::::: RIO DE JANEIRO - 24 DE OUTUBRO DE 2007 :::::

 

O Estado de São Paulo
24/10/2007
Estrela da Varig muda de cor
Nova controladora da Varig, Gol faz mudanças no símbolo da empresa
Alberto Komatsu

A estrela que há 80 anos é o símbolo da Varig trocou de cor. O amarelo quase dourado cedeu lugar ao laranja de sua nova sua controladora, a Gol, que em março pagou US$ 320 milhões pela empresa. A tipografia da marca foi modernizada. Continua azul e ganhou uma pequena bandeira do Brasil no canto superior direito.

Não só a fuselagem dos aviões mudou, mas também os trajes da tripulação. A camisa azul clara no lugar da branca e pequenos detalhes cor de laranja nos uniformes, como em gravatas e lenços, marcam o novo vestuário dos funcionários - que passarão dos atuais 2.522 para 4.166 em 2008. As mudanças foram apresentadas ontem à tarde, no Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio.

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Junior, evitou revelar o investimento na nova 'cara' da Varig. Ele também descartou a possibilidade de abrir o capital da Varig.

Questionado se a Gol estaria encontrando dificuldades na expansão internacional da Varig, como multas em aeroportos internacionais da Varig antiga, que permanece em recuperação judicial, o presidente da Gol negou. Ele disse também não existir dificuldade com empresas de arrendamento de aviões (leasing) por causa de débitos pendentes com a Varig antiga.

O empresário garantiu ainda que a Varig não terá problemas em retomar vôos internacionais, cujas licenças de pouso e decolagem (slots) vencem em novembro. Até o final deste ano, o plano da Varig é retomar vôos para Cidade do México (5 de novembro), Santiago (21 de novembro), Montevidéu (27 de novembro) e Madri (11 de dezembro). A Varig também tem planos de fazer um vôo diário na alta temporada entre Buenos Aires e Cabo Frio (RJ).

A nova pintura dos aviões - que faz lembrar o padrão da extinta Transbrasil - também foi apresentada ontem. Na fuselagem do Boeing 737-800, que será usado em rotas nacionais e na América do Sul, predomina o branco (como antes), incluindo as turbinas, que eram pintadas de azul. Na cauda do avião, ondas azuis com parte da rosa-dos-ventos da Varig, mesma pintura da extremidade das asas curvadas para cima (winglets).

'Foi uma mudança adequada que traduz um pouco da gestão da Gol. O dourado da estrela remetia um pouco de extravagância, que não cabe na política da Gol', avaliou Fred Gelli, diretor de criação da Tátil Design, especializada em marcas.

AIRBUS

A VRG não será necessariamente um cliente exclusivo da Boeing. O presidente da Gol, Constantino Oliveira Junior, afirmou ontem que mantém conversas com a européia Airbus para uma eventual aquisição do A350, novo avião para viagens de longo curso que ainda não começou a ser produzido.

Entretanto, a nova aeronave de grande porte da Boeing, o 787 Dreamliner, não foi descartada. Mas esses são planos de longo prazo, uma vez que as primeiras entregas do 787 estão previstas para 2015.

A Varig terá 31 aviões em sua frota até o final deste ano, estimou o diretor comercial da VRG, Lincoln Amano. Hoje são 23 aeronaves, das quais cinco 767-300 para vôos internacionais.

 

 

O Estado de São Paulo
24/10/2007
Jobim critica Anac por atrasos
Ministro ameaça usar processo na CGU para tirar Zuanazzi
Tânia Monteiro, BRASÍLIA

Em mais um round na queda-de-braço com o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil , Milton Zuanazzi, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, voltou a criticar a Anac, acusando-a de, mais uma vez, ter agido “com leniência”, por não ter cobrado das empresas aéreas melhor atendimento aos passageiros durante o fim de semana em que os aeroportos ficaram lotados com mais da metade dos vôos atrasados, em decorrência do mau tempo. “A Anac não fez seu papel e continua naquela leniência que a caracteriza neste processo”, atacou Jobim.

