Folha
de São Paulo
22/02/2008
TAM reformula marca e diz que
focará no atendimento
Empresa tenta resgatar imagem
após acidente
JANAINA
LAGE EM SÃO PAULO
Rogério
Cassimiro - 27.jul.07/Folha Imagem / Divulgação
Aviões com a apresentação
atual (no alto) e a nova (acima)
A
TAM anunciou ontem mudanças na logomarca e o
lançamento da maior campanha publicitária
da história da companhia. Segundo o presidente
da TAM, David Barioni, a idéia é resgatar
a imagem de qualidade do serviço, que havia sido
deixada de lado.
A logomarca ganhou contornos mais arredondados e o símbolo
de uma gaivota estilizada na cor azul. Segundo Manoela
Amaro, diretora de marketing, era preciso "humanizar"
a imagem da empresa.
A campanha inclui oito filmes publicitários com
veiculação no Brasil e no exterior e encartes
em mídia impressa. O valor do investimento não
foi divulgado.
O tema da campanha é o compromisso dos empregados.
A primeira peça exibe um avião com as
assinaturas dos mais de 22 mil empregados.
"Na última administração,
a TAM valorizou demais o lucro a qualquer preço,
e isso se voltou contra a companhia. Significou degradar
o serviço. O que faz diferença para o
passageiro é ser bem tratado no balcão
e não ter apagão no Natal. É uma
tentativa de mostrar que eles mudaram", avalia
Paulo Bittencourt Sampaio, consultor em aviação.
A companhia teve a imagem prejudicada também
em razão do acidente em Congonhas que matou 199
pessoas em julho do ano passado.
A TAM acaba de assumir a liderança nas operações
e no número de passageiros transportados no hemisfério
Sul, de acordo com um estudo da Bain & Company,
que indica uma média de 21.800 operações/
mês e de 2,251 milhões de passageiros/mês.
Dados de janeiro da Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil) mostram que a TAM ocupa
a liderança com 48,55% do mercado doméstico
e 67,04% no internacional. Para se tornar mais reconhecida
no exterior, passará a usar o nome TAM Airlines
fora do Brasil.
Barioni, que assumiu a presidência no final do
ano passado, estima que a padronização
de aeronaves, lojas e balcões de check-in ocorrerá
dentro de 24 meses. O executivo afirmou que a empresa
está investindo em treinamento de pessoal, o
que inclui até aulas de comportamento para comissários.
No último ano, a TAM contratou em média
700 pessoas por mês.
Até julho, a empresa deve anunciar a adesão
a uma aliança internacional. Analistas citam
a Star Alliance. A TAM vai criar três novos vôos
internacionais neste ano, possivelmente para os EUA
e a Europa.
Folha
de São Paulo
22/02/2008
Metamorfose aérea
NELSON MOTTA
RIO DE JANEIRO - Uma das melhores notícias deste
verão é uma não-notícia:
os aeroportos funcionam normalmente. Incrível,
não é? Tenho viajado bastante e acompanhado
o noticiário e posso afirmar que não é
propaganda do governo, é verdade. Você
faz seu check-in, embarca e chega, como nos velhos tempos.
Sim, ainda ocorrem atrasos, mas nada selvagem, a pontualidade
não é o forte dos brasileiros em geral.
Basicamente, os controladores de vôo são
os mesmos, são os mesmos aeroportos e equipamentos,
as mesmas companhias aéreas, aviões e
funcionários, agora pressionados pelo aumento
de vôos na alta temporada de férias, com
pacotes, descontos e promoções. Mas tudo
está normal, ou quase. Chuvas muito fortes podem
provocar atrasos e cancelamentos, nos horários
de pico as filas são maiores, está ficando
parecido com qualquer lugar do mundo.
Méritos do ministro Nelson Jobim e da presidente
da Anac, Solange Vieira, e equipe. E de quem os nomeou.
Mas tudo não teria sido muito menos penoso e
traumático se o ex-ministro Waldir Pires e seus
trapalhões tivessem sido demitidos um ano antes?
Quanto sofrimento, desgaste político, dinheiro
e talvez vidas teriam sido poupados? Até Lula,
que sabe tudo, deve ter aprendido algo.
Principalmente sobre os perigos e conseqüências
do aparelhamento político, com incompetentes,
de órgãos vitais como a Anac e a Infraero.
