::::: RIO DE JANEIRO - 22 DE FEVEREIRO DE 2008 :::::

 

Folha de São Paulo
22/02/2008
TAM reformula marca e diz que focará no atendimento
Empresa tenta resgatar imagem após acidente
JANAINA LAGE EM SÃO PAULO

Rogério Cassimiro - 27.jul.07/Folha Imagem / Divulgação

Aviões com a apresentação atual (no alto) e a nova (acima)

A TAM anunciou ontem mudanças na logomarca e o lançamento da maior campanha publicitária da história da companhia. Segundo o presidente da TAM, David Barioni, a idéia é resgatar a imagem de qualidade do serviço, que havia sido deixada de lado.

A logomarca ganhou contornos mais arredondados e o símbolo de uma gaivota estilizada na cor azul. Segundo Manoela Amaro, diretora de marketing, era preciso "humanizar" a imagem da empresa.

A campanha inclui oito filmes publicitários com veiculação no Brasil e no exterior e encartes em mídia impressa. O valor do investimento não foi divulgado.

O tema da campanha é o compromisso dos empregados. A primeira peça exibe um avião com as assinaturas dos mais de 22 mil empregados.

"Na última administração, a TAM valorizou demais o lucro a qualquer preço, e isso se voltou contra a companhia. Significou degradar o serviço. O que faz diferença para o passageiro é ser bem tratado no balcão e não ter apagão no Natal. É uma tentativa de mostrar que eles mudaram", avalia Paulo Bittencourt Sampaio, consultor em aviação.

A companhia teve a imagem prejudicada também em razão do acidente em Congonhas que matou 199 pessoas em julho do ano passado.

A TAM acaba de assumir a liderança nas operações e no número de passageiros transportados no hemisfério Sul, de acordo com um estudo da Bain & Company, que indica uma média de 21.800 operações/ mês e de 2,251 milhões de passageiros/mês.

Dados de janeiro da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) mostram que a TAM ocupa a liderança com 48,55% do mercado doméstico e 67,04% no internacional. Para se tornar mais reconhecida no exterior, passará a usar o nome TAM Airlines fora do Brasil.

Barioni, que assumiu a presidência no final do ano passado, estima que a padronização de aeronaves, lojas e balcões de check-in ocorrerá dentro de 24 meses. O executivo afirmou que a empresa está investindo em treinamento de pessoal, o que inclui até aulas de comportamento para comissários. No último ano, a TAM contratou em média 700 pessoas por mês.

Até julho, a empresa deve anunciar a adesão a uma aliança internacional. Analistas citam a Star Alliance. A TAM vai criar três novos vôos internacionais neste ano, possivelmente para os EUA e a Europa.

 

 

Folha de São Paulo
22/02/2008
Metamorfose aérea
NELSON MOTTA


RIO DE JANEIRO - Uma das melhores notícias deste verão é uma não-notícia: os aeroportos funcionam normalmente. Incrível, não é? Tenho viajado bastante e acompanhado o noticiário e posso afirmar que não é propaganda do governo, é verdade. Você faz seu check-in, embarca e chega, como nos velhos tempos. Sim, ainda ocorrem atrasos, mas nada selvagem, a pontualidade não é o forte dos brasileiros em geral.

Basicamente, os controladores de vôo são os mesmos, são os mesmos aeroportos e equipamentos, as mesmas companhias aéreas, aviões e funcionários, agora pressionados pelo aumento de vôos na alta temporada de férias, com pacotes, descontos e promoções. Mas tudo está normal, ou quase. Chuvas muito fortes podem provocar atrasos e cancelamentos, nos horários de pico as filas são maiores, está ficando parecido com qualquer lugar do mundo.

Méritos do ministro Nelson Jobim e da presidente da Anac, Solange Vieira, e equipe. E de quem os nomeou. Mas tudo não teria sido muito menos penoso e traumático se o ex-ministro Waldir Pires e seus trapalhões tivessem sido demitidos um ano antes? Quanto sofrimento, desgaste político, dinheiro e talvez vidas teriam sido poupados? Até Lula, que sabe tudo, deve ter aprendido algo.

