da assembléia-geral extraordinária do Sindicato Nacional dos Aeronautas (inaugurada nos dias 11 e 15 de outubro de 2005) foi convocado por determinação do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, com a finalidade de definir a instituição de uma Comissão Especial de apoio ao sindicato:
— Ela foi criada para tornar aquela assembléia permanente e representar os interesses dos trabalhadores aeronautas nos assuntos relativos à recuperação das empresas Varig, Rio-Sul e Nordeste.

Para o comissário da Varig Cláudio Cardoso, o ponto crucial para os trabalhadores é a não contemplação das questões trabalhistas a que os funcionários têm direito:
— Continuamos com vínculo empregatício com a empresa, mas há quatro meses não recebemos salário. Esse nosso debate também é importante porque estamos abordando a sucessão, visto que a empresa tem agora um novo proprietário e queremos saber quem vai cumprir com as obrigações trabalhistas devidas aos funcionários.

Durante a assembléia foi feito um balanço das conseqüências jurídicas ocorridas nas áreas trabalhista, previdenciária e empresarial e uma exposição das perspectivas, inclusive políticas, em relação à crise que atingiu a companhia de aviação. No final, a avaliação política dos aeronautas foi de que os trabalhadores vão tomar todas as medidas judiciais necessárias para garantir seus direitos e que atos como o realizado hoje na ABI devem ser ampliados.


O Globo
26/07/2006 - 21h48m
Preços de passagens chegam a triplicar. Anac diz que Nova Varig está 'fazendo ajustes necessários'.
Globo Online, CBN


RIO - A crise da Varig espalhou uma onda de prejuízos não só para os passageiros da companhia, mas para todo mundo que tinha planejado viagens aéreas. Com o cancelamento de vôos - só nesta quarta-feira foram 47 dos 64 previstos para o exterior - a concorrência ficou sobrecarregada. O resultado? Uma viagem para Lisboa, por exemplo, sai por cerca de R$ 7 mil, quase o triplo do preço normal.

O agente de viagens Gilber Cruz e mais nove amigos tinham reservas para cinco dias de tango, boa mesa e clima europeu em Buenos Aires.

- Eram US$ 550 com a Varig e no momento em que o vôo foi cancelado, nós buscamos um novo fornecedor, essa tarifa subiu para US$ 1 mil - conta Cruz.

Com o aumento do preço, a saída foi pelo Nordeste. Em vez da vida noturna portenha, o sol das praias cearenses.

- Foi meio decepcionante, mas a gente tem que aceitar. Vamos deixar para outra oportunidade, quando melhorar isso aí - diz o corretor Luiz Sombra que também integra o grupo.

Depois de afirmar que a Varig estava cumprindo à risca as rotas programadas, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou a empresa está "fazendo os ajustes necessários" para cumprir os trechos com os quais se comprometeu.

Apesar de os principais aeroportos do Rio e de São Paulo mostrarem cancelamentos de vôos em seus painéis, o órgão regulador divulgou uma nota em que falava de apenas um vôo cancelado, a partir de Buenos Aires, em função do redirecionamento de uma aeronave para um vôo de reforço em Lima, no Peru.

Na terça-feira, a companhia garantiu que manteria os vôos para os seguintes destinos: Porto Alegre, Salvador, Recife, Manaus, Frankfurt, Buenos Aires e Fortaleza, além da ponte-aérea. Mas em São Paulo, por exemplo, entre as dezenas de cancelamentos pela manhã estavam vôos para Fortaleza e Buenos Aires.

A Anac também divulgou um boletim informando que funcionários dos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Curitiba (PA) e Porto Alegre (RS) cruzaram os braços para protestar contra atrasos salariais. Eles voltaram a trabalhar no início da noite, mas ameaçaram com novas paralisações em 48 horas caso não sejam atendidos.

- Meu pai está me dando dinheiro para eu conseguir vir - contava uma estagiária.

- Estou há um mês sem salário. Sei que vai ter demissão, então estou vindo, mas tenho colegas que estão faltando - contou uma funcionária do aeroporto internacional do Rio, cidade que não chegou a aderir às paralisações.