Na entrevista concedida ontem, na Base Aérea de Brasília, depois da cerimônia do Dia do Aviador, o ministro ameaçou usar o processo administrativo instaurado para investigar a gestão da Anac para afastar Zuanazzi. O processo está sendo realizado no Ministério da Defesa por profissionais da Controladoria Geral da União (CGU) e ainda não tem data para ser concluído. “Ainda está sendo feito o levantamento”, disse Jobim, ao ser questionado sobre o andamento do processo aberto há dois meses.

Ante a insistência de repórteres que queriam saber se o processo é o caminho para afastar Zuanazzi, o ministro da Defesa despistou: “Não tenham ansiedades.” Jobim voltou a defender ainda a recomposição completa da Anac.

Já o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, avisou que os passageiros poderão enfrentar novos problemas nos aeroportos, a partir de agora, não só por causa da entrada do período de chuvas, mas também pelo aumento do movimento nos aeroportos por causa dos feriados e das férias que estão se aproximando. Gaudenzi admitiu “falhas na comunicação” com os passageiros, que não foram alertados para os problemas que poderiam enfrentar em São Paulo, por causa do grande fluxo de pessoas que foram ver a final da Fórmula 1, embora ressaltando que tudo foi agravado pelo mau tempo.

Questionados se o País iria assistir a uma novo caos, no fim do ano, Gaudenzi e Jobim disseram que não. “Eu não disse que vai ter um caos. Disse que vai ter muito mais gente ocupando vôos e não é só aqui, é no mundo inteiro”, disse Gaudenzi.

 

 

Jornal do Brasil
24/10/2007
Jobim chama Anac de lenta e leniente

BRASÍLIA. O ministro Nelson Jobim (Defesa) criticou ontem a lentidão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), atribuindo a ela parte dos problemas registrados segunda-feira no aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Os atrasos de mais de uma hora no terminal, nos vôos programados entre meia-noite e 22h de segunda-feira atingiram 30,5%. Estavam agendados para o período 262 pousos e decolagens, mas 80 registraram espera. Outros 32 foram cancelados.

Segundo Jobim, a agência deve intervir definindo regras a serem adotadas pelas empresas aéreas para garantir a preservação dos direitos dos passageiros.

- A Anac continua naquela leniência que a caracteriza - disse o ministro, após cerimônia militar em Brasília.

- A Anac tem de intervir no sentido de definir regras, por meio da legislação, que possam impor condutas dessa natureza. Inclusive em relação a ações que a Anac deve tomar - reiterou.

Jobim disse ainda que os atrasos registrados segunda-feira em Congonhas foram "uma mera ocasião". De acordo com ele, o mau tempo contribuiu para agravar a situação, mas condenou a falta de assistência aos passageiros.

- O que nós observamos claramente é a falta de assistência por parte das empresas aos seus tripulantes. Esse é o problema, ou seja, a inadequação ainda das empresas no atendimento correto aos seus passageiros e consumidores - afirmou.

O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, também reclamou do mau tempo e ressaltou que, em tempos de chuva, a tendência é aumentar a ocorrência de atrasos em todo o país. Ele admitiu que a Infraero errou ao não comunicar aos passageiros que no último fim de semana haveria o GP Brasil de Fórmula 1, o que poderia trazer conseqüências ao tráfego aéreo.

- O que nós falhamos foi, talvez, na comunicação. Nós deveríamos ter alertado que haveria uma decisão mundial e que deveria ser um momento delicado - assumiu.

Em São Paulo, a movimentação de ontem foi considerada normal no Aeroporto de Congonhas. A espera atingiu 15 dos 76 vôos programados até meio-dia (19,7%), e outros 11 foram cancelados (14,5%).

 

 

Folha de São Paulo
24/10/2007
Varig dá espaço menor em vôo ao exterior
Distância entre poltronas no vôo para Roma é de apenas 76 cm, a mesma dos aviões da Gol em alguns vôos domésticos
Pressa para retomar rotas ao exterior no prazo dado pela Justiça faz Varig usar temporariamente aviões sem configuração ideal

MAELI PRADO DA REPORTAGEM LOCAL

São 76 centímetros de distância entre as poltronas na classe econômica, o mesmo espaço dos aviões da Gol em alguns vôos domésticos. A diferença é que se trata das 15 horas do vôo internacional da Varig com destino a Roma, com escala em Paris, que a empresa voltou a operar no mês passado.

Ver um filme para esquecer do desconforto não é uma opção: os equipamentos de áudio e vídeo dos Boeing-767/300 usados na rota não funcionam.