Principalmente sobre os perigos e conseqüências do aparelhamento político, com incompetentes, de órgãos vitais como a Anac e a Infraero. Quem tem saudades do comendador Zuanazzi, Denise Charuto e Lomantinho? Nem os seus padrinhos. Só quem acredita que o caos aéreo foi uma invenção da imprensa golpista. Mas como celebrar a ordem sem reconhecer o caos?

Esta metamorfose aérea, por seus erros e acertos, é exemplar para o país, para a voracidade cega dos políticos e para a limpeza e a eficiência da administração pública.

 

 

Jornal do Brasil
22/01/2008
TAM muda o visual para recuperar foco do negócio
Marcelo Ambrosio São Paulo

A nova programação visual da TAM foi anunciada ontem como a maior reformulação interna já aplicada na companhia. O presidente, David Barioni Neto, não quis revelar os números do investimento, mas as alterações dão idéia do tamanho: o projeto consumiu um ano e meio de estudos e, além da nova pintura na frota de 109 jatos, a programação visual forçará a reforma de todas as lojas e balcões de check in em operação, uniformes e veículos. Por trás de tudo está a avaliação de que a mudança de foco do negócio, nos últimos anos, acabou afastando a empresa da imagem de atendimento eficiente cultivada desde os tempos do marketing do tapete vermelho.

Ao contrário do que pode parecer, garantem os executores, a reforma não guardaria relação com as feridas abertas no terrível acidente com o Airbus em Congonhas, mas a aposta na auto-estima dos 22 mil funcionários - o símbolo da campanha é um jato assinado por todos eles - reforça essa direção.

- O processo é anterior a esse episódio, que nos enluta até hoje e do qual nunca nos recuperaremos. É um movimento muito mais amplo - acrescenta Barioni, que além de comandar a companhia, é piloto de Boeing e Airbus da ativa e especializado em gerência de crises.

Nas palavras da diretora de marketing Manoela Amaro, "as mudanças vieram muito a partir do que o público interno elegeu". A principal foi a introdução de uma asa em azul sobre as letras da logomarca vermelha, o ápice do retorno da empresa à mídia, já que há um ano e meio a TAM não faz qualquer campanha institucional.

- Voltamos porque agora temos algo novo a mostrar.

Nos atributos apresentados no cartão assinado pelos diretores estão "espírito de servir", "segurança", "sustentabilidade e modernidade". Trata-se do conceito principal na reformulação, baseado na expressão "Comando a Serviço".

Para Barioni, o essencial foi combinar um gerenciamento efetivo com a melhoria do atendimento em todos os níveis, recuperando a característica de ser a única do setor formada por um aviador (comandante Rolim Amaro). O objetivo da reforma é consolidar a posição de maior companhia aérea do hemisfério Sul - ultrapassando a australiana Qantas - com 22 mil operações por mês e 2,25 milhões de passageiros transportados também por mês.

- Os passageiros querem vôos no horário, bom atendimento e assentos que funcionam. Somos os mais pontuais há três meses - afirma o presidente da TAM, adiantando outras alterações trazidas pela reforma, como a volta da primeira classe (quatro poltronas) em todos os vôos internacionais, disponibilidade de assentos preferenciais, maior flexibilidade de tarifas e a associação com uma grande aliança (fala-se muito na Star Alliance) a ser anunciada em julho. Apesar disso, uma das queixas dos passageiros não será atendida: Barioni descartou a ampliação do espaço entre as poltronas.

Preços não mudam

Elogiando a atual direção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Barioni afirmou que a gestão trouxe solução para a crise no setor. Também avaliou que a passagem do preço do barril do petróleo pelo patamar de US$ 100 não terá reflexo direto e imediato nas tarifas aéreas.

- As companhias têm hedge, se perdem com isso no operacional, podem recuperar pelo lado financeiro - acrescentou.

 

 

Jornal do Brasil
22/01/2008
Avião desaparece na Venezuela com até 46 pessoas a bordo
REUTERS

CARACAS - Um avião comercial venezuelano, levando até 46 pessoas, desapareceu no oeste do país na quinta-feira, pouco depois de decolar, informaram autoridades venezuelanas.

