:::::RIO DE JANEIRO - 23 DE SETEMBRO DE 2006 :::::

 

Zero Hora
23/09/06
Varig aguarda Anac para contratar 1,6 mil
Empresa negocia a ampliação da frota e oferece promoções em trechos

Ex-funcionários da Varig estão próximos do alívio. Assim que receber a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar oficialmente, a nova Varig vai comprar jatos e recontratar 1,6 mil demitidos, chegando a 3,4 mil funcionários no fim do ano.

O valor inclui a compra de 14 jatos da antiga Varig, todos fora de operação, contratados por leasing, bem como os 15 aviões em operação. Os 50 restantes integram um lote acertado com a Embraer para compra de aviões da família E-Jets 190/195.

Em tese, esses jatos demorariam para chegar porque a Varig está no fim de uma longa lista de espera. Audi informa que a companhia vem comprando lugares na fila. Até agora, já conseguiu oito aviões para entrega em dezembro.

Ao mesmo tempo, a Varig se esforça para recuperar a confiança dos clientes. A estratégia está montada em três pilares: descontos, melhoria do serviço de bordo e fidelização do passageiro pelo programa Smiles.

A empresa vem reduzindo preços principalmente na Ponte Aérea Rio-São Paulo. A partir de hoje, a tarifa promocional no trecho cai de R$ 169 para R$ 109 em determinados horários e em todo o fim de semana.

Além da redução, o cliente Smiles ganha o triplo de milhas em cada trecho voado na Ponte Aérea. A multiplicação também vale para vôos entre São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília para tíquetes comprados em dinheiro.

 

 

Zero Hora
23/09/06
Dívida de ICMS sem solução


O governo gaúcho deixou de considerar urgente o pagamento de uma dívida com a Varig. No auge da crise da empresa, o Palácio Piratini abriu negociações para pagar valores referentes à cobrança indevida no ICMS entre 1989 e 1994. Enquanto a empresa esperava receber até R$ 111 milhões dos cofres gaúchos, o governo do Estado falava em R$ 70 milhões.

- Estávamos fazendo aquilo para ajudar a Varig a voar, mas perdeu-se a urgência - explica o secretário de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte.

O tema desta reportagem foi sugerido por Roberto Filippello, por meio do ClicRBS Os leitores podem enviar suas sugestões por carta (Avenida Ipiranga, 1.075 CEP 90.169-900, Porto Alegre), pelo fax (51) 3218-4799, e-mail (leitor@zerohora.com.br) ou pelos telefones (51) 3218-4333 e (51) 3218-4334, das 9h às 18h. Devem ser fornecidos nome, profissão, endereço, telefone e número da carteira de identidade.

 

 

O Globo
23/09/06

 

 

Estadão
22 de setembro de 2006 - 19:59h
Varig reduz tarifa da ponte aérea Rio-São Paulo
Tarifa será válida a partir de sábado em horários determinados
Alaor Barbosa

RIO - A Varig reduziu de R$ 139,00 para R$ 109,00 a tarifa da ponte aérea Rio-São Paulo em horários determinados. Segundo nota da empresa divulgada nesta sexta-feira, essa tarifa será válida a partir de sábado no horário das 6h às 6h59, das 10h às 16h00 e após as 21h, de segunda a sexta-feira.

Nos finais de semana, a tarifa será válida em todos os horários. Segundo a nota, com essas tarifas a Varig terá a tarifa mais barata entre as concorrentes da Ponte Rio-São Paulo.

 

 

O Globo Online
22/09/2006 às 19h46m
Varig passa a vender bilhetes na ponte aérea Rio-São Paulo a R$ 109
Erica Ribeiro

RIO - A partir deste sábado, a Varig passa a vender bilhetes para a ponte aérea Rio-São Paulo a R$ 109, no horário de 6h às 6h59m, das 10h às 16h e após 21h de segunda a sexta-feira e em todos os horários no final de semana.

O bilhete, por trecho, custava antes R$ 169. A Varig em hoje 36 frequências diárias na ponte aérea.

 

 

Comuniweb - Economia
22/09/06 - 15:05h
Varig perde parte das rotas internacionais

As empresas que receberam linhas para México, EUA, Itália e França terão seis meses para iniciar operações

A diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu redistribuir parte das linhas internacionais que pertenciam à Varig. A decisão ainda deve ser questionada na Justiça. O presidente do conselho de administração da VarigLog, nova dona da Varig, Marco Antônio Audi, informou que vai recorrer “até onde for preciso” para assegurar a manutenção das linhas.

Na prática, o consumidor ainda vai demorar a sentir os efeitos da reorganização do mercado. As empresas que receberam linhas para México, Estados Unidos, Itália, França e Angola terão seis meses para iniciar as operações. Segundo a OceanAir, que recebeu sete freqüências semanais para o México, sete para os Estados Unidos e duas para Angola, a companhia tentará antecipar o início das operações.

A TAM ficou com sete freqüências para a Itália e sete para a França. A Gol ficou com freqüências para o Uruguai e para o México. A BRA ganhou sete freqüências para a Itália, cinco partindo do Nordeste.

A decisão da agência é mais um capítulo de uma disputa que se estende há dois meses, desde que as operações da Varig foram vendidas em leilão. O início da divergência entre a Anac e a nova Varig começou quando a companhia entregou um plano básico de linhas dividido em três etapas. As linhas seriam retomadas conforme a empresa conseguisse recompor a frota. A primeira incluía apenas três destinos internacionais: Frankfurt, Buenos Aires e Caracas.

Na avaliação da agência, conceder à Varig mais tempo para se reorganizar seria o equivalente a praticar uma “reserva de mercado” para a companhia. A Varig alega que só está exigindo o cumprimento da legislação da agência. A portaria 569 prevê que as companhias aéreas têm um prazo de 30 dias para cumprir as rotas nacionais e de 180 dias para as internacionais, a partir da assinatura do contrato.