A Nova Varig deverá fazer um novo aporte na companhia nesta quinta-feira para tentar quitar ao menos parte dos salários atrasados.

A Nova Varig tem 30 dias para refazer sua malha de vôos, segundo prazo previsto no processo de recuperação judicial da empresa, disse a Anac.

Enquanto isso, os passageiros continuam passando por problemas, mas apenas três reclamações formais foram registradas nesta quarta-feira nas Seções de Aviação Civil da Anac.

O Procon de Guarulhos chegou a notificar a Varig para que preste esclarecimentos sobre vôos cancelados e libere uma lista com passageiros que deixaram de embarcar por falta de vôos congêneres.

Na terça-feira, a Fundação Procon de São Paulo já havia dito que a empresa poderia ser multada com quantias entre R$ 212,82 e R$ 3.192.300 por causa dos atrasos e cancelamento de vôos. A empresa, segundo fiscais do órgão, estaria infringindo o artigo 48 do Código de Defesa do Consumidor, que trata do descumprimento de contratos.

Os maiores problemas são enfrentados nos vôos que vêm do exterior e fazem escala em São Paulo. Uma peruana que voltava ao seu país natal vinda da África do Sul reclama estar há uma semana na capital paulista à espera de um vôo, tendo que arcar com despesas com hotel e alimentação.

Nesta quarta-feira, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) chegou asuspender as negociações com as ações da companhia, alegando que ela não havia esclarecido sua situação atual após o leilão ocorrido na última quinta-feira. Mas no final da tarde, a autarquiavoltou a liberar as transações com os papéis da companhia.

A empresa afirmou que está renegociando linhas de crédito para a recomposição de sua frota.

O prazo de 30 dias, durante o qual todos os vôos terão que ser normalizados, está valendo desde a última segunda-feira, quando foram depositados os US$ 75 milhões exigidos no processo de compra da companhia.


O Globo
26/07/2006 - 21h46m
Anac cobra da Justiça do Rio explicação sobre atraso salarial de funcionários da Varig
Geralda Doca - O Globo

BRASÍLIA - Para evitar maiores transtornos aos passageiros, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) cobrou explicações da Justiça do Rio sobre o atraso no pagamento de salários dos funcionários da Varig.

Nesta quarta-feira, houve paralisações nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas, Curitiba e Porto Alegre.

A VarigLog fará um aporte nesta quinta-feira para quitar pelo menos parte dos atrasados.


O Globo
26/07/2006 - 21h33m
Crise da Varig chega a triplicar tarifa de vôos internacionais
Jornal Nacional

RIO - A crise da Varig espalhou uma onda de prejuízos não só para os passageiros da companhia, mas para todo mundo que tinha planejado viagens aéreas, porque na hora de pagar pelas passagens, os preços ficaram maiores.

O cancelamento de vôos da empresa e a falta de aviões de carreira em número suficientes jogou por terra os sonhos de milhares de passageiros. Como a maior operadora brasileira de vôos internacionais praticamente permaneceu no chão, o que decolou foram os preços das passagens.

Só nesta quarta-feira, a Varig deveria ter despachado 64 vôos para o exterior. Cancelou 47. A concorrência, sobrecarregada, só oferece vagas com tarifas mais caras. Uma viagem para Lisboa, por exemplo, só por quase R$ 7 mil, quase o triplo do preço normal.

O agente de viagens Gilber Cruz e mais nove amigos tinham reservas para cinco dias de tango, boa mesa e clima europeu em Buenos Aires.

- Eram US$ 550 com a Varig e no momento em que o vôo foi cancelado, nós buscamos um novo fornecedor, essa tarifa subiu para US$ 1 mil - conta Cruz.

Com o aumento do preço, a saída foi pelo Nordeste. Em vez da vida noturna portenha, o sol das praias cearenses.

- Foi meio decepcionante, mas a gente tem que aceitar. Vamos deixar para outra oportunidade, quando melhorar isso aí - diz o corretor Luiz Sombra que também integra o grupo.