Quem tem saudades do comendador Zuanazzi, Denise Charuto
e Lomantinho? Nem os seus padrinhos. Só quem
acredita que o caos aéreo foi uma invenção
da imprensa golpista. Mas como celebrar a ordem sem
reconhecer o caos?
Esta metamorfose aérea, por seus erros e acertos,
é exemplar para o país, para a voracidade
cega dos políticos e para a limpeza e a eficiência
da administração pública.
Jornal
do Brasil
22/01/2008
TAM muda o visual para recuperar
foco do negócio
Marcelo Ambrosio São Paulo
A nova programação visual da TAM foi anunciada
ontem como a maior reformulação interna
já aplicada na companhia. O presidente, David
Barioni Neto, não quis revelar os números
do investimento, mas as alterações dão
idéia do tamanho: o projeto consumiu um ano e
meio de estudos e, além da nova pintura na frota
de 109 jatos, a programação visual forçará
a reforma de todas as lojas e balcões de check
in em operação, uniformes e veículos.
Por trás de tudo está a avaliação
de que a mudança de foco do negócio, nos
últimos anos, acabou afastando a empresa da imagem
de atendimento eficiente cultivada desde os tempos do
marketing do tapete vermelho.
Ao contrário do que pode parecer, garantem os
executores, a reforma não guardaria relação
com as feridas abertas no terrível acidente com
o Airbus em Congonhas, mas a aposta na auto-estima dos
22 mil funcionários - o símbolo da campanha
é um jato assinado por todos eles - reforça
essa direção.
- O processo é anterior a esse episódio,
que nos enluta até hoje e do qual nunca nos recuperaremos.
É um movimento muito mais amplo - acrescenta
Barioni, que além de comandar a companhia, é
piloto de Boeing e Airbus da ativa e especializado em
gerência de crises.
Nas palavras da diretora de marketing Manoela Amaro,
"as mudanças vieram muito a partir do que
o público interno elegeu". A principal foi
a introdução de uma asa em azul sobre
as letras da logomarca vermelha, o ápice do retorno
da empresa à mídia, já que há
um ano e meio a TAM não faz qualquer campanha
institucional.
- Voltamos porque agora temos algo novo a mostrar.
Nos atributos apresentados no cartão assinado
pelos diretores estão "espírito de
servir", "segurança", "sustentabilidade
e modernidade". Trata-se do conceito principal
na reformulação, baseado na expressão
"Comando a Serviço".
Para Barioni, o essencial foi combinar um gerenciamento
efetivo com a melhoria do atendimento em todos os níveis,
recuperando a característica de ser a única
do setor formada por um aviador (comandante Rolim Amaro).
O objetivo da reforma é consolidar a posição
de maior companhia aérea do hemisfério
Sul - ultrapassando a australiana Qantas - com 22 mil
operações por mês e 2,25 milhões
de passageiros transportados também por mês.
- Os passageiros querem vôos no horário,
bom atendimento e assentos que funcionam. Somos os mais
pontuais há três meses - afirma o presidente
da TAM, adiantando outras alterações trazidas
pela reforma, como a volta da primeira classe (quatro
poltronas) em todos os vôos internacionais, disponibilidade
de assentos preferenciais, maior flexibilidade de tarifas
e a associação com uma grande aliança
(fala-se muito na Star Alliance) a ser anunciada em
julho. Apesar disso, uma das queixas dos passageiros
não será atendida: Barioni descartou a
ampliação do espaço entre as poltronas.
Preços não mudam
Elogiando
a atual direção da Agência Nacional
de Aviação Civil (Anac), Barioni afirmou
que a gestão trouxe solução para
a crise no setor. Também avaliou que a passagem
do preço do barril do petróleo pelo patamar
de US$ 100 não terá reflexo direto e imediato
nas tarifas aéreas.
- As companhias têm hedge, se perdem com isso
no operacional, podem recuperar pelo lado financeiro
- acrescentou.
Jornal
do Brasil
22/01/2008
Avião desaparece na Venezuela
com até 46 pessoas a bordo
REUTERS
CARACAS - Um avião comercial venezuelano, levando
até 46 pessoas, desapareceu no oeste do país
na quinta-feira, pouco depois de decolar, informaram
autoridades venezuelanas.
A imprensa local afirmou que o avião se acidentou
no Estado montanhoso de Mérida. A capital desse
Estado, também chamada Mérida, está
a 680 quilômetros a sudoeste de Caracas.
