:::::RIO DE JANEIRO - 14 DE FEVEREIRO DE 2007 :::::

 

Folha de São Paulo
14/02/2007
Varig Log tem primeiro Boeing 757-200 da AL
DA SUCURSAL DO RIO

A Varig Log recebeu ontem o primeiro dos oito aviões cargueiros Boeing-757/200 encomendados para aumentar a frota. Com a incorporação, a Varig Log será a primeira empresa da América Latina a operar esse tipo de aeronave, que transporta até 30 toneladas. O Boeing-727, usado até então, leva até 22 toneladas.

Segundo o presidente da Varig Log, João Luís Bernes de Sousa, a companhia vai encerrar o ano com um total de 22 aeronaves.

 

 

O Estado de São Paulo
14/02/2007
VarigLog investe US$ 175 milhões

A VarigLog, controladora da Varig, apresentou ontem o primeiro Boeing 757-200 convertido em cargueiro, que faz parte da renovação de sua frota, de 18 aviões. A empresa receberá oito aviões desse tipo até o final do ano, num investimento de US$ 175 milhões. O presidente da VarigLog, João Luís Bernes de Sousa, disse que a associação da Varig com a LAN é uma estratégia para ganhar competitividade.

 

 

Estadão
13 de fevereiro de 2007 - 19:42h
Avião faz pouso forçado no Aeroporto de Congonhas
Aeronave teve de voltar ao aeroporto sete minutos depois de decolar
Fabiana Marchezi

SÃO PAULO - Um avião da empresa aérea Pantanal fez um pouso forçado no início da noite desta terça-feira, 13, no Aeroporto de Congonhas, zona sul de São Paulo, segundo informações da Infraero.

De acordo com a Infraero, o vôo 4788 decolou de Congonhas para Juiz de Fora, em Minas Gerais, às 18h10 e retornou às 18h17 por conta de problemas na aeronave. Ainda segundo a Infraero, o aeroporto continua operando normalmente.

 

 

Estadão
13 de fevereiro de 2007 - 18:22h
VarigLog renova frota, ao custo total de US$ 175 milhões
Ao todo, serão oito aeronaves desse tipo que chegarão até o final deste ano
Alberto Komatsu

RIO - A VarigLog apresentou nesta terça-feira, 13, o primeiro Boeing 757-200 convertido para cargueiro que faz parte da renovação da frota da empresa, atualmente com 18 aviões. Ao todo, serão oito aeronaves desse tipo que chegarão até o final deste ano, num investimento total de US$ 175 milhões. A VarigLog vai receber um avião por mês, sendo que o próximo chegará em março.

De acordo com o presidente da VarigLog, controladora da nova Varig, João Luís Bernes de Sousa, os modelos 757-200 substituirão os modelos 727. A troca começará a ser realizada partir da entrega do quinto 757-200, que rende uma redução de custos de 30% em relação ao 727. A VarigLog tem atualmente quatro 727-200 e dois 727-100.

Como exemplo de menores custos, o executivo afirmou que o 727 tem capacidade para transportar 24 toneladas, com autonomia de vôo de três horas e consumo de 4.700 litros de querosene de aviação por hora. Já o 757 comporta 30 toneladas num vôo de seis horas e consumo de 3.500 litros de combustível por hora. A VarigLog é a primeira companhia aérea a operar esse avião na América Latina.

O aumento da demanda do mercado, segundo o presidente da empresa, foi um dos principais motivos para a renovação da frota. No ano passado, a receita da VarigLog cresceu 12% em comparação com 2005. Este ano, com os novos aviões, ele estima que o aumento de receita deverá ser de 20%, ou US$ 140 milhões a mais do que em 2006.

O executivo aproveitou a ocasião para defender a união de forças entre empresas aéreas. Segundo ele, a parceria da Lan Chile com a nova Varig é muito positiva. "Se nós não nos agruparmos, não reunirmos forças, vamos pagar combustível, o quilômetro, o leasing muito mais caro. A gente tem de se esforçar. Nós, a Lan Chile, de repente a Gol, juntos. Tem de formar blocos. A gente tem de olhar o grupo econômico", afirmou o executivo, que negou qualquer contato com a Gol ou a TAM, que teria manifestado interesse em investir na Varig, segundo rumores do mercado.

