:::::RIO DE JANEIRO - 14 DE MARÇO DE 2007 :::::

 

Valor Econômico
14/03/2007
TAM e Gol têm quase 90% do mercado
Murillo Camarotto

As companhias aéreas TAM e Gol, juntas, fecharam o mês de fevereiro com quase 90% dos passageiros transportados nas rotas domésticas. Segundo dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), as duas empresas abocanharam 87,6% do mercado no mês, sendo 47,3% da TAM e 40,3% da Gol.

Foi o primeiro mês em que a Gol ultrapassou o limite dos 40%. Em fevereiro de 2006, a empresa tinha 30,1% do mercado. Segundo Tarcisio Gargioni, diretor de marketing e serviços da Gol, o ganho se deve ao aumento da oferta da companhia, que no período foi de 50,5% - ou de 43 aviões para frota de 66.

A Nova Varig aparece com uma fatia de 4,5% do mercado doméstico. A BRA ficou com 2,9%, abaixo do que havia registrado em fevereiro de 2006. A OceanAir, ficou com 2%, acima dos números de um ano atrás. Tanto a BRA quanto a Varig registraram significativa queda na taxa de ocupação dos vôos - de dez e oito pontos percentuais, respectivamente.

Nas rotas internacionais, o mercado também está concentrado nas duas maiores empresas aéreas do país. A TAM aparece à frente, com 61%, contra 18,9% da Gol. A Nova Varig está em terceiro, com 11,8%, enquanto a BRA registrou 7,9% de participação.

No total, o mercado doméstico cresceu 16,1% em fevereiro deste ano, em relação ao mesmo mês de 2006. O segmento internacional recuou 38,5% entre as aéreas brasileiras. (Colaborou Roberta Campassi, de São Paulo)

 

 

Estadão
13 de março de 2007 - 20:47h
Presidente do PDT aceita convite para assumir Previdência

Carlos Lupi foi convidado por Tarso e disse que aceitará a pasta como ´missão´
Christiane Samarco

BRASÍLIA - O ministro de Relações Institucionais, Tarso Genro, teve uma conversa com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o convidou para assumir o Ministério da Previdência Social. Lupi aceitou o convite, de acordo com relato de um dos parlamentares que conversaram com ele.

Tarso atendeu a um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao aceitar o convite, o pedetista deixou claro que o PDT está disposto a apoiar o governo, com ou sem ministério e disse que aceitará o convite como "missão".

Segundo um deputado do PDT que conversou com Lupi, Tarso informou também que o presidente Lula quer encerrar a montagem do Ministério nas próximas 48 horas. A idéia é anunciar a nova equipe na reunião do conselho político nesta quinta-feira, da qual devem participar todos os presidentes de partidos da base aliada.

 

 

Agência - Lusa
12-03-2007 17:50:44
TAP investirá R$ 66 mi em empresa brasileira de manutenção

A TAP vai investir 24 milhões de euros (R$ 66 milhões), gradualmente, na brasileira VEM (empresa de manutenção) para aproveitar as oportunidades de negócio na América Latina, afirmou nesta segunda-feira o presidente da companhia aérea portuguesa, Fernando Pinto.

O executivo, que falava aos jornalistas na apresentação dos resultados da TAP de 2006, considerou que a empresa adquirida do grupo Varig "é muito importante estrategicamente para o crescimento do serviço de manutenção, que está no limite da capacidade".

A TAP está à procura de parceiros interessados em entrar no capital da empresa brasileira, mas "vai manter o controle" da VEM, disse ainda Fernando Pinto.

Antiga empresa do grupo Varig, a VEM foi adquirida em 2006 pela TAP por 24 milhões de euros, após crise da companhia aérea brasileira. Nos últimos cinco anos, o faturamento da VEM aumentou em média 11% ao ano.

Atualmente, a VEM Manutenção e Engenharia, localizada no Rio de Janeiro, presta serviços a todos os aviões da Boeing, incluindo DC10 e MD11, Embraer e Fokker.