A imprensa local afirmou que o avião se acidentou no Estado montanhoso de Mérida. A capital desse Estado, também chamada Mérida, está a 680 quilômetros a sudoeste de Caracas.

Gladys Herrera, da autoridade venezuelana de aviação, a Inac, disse em entrevista por telefone que a agência não podia confirmar que o avião se acidentou, mas que registrou o desaparecimento da aeronave enquanto ela estava sobre Mérida.

A emissora local Globovisión disse que o avião da empresa Santa Barbara ia da cidade de Mérida para um aeroporto nos arredores de Caracas.

Noel Márquez, uma autoridade civil de defesa, disse à emissora que equipes de resgate terão que procurar o avião durante o dia na sexta-feira, porque o terreno da região torna uma busca difícil durante a noite.

O avião decolou do aeroporto de Mérida antes do anoitecer, mas logo perdeu contato com os controladores de tráfego aéreo, informaram autoridades aeroportuárias.

 

 

Valor Econômico
22/02/2008
Embraer será sócia de centro de manutenção na Argentina
De Buenos Aires

A Embraer será sócia de um centro de manutenção de aviões na província de Córdoba. A parceria poderá significar, no futuro, a venda de aviões brasileiros para a Argentina. Uma delegação da empresa visitará hoje as instalações da ex- Fábrica Militar de Aviões, privatizada no governo Carlos Menen (1989-1999) e vendida para a americana Lockheed. Por decisão do governo argentino, a Embraer vai entrar como um novo sócio no empreendimento, mas ainda não foi anunciado se a Lockheed fica ou sai da sociedade.

"A Embraer está disposta a fazer um centro de manutenção de partes e peças, mas para isso tem que ter massa crítica", comentou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, referindo-se à necessidade de ter aviões para dar manutenção. Segundo o jornal "La Nación", o governo argentino poderia comprar um avião Embraer para uso presidencial em substituição ao célebre Tango 01, comprado pelo presidente Menen e que já dá sinais importantes de desgaste. Amorim não confirmou a notícia.

A chegada da Embraer, com apoio do governo brasileiro, é um dos principais acordos que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar hoje com a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Lula chegou ontem à noite a Buenos Aires para a primeira visita de Estado ao país desde que Cristina tomou posse na presidência.

Segundo fontes da chancelaria argentina os dois presidentes vão assinar acordos de cooperação nas áreas espacial, nuclear e a criação de um centro binacional de nanotecnologia, além da aeronáutica representada pelo empreendimento conjunto com a Embraer.

Também serão assinados acordos de cooperação entre as entidades financeiras oficiais para projetos de integração e a implantação das moedas locais em substituição ao dólar nas transações comerciais. Na área militar, será assinado um acordo para desenvolvimento conjunto de um veículo militar blindado chamado Gaucho, além de iniciativas conjuntas de defesa. Os dois presidentes também vão anunciar a construção de uma terceira ponte binacional sobre o Rio Uruguai e a reforma da antiga ponte que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres.

Por ser uma visita de Estado, Lula será recebido também pelos presidentes do Senado, da Câmara e da Suprema Corte. Além disso, vai fazer uma visita ao governador da capital Buenos Aires, Mauricio Macri. (JR)

 

 

Jornal de Turismo
21/02/2008 - 18:34h
TAM apresenta diretrizes de reposicionamento

A TAM Linhas Aéreas, apresentou na tarde desta quinta-feira as diretrizes de seu reposicionamento para se consolidar como uma das principais empresas do mercado mundial de aviação. A Missão e a Visão da companhia aérea foram revistas. O fio condutor desta nova etapa é a Paixão pela Aviação e o Espírito de Servir.

"Este é um momento extremamente significativo para a companhia, no qual reafirmamos um importante compromisso com nossos clientes", afirma o presidente da TAM, comandante David Barioni Neto. O projeto, destaca ele, "retoma a essência da nossa origem, estabelecida por nosso fundador, o saudoso comandante Rolim Amaro: 'Comando a Serviço'. A isso aliamos nossos atuais objetivos: ampliar a excelência de serviços, ampliar a excelência operacional e ampliar a excelência de gestão da companhia".

