O
Estado de São Paulo
24/01/2008
Gol cobra taxa de 'assistência
à viagem'
Cliente paga R$ 1,50 por dia
e, se não quiser, tem de avisar na compra
Luciana Nunes Leal
Quem
compra bilhetes aéreos no portal da Gol na internet
tem sido surpreendido com a cobrança de um novo
serviço criado pela empresa, a título
de “assistência à viagem”.
O valor do serviço, equivalente a R$ 1,50 por
dia viajado, no limite máximo de 30 dias, é
acrescido ao preço da passagem e à tarifa
de embarque. Se o passageiro não quiser o gasto
extra, tem de rejeitar a cobrança na hora de
fechar a compra. Se ele desistir da viagem, a Gol não
devolve o que foi pago pela “assistência”.
O cliente recebe de volta apenas o valor da passagem
e da taxa de embarque.
Com
o serviço, a Gol oferece R$ 50 mil em caso de
invalidez permanente ou morte acidental ocorrida durante
a viagem. A indenização não vale
para acidentes durante os vôos, pois as empresas
aéreas são obrigadas a fazer seguro específico
para esse tipo de ocorrência. Outro serviço
é o transporte gratuito para passageiros que
têm problemas de saúde durante os trajetos
e precisam ser levados a um hospital. Se o passageiro
precisar ficar internado, a Gol promete transporte gratuito
e hospedagem por até cinco dias para um acompanhante.
O
pagamento mínimo é de R$ 3, mesmo para
viagens de menos de dois dias. Depois, é cobrado
R$ 1,50 por dia de viagem. Se um passageiro viajar por
dez dias e quiser a assistência, pagará
R$ 15 além do preço das passagens de ida
e volta e das taxas de embarque.
Segundo
a Assessoria de Imprensa da Gol, é praxe que
os valores de novos serviços sejam incluídos
na hora da compra e o passageiro recuse o preço
extra, se não desejar o benefício. A Gol
rejeita a classificação de seguro para
a taxa, pois não há ressarcimento de gastos
feitos durante a viagem. O serviço foi criado
em parceria com a empresa de seguros Sul América.
Segundo a assessoria, o objetivo é “garantir
tranqüilidade ao passageiro durante suas viagens”,
com um serviço de “baixo custo e de fácil
e rápida contratação”.
O
Estado de São Paulo
24/01/2008
Panes afetam 2 vôos da United
Paulo
Zulino e Camilla Rigi
Dois
Boeings 767-300 da United Airlines que decolaram anteontem
à noite de Cumbica para os Estados Unidos tiveram
de retornar. O vôo 860, que decolou às
23h40 com destino a Washington, apresentou problemas
50 minutos após decolar. “Fomos informados
de que não havia comunicação com
o satélite”, disse o deputado estadual
mineiro Délio Malheiros (PV).
A
bordo, havia 175 passageiros e 12 tripulantes. Quando
chegou a Guarulhos, o jato ainda sobrevoou a cidade
por uma hora para gastar combustível. “Disseram
que teríamos que descer pelas portas de emergência
e algumas pessoas começaram a chorar”,
contou o deputado. A aeronave só pousou às
2h30.
Um
outro vôo, o 842, que saiu de Guarulhos com destino
a Chicago, também apresentou defeitos e retornou.
A Assessoria de Imprensa da companhia informou que os
problemas foram mecânicos e a equipe de manutenção
inspecionaria as aeronaves.
Além
dos problemas de anteontem, na madrugada de sábado,
o vôo 874, que decolara do Aeroporto do Galeão,
no Rio, rumo a Washington, também teve de retornar
e realizar um pouso de emergência.
O
Globo
Ancelmo Góis
Coluna
Claudio Humberto
24/01/2008
Mais do mesmo
Passageiros da TAM dizem que o vôo 3180, segunda,
às 21h50, atrasou para só decolar após
o embarque de Solange Vieira, presidente da Anac. Ela
nega. A TAM jura que atrasou para esperar uma conexão
de Nova York.
Jornal
do Brasil
24/01/2007
Anac monta operação
especial para o carnaval
Fernando Exman BRASÍLIA
Em
linha com a operação deflagrada nas festas
de fim de ano, a Agência Nacional de Aviação
Civil (Anac) montará entre os dias 31 deste mês
e 2 de fevereiro e de 6 a 10 do mês que vem um
esquema para evitar atrasos e cancelamentos de vôos
durante o carnaval. Além de fiscalizar as áreas
de check-in e os centros de controle, desta vez os funcionários
da agência atuarão dentro das salas de
operações das principais companhias aéreas
- TAM, Gol, Varig e OceanAir.
Os fiscais acompanharão a situação
da malha aérea de cada empresa. Terão
acesso rápido às informações
de todos os vôos, o que permitirá um fluxo
mais rápido de comunicação e agilizará
a tomada de decisões das equipes da Anac nos
aeroportos.
Segundo a agência, a operação tem
como objetivo detectar e resolver problemas que possam
atrasar ou impedir o embarque dos passageiros durante
o feriado prolongado. O principal esforço será
no check-in. Trabalharão no feriado 260 servidores,
que se revezarão em turnos durante 24 horas por
dia em 10 aeroportos. Os funcionários estarão
identificados com um colete azul. Liderados pela presidente
da Anac, Solange Vieira, os diretores da agência
também entrarão em campo.
