::::: RIO DE JANEIRO - 24 DE JANEIRO DE 2008 :::::

 

O Estado de São Paulo
24/01/2008
Gol cobra taxa de 'assistência à viagem'
Cliente paga R$ 1,50 por dia e, se não quiser, tem de avisar na compra
Luciana Nunes Leal

Quem compra bilhetes aéreos no portal da Gol na internet tem sido surpreendido com a cobrança de um novo serviço criado pela empresa, a título de “assistência à viagem”. O valor do serviço, equivalente a R$ 1,50 por dia viajado, no limite máximo de 30 dias, é acrescido ao preço da passagem e à tarifa de embarque. Se o passageiro não quiser o gasto extra, tem de rejeitar a cobrança na hora de fechar a compra. Se ele desistir da viagem, a Gol não devolve o que foi pago pela “assistência”. O cliente recebe de volta apenas o valor da passagem e da taxa de embarque.

Com o serviço, a Gol oferece R$ 50 mil em caso de invalidez permanente ou morte acidental ocorrida durante a viagem. A indenização não vale para acidentes durante os vôos, pois as empresas aéreas são obrigadas a fazer seguro específico para esse tipo de ocorrência. Outro serviço é o transporte gratuito para passageiros que têm problemas de saúde durante os trajetos e precisam ser levados a um hospital. Se o passageiro precisar ficar internado, a Gol promete transporte gratuito e hospedagem por até cinco dias para um acompanhante.

O pagamento mínimo é de R$ 3, mesmo para viagens de menos de dois dias. Depois, é cobrado R$ 1,50 por dia de viagem. Se um passageiro viajar por dez dias e quiser a assistência, pagará R$ 15 além do preço das passagens de ida e volta e das taxas de embarque.

Segundo a Assessoria de Imprensa da Gol, é praxe que os valores de novos serviços sejam incluídos na hora da compra e o passageiro recuse o preço extra, se não desejar o benefício. A Gol rejeita a classificação de seguro para a taxa, pois não há ressarcimento de gastos feitos durante a viagem. O serviço foi criado em parceria com a empresa de seguros Sul América. Segundo a assessoria, o objetivo é “garantir tranqüilidade ao passageiro durante suas viagens”, com um serviço de “baixo custo e de fácil e rápida contratação”.

 

 

O Estado de São Paulo
24/01/2008
Panes afetam 2 vôos da United
Paulo Zulino e Camilla Rigi

Dois Boeings 767-300 da United Airlines que decolaram anteontem à noite de Cumbica para os Estados Unidos tiveram de retornar. O vôo 860, que decolou às 23h40 com destino a Washington, apresentou problemas 50 minutos após decolar. “Fomos informados de que não havia comunicação com o satélite”, disse o deputado estadual mineiro Délio Malheiros (PV).

A bordo, havia 175 passageiros e 12 tripulantes. Quando chegou a Guarulhos, o jato ainda sobrevoou a cidade por uma hora para gastar combustível. “Disseram que teríamos que descer pelas portas de emergência e algumas pessoas começaram a chorar”, contou o deputado. A aeronave só pousou às 2h30.

Um outro vôo, o 842, que saiu de Guarulhos com destino a Chicago, também apresentou defeitos e retornou. A Assessoria de Imprensa da companhia informou que os problemas foram mecânicos e a equipe de manutenção inspecionaria as aeronaves.

Além dos problemas de anteontem, na madrugada de sábado, o vôo 874, que decolara do Aeroporto do Galeão, no Rio, rumo a Washington, também teve de retornar e realizar um pouso de emergência.

 

 

O Globo
Ancelmo Góis

 

 

Coluna Claudio Humberto
24/01/2008
Mais do mesmo


Passageiros da TAM dizem que o vôo 3180, segunda, às 21h50, atrasou para só decolar após o embarque de Solange Vieira, presidente da Anac. Ela nega. A TAM jura que atrasou para esperar uma conexão de Nova York.

 

 

Jornal do Brasil
24/01/2007
Anac monta operação especial para o carnaval
Fernando Exman BRASÍLIA

Em linha com a operação deflagrada nas festas de fim de ano, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) montará entre os dias 31 deste mês e 2 de fevereiro e de 6 a 10 do mês que vem um esquema para evitar atrasos e cancelamentos de vôos durante o carnaval. Além de fiscalizar as áreas de check-in e os centros de controle, desta vez os funcionários da agência atuarão dentro das salas de operações das principais companhias aéreas - TAM, Gol, Varig e OceanAir.

Os fiscais acompanharão a situação da malha aérea de cada empresa. Terão acesso rápido às informações de todos os vôos, o que permitirá um fluxo mais rápido de comunicação e agilizará a tomada de decisões das equipes da Anac nos aeroportos.

Segundo a agência, a operação tem como objetivo detectar e resolver problemas que possam atrasar ou impedir o embarque dos passageiros durante o feriado prolongado. O principal esforço será no check-in. Trabalharão no feriado 260 servidores, que se revezarão em turnos durante 24 horas por dia em 10 aeroportos. Os funcionários estarão identificados com um colete azul. Liderados pela presidente da Anac, Solange Vieira, os diretores da agência também entrarão em campo.