Além de ter assegurada a dianteira no mercado brasileiro, a TAM acaba de atingir a liderança em operações e passageiros transportados no Hemisfério Sul, segundo estudo da consultoria Bain&Company, que aponta a média de 21.800 operações/mês no último ano e em número de passageiros transportados (2,251 milhões/mês).

Os mais de 22 mil funcionários da TAM tiveram importante participação no processo que redefiniu sua Missão. Conclui-se que a companhia aérea deverá ser "a preferida das pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade". Sua Visão será "Trabalhar com Espírito de Servir faz as pessoas mais felizes".

O vice-presidente de Gestão de Pessoas e Conhecimento, Guilherme Cavalieri, explica que "nenhuma mudança na política de gestão poderia ser feita sem o apoio dos nossos funcionários, que são os alicerces do nosso trabalho". Segundo ele, "o branding é o reflexo de um longo trabalho, em que estamos recuperando os nossos valores. A pró-atividade do comando e a excelência do serviço juntas levarão à busca contínua para ofertar o melhor serviço e o melhor produto aos nossos clientes". Está em andamento uma intensa campanha de endomarketing na companhia, envolvendo todos os funcionários.

O estudo de branding foi desenvolvido pela Thymus, do empresário Ricardo Guimarães. "A Thymus começou a atuar conosco em setembro de 2006, conduzindo uma completa revisão da essência da companhia para adequá-la às atuais condições do segmento e do mercado", afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.

A criação da nova logomarca é de autoria das agências Y&R, do Grupo Newcomm, e Dezign com Z. A Y&R também assina a campanha publicitária institucional, cujos primeiros comerciais estarão no ar nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro.

Inicialmente, o público perceberá as mudanças da comunicação visual da empresa nas lojas, nos balcões de check-in e nas posições localizadas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos e nas fachadas dos escritórios da empresa em São Paulo.

 

 

Jornal de Turismo
21/02/2008 - 16:50h
Varig lança campanha e promove novas rotas

A VRG Linhas Aéreas S.A., que opera a marca Varig, lança uma campanha para a promoção de suas duas mais novas rotas: São Paulo/Cidade do México e São Paulo/Madri.

As peças publicitárias, que levam a assinatura da DM9DDB, dão destaque à nova identidade visual da empresa, ao mesmo tempo em que promovem as atrações dos destinos nos dois extremos de cada rota.

Com o objetivo de promover o Brasil na Espanha e no México, a Varig traz a imagem de um dos mais conhecidos cartões-portais do País: o Cristo Redentor. “Não há imagem mais associada ao Brasil no exterior que a imagem do Cristo. É uma das Sete Maravilhas do Mundo moderno”, diz Murilo Barbosa, Diretor de Marketing da VRG.

Além da famosa estátua no Corcovado, a campanha no exterior também terá uma peça para explorar o fato de o Brasil ser um destino com atrações muito variadas. A imagem de um passaporte com ícones das mais diversas culturas regionais brasileiras mostrará ao mundo a riqueza sincrética nacional. “O passageiro que chegar ao Brasil com a Varig terá à disposição uma ampla malha aérea que possibilita conexões aos mais importantes pontos do País”, assinala Barbosa. Atualmente, a companhia opera vôos para 14 destinos nacionais, nos quais oferece aeronaves confortáveis com serviços de bordo diferenciados, atendimento premium e a maior distância entre assentos da aviação doméstica do País.

Em território nacional, a campanha divulga os principais ícones das culturas do México e da Espanha. Os anúncios propõem uma viagem a cada uma das cidades que servirão como centro de distribuição (hubs) da companhia. Para promover a rota São Paulo/Cidade do México, a Varig mostra um cartão postal escrito por um marido à sua esposa, contando as maravilhas da capital mexicana. Já para os vôos entre São Paulo e Madri, a empresa traz imagens de monumentos da apaixonante cidade espanhola com a frase: “Madri vai se tornar o maior amor da sua vida. E o melhor jeito de voar para lá é com a Varig”. A campanha vai até abril e será veiculada nos principais jornais e revistas nos três países.