:::::RIO DE JANEIRO - 12 / 13 DE OUTUBRO DE 2006 :::::

 

Folha de São Paulo
13
/10/06
Anac remarca para novembro leilão de espaços da Varig
DA FOLHA ONLINE, NO RIO DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A Anac (Agência de Aviação Civil) obteve vitória na Justiça e remarcou o leilão dos slots (espaços de pouso e decolagem) da Varig no Aeroporto de Congonhas (São Paulo) para os dias 8 e 9 de novembro.

Decisão favorável do desembargador Sergio Schwaitzer, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro), reverteu a determinação do desembargador Paulo Espírito Santo, também do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro), e autorizou a redistribuição desses espaços.

Schwaitzer questionou o uso de agravo regimental na decisão anterior, mas não entrou no mérito da questão.

O imbróglio nesse tribunal começou no último dia 14, quando o juiz federal Guilherme Couto de Castro, convocado para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, deu liminar favorável à Anac ao cassar a decisão do Tribunal de Justiça do Rio.

A Anac informou que repassaria 28 slots (espaços de pouso e decolagem) que pertencem à Varig no aeroporto de Congonhas (São Paulo) até 16 de outubro. A decisão foi suspensa pelo desembargador federal Paulo Espírito Santo, do TRF, que revisou decisão do próprio tribunal.

Anteontem, o presidente do conselho de administração da VarigLog, Marco Antonio Audi, criticou a Anac pela demora na obtenção da concessão para a nova Varig operar vôos. Após encontro com representantes do governo do Estado do Rio, Audi afirmou que a lentidão tem afastado eventuais parceiros.

Débitos da Vasp
Inicialmente marcado para o final deste mês, o leilão de três Boeing-737/200 da Vasp para pagar dívidas com 140 funcionários na Bahia foi suspenso pela juíza Andréia Mariani, da 11ª Vara da Justiça do Trabalho de Salvador.

Os advogados da Vasp argumentaram que a empresa está em recuperação judicial desde 28 de agosto. Pela lei, a Vasp tem um ano, a partir daquela data, para quitar o débito com os funcionários.

Segundo o Sindicato dos Aeroviários e Aeronautas da Bahia, a dívida é de R$ 5,5 milhões. De acordo com advogados dos ex-funcionários, a Vasp mantém em seu patrimônio 31 aeronaves.

 

 

O ESTADO DE SÃO PAULO
13/10/2006
Caixa-preta: leitura pode durar 2 dias
Hector Vilar, ESPECIAL PARA O ESTADO, MONTREAL, CANADÁ

Já começou a análise das caixas-pretas do Boeing 737-800, da Gol, e do jato Legacy, da ExcelAire, em Ottawa, capital canadense. A transcrição das vozes e dos dados gravados está sendo realizada nos laboratórios do Conselho de Segurança dos Transportes do Canadá, e pode ficar pronta em dois dias, segundo um consultor em aviação canadense.

As caixas-pretas chegaram do Brasil ontem, levadas pelo coronel Rufino Antônio da Silva Ferreira, presidente da comissão que investiga a tragédia do vôo 1907. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a decisão de enviar as caixas-pretas para Ottawa foi tomada porque o Canadá é considerado país neutro.

Pelo fato de o Boeing e o Legacy serem novos, as caixas-pretas são equipadas com discos rígidos semelhantes aos de um computador. Caso o disco rígido não tenha sido danificado, a transferência dos dados é rápida. De acordo com o ex-controlador de vôo Yvan-Miville Des Chênes, consultor da Rádio Canadá, 'em dois dias, no máximo, as autoridades brasileiras já devem ter em mãos a transcrição de dados e de voz dos dois aparelhos'. A Anac, porém, já informou que a caixa-preta do Boeing 737-800 está danificada.

Nos laboratórios do Conselho de Segurança dos Transportes, em Ottawa, os dados das duas caixas-pretas serão transferidos para um único computador, que vai sincronizar e sobrepor os dados, para reconstituir o vôo das duas aeronaves.

Se o Brasil encara o Canadá como país neutro na investigação, do lado canadense a escolha foi recebida com orgulho. Des Chênes contou que os analistas do Conselho de Segurança dos Transportes ficaram satisfeitos com a decisão da Anac. 'Vê-se nesta atitude uma questão de confiança', disse.

 

 

InfoMoney
11/10 - 19:52h
Após quase dois meses de polêmica, Anac é autorizada a distribuir slots da Varig

SÃO PAULO - Após um longo período de batalhas judiciais, a ANAC (Agência de Aviação Civil) obteve o direito de realocar os slots do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que antes pertenciam à Varig.