Concentração
A
primeira etapa do esquema será executada nos
aeroportos paulistas de Congonhas e Guarulhos, no Galeão
(RJ), em Brasília e Porto Alegre. Esses terminais
concentram cerca de 80% do tráfego aéreo
do país. Terão grande fluxo de saída
de passageiros rumo aos Estados que recebem turistas
no carnaval. No segundo período da operação,
quando as pessoas estiverem retornando para suas casas,
os fiscais da Anac trabalharão nos aeroportos
do Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Florianópolis,
Natal, Fortaleza e Porto Alegre, além de Congonhas,
Guarulhos e Brasília.
No Natal e no Ano Novo, a operação do
governo conseguiu reduzir os índices de atrasos
e cancelamentos de vôo. Nesta operação,
a agência terá uma equipe 70% maior.
Nas festas de fim de ano, os fiscais verificaram que
aproximadamente 70% dos problemas ocorridos no embarque
estavam ligados à identificação
do passageiro, como a apresentação de
documentos irregulares. Além de dar maior atenção
à documentação dos passageiros,
os servidores da agência tentarão cooperar
de forma mais eficaz com a Polícia Federal e
o Juizado da Infância e Juventude, órgãos
que também são responsáveis pelo
bom funcionamento dos aeroportos.
Hora Certa
Paralelamente,
a Anac manterá a Operação Hora
Certa, que durará até julho. Nesse esquema,
os fiscais da agência acompanharão os vôos
das cabines dos aviões das quatro companhias
aéreas. Também inspecionarão as
oficinas de manutenção e os procedimentos
em terra e ar das empresas.
Apesar de apoiarem medidas que aumentem a segurança
do sistema, as operações promovidas pela
Anac são vistas com reserva pela iniciativa privada.
Para o empresariado do setor, Anac e Ministério
da Defesa concentram suas ações sobre
as companhias aéreas. Não combatem, entretanto,
os problemas verificados nos órgãos públicos.
Citam, por exemplo, a deficiência dos aeroportos
do país e a falta de pessoal e equipamento para
o controle do tráfego aéreo. Segundo o
secretário-geral do Conselho Consultivo do Sindicato
Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), José
de Anchieta Hélcias, 80% dos atrasos são
causados por falta de infra-estrutura.
Folha de São Paulo
24/01/2008
Problemas mecânicos fazem
dois vôos aos EUA voltarem a Cumbica
Passageiros de um dos vôos
ficaram assustados, de acordo com um relato
DA REPORTAGEM LOCAL
Dois
vôos da United Airlines que seguiam para os Estados
Unidos tiveram que retornar na madrugada de ontem ao
aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (região metropolitana
de São Paulo), depois de passarem por problemas
mecânicos.
Passageiros de um dos aviões, que iria para Washington,
foram alertados pela tripulação sobre
os riscos do pouso que fariam e se assustaram.
"Tinha muita gente chorando", afirmou Délio
Malheiros, deputado estadual pelo PV de Minas e que
viajava ao lado de 11 parentes -três crianças.
"Eles avisaram que poderiam ter que usar toda a
pista, com parada brusca, que os procedimentos de emergência
poderiam ser acionados e que os bombeiros já
estavam na pista", disse.
Clima
tenso
Apesar dos alertas e do clima tenso, não houve
problemas na hora do pouso do vôo 860, que carregava
175 passageiros e 12 tripulantes. Ele havia decolado
para Washington às 23h48 de anteontem e teve
que descer de novo em Guarulhos às 02h34.
Segundo os passageiros, antes do pouso, a aeronave permaneceu
aproximadamente 40 minutos sobrevoando São Paulo
para queimar combustível.
A United Airlines divulgou uma nota ontem informando
que esses procedimentos foram adotados por razões
mecânicas -sem detalhar quais.
A mesma justificativa foi dada para a volta de um vôo
que havia partido para Chicago com 142 passageiros e
12 tripulantes às 22h11 de anteontem e que retornou
a Guarulhos à 0h05.
A companhia aérea disse que, "como medida
de precaução, os pilotos seguiram os procedimentos
e pousaram os aviões em segurança".
A equipe de manutenção da empresa inspecionou
as aeronaves ontem para consertar os problemas.
O deputado Délio Malheiros afirmou que a informação
inicial dada pelo piloto no momento em que decidiu interromper
a viagem e voltar a Guarulhos era que havia panes de
comunicação com os satélites.
Outro
caso
No último sábado, um outro avião
da United Airlines, que iria para Washington, fez um
pouso de emergência no aeroporto Tom Jobim, no
Rio, por conta do cheiro de fumaça.
A empresa diz, por sua assessoria de imprensa, que a
equipe de manutenção fez "diversos
testes na aeronave e nenhum problema foi identificado."
Folha
de São Paulo
24/01/2008
CARNAVAL: ANAC DIZ QUE INTENSIFICARÁ
FISCALIZAÇÃO
A Anac (Agência Nacional de Aviação
Civil) anunciou ontem que intensificará a fiscalização
dos aeroportos no Carnaval com a ajuda de fiscais que
acompanharão a situação dos vôos
nos centros de operações das principais
empresas -TAM, Gol, Varig e OceanAir.
Entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro, os "jalecos
azuis" (servidores da Anac) concentrarão
esforços em Congonhas (SP), Cumbica (Guarulhos),
Galeão (Rio), Brasília e Porto Alegre
(RS) -reunindo 80% do tráfego.
O objetivo é observar e agilizar o embarque.
Os fiscais também atuarão entre os dias
6 e 10 de fevereiro.