:::::RIO DE JANEIRO - 24 DE DEZEMBRO DE 2006 :::::

 

O Estado de São Paulo
24/12/2006
TAM pede ajuda a rivais e cancela vendas até 2ª

Apoio veio de Varig, BRA, Ocean e Rico; quem seguiu pela FAB receberá o dinheiro de volta
Bruno Tavares, Mônica Nóbrega, Tânia Monteiro, Leonardo Goy, Kelly Lima e Mônica Ciarelli

Para tentar amenizar a espera dos passageiros nos aeroportos, a TAM decidiu pedir o auxílio das demais companhias aéreas. Desde a madrugada de ontem, seis aviões da BRA decolaram de Cumbica (SP) e do Galeão (RJ) levando, ao todo, cerca de 1.800 passageiros para o Nordeste. A Varig também socorreu a concorrente, fazendo vôos entre Congonhas e Fortaleza e no trecho Guarulhos-Salvador-Fortaleza.

Em nota, a companhia informou que atendeu a um pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e já havia transportado 2 mil passageiros da TAM desde sexta-feira. O curioso é que os vôos de apoio contemplam também destinos que não estão sendo mais operados pela Varig, como Goiânia, Uberlândia, Natal e João Pessoa. A Ocean Air também colocou uma de suas aeronaves para operar em Congonhas. Em Brasília, a Rico Linhas Aéreas cedeu aviões para atender os vôos com destino a Maceió.

No fim da tarde, a TAM anunciou a extensão da suspensão de vendas de bilhetes até segunda-feira. Na sexta-feira, no auge da crise, a Anac solicitou à direção da empresa que interrompesse a comercialização pelo menos até hoje. Mas, como a situação se agravou ainda mais ontem, a companhia decidiu prorrogar a medida.

Embora desta vez tenha ocorrido uma transferência de passageiros acima do normal, esse intercâmbio é prática comum entre as empresas. Para acelerar o procedimento, o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) possui uma câmara de compensação, onde se faz o controle financeiro de cada um dos endossos.

O diretor de Relações Institucionais da TAM, Paulo Castello Branco, disse que a empresa não praticou overbooking (venda de passagens acima do número de assentos disponíveis). Ontem, a Anac declarou que, na próxima semana, vai fiscalizar os sistemas de reserva de todas as companhias.

Castello Branco atribuiu os problemas enfrentados pela companhia nos últimos dias a uma “conjunção de fatores”, destacando o fato de seis aviões terem sido retirados de operação nesta semana para manutenção corretiva, não programada pela empresa. À noite, a TAM divulgou comunicado em que reitera os motivos que levaram à crise. Pela primeira vez desde a série de atrasos, atribuiu parte da culpa ao sistema de controle do espaço aéreo, o que foi prontamente rebatido por oficiais da Aeronáutica. “Está tudo normal com o controle de tráfego aéreo. Os atrasos são culpa de dificuldades de logística da TAM”, afirmou um militar da FAB.

O diretor da companhia ressaltou que o atraso médio já havia diminuído de quatro para duas horas e assegurou que “no decorrer do dia de amanhã (hoje), os problemas estarão solucionados”. Ontem, os 95 aviões da companhia estavam operando em rotas nacionais, inclusive os seis que apresentaram falhas. Castello Branco declarou que os passageiros que voaram em aviões da FAB, em vez de embarcar nas aeronaves da TAM, serão ressarcidos, recebendo o valor da passagem de volta. Os que viajaram em outras companhias, porém, não serão reembolsados, pois voaram em “empresas congêneres”.

 

 

O Globo
24/12/2006
Ancelmo Góis

 

 

Folha Online
23/12/2006 - 19:22h
Varig transporta passageiros da TAM a pedido da Anac

A Varig colocou aviões e tripulação à disposição da TAM para transportar passageiros que não conseguiram embarcar. O pedido foi feito pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Nesta madrugada, a Varig fez dois vôos especiais levando mais de 700 passageiros TAM para Fortaleza (CE).

Um dos vôos saiu de Congonhas (zona sul de São Paulo) e seguiu para Fortaleza. O outro partiu de Guarulhos (Grande São Paulo) para Fortaleza, com escala em Salvador.

Para este sábado estão previstos mais quatro vôos da Varig com passageiros TAM.

Dois vão partir de Congonhas com destino a Curitiba (PR) e outro para Uberlândia (MG). Os outros partem de Guarulhos. Um para Goiânia (GO), com escala em Brasília e o segundo para João Pessoa (PB) com escala em Brasília.

A Varig informou que a medida não traz nenhum prejuízo às operações regulares da companhia, que continuam normais.

 

 

Estadão
23 de dezembro de 2006 - 19:22h
Rio: vôos atrasados e previstos para hoje devem decolar
Informação é do representante do comitê de crise criado pela Infraero e Anac
Kelly Lima

RIO - Todos os vôos atrasados e previstos para ainda este sábado devem decolar, afirmou no início da noite deste sábado o coronel Seixas, representante do comitê de crise criado pela Infraero e Anac, para administrar os atrasos da TAM no Aeroporto Tom Jobim.

O coronel informou que os aviões disponibilizados pela FAB para o transporte de passageiros conseguiram eliminar o gargalo provocado com a retirada de seis aeronaves da frota da TAM no início da semana. "Acabou sendo um efeito cascata que agora está se solucionando", disse.

Segundo ele, existem pelo menos 15 vôos da TAM com atrasos de até três horas em média, neste sábado. A ajuda da FAB consistiu em pelo menos quatro aeronaves que decolaram na noite de sexta de Brasília rumo ao Rio e partiram neste sábado do Rio para Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Fortaleza.

A Varig, que meses atrás teve sua própria crise e seus passageiros acolhidos pelas concorrentes, entre elas a TAM, informou há pouco por meio de nota divulgada à imprensa que está transportando em vôos extras desde sexta mais de dois mil passageiros da TAM.

"Atendendo a um pedido da Anac, a companhia vem realizando as operações e disponibilizando suas aeronaves e tripulantes para amenizar os transtornos nos aeroportos", informou a nota.

Os vôos da Varig realizados em apoio à TAM contemplam, inclusive, destinos que não estão sendo operados normalmente pela companhia no momento, tais como: Goiânia, Uberlândia, Natal e João Pessoa.

 

 

O Dia Online
23/12/2006 16:42h
Varig assume rotas da TAM

Brasília- A companhia aérea Varig, atendendo a um pedido da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), disponibilizou, durante a madrugada, aeronaves e tripulação para auxiliar no transporte dos passageiros da TAM. Novos vôos estão previstos pela companhia para neste sábado.

Durante a madrugada, a Varig levou passageiros da TAM de São Paulo para Fortaleza e Salvador. Neste sábado, a empresa ainda fará rotas de Congonhas para Curitiba, Uberlândia, Brasília, Goiânia, Natal e João Pessoa, de acordo com a Globonews.