O Globo
26/07/2006 - 20h24m
Funcionários da Varig protestam contra atraso em salários e ameaçam com paralisações
Globo Online


RIO - A Ag ência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta quarta-feira que funcionários da Varig paralisaram suas atividades nos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) para protestar contra atrasos nos salários. Eles voltaram a trabalhar no fim da tarde, mas ameaçaram cruzar os braços novamente após um período de trégua de 48 horas.

A Anac informou, no entanto, que a paralisação não prejudicou o atendimento aos usuários. Foram registradas três reclamações formais contra a companhia aérea nesta quarta-feira feitas por passageiros junto às Seções de Aviação Civil da ANAC.

De acordo com o órgão regulador, houve pequenos transtornos em vôos domésticos, que já estão sendo resolvidos. Além disso, 40 passageiros com vôos cancelados em Paris estão sendo aos poucos relocados em vôos da TAM, conforme a disponibilidade de assentos. Os demais embarcarão em vôos da própria Varig.


InfoMoney
26/07 - 20:22h
Ações da Varig voltam a ser negociadas na Bovespa a partir de quinta-feira

SÃO PAULO - A CVM informou na noite de quarta-feira (26) que as ações da Varig voltarão a ser negociadas na Bovespa a partir de quinta-feira.

Segundo a Comissão, o comunicado enviado pela empresa ao mercado foi suficiente para esclarecer dúvidas pendentes.

Logo no início do pregão da quarta-feira, foram suspensas as operações com papéis da companhia aérea. Para tanto, a CVM argumentou que alguns pontos da alienação da unidade operacional da Varig exigiam explicações mais detalhadas. Explicações essas que não haviam sido enviadas no prazo estipulado: antes da abertura do pregão de 26 de julho.

Esclarecimentos No comunicado endereçado ao mercado, a Varig explicou que a venda de ativos à VarigLog refere-se simplesmente à alienação de uma 'unidade produtiva isolada'.

Ou seja, a chamada 'velha Varig' continuará operando com fontes de receita a partir de operações na Região Nordeste, de aluguéis de imóveis e fretamento de aeronaves, entre outras.

Em complemento, a companhia aérea afirmou que por ora não existem quaisquer planos de alteração nas posições acionárias.


Agência Brasil
26/06 - 20:22h
Sindicato decide entrar com ações na Justiça do Trabalho contra a Varig

O  Xxxxxxxx Xxxxxxxx Xxxxxxxx decidiu hoje (26), em assembléia no Rio de Janeiro, entrar com ações coletivas na Justiça do Trabalho contra a Varig.

Segundo o diretor do sindicato, Elnio Borges, será exigido o pagamento dos salários atrasados aos mais de 9.500 funcionários da empresa, que foi vendida recentemente a sua ex-subsidiária VarigLog.

“É preciso que o novo controlador da Varig assuma suas responsabilidades imediatamente e faça o pagamento dos salários. Os trabalhadores já estão sem salário há quatro meses”, disse Borges.

Segundo ele, a VarigLog pretende demitir algo em torno de oito mil funcionários. Caso isso seja concretizado, novas ações serão entregues à Justiça para que as indenizações sejam pagas aos trabalhadores.

Na quinta-feira, dia 3 de agosto, será realizada uma nova assembléia, desta vez para discutir as ações individuais. Segundo Borges, cada funcionário tem uma demanda específica que precisará ser analisada pelo sindicato.


Folha Online
26/07/2006 - 19h12
Anac diz que Varig cumpre programação de vôos


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou nesta quarta-feira que a Varig tem cumprido toda a sua programação de vôos do dia, anunciada ontem.

Além da ponte aérea, a companhia aérea havia informado que, a partir de hoje, retomaria vôos diários partindo do Rio de Janeiro e de São Paulo para Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus. Quanto aos destinos internacionais, estão mantidos os vôos diários para Frankfurt e Buenos Aires.

