::::: RIO DE JANEIRO - 19 DE JANEIRO DE 2008 :::::

 

O Estado de São Paulo
19/01/2008
Varig inicia venda de bilhetes para Madri

A Varig anunciou o início das vendas de passagens para a rota São Paulo-Madri, o 9.º destino internacional da empresa. Os vôos para a cidade espanhola terão início em 28 de janeiro. “Como Madri é um dos destinos turísticos e de negócios mais procurados pelos brasileiros, esse é um importante passo no nosso planejamento de expansão das rotas internacionais”, disse, em nota, Lincoln Amano, diretor-comercial da Varig - cujo nome oficial é VRG.

 

 

O Estado de São Paulo
19/01/2008
Lula acena com ampliação do Aeroporto de Viracopos
Pacote inclui construções da segunda pista e do terminal de passageiros, diz prefeito de Campinas
Paulo Darcie

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos (PDT) se encontraram na tarde de ontem no Aeroporto de Congonhas, e, segundo o prefeito, avançaram nas negociações para a ampliação de outro aeroporto, o de Viracopos.

“Queria saber do presidente qual a possibilidade de pôr em prática o plano diretor do aeroporto de Viracopos”, afirmou o prefeito. O pacote de reformas discutidas inclui a implantação da segunda pista, a ampliação do terminal de carga e a construção do terminal de passageiros, que colaboraria para desafogar Cumbica.

Segundo Hélio, a conversa foi produtiva e deve ajudar a acelerar os processo de licitação para as obras. “Saio muito mais tranqüilo”, afirmou. Ele disse ainda que Lula tratará do assunto com a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, na segunda-feira, e que, ainda na semana que vem, deve chamá-lo para nova audiência, em Brasília.

A construção da segunda pista deve ser adiantada para 2009. Com a mudança de seu sentido, em relação ao projeto inicial, deve poupar 40 mil habitantes de 17 bairros do entorno do aeroporto de serem desalojados. “Quando demos um novo sentido à pista, foi dada a partida para o desenvolvimento do aeroporto, essencial para resolver os problemas do espaço aéreo brasileiro”. Um total de R$ 150 milhões, entre recursos federais e municipais, já está previsto para ser empregado em desapropriações, mas a verba federal para a construção da pista e para as obras nos terminais deve ser fruto das negociações com a ministra Dilma. “Os dois compromissos do presidente com Campinas foram ratificados”, comemorou.

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), afirmou ontem estar de acordo com a possível concessão de Viracopos à iniciativa privada. Essa possibilidade, para a qual já há estudos, segundo informações da Casa Civil da Presidência da República , será discutida entre o prefeito de Campinas e o governo federal. “Se for bem feita, a concessão servirá para que o aeroporto de Viracopos ajude na resolução da crise aérea no País”, disse Serra ontem, durante visita a Valinhos. O governo do Estado tem planos para ampliar o rodoanel de Campinas e levá-lo até Viracopos.

 

 

Zero Hora
18/01/2008 - 21:58h
TAM e OceanAir têm promoções com descontos de até 95%
Passagens podem ser adquiridas a partir das 6h de sábado


A TAM e a OceanAir estarão vendendo passagens com descontos de até 95% neste fim de semana. A promoção da TAM, chamada Mega Promo, vale para todos os destinos domésticos operados pela companhia em viagens realizadas até 30 de abril, com permanência mínima de um dia no destino.

Para ter direito aos descontos, é necessário comprar os bilhetes de ida e volta no período das 6h de sábado até as 23h59min de domingo. Detalhes sobre a promoção podem ser encontrados no site da Mega Promo.

A OceanAir oferece passagens a partir de R$ 40 por meio de sua promoção OceanWeb 48 Horas, exclusiva no site da companhia e nas agências de viagem. São 80 destinos em todo o país. A oferta vale das 6h de sábado às 6h de segunda-feira.

 

 

Folha Online
18/01/2008 - 16h42
Falha dos motores causou pouso forçado em Londres, diz relatório
Publicidade da Folha Online

O avião da companhia British Airways que realizou um pouso de emergência na quinta-feira, no aeroporto de Heathrow, em Londres, sofreu uma falha nos motores, que pararam de funcionar pouco antes da aeronave pousar, segundo um relatório preliminar divulgado nesta sexta-feira.

"A aproximadamente 600 pés (cerca de 200 metros) e a três quilômetros de tocar o solo", os motores não responderam a um comando para aumentar a propulsão, segundo o relatório da Divisão de Investigação de Acidentes Aéreos Britânica.

"A velocidade da aeronave diminuiu e a aeronave desceu na grama antes da superfície pavimentada (pista de pouso)", segundo o documento.

Kirsty Wigglesworth/AP

Oficiais do aeroporto de Heathrow cercam Boeing que teve de fazer pouso forçado
Investigadores irão agora se focar em uma análise mais detalhada da caixa-preta que registra as informações de vôo para examinar outros sistemas que podem ter influenciado as operações do motor.

O Boeing-777 da British Airways vindo de Pequim fez o pouso de emergência no aeroporto de Heathrow, deixando 13 feridos e causando o fechamento de uma das pistas.

O avião levava 136 passageiros, que foram retirados por meio de saídas de emergência da aeronave. Autoridades do aeroporto informaram que a pista sul foi fechada após o incidente.

A investigação preliminar concluiu que o vôo havia sido normal até momentos antes da aterrissagem.

Uma equipe de especialistas da Boeing chegou a Londres para se unir aos investigadores e especialistas da Rolls Royce, companhia que produziu os motores.