A situação reflete a pressa da companhia aérea, que até os anos 90 foi considerada referência de serviço em vôos internacionais, em retomar rotas para outros países no prazo dado pela Justiça, ou seja, novembro deste ano, sob pena de perdê-las para a concorrência.

Essa volta se dá em um momento em que a Gol, dona da Varig desde março deste ano, enfrenta dificuldade para obter aviões no aquecido mercado internacional e deixá-los em condições ideais de operação -dois Boeing-767/300 usados em vôos internacionais têm pelo menos 15 anos de uso.

A companhia afirma que a atual configuração é temporária e que até o final do ano os aviões serão adequados para o padrão da Varig de distância entre assentos, que irá variar de 81 a 86 centímetros.

A distância corresponde ao espaço entre determinado ponto de uma poltrona e um ponto idêntico na poltrona da frente.

Para ter uma idéia do aperto atual na classe econômica da Varig nos vôos para a Itália, no ano passado, a TAM gerou polêmica ao reduzir a distância entre poltronas em seus modelos A319 e A320, usados em vôos domésticos, mais curtos, em 3,7 centímetros, para 77,5 centímetros. Atualmente a empresa diz que a distância entre os assentos é ainda menor, entre 73,6 e 76 centímetros.

Em vôos internacionais, o espaço disponibilizado pela TAM e pela Lufthansa na classe econômica, por exemplo, é de 81 centímetros, o que, de acordo com consultores do setor, é o padrão em rotas ao exterior. No caso da Gol, a distância para vôos nacionais e internacionais varia entre 76 e 81 centímetros.

A Varig afirma que a situação é temporária, que a prioridade atual é cumprir os prazos estabelecidos pela Justiça e que até o final do ano os aviões devem ser adequados aos padrões que a companhia considera ideais (entre 81 e 86 centímetros).

"Temos um espaço estabelecido e vamos aplicar nas aeronaves, esse trabalho não pode ser feito agora", diz Lincoln Amano, diretor comercial da Varig. No caso dos vôos da companhia para a Alemanha, segundo ele, a distância entre poltronas já é de 81 centímetros.

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) não tem normas para distância entre poltronas, para vôos domésticos ou internacionais. O ministro Nelson Jobim (Defesa) defendeu mudanças no espaço interno das aeronaves para dar mais conforto aos passageiros. A agência abriu recentemente consulta pública para estudar regras para essa distância.

Vai e volta

A pressa da Varig em retomar rotas ao exterior aparece também nas interrupções realizadas pela companhia em alguns vôos internacionais já iniciados para redirecionar os aviões e conseguir cumprir os prazos também em outras rotas.

Foi o que aconteceu com a linha Rio de Janeiro/ Frankfurt, suspensa desde 20 de setembro último para que o avião pudesse ser utilizado na rota para Roma. Há previsão de interrupção, por cerca de dez dias, na própria linha de Roma no final deste mês. Além da grande demanda por aviões no mercado internacional, a dificuldade de obter aviões estaria relacionada, de acordo com o que a Folha apurou, à cobrança da Gol de credores da antiga Varig (a Gol comprou a companhia sem dívidas). A nova Varig nega.

 

 

Folha de São Paulo
24/10/2007
Empresa muda marca e tenta retomar mercado em linhas internacionais
JANAINA LAGE DA SUCURSAL DO RIO

Pouco mais de seis meses após a aquisição pela Gol, a Varig apresentou ontem sua nova marca. Novas cores, uniformes e cardápios são as estratégias para recuperar a participação de mercado do passado nos vôos internacionais.

As tradicionais cores azul e amarela deram lugar a uma combinação de azul e laranja, uma referência à Gol. Apenas três pontas da rosa dos ventos, símbolo da companhia, aparecem na cauda das aeronaves. A tipologia do nome Varig também mudou. Segundo Lincoln Amano, diretor Comercial da Varig, a mudança foi uma referência para a performance "em ascensão" da empresa.

A empresa estreou nova campanha publicitária da Varig, produzida pela DM9DDB, com um comercial de um minuto em horário nobre na TV. O slogan "Varig é mais que voar" remete ao perfil de serviços diferenciados que a Gol pretende imprimir ao nome Varig, que inclui de música zen a opções de comida saudável.