De acordo com a Varig e a Anac, a empresa terá um plano de emergência até a próxima segunda-feira (31), operando com vôos extras para Miami, Nova York, Londres, Copenhague, Lima, Santiago do Chile e Caracas.

A Infraero, empresa que administra os aeroportos, disponibiliza em seu site a situação de cada vôo da Varig e de outras companhias aéreas.

Paris

Em Paris, no aeroporto internacional Charles de Gaulle, um grupo de 22 passageiros da Varig estariam enfrentando problemas, segundo a Anac. Eles teriam mandado um e-mail para agência relatando que famílias com crianças estão sem alimentação e sem bagagem. A Varig disse que vai pagar hospedagem para eles e que pretende providenciar o seu retorno o mais rápido possível.

Consumidor

A Anac orienta os passageiros que tiveram vôos cancelados a buscar seus direitos. Segundo a agência, o presidente da empresa, Marcelo Bottini, garantiu que os passageiros em trânsito receberão acomodação em empresas concorrentes --desde que haja lugares disponíveis nos aviões.

Além disso, ele informou que a Varig é obrigada a oferecer refeições em caso de espera acima de quatro horas e disponibilizar acomodação em hotel, caso não haja vôo no mesmo dia.

Já os passageiros que ainda não iniciaram viagem (na origem) deverão ser avisados por call center da Varig sobre o cancelamento dos vôos. Segundo Bottini, esses passageiros serão acomodados futuramente conforme disponibilidade em classe de reserva especial em vôos regularmente operados pela Varig.

A Anac informa ainda aos consumidores que no caso de vouchers da Varig não recebidos por empresas de alimentação e de hotelaria, os passageiros devem pagar suas despesas e guardar as notas e recibos de embarque, para reclamar da Varig posterior ressarcimento.


O Globo
26/07/2006 - 18h55m
Procon notifica a Varig para que preste esclarecimentos sobre vôos
Diário de São Paulo

SÃO PAULO - O Procon/Guarulhos notificou a Varig para que preste esclarecimentos em 48 horas sobre cancelamentos de vôos e encaminhe lista de passageiros que embarcaram e que não conseguiram lugar em nenhum vôo.

Também foram notificadas as empresas TAM e Gol, para que apresentem os nomes dos clientes da Varig que embarcaram em seus vôos e dos que ficaram de fora.

A fiscalização realizada pelo Procon no Aeroporto Internacional de Guarulhos constatou que a empresa que assumiu a Varig havia cancelado todos os vôos e elaborado nove rotas diárias nacionais e internacionais, além de duas rotas em dias alternados.

De acordo com o coordenador do Procon/Guarulhos, Leonardo Freire Pereira, o não embarque do consumidor infringe o Código de Defesa do Consumidor por descumprimento de contrato.

Já a gerente de divisão da Varig, Iara Mandarano, informou que a empresa está disponibilizando vôos para resgatar os consumidores que estão no exterior. Ela acrescentou que nesta quinta-feira (27) e no sábado (29), haverá vôos da empresa saindo de Londres/Copenhagem, Viro-Viro (Peru)/Lima, Santiago e Caracas para desembarque em Cumbica, Guarulhos.

A orientação dada pela entidade é que o passageiro tente embarcar num vôo da companhia contratada. Caso não consiga, deve tentar o encaixe por outra empresa e, se mesmo assim não tiver sucesso, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.


Agencia Estado
26/07/2006 - 17:39h
Varig já perdeu 400 funcionários para outras empresa

A presidente do xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx, afirmou hoje que aproximadamente 400 funcionários da Varig já saíram do emprego e estão trabalhando em outras empresas, embora não tenham acertado sua demissão. Segundo ela, são pessoas que estão sem receber salário regularmente há três meses e simplesmente se cansaram dos problemas gerados pelos cancelamentos de vôos, por isso decidiram sair. "Muita gente já saiu e existem quase mil que estão para se aposentar. No total, a empresa tem 8.500 empregados na ativa", disse Xxxxxxxx. De acordo com ela, é difícil dizer quantos serão aproveitados pelos administradores da VarigLog, novos donos da Varig.

