|
Folha de São Paulo
14/02/2007
Varig Log tem primeiro Boeing 757-200
da AL
DA SUCURSAL DO RIO
A Varig Log recebeu ontem o primeiro dos oito aviões
cargueiros Boeing-757/200 encomendados para aumentar a
frota. Com a incorporação, a Varig Log será
a primeira empresa da América Latina a operar esse
tipo de aeronave, que transporta até 30 toneladas.
O Boeing-727, usado até então, leva até
22 toneladas.
Segundo o presidente da Varig Log, João Luís
Bernes de Sousa, a companhia vai encerrar o ano com um
total de 22 aeronaves.
O Estado de São Paulo
14/02/2007
VarigLog investe US$ 175 milhões
A VarigLog, controladora da Varig, apresentou ontem
o primeiro Boeing 757-200 convertido em cargueiro, que
faz parte da renovação de sua frota, de
18 aviões. A empresa receberá oito aviões
desse tipo até o final do ano, num investimento
de US$ 175 milhões. O presidente da VarigLog, João
Luís Bernes de Sousa, disse que a associação
da Varig com a LAN é uma estratégia para
ganhar competitividade.
Estadão
13 de fevereiro de 2007 - 19:42h
Avião faz pouso forçado
no Aeroporto de Congonhas
Aeronave teve de voltar ao aeroporto
sete minutos depois de decolar
Fabiana Marchezi
SÃO PAULO - Um avião da empresa
aérea Pantanal fez um pouso forçado no início
da noite desta terça-feira, 13, no Aeroporto de Congonhas,
zona sul de São Paulo, segundo informações
da Infraero.
De acordo com a Infraero, o vôo 4788
decolou de Congonhas para Juiz de Fora, em Minas Gerais,
às 18h10 e retornou às 18h17 por conta de
problemas na aeronave. Ainda segundo a Infraero, o aeroporto
continua operando normalmente.
Estadão
13 de fevereiro de 2007 - 18:22h
VarigLog renova frota, ao custo total
de US$ 175 milhões
Ao todo, serão oito aeronaves
desse tipo que chegarão até o final deste
ano
Alberto Komatsu
RIO - A VarigLog apresentou nesta terça-feira,
13, o primeiro Boeing 757-200 convertido para cargueiro
que faz parte da renovação da frota da empresa,
atualmente com 18 aviões. Ao todo, serão oito
aeronaves desse tipo que chegarão até o final
deste ano, num investimento total de US$ 175 milhões.
A VarigLog vai receber um avião por mês, sendo
que o próximo chegará em março.
De acordo com o presidente da VarigLog,
controladora da nova Varig, João Luís Bernes
de Sousa, os modelos 757-200 substituirão os modelos
727. A troca começará a ser realizada partir
da entrega do quinto 757-200, que rende uma redução
de custos de 30% em relação ao 727. A VarigLog
tem atualmente quatro 727-200 e dois 727-100.
Como exemplo de menores custos, o executivo
afirmou que o 727 tem capacidade para transportar 24 toneladas,
com autonomia de vôo de três horas e consumo
de 4.700 litros de querosene de aviação por
hora. Já o 757 comporta 30 toneladas num vôo
de seis horas e consumo de 3.500 litros de combustível
por hora. A VarigLog é a primeira companhia aérea
a operar esse avião na América Latina.
O aumento da demanda do mercado, segundo
o presidente da empresa, foi um dos principais motivos para
a renovação da frota. No ano passado, a receita
da VarigLog cresceu 12% em comparação com
2005. Este ano, com os novos aviões, ele estima que
o aumento de receita deverá ser de 20%, ou US$ 140
milhões a mais do que em 2006.
O executivo aproveitou a ocasião
para defender a união de forças entre empresas
aéreas. Segundo ele, a parceria da Lan Chile com
a nova Varig é muito positiva. "Se nós
não nos agruparmos, não reunirmos forças,
vamos pagar combustível, o quilômetro, o leasing
muito mais caro. A gente tem de se esforçar. Nós,
a Lan Chile, de repente a Gol, juntos. Tem de formar blocos.
A gente tem de olhar o grupo econômico", afirmou
o executivo, que negou qualquer contato com a Gol ou a TAM,
que teria manifestado interesse em investir na Varig, segundo
rumores do mercado.