As mudanças ocorrem em momento crucial para a Varig, que tem até o dia 12 de novembro para retomar suas principais linhas internacionais. Recentemente, ela retomou as operações para Paris e Roma.

Segundo Constantino de Oliveira Júnior, presidente da Gol, a Varig encerrará o ano com 10 aviões Boeing 767/300, usados em vôos de longo curso, mais cinco Boeings 737/ 800.
O cronograma de reativação de linhas é apertado: no dia 28 passa a voar para Londres; no dia 5 de novembro para Cidade do México; no dia 21 para Santiago; e no dia 27 para Montevidéu. Um vôo para Madri será inaugurado no dia 11 de dezembro, com uma nova concessão.

Oliveira Júnior também planeja retomar vôos para Buenos Aires. Segundo ele, a Gol suspendeu as operações por conta de questões trabalhistas que já foram resolvidas na Justiça. A empresa contratou 50 funcionários na Argentina.

Apesar dos planos ambiciosos, a Varig teve em setembro uma fatia de mercado de 13,3% nas linhas internacionais e de 2,5% nas domésticas.

Segundo Amano, a Varig será uma empresa com foco no mercado corporativo, vôos diretos e preços diferentes dos da Gol. "As tarifas da Varig serão compostas de acordo com o serviço diferenciado." Na tentativa de se afastar do imaginário da Varig no passado -de qualidade no serviço e desperdício na gestão-, a Gol destacou na campanha que pretende ser "100% cuidado e 0% de excessos", com a implementação da cultura de uma empresa de baixo custo.

No plano até o final de 2008 estão vôos para 14 destinos nacionais e 13 na América Latina, América do Norte e Europa. O número de funcionários deve passar de 2.522 para 4.166.

A Gol quer unificar a frota até o fim de 2008. No médio e longo prazos, a companhia avalia renovar a frota com o Boeing 787 Dreamliner ou o Airbus A/ 350. "Estudamos sim a renovação da frota com 787 ou com o A350, que é o avião compatível da Airbus. Estamos em fase de entendimento com os fabricantes", afirmou Oliveira Júnior.

 

 

Folha de São Paulo
24/10/2007
Brasil é o 2º país em vendas para a TAP
DA SUCURSAL DO RIO

O Brasil é o segundo país em receitas de vendas de bilhetes da TAP. Portugal responde por 33% do total e o Brasil está em segundo, com 16%, diz o vice-presidente Luiz Mór. A companhia portuguesa tem 27% do mercado de tráfego aéreo entre Brasil e Europa.

A estimativa para este ano é transportar 1 milhão de passageiros entre Brasil e Europa. Até setembro foram transportados 716 mil passageiros, 16% acima de igual período de 2006. Em sete anos, o transporte de passageiros nessas ligações cresceu 247%.

Com a Varig retomando as atividades internacionais e a TAM aumentando participação, a TAP prevê aumento da competição para a Europa.

"Nossa estratégia é aumentar pontos de contato e vôos diretos para diversas capitais." (JL)

 

 

O Globo
24/10/2007

 

 

O Dia
24/10/2007
Passaporte fica mais caro hoje
Documento custará R$ 156,07, mas PF garante acabar com filas e entregá-lo em até uma semana
Ananda Rope

BRASÍLIA - A Polícia Federal deixa hoje de emitir o passaporte verde no Rio de Janeiro. A partir de agora, quem solicitar o documento pagará quase o dobro para receber o novo modelo, de capa azul. O preço da caderneta à prova de fraudes subiu de R$ 86,61 para R$ 156,07. A PF promete entregá-la em até seis dias. Antes da mudança, o passaporte demorava quase um mês para ficar pronto. Outra novidade é o fim das filas nos postos da PF, já que o interessado poderá agendar data e hora para entregar a documentação.

O novo passe terá a mesma validade do antigo, de cinco anos. Quem ainda tem passaporte de capa verde dentro do prazo não precisa trocá-lo imediatamente.

O Brasil está gradualmente ‘aposentando’ o passaporte verde, considerado altamente vulnerável por entidades internacionais, como a ONU. O novo modelo tem 16 itens de segurança que o tornam à prova de fraudes.