A sindicalista avalia que a Varig está operando hoje com oito aviões e os demais estão parados, à espera de manutenção. A intenção manifestada pela VarigLog era manter inicialmente 13 aviões. "Os novos administradores estão em contato com as empresas de leasing. Não acredito que um investidor compre uma empresa desse porte para operar apenas com 13 aeronaves. Eles devem ficar com mais do que isso", opinou. Xxxxxxxx participou hoje da assembléia de credores da Vasp, que aprovou o plano de recuperação da empresa com apoio maciço dos trabalhadores. "Esta fase terminou de forma satisfatória para a Vasp. Agora, o desafio é buscar investidores. Acreditamos que haverá interessados", disse a sindicalista.


Agência Estado
26/07 - 17:26h
VarigLog poderá responder por dívida trabalhista da Varig

O presidente da Associação de Pilotos da Varig (Apvar), Rodrigo Marocco, informou hoje que a entidade Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) estuda entrar com uma ação na Justiça para que a VarigLog seja responsável pelo pagamento das dívidas trabalhistas, que ele estimou em cerca de R$ 400 milhões. De acordo com Marocco, ainda não se sabe se a ação será movida na Justiça do Trabalho ou na 8ª Vara Empresarial, onde corria a recuperação judicial da Varig.

A companhia aérea foi arrematada em leilão pela VarigLog no último dia 20, por US$ 505 milhões. Pelo plano de reestruturação da empresa, as dívidas trabalhistas foram herdadas pela chamada Varig Antiga, que ficou com todo o passivo do Grupo Varig, de R$ 7,9 bilhões.

 

Estadão
26 de julho de 2006 - 16:50
Pilotos querem que dívida trabalhista passe para Variglog
A Associação de Pilotos da Varig estimou o débito em R$ 400 milhões. De acordo com o definido em leilão, todas as dívidas passariam para a Varig Antiga
Alberto Komatsu


RIO - O presidente da Associação de Pilotos da Varig (Apvar), Rodrigo Marocco, informou nesta quarta-feira que o Trabalhadores do Grupo Varig (TGV) estuda entrar com uma ação na Justiça para que a VarigLog seja responsável pelo pagamento das dívidas trabalhistas, que ele estimou em cerca de R$ 400 milhões.

De acordo com Marocco, ainda não se sabe se a ação será movida na Justiça do Trabalho ou na 8ª Vara Empresarial do Rio, onde corria a recuperação judicial da Varig.

A companhia aérea foi arremata em leilão pela VarigLog no último dia 20 por US$ 505 milhões. Pelo plano de reestruturação da empresa, as dívidas trabalhistas foram herdadas pela chamada Varig Antiga, que ficou com todo o passivo do Grupo Varig, de R$ 7,9 bilhões.


O Globo
26/07/2006 - 16h33m
Varig comunica à Bovespa que venda em leilão não altera posição de ações
Erica Ribeiro - O Globo


RIO - A Varig encaminhou nesta quarta-feira comunicado à Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) e à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) com explicações sobre a venda da marca Varig e ativos operacionais em leilão realizado no último dia 20. No comunicado, a empresa informa ainda que a venda em leilão não altera as posições acionárias atuais, ou seja, as ações de minoritários da Varig continuam na antiga empresa, que permanece em recuperação judicial e com dívida de quase R$ 8 bilhões. Nesta manhã a CVM suspendeu negócios com ações da Varig porque a empresa não tinha enviado fato relevante a respeito do leilão.


Agência EFE
26/07 - 16:25h
Varig mantém funcionamento reduzido dentro e fora do Brasil


A Varig anunciou hoje que voltará a operar, de forma gradual, vários vôos diários que tinha deixado de realizar na última semana, mas advertiu que manterá suas operações em nível reduzido até que sejam emitidos novos avisos.

A empresa disse, em comunicado, que manterá seus vôos diários para Buenos Aires e Frankfurt e que seguirá reduzida a freqüência de seus vôos para Miami, Nova York, Caracas e outros destinos da América do Sul e do continente europeu.