Concentração

A primeira etapa do esquema será executada nos aeroportos paulistas de Congonhas e Guarulhos, no Galeão (RJ), em Brasília e Porto Alegre. Esses terminais concentram cerca de 80% do tráfego aéreo do país. Terão grande fluxo de saída de passageiros rumo aos Estados que recebem turistas no carnaval. No segundo período da operação, quando as pessoas estiverem retornando para suas casas, os fiscais da Anac trabalharão nos aeroportos do Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Florianópolis, Natal, Fortaleza e Porto Alegre, além de Congonhas, Guarulhos e Brasília.

No Natal e no Ano Novo, a operação do governo conseguiu reduzir os índices de atrasos e cancelamentos de vôo. Nesta operação, a agência terá uma equipe 70% maior.

Nas festas de fim de ano, os fiscais verificaram que aproximadamente 70% dos problemas ocorridos no embarque estavam ligados à identificação do passageiro, como a apresentação de documentos irregulares. Além de dar maior atenção à documentação dos passageiros, os servidores da agência tentarão cooperar de forma mais eficaz com a Polícia Federal e o Juizado da Infância e Juventude, órgãos que também são responsáveis pelo bom funcionamento dos aeroportos.

Hora Certa

Paralelamente, a Anac manterá a Operação Hora Certa, que durará até julho. Nesse esquema, os fiscais da agência acompanharão os vôos das cabines dos aviões das quatro companhias aéreas. Também inspecionarão as oficinas de manutenção e os procedimentos em terra e ar das empresas.

Apesar de apoiarem medidas que aumentem a segurança do sistema, as operações promovidas pela Anac são vistas com reserva pela iniciativa privada. Para o empresariado do setor, Anac e Ministério da Defesa concentram suas ações sobre as companhias aéreas. Não combatem, entretanto, os problemas verificados nos órgãos públicos. Citam, por exemplo, a deficiência dos aeroportos do país e a falta de pessoal e equipamento para o controle do tráfego aéreo. Segundo o secretário-geral do Conselho Consultivo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA), José de Anchieta Hélcias, 80% dos atrasos são causados por falta de infra-estrutura.

 

 

Folha de São Paulo
24/01/2008
Problemas mecânicos fazem dois vôos aos EUA voltarem a Cumbica
Passageiros de um dos vôos ficaram assustados, de acordo com um relato
DA REPORTAGEM LOCAL

Dois vôos da United Airlines que seguiam para os Estados Unidos tiveram que retornar na madrugada de ontem ao aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (região metropolitana de São Paulo), depois de passarem por problemas mecânicos.

Passageiros de um dos aviões, que iria para Washington, foram alertados pela tripulação sobre os riscos do pouso que fariam e se assustaram.

"Tinha muita gente chorando", afirmou Délio Malheiros, deputado estadual pelo PV de Minas e que viajava ao lado de 11 parentes -três crianças. "Eles avisaram que poderiam ter que usar toda a pista, com parada brusca, que os procedimentos de emergência poderiam ser acionados e que os bombeiros já estavam na pista", disse.

Clima tenso

Apesar dos alertas e do clima tenso, não houve problemas na hora do pouso do vôo 860, que carregava 175 passageiros e 12 tripulantes. Ele havia decolado para Washington às 23h48 de anteontem e teve que descer de novo em Guarulhos às 02h34.

Segundo os passageiros, antes do pouso, a aeronave permaneceu aproximadamente 40 minutos sobrevoando São Paulo para queimar combustível.

A United Airlines divulgou uma nota ontem informando que esses procedimentos foram adotados por razões mecânicas -sem detalhar quais.

A mesma justificativa foi dada para a volta de um vôo que havia partido para Chicago com 142 passageiros e 12 tripulantes às 22h11 de anteontem e que retornou a Guarulhos à 0h05.

A companhia aérea disse que, "como medida de precaução, os pilotos seguiram os procedimentos e pousaram os aviões em segurança". A equipe de manutenção da empresa inspecionou as aeronaves ontem para consertar os problemas.

O deputado Délio Malheiros afirmou que a informação inicial dada pelo piloto no momento em que decidiu interromper a viagem e voltar a Guarulhos era que havia panes de comunicação com os satélites.

Outro caso

No último sábado, um outro avião da United Airlines, que iria para Washington, fez um pouso de emergência no aeroporto Tom Jobim, no Rio, por conta do cheiro de fumaça.

A empresa diz, por sua assessoria de imprensa, que a equipe de manutenção fez "diversos testes na aeronave e nenhum problema foi identificado."

 

 

Folha de São Paulo
24/01/2008
CARNAVAL: ANAC DIZ QUE INTENSIFICARÁ FISCALIZAÇÃO


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) anunciou ontem que intensificará a fiscalização dos aeroportos no Carnaval com a ajuda de fiscais que acompanharão a situação dos vôos nos centros de operações das principais empresas -TAM, Gol, Varig e OceanAir.
Entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro, os "jalecos azuis" (servidores da Anac) concentrarão esforços em Congonhas (SP), Cumbica (Guarulhos), Galeão (Rio), Brasília e Porto Alegre (RS) -reunindo 80% do tráfego.
O objetivo é observar e agilizar o embarque. Os fiscais também atuarão entre os dias 6 e 10 de fevereiro.