O formulário de solicitação deverá ser preenchido na Internet, através do site www.dpf.gov.br, e entregue nos postos da PF. O agendamento pode ser feito através da mesma página. É obrigatório mostrar a guia de recolhimento, paga, ao levar a documentação. A foto será tirada na hora. A assinatura e as impressões também serão digitalizadas no posto.

Confira o endereço das unidades da Polícia Federal que passarão a emitir o novo passaporte:

Terminal 1 do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador — de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Via Parque (Avenida Ayrton Senna 3.000, Barra da Tijuca) — de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h;

Rio Sul (Rua Lauro Müller 116, Botafogo) — de segunda a sexta, das 10h às 21h;

Shopping Leblon (Avenida Afrânio de Melo Franco 290) — de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h.

Delegacia de Niterói (Praça Fonseca Ramos, Centro) — das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Delegacia de Nova Iguaçu (Avenida Marechal Floriano Peixoto 2.408) — de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

 

 

Coluna Claudio humberto
24/10/2007
Cidadão é refém


Controladores de vôo voltaram a pôr as manguinhas de fora. Agora atrasam vôos em aeroportos movimentados, como o de Congonhas, sob a alegação de que há animais na pista. Quando se vai checar, não há animal algum.

Só embromação
Nelson Jobim completa amanhã três meses rolando o lero no Ministério da Defesa. Só conseguiu nomear um novo diretor para a Anac. E as empresas aéreas ainda obrigam o passageiro a viajar com o joelho quase no nariz.

Cara de palhaço
A ilustração do cartão da TAM - um palhaço - para que convidados vips assistam hoje ao espetáculo do Cirque du Soleil, em Brasília, guarda perturbadora relação com o tratamento da empresa à sua clientela.

Síndrome de Zuanazzi
O ministro Nelson "Rolando o Lero" Jobim já descobriu que é mais fácil alisar sucuris na Amazônia do que engolir sapos em Brasília.

 

 

O Dia Online
23/10/2007 - 14:49h
Varig apresenta nova identidade visual

São Paulo - A VRG Linhas Aéreas, (Nova Varig) apresentou nesta terça-feira o seu novo logotipo, que será usado em todas as aeronaves, guichês de embarque e uniformes dos funcionários. A nova logo ganhou um toque da cor laranja, lembrando um pouco a da Gol (controladora da Nova Varig).

Mais "mimos" para os passageiros

A VRG também anunciou que seus passageiros terão a sua disposição um cardápio especial e até sete títulos de jornais e revistas, durante as viagens internacionais. Já nos vôos nacionais, o serviço de bordo terá o tema "Sabores e Aromas do Brasil".

Ampliação em 65% do quadro de funcionários

Para dar suporte ao crescimento da companhia, o quadro funcional vai aumentar em 65%, passando dos atuais 2.522 funcionários para 4.166 até o fim de 2008. A prioridade das contratações, que já estão acontecendo, será de ex-funcionários, garantiu Constantino Júnior. "Vamos priorizar esses trabalhadores que já têm alguma experiência. Mas também serão contratados funcionários que tenham interesse em fazer parte da empresa", afirmou Lincoln Amano, diretor comercial da Varig. As oportunidades serão para profissionais de diversas áreas: para atuação dentro das aeronaves até atendentes nos aeroportos.

 

 

Invertia
Terça, 23 de outubro de 2007, 13h37
Fonte: Redação Terra
Com novo logo, Varig pretende oferecer baixo custo com conforto
Nívea Souza Direto do Rio de Janeiro

O presidente da Varig, Constantino Oliveira Jr., afirmou que o lançamento da nova identidade visual da empresa marca o início de uma política de baixo custo com conforto. A companhia aérea apresentou os novos uniformes e logomarca, na manhã desta terça-feira, no aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro. A cor azul foi mantida, mas a estrela passou a ser laranja.

Apesar da política de baixo custo e da cor serem parecidas com a da empresa Gol, a Varig pretende manter um serviço mais sofisticado com espaço entre as poltronas dos aviões, culinária brasileira e sala VIP nos aeroportos. "A maneira de gerir nossa empresa será com baixo custo, mas na questão com a concorrência, a Varig vai atingir um mercado diferente da Gol", destacou Constantino.