Sousa diz que ainda está sendo feita
uma auditoria na Varig e que, após essa etapa, deverá
ser negociada a participação que os chilenos
poderão ter na companhia. "Uma coisa é
certa, o capital tem de estar no limite dos 20%, que é
o que a legislação permite. A Lan Chile e
o Matlin Patterson (acionista da controladora da VarigLog,
a Volo do Brasil) não podem exceder o limite da nossa
legislação", afirmou.
Jornal de Turismo
13 de Fevereiro de 2007 - 14:29h
VarigLog renova frota com Boeing 757-200
“Um momento importante para a aviação
cargueira do Brasil”. Foi com essas palavras que o
presidente da VarigLog, João Luis Bernes de Souza,
resumiu a aquisição do primeiro Boeing 757-200
cargueiro da América Latina.
Em entrevista coletiva concedida no Terminal
de Cargas da empresa, no Rio, João Luis ressaltou
que as limitações do Brasil em relação
a outros modais de superfície obrigaram a VarigLog
a introduzir um novo conceito de transporte de cargas. “Somos
um País de dimensões continentais, que exige
um transporte eficiente de nossas riquezas, acelerando o
nosso crescimento. Através do Boeing 757-200, a VarigLog
irá cumprir um relevantíssimo papel como transportadora
de cargas no Brasil e no restante do continente”,
ressaltou.
A aeronave é a primeira de outros
sete modelos similares, que chegarão a partir de
março, renovando, mensalmente, a frota, no decorrer
de 2007. Atualmente, a frota da subsidiária da Varig
tem 18 aeronaves. De acordo com João Luiz, o aparelho
voa durante seis horas, direto, com “plena eficácia”.
“O novo Boeing custou US$ 173 milhões, e veio
para substituir, assim que adquirirmos a quinta aeronave,
o Boeing 727, que também foi um dos heróis
da aviação nacional”, relembrou.
Com capacidade para transportar até
30 toneladas, a aeronave vai operar em vôos diários
para o Nordeste (Guarulhos-Recife-Fortaleza e Guarulhos-Salvador-Recife,
de terça a sábado). Além de um por
semana a Miami (Guarulhos-Miami e Miami-Belém-Vitória
(ES)-Guarulhos, durante os finais de semana). “A tendência
é a de que tenhamos um faturamento da ordem de 30%
no tráfego doméstico, e de 20% no movimento
geral, com faturamento de US$ 140 milhões, a mais
que em 2006”, aventou.
O Globo Online
13/02/2007 às 14h12m
VarigLog recebe o primeiro de oito
aviões 757 que farão parte da frota
Erica Ribeiro - O Globo
RIO - A VarigLog recebeu nesta terça-feira, no Rio,
o primeiro de uma série de oito aviões cargueiros
modelo Boeing 757-200 que serão integrados à
frota. Os oito aviões custaram á VarigLog
US$ 175 milhões, que serão pagos em sistema
de leasing operacional, fechado com diferentes empresas
de arrendamento de aeronaves.
Segundo o presidente da VarigLog, João
Luis Bernes de Sousa, o aumento da demanda de carga aérea
a a economia oferecida pelas aeronaves, que transporta 30
toneladas de carga com consumo médio por hora de
3.500 litros de QAV (combustível de aviação)
e tem capacidade de voar até seis horas seguidas,
foram decisivas para a modernização da frota.
O avião, que pertencia à
Alcoa, começa a operar ligando Rio e São Paulo
a cidades do Nordeste a partir de amanhã. Em março,
de acordo com Bernes de Souza, chega o segundo avião,
que fará vôos ligando Vitória e Salvador
a Miami, nos EUA. A partir da chegada do quinto avião,
será iniciada a desativação dos quatro
Boeings 727 que estão na frota.
Os modelos 727 transportam 24 toneladas,
com capacidade de vôo direto de três horas e
o consumo médio por hora é de 4.700 litros
de QAV.
- Com esta nova aeronave, esperamos um
incremento de 30% no tráfego de carga e aumento no
faturamento de 20%, gerando US$ 140 milhões a mais
no caixa da VarigLog este ano, na comparação
com 2006. Os aviões 727 não estão obsoletos
mas são mais caros do ponto de vista operacional.
Por isso, devem permanecer na frota até o fim do
ano. Para este ano, esperamos um crescimento de 30% no volume
de carga transportada no Brasil e na América do Sul
- afirmou Bernes de Sousa.
Com o novo avião, a frota da companhia
sobe para 19.Apesar de todos os problemas causados pelo
caos aéreo, o executivo da VarigLog disse que a empresa
não foi afetada pelos atrasos já que a maior
parte das operações é feita à
noite.
|