A partir de hoje retomará seus vôos diários com embarques em São Paulo e Rio de Janeiro rumo a Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus. No entanto, a Varig dispõe de apenas oito aviões, quando na semana passada tinha 13 e há três meses 59.

"Reconhecemos o incômodo pelo que passaram os passageiros, mas todos podem ter certeza de que estamos trabalhando firme e com rapidez para solucionar problemas, recompor a rede e normalizar serviços", prometeu o presidente da companhia, Marcelo Bottini.

A crise da Varig, que há três meses dominava 70% dos vôos internacionais saindo do Brasil provocou uma forte alta de preços de passagens aéreas no mercado nacional em plena época de férias.

A companhia foi arrematada na semana passada em um leilão público por US$ 24 milhões e incorporada à VarigLog, hoje controlada por investidores brasileiros e americanos. Pouco depois da compra, a VarigLog anunciou que a Varig paralisaria seus vôos até novo aviso, com exceção da rentável "ponte aérea" entre Rio e São Paulo.

No entanto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a forçou a reverter essa medida e a redefinir as linhas que pode atender neste período de emergência. O órgão regulador também ameaçou tirar dos novos donos da Varig as rotas especificadas se em 30 dias a companhia não retomasse todos os seus destinos.

Na Bolsa de Valores de São Paulo foi suspensa hoje a cotação das ações da Varig por ordem da Comissão Nacional de Valores Mobiliários, sob a alegação de que a companhia "não apresentou informações solicitadas que pudessem aclarar qual é a situação da empresa depois do arremate judicial".


Agência Estado
15:45 26/07, atualizada às 15:58 26/07
Anac confirma realização de vôos da nova malha da Varig


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou hoje que a Varig está realizando todos os vôos da nova malha que apresentou ontem, em conjunto com a agência. Por meio de comunicado, a Anac disse que está monitorando possíveis problemas que possam ocorrer em aeroportos onde a Varig não está operando.

Até às 13h30, a Anac constatou problemas em Paris. Na nota, a agência lembra que a Varig informou que serão pagas hospedagem e alimentação para os passageiros que estão no aeroporto Charles de Gaulle, na capital francesa, e que pretende providenciar o retorno dessas pessoas "o mais breve possível".

De manhã, a Varig informou que a nova malha prevê vôos principalmente a partir de São Paulo. Do Rio, apenas a ponte aérea e um vôo entre Galeão e Cumbica.

Para hoje, foram programados 10 vôos: Rio-São Paulo (Galeão-Guarulhos), São Paulo-Salvador-Recife, São Paulo-Rio (Guarulhos-Galeão), São Paulo-Porto Alegre, São Paulo-Porto-Alegre (a partir de Guarulhos), São Paulo-Manaus, São Paulo-Fortaleza, Rio-Buenos Aires, São Paulo-Nova York e São Paulo-Frankfurt.

 

Agência Estado
14:03 26/07
Credores da Vasp aprovam plano de recuperação

Os credores da Vasp aprovaram esta tarde o plano de recuperação judicial da companhia aérea, durante assembléia na sede da empresa, em São Paulo, com a presença de cerca de 250 pessoas. O plano foi aprovado com modificações propostas pelas três classes de credores: trabalhistas, com garantia e quirografários (sem garantia).

Os interventores judiciais da Vasp, liderados por Raul Medeiros, apresentaram uma nova proposta para os credores da companhia aérea que não quiserem aderir ao Fundo de Investimentos e Participações (FIP). De acordo com a idéia inicial do plano de recuperação judicial da Vasp, os credores poderão trocar dívidas por cotas desse fundo, que terá no seu patrimônio imóveis e eventuais créditos obtidos na Justiça.

A nova proposta prevê um desconto de 65% no pagamento das dívidas com os credores que ficarem de fora do FIP, a ser amortizado em 15 anos - com cinco anos de carência, a contar a partir da data de reinício das operações da Vasp (que ainda não tem prazo para ocorrer). A partir daí seriam mais 10 anos em pagamentos semestrais, com correção pelo INPC mais 2,5% de juros ao ano.