Gladys Herrera, da autoridade venezuelana de aviação,
a Inac, disse em entrevista por telefone que a agência
não podia confirmar que o avião se acidentou,
mas que registrou o desaparecimento da aeronave enquanto
ela estava sobre Mérida.
A emissora local Globovisión disse que o avião
da empresa Santa Barbara ia da cidade de Mérida
para um aeroporto nos arredores de Caracas.
Noel Márquez, uma autoridade civil de defesa,
disse à emissora que equipes de resgate terão
que procurar o avião durante o dia na sexta-feira,
porque o terreno da região torna uma busca difícil
durante a noite.
O avião decolou do aeroporto de Mérida
antes do anoitecer, mas logo perdeu contato com os controladores
de tráfego aéreo, informaram autoridades
aeroportuárias.
Valor
Econômico
22/02/2008
Embraer será sócia
de centro de manutenção na Argentina
De Buenos Aires
A Embraer será sócia de um centro de manutenção
de aviões na província de Córdoba.
A parceria poderá significar, no futuro, a venda
de aviões brasileiros para a Argentina. Uma delegação
da empresa visitará hoje as instalações
da ex- Fábrica Militar de Aviões, privatizada
no governo Carlos Menen (1989-1999) e vendida para a
americana Lockheed. Por decisão do governo argentino,
a Embraer vai entrar como um novo sócio no empreendimento,
mas ainda não foi anunciado se a Lockheed fica
ou sai da sociedade.
"A
Embraer está disposta a fazer um centro de manutenção
de partes e peças, mas para isso tem que ter
massa crítica", comentou o ministro das
Relações Exteriores, Celso Amorim, referindo-se
à necessidade de ter aviões para dar manutenção.
Segundo o jornal "La Nación", o governo
argentino poderia comprar um avião Embraer para
uso presidencial em substituição ao célebre
Tango 01, comprado pelo presidente Menen e que já
dá sinais importantes de desgaste. Amorim não
confirmou a notícia.
A chegada da Embraer, com apoio do governo brasileiro,
é um dos principais acordos que o presidente
Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar hoje com
a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. Lula chegou
ontem à noite a Buenos Aires para a primeira
visita de Estado ao país desde que Cristina tomou
posse na presidência.
Segundo fontes da chancelaria argentina os dois presidentes
vão assinar acordos de cooperação
nas áreas espacial, nuclear e a criação
de um centro binacional de nanotecnologia, além
da aeronáutica representada pelo empreendimento
conjunto com a Embraer.
Também serão assinados acordos de cooperação
entre as entidades financeiras oficiais para projetos
de integração e a implantação
das moedas locais em substituição ao dólar
nas transações comerciais. Na área
militar, será assinado um acordo para desenvolvimento
conjunto de um veículo militar blindado chamado
Gaucho, além de iniciativas conjuntas de defesa.
Os dois presidentes também vão anunciar
a construção de uma terceira ponte binacional
sobre o Rio Uruguai e a reforma da antiga ponte que
liga Uruguaiana a Paso de Los Libres.
Por ser uma visita de Estado, Lula será recebido
também pelos presidentes do Senado, da Câmara
e da Suprema Corte. Além disso, vai fazer uma
visita ao governador da capital Buenos Aires, Mauricio
Macri. (JR)
Jornal
de Turismo
21/02/2008 - 18:34h
TAM apresenta diretrizes de reposicionamento
A
TAM Linhas Aéreas, apresentou na tarde desta
quinta-feira as diretrizes de seu reposicionamento para
se consolidar como uma das principais empresas do mercado
mundial de aviação. A Missão e
a Visão da companhia aérea foram revistas.
O fio condutor desta nova etapa é a Paixão
pela Aviação e o Espírito de Servir.
"Este
é um momento extremamente significativo para
a companhia, no qual reafirmamos um importante compromisso
com nossos clientes", afirma o presidente da TAM,
comandante David Barioni Neto. O projeto, destaca ele,
"retoma a essência da nossa origem, estabelecida
por nosso fundador, o saudoso comandante Rolim Amaro:
'Comando a Serviço'. A isso aliamos nossos atuais
objetivos: ampliar a excelência de serviços,
ampliar a excelência operacional e ampliar a excelência
de gestão da companhia".