Sousa diz que ainda está sendo feita uma auditoria na Varig e que, após essa etapa, deverá ser negociada a participação que os chilenos poderão ter na companhia. "Uma coisa é certa, o capital tem de estar no limite dos 20%, que é o que a legislação permite. A Lan Chile e o Matlin Patterson (acionista da controladora da VarigLog, a Volo do Brasil) não podem exceder o limite da nossa legislação", afirmou.

 

 

Jornal de Turismo
13 de Fevereiro de 2007 - 14:29h
VarigLog renova frota com Boeing 757-200


“Um momento importante para a aviação cargueira do Brasil”. Foi com essas palavras que o presidente da VarigLog, João Luis Bernes de Souza, resumiu a aquisição do primeiro Boeing 757-200 cargueiro da América Latina.

Em entrevista coletiva concedida no Terminal de Cargas da empresa, no Rio, João Luis ressaltou que as limitações do Brasil em relação a outros modais de superfície obrigaram a VarigLog a introduzir um novo conceito de transporte de cargas. “Somos um País de dimensões continentais, que exige um transporte eficiente de nossas riquezas, acelerando o nosso crescimento. Através do Boeing 757-200, a VarigLog irá cumprir um relevantíssimo papel como transportadora de cargas no Brasil e no restante do continente”, ressaltou.

A aeronave é a primeira de outros sete modelos similares, que chegarão a partir de março, renovando, mensalmente, a frota, no decorrer de 2007. Atualmente, a frota da subsidiária da Varig tem 18 aeronaves. De acordo com João Luiz, o aparelho voa durante seis horas, direto, com “plena eficácia”. “O novo Boeing custou US$ 173 milhões, e veio para substituir, assim que adquirirmos a quinta aeronave, o Boeing 727, que também foi um dos heróis da aviação nacional”, relembrou.

Com capacidade para transportar até 30 toneladas, a aeronave vai operar em vôos diários para o Nordeste (Guarulhos-Recife-Fortaleza e Guarulhos-Salvador-Recife, de terça a sábado). Além de um por semana a Miami (Guarulhos-Miami e Miami-Belém-Vitória (ES)-Guarulhos, durante os finais de semana). “A tendência é a de que tenhamos um faturamento da ordem de 30% no tráfego doméstico, e de 20% no movimento geral, com faturamento de US$ 140 milhões, a mais que em 2006”, aventou.

 

 

O Globo Online
13/02/2007 às 14h12m
VarigLog recebe o primeiro de oito aviões 757 que farão parte da frota
Erica Ribeiro - O Globo


RIO - A VarigLog recebeu nesta terça-feira, no Rio, o primeiro de uma série de oito aviões cargueiros modelo Boeing 757-200 que serão integrados à frota. Os oito aviões custaram á VarigLog US$ 175 milhões, que serão pagos em sistema de leasing operacional, fechado com diferentes empresas de arrendamento de aeronaves.

Segundo o presidente da VarigLog, João Luis Bernes de Sousa, o aumento da demanda de carga aérea a a economia oferecida pelas aeronaves, que transporta 30 toneladas de carga com consumo médio por hora de 3.500 litros de QAV (combustível de aviação) e tem capacidade de voar até seis horas seguidas, foram decisivas para a modernização da frota.

O avião, que pertencia à Alcoa, começa a operar ligando Rio e São Paulo a cidades do Nordeste a partir de amanhã. Em março, de acordo com Bernes de Souza, chega o segundo avião, que fará vôos ligando Vitória e Salvador a Miami, nos EUA. A partir da chegada do quinto avião, será iniciada a desativação dos quatro Boeings 727 que estão na frota.

Os modelos 727 transportam 24 toneladas, com capacidade de vôo direto de três horas e o consumo médio por hora é de 4.700 litros de QAV.

- Com esta nova aeronave, esperamos um incremento de 30% no tráfego de carga e aumento no faturamento de 20%, gerando US$ 140 milhões a mais no caixa da VarigLog este ano, na comparação com 2006. Os aviões 727 não estão obsoletos mas são mais caros do ponto de vista operacional. Por isso, devem permanecer na frota até o fim do ano. Para este ano, esperamos um crescimento de 30% no volume de carga transportada no Brasil e na América do Sul - afirmou Bernes de Sousa.

Com o novo avião, a frota da companhia sobe para 19.Apesar de todos os problemas causados pelo caos aéreo, o executivo da VarigLog disse que a empresa não foi afetada pelos atrasos já que a maior parte das operações é feita à noite.