Ele anunciou a contratação de mais profissionais da antiga Varig para expandir as rotas da companhia. A intenção é passar dos atuais 2.522 para 4.566 trabalhadores. O objetivo da empresa é atingir a meta de 14 destinos nacionais e 13 internacionais até o final de 2008.

"Na história da aviação, eu não conheço uma empresa que tenha se reorganizado em tão pouco tempo como a Varig. Os investimentos em avião serão mais em estoque de peças e manutenção de equipamentos", afirmou Constantino.

O presidente também informou que a Varig voltará a voar até o dia 12 de novembro para Londres, Montevidéu, Santiago e Cidade do México. Os vôos para Madri passarão a ser feitos a partir de 12 de dezembro, porque trata-se de uma nova concessão.

 

 

Mercado e Eventos
23/10/2007 - 12:56h
Varig terá seis novos destinos internacionais até o final do ano
Luiz Marcos Fernandes

Além dos vôos para Buenos Aires, que devem ser retomados nos próximos 15 dias, a Varig iniciará, a partir do dia 28 deste mês, operações para seis novos destinos internacionais que são: Londres (28/10), México (5/11), Santiago (21/11), Montevidéu (27/11), Frankfurt (6/12) e Madri (11/12).

As novas operações foram confirmadas por Constantino Júnior, presidente da Gol, depois de anunciar também a chegada de novas aeronaves adquiridas pelo sistema de leasing. São 10 Boeing 767 300, cinco 767 800 e outras 737 800. A frota da Varig deve chegar a 23 aviões até o fim do ano. "Até dezembro vamos operar para 14 destinos nacionais e 13 internacionais", disse Constantino Júnior.

Ele confirmou que até o final de 2008 a Varig ampliará seu quadro de funcionários dos atuais 2.522 para 4.166. O dirigente destacou que serviços de bordo diferenciados serão implementados, além de um novo site, em idiomas como português, espanhol, inglês e italiano, e uma central de atendimentos com funcionamento 24 horas.

Já o diretor comercial da Varig, Lincoln Amano, garantiu que o objetivo da empresa é manter o padrão de qualidade no atendimento, "através de uma plataforma de gestão de baixo custo, com alta eficiência operacional e produtividade".

Durante a entevista realizada no Aeroporto do Galeão, foram anunciadas as reformas das salas vip's, como a de Congonhas, Guarulhos e Brasília para o próximo ano, bem como a implementação de novas rotas nacionais para destinos como: São José dos Campos, a partir do Galeão; Rio/Cabo Frio, com interligação para Buenos Aires durante o verão; e mais vôos para Brasília, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.

Constantino Junior disse que aguarda ainda um parecer do Cade sobre a compra da Gol pela Varig para dar andamento a projetos de code share com companhias internacionais. Atualmente a Varig mantem acordos interline.

 

 

Mercado e Eventos
23/10/2007 - 10:54h
Varig lança nova identidade visual e anuncia novidades para passageiros
Luiz Marcos Fernandes


Nova logomarca da Varig

O presidente da Gol, Constantino de Oliveira Júnior, juntamente com toda a diretoria da Varig, apresentou hoje (23/10) a nova logomarca que será aplicada na comunicação visual da empresa, incluindo aeronaves e os novos uniformes das aeromoças e comissários.

Além disso, nas rotas nacionais e internacionais, será oferecido, a partir de agora, um cardápio especial. Nas viagens internacionais será utilizado o Guia Vita com alimentação balanceada e dicas de exercícios para passageiros. No cardápio dos vôos nacionais haverá refeições com receitas regionais, batizada com o sugestivo nome "Sabores do Brasil".

Também serão distribuídas a bordo sete variedades de jornais e revistas, massageadores para passageiros da classe executiva que terão vídeos portáteis com canais seletivos, sendo um o canal zen, com músicas relaxantes.

Segundo o diretor de Marketing, Murilo Barbosa, o objetivo das mudanças é manter o padrão de qualidade e atendimento Varig. Durante a entrevista concedida no Aeroporto do Galeão, o presidente da Gol confirmou que as salas VIP's da Varig, de todos os aeroportos do Brasil, onde a Varig tem vôos passarão por reformas.

Ele confirmou também o lançamento de uma campanha publicitária veiculada em televisão a partir de hoje para divulgação da nova identidade da Varig e o apoio a projetos de incentivo à cultura do país.