Além
de ter assegurada a dianteira no mercado brasileiro,
a TAM acaba de atingir a liderança em operações
e passageiros transportados no Hemisfério Sul,
segundo estudo da consultoria Bain&Company, que
aponta a média de 21.800 operações/mês
no último ano e em número de passageiros
transportados (2,251 milhões/mês).
Os mais de 22 mil funcionários da TAM tiveram
importante participação no processo que
redefiniu sua Missão. Conclui-se que a companhia
aérea deverá ser "a preferida das
pessoas, com alegria, criatividade, respeito e responsabilidade".
Sua Visão será "Trabalhar com Espírito
de Servir faz as pessoas mais felizes".
O vice-presidente de Gestão de Pessoas e Conhecimento,
Guilherme Cavalieri, explica que "nenhuma mudança
na política de gestão poderia ser feita
sem o apoio dos nossos funcionários, que são
os alicerces do nosso trabalho". Segundo ele, "o
branding é o reflexo de um longo trabalho, em
que estamos recuperando os nossos valores. A pró-atividade
do comando e a excelência do serviço juntas
levarão à busca contínua para ofertar
o melhor serviço e o melhor produto aos nossos
clientes". Está em andamento uma intensa
campanha de endomarketing na companhia, envolvendo todos
os funcionários.
O estudo de branding foi desenvolvido pela Thymus, do
empresário Ricardo Guimarães. "A
Thymus começou a atuar conosco em setembro de
2006, conduzindo uma completa revisão da essência
da companhia para adequá-la às atuais
condições do segmento e do mercado",
afirma Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.
A criação da nova logomarca é de
autoria das agências Y&R, do Grupo Newcomm,
e Dezign com Z. A Y&R também assina a campanha
publicitária institucional, cujos primeiros comerciais
estarão no ar nesta sexta-feira, dia 22 de fevereiro.
Inicialmente, o público perceberá as mudanças
da comunicação visual da empresa nas lojas,
nos balcões de check-in e nas posições
localizadas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos
e nas fachadas dos escritórios da empresa em
São Paulo.
Jornal
de Turismo
21/02/2008 - 16:50h
Varig lança campanha e
promove novas rotas
A
VRG Linhas Aéreas S.A., que opera a marca Varig,
lança uma campanha para a promoção
de suas duas mais novas rotas: São Paulo/Cidade
do México e São Paulo/Madri.
As
peças publicitárias, que levam a assinatura
da DM9DDB, dão destaque à nova identidade
visual da empresa, ao mesmo tempo em que promovem as
atrações dos destinos nos dois extremos
de cada rota.
Com o objetivo de promover o Brasil na Espanha e no
México, a Varig traz a imagem de um dos mais
conhecidos cartões-portais do País: o
Cristo Redentor. “Não há imagem
mais associada ao Brasil no exterior que a imagem do
Cristo. É uma das Sete Maravilhas do Mundo moderno”,
diz Murilo Barbosa, Diretor de Marketing da VRG.
Além da famosa estátua no Corcovado, a
campanha no exterior também terá uma peça
para explorar o fato de o Brasil ser um destino com
atrações muito variadas. A imagem de um
passaporte com ícones das mais diversas culturas
regionais brasileiras mostrará ao mundo a riqueza
sincrética nacional. “O passageiro que
chegar ao Brasil com a Varig terá à disposição
uma ampla malha aérea que possibilita conexões
aos mais importantes pontos do País”, assinala
Barbosa. Atualmente, a companhia opera vôos para
14 destinos nacionais, nos quais oferece aeronaves confortáveis
com serviços de bordo diferenciados, atendimento
premium e a maior distância entre assentos da
aviação doméstica do País.
Em território nacional, a campanha divulga os
principais ícones das culturas do México
e da Espanha. Os anúncios propõem uma
viagem a cada uma das cidades que servirão como
centro de distribuição (hubs) da companhia.
Para promover a rota São Paulo/Cidade do México,
a Varig mostra um cartão postal escrito por um
marido à sua esposa, contando as maravilhas da
capital mexicana. Já para os vôos entre
São Paulo e Madri, a empresa traz imagens de
monumentos da apaixonante cidade espanhola com a frase:
“Madri vai se tornar o maior amor da sua vida.
E o melhor jeito de voar para lá é com
a Varig”. A campanha vai até abril e será
veiculada nos principais jornais e revistas nos três
países.