Com a aprovação do plano na assembléia, os credores têm agora 30 dias para manifestar sua adesão à proposta do FIP ou à opção de pagamento com desconto.

O interventor da Vasp, Raul Medeiros, afirmou que a empresa pretende voltar a voar com 12 aeronaves em leasing. Os aviões antigos da Vasp serão vendidos. A Vasp paralisou suas operações em janeiro de 2005 e está sob intervenção judicial desde março de 2005.

 


BBC
13:24 26/07
Crise da Varig deixa brasileiros parados em Lisboa

A crise da Varig fez com que cerca de 30 passageiros, a maioria brasileiros, ficassem sem embarcar no aeroporto de Lisboa na segunda e na terça-feira.

Eles deveriam embarcar em aviões da portuguesa TAP que funcionam em parceria com a empresa brasileira, mas não o puderam fazer por haver problemas nas passagens."Estou há dois dias no aeroporto de Lisboa e acabei de gastar meus dois últimos euros", afirmou o estudante Oarine Martins Camargo, de São Paulo.


O Globo
26/07/2006 - 11h03m

CVM determina suspensão dos negócios com ações da Varig
Reuters

SÃO PAULO - A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) determinou nesta quarta-feira a suspensão dos negócios com as ações da Varig, alegando que a empresa ainda não apresentou sua situação atual após o leilão ocorrido na última quinta-feira.

A Volo do Brasil, controladora da VarigLog, comprou as operações da Varig no segundo leilão de venda da empresa, realizado no dia 20 de julho.

A Volo ofereceu R$ 52,4 milhões (US$ 24 milhões) pelos ativos da ex-controladora da VarigLog, que já foram quitados nas últimas semanas com depósitos feitos à companhia aérea para mantê-la funcionando.


Folha Online
26/07/2006 - 10h34
Varig cumpre parte dos vôos; Rio tem cancelamentos
CLARICE SPITZ da Folha Online, no Rio de Janeiro

A Varig cumpre parte dos vôos previstos para hoje. Nesta manhã, a companhia mantém confirmados os vôos que tinha anunciado com saída de São Paulo (Cumbica) e Congonhas para Manaus, Fortaleza, Salvador, Recife e Porto Alegre, além da ponte aérea e vôos para Frankfurt e Lima.

Há cancelamentos, porém, em vôos que partem do Rio de Janeiro. De acordo com a Infraero, empresa que administra os aeroportos, apenas um vôo da companhia partiu do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro na manhã desta quarta-feira com destino a São Paulo. Um vôo para Buenos Aires e outro para São Paulo estavam previstos.

Segundo a Varig e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a empresa manterá ainda um plano de emergência até a próxima segunda-feira (31), o que significa que a empresa vai operar com vôos extras para Miami, Nova York, Londres, Copenhague, Lima, Santiago do Chile e Caracas.

Para quem tem passagem da Varig, a Infraero, empresa que administra os aeroportos, disponibiliza em seu site a situação de cada vôo da companhia aérea. Clique aqui e selecione o aeroporto da decolagem para saber sua situação neste momento.

Consumidor

A Anac orienta os passageiros que tiveram vôos cancelados a buscar seus direitos junto à companhia. Segundo a agência, o presidente da empresa, Marcelo Bottini, garantiu que os passageiros em trânsito receberão acomodação em empresas concorrentes --desde que haja lugares disponíveis nos aviões.

Além disso, ele informou que a Varig é obrigada a oferecer refeições em caso de espera acima de quatro horas e disponibilizar acomodação em hotel, caso não haja vôo no mesmo dia.

Já os passageiros que ainda não iniciaram viagem (na origem) deverão ser avisados por call center da Varig sobre o cancelamento dos vôos. Segundo Bottini, esses passageiros serão acomodados futuramente conforme disponibilidade em classe de reserva especial em vôos regularmente operados pela Varig.

