:::::RIO DE JANEIRO - 26 DE DEZEMBRO DE 2006 :::::

 

O Globo
26/12/2006

 

 

O Globo
26/12/2006

Cartas dos Leitores

 

 

O Globo
26/12/2006
Ancelmo Góis

 

 

O Dia Online
24/12/2006 22:29h
Em gravação, pilotos e controladores discutem após quase colisão


Rio - Uma gravação obtida pelo Fantástico mostra uma discussão entre pilotos de um avião da Varig e controladores de vôo, depois de um incidente de quase colisão ocorrido na última quarta-feira no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O Boeing da Varig e um Bandeirante da Força Aérea Brasileira (FAB) estavam pousando ao mesmo tempo, na mesma pista. O piloto da Varig entra em contato com a torre: "controle do Rio, Varig 2435. Na aproximação para o Rio de Janeiro, quase colisão com a aeronave do GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Vôo, da FAB)".

Depois deste contato, começa uma discussão entre pilotos e controladores, mas, em seguida, os pilotos acabam a conversa. "A fonia não é o lugar para discutirmos isso". O outro piloto acrescenta: "amigo, um minuto que nós estamos arremetendo e depois a gente discute, tá?". Quando falou em arremeter, o piloto se referia à manobra que teve de fazer quando já havia iniciado a aproximação para pousar e interrompeu o procedimento com uma guinada na aeronave.

Na gravação, os controlaores dão a entender que a quase colisão possa ter ocorrido por causa da inexperiência de um colega. "O rapaz parece estar perdido. Ele fica dizendo que não sabe o que fez. Extra-oficial foi feito tudo que podia ser feito para que isto não aconteça de novo", diz um controlador.

O Ministério da Aeronáutica informou neste domingo que está reunindo todas as informações sobre o incidente e não há um prazo para concluir as investigações.

Em nota enviada ao Fantástico, a Varig afirma que o procedimento adotado pelo comandante do avião estava dentro dos padrões de segurança.

 

 

Jornal de Turismo
22/12/2006
´Ícaro´ de volta aos vôos da Varig

O passageiro Varig agora pode "passar o tempo" de maneira mais aprazível em suas viagens. É que a revista Ícaro, tradicional publicação de bordo da empresa, voltou a circular em vôos domésticos e internacionais.

A tiragem de 73 mil exemplares atende à demanda dos clientes e da própria companhia aérea, que agora pretende recuperar a sua fatia de mercado - que hoje é de 5% no cenário nacional - via mercado editorial.

O conteúdo da "Ícaro" se refere sempre a turismo, variedades, comportamento e cultura. Além da seção Mundo Varig, onde os passageiros poderão conhecer um pouco das novidades da empresa, aproveitando todas as promoções e vantagens varignianas.