"Caso não exista vôo regular operado pela Varig, os bilhetes existentes serão aproveitados, conforme política a ser definida brevemente", diz a nota.

A Anac informa ainda aos consumidores que no caso de vouchers da Varig não recebidos por empresas de alimentação e de hotelaria, os passageiros devem pagar suas despesas e guardar as notas e recibos de embarque, para posterior ressarcimento junto à Varig.


Folha Online
26/07/2006 - 09h42
Varig promete retomar rotas nesta quarta-feira
CLARICE SPITZ da Folha Online, no Rio de Janeiro

A Varig anunciou ontem que retomaria a partir desta quarta-feira vôos diários partindo do Rio de Janeiro e de São Paulo para Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e Manaus. Além desses, estão mantidos os vôos da ponte aérea.

Nos destinos fora do país, a empresa informa que estão mantidos os vôos diários para Frankfurt e Buenos Aires.

Segundo a Varig e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a empresa manterá um plano de emergência até a próxima segunda-feira (31), o que significa que a empresa vai operar com vôos extras para Miami, Nova York, Londres, Copenhague, Lima, Santiago do Chile e Caracas.

A Anac informou que foram registrados problemas com passageiros da Varig ontem dentro e fora do país.

O presidente da companhia, Marcelo Bottini, pediu desculpas em nota pelos transtornos aos passageiros que tiveram vôos cancelados e garantiu o endosso de passagens junto a outras empresas.

"Nós reconhecemos o desconforto que os passageiros da Varig passaram, mas todos podem ter certeza que estamos trabalhando firme e com rapidez para solucionar os problemas, recompor a malha e normalizar os serviços", disse.

Marco Antonio Audi, conselheiro da VarigLog, disse que mantém negociações com empresas de leasing para aumentar a frota.

Para quem tem passagem da Varig, a Infraero, empresa que administra os aeroportos, disponibiliza em seu site a situação de cada vôo da companhia aérea. Clique aqui e selecione o aeroporto da decolagem para saber sua situação neste momento.


Folha Online
26/07/2006 - 04h11

Redução das operações internacionais da Varig beneficia concorrentes estrangeiras

A suspensão da maioria dos vôos da Varig para o exterior trouxe benefícios para as empresas estrangeiras. De acordo com o consultor de aviação Paulo Sampaio, o passageiro está sendo "quase obrigado" a utilizar os serviços de outras companhias aéreas.

Em alguns destinos da América do Sul, a falta de opções de outras companhias nacionais é mais evidente. Empresas como a Taca, que faz a manutenção dos aviões da Gol, estão aproveitando a brecha para atrair novos clientes.

A Varig era a única empresa a ligar São Paulo a capital venezuela, Caracas. Com a suspensão dos vôos, o consumidor pode viajar pela Taca, companhia de aviação da América Central, com um vôo de São Paulo a Lima e conexões para Bogotá, Caracas e também a outros destinos na América Central. O custo da passagem fica em torno de US$ 1.700 (R$ 3.740).
Segundo Sampaio, o trecho São Paulo-Bogotá passou a ser operado somente pela Avianca, do empresário German Efromovich. No Peru, a Taca e a Lan Chile fazem vôos para Lima.

As companhias nacionais também estão aproveitando o período de férias e a escassez de vôos. De acordo com o consultor, a Gol ganhou espaço nos vôos para Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) e Assunção (Paraguai). Em Santiago, as principais beneficiadas são a Lan Chile e a TAM. Em Montevidéu (Uruguai), Pluna e Gol estão assumindo os vôos. O destino que tem maior procura --e falta de assentos-- é Buenos Aires, com oferta de vôos de TAM, Gol e Aerolíneas Argentinas.

Fora da América Latina, na opinião de Sampaio, as principais beneficiadas são Alitalia, Iberia, TAP, Air France, British Airways e Lufthansa. Elas assumiram passageiros nas rotas mais rentáveis da Varig, como Milão, Frankfurt (que teve redução no número de vôos), Paris e Londres. "Acabaram os preços promocionais e os vôos estão lotados para esses destinos", disse o consultor.