A agência marcou para os dias 8 e 9 de novembro o novo leilão dos 28 espaços de pouso e decolagem perdidos pela companhia aérea após sua recuperação judicial.

Histórico A disputa começou no dia 14 de agosto, quando o juiz Luiz Roberto Ayoub, responsável pela recuperação judicial da Varig, não permitiu que a Anac distribuísse as rotas que não serão mais realizadas pela companhia.

Desde então, a Justiça do trabalho e o Ministério Público vinham lutando para resolver a questão.

Na última terça-feira, o juiz Sergio Schwaitzer, do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro, anulou a determinação anterior do desembargador Paulo Espírito Santo, do mesmo tribunal, dando ganho de causa à Anac.

 

 

Folha Online
11/10/2006 - 17h24
Varig fará vôos diários para Bogotá a partir desta quinta

A Varig divulgou que, a partir desta quinta-feira (12), os vôos para Bogotá passam a ser diários. A companhia manteve a tarifa promocional de U$ 663 (ida e volta), aplicada desde a semana passada, quando a empresa retomou os vôos para a Colômbia, com quatro freqüências semanais.

Segundo comunicado, Bogotá já é o quarto destino internacional atendido pela Varig, além de Frankfurt, Buenos Aires e Caracas. Todas as viagens são "non-stop" (sem escalas), partindo do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para Bogotá, enquanto o retorno tem escala em Caracas, na Venezuela.

Já no sábado, a Varig oferece vôos diretos nos dois trajetos: Guarulhos/Bogotá/Guarulhos. Em cada vôo, estão disponíveis 249 assentos, sendo 12 lugares na classe executiva e 237 na econômica.

No sábado, a partida é às 17h20 de São Paulo com chegada prevista às 21h30 em Bogotá. O retorno ocorre às 22h30 com chegada às 6h15 no aeroporto de Guarulhos. Nos demais dias da semana, o vôo sai de Guarulhos às 13h40 de São Paulo com chegada às 17h50. De Bogotá, a saída é às 18h50 com chegada em São Paulo, às 5h30.

Além de suas lojas, agências de turismo, a Varig vende bilhetes por telefone (0/xx/11/4003-7000) e pelo site (www.varig.com.br).

 

 

Folha Online
11/10/2006 - 16h26
Anac obtém vitória na Justiça e remarca redistribuição de linhas da Varig
CLARICE SPITZ da Folha Online, no Rio

A Anac (Agência de Aviação Civil) obteve vitória na Justiça e remarcou o leilão dos slots (espaços de pouso e decolagem) da Varig no Aeroporto de Congonhas (São Paulo) para os dias 8 e 9 de novembro.

Decisão favorável do desembargador Sergio Schwaitzer, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro), reverteu a determinação do desembargador federal Paulo Espírito Santo, também do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (Rio de Janeiro) e autorizou a redistribuição desses espaços.

Schwaitzer questionou o uso de agravo regimental na decisão anterior, mas não entrou no mérito da questão.

O imbróglio nesse tribunal começou no último dia 14, quando o juiz federal Guilherme Couto de Castro, convocado para o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, concedeu liminar favorável à Anac ao cassar a decisão do Tribunal de Justiça do Rio.

A Anac informou que repassaria 28 slots (espaços de pouso e decolagem) que pertencem à Varig no aeroporto de Congonhas (São Paulo) até 16 de outubro.

A decisão do próprio tribunal foi suspensa pelo desembargador federal Paulo Espírito Santo, do TRF.

Para o juiz Luiz Roberto Ayoub, da 8ª Vara Empresarial, cabe agora ao STJ definir a competência sobre o caso. "É ele que tem a última palavra", afirmou. Ayoub disse que, caso o STJ decida favoravelmente à Vara Empresarial, vai se manifestar sobre as autorizações para que a nova Varig opere vôos.

O Ministério Público do Estado entende que a Justiça do Rio poderia liberar essas autorizações caso a agencia demorasse em concede-las. "Vamos tomar as medidas necessários, mas reconheço que não é bom para a empresa [a demora nas autorizações]", disse.

Ontem, o presidente do conselho de administração da VarigLog, Marco Antonio Audi, criticou a Anac (Agência de Aviação Civil) pela demora na obtenção da concessão a nova Varig operar vôos.

Após encontro com representantes do governo do Estado do Rio, Audi afirmou que a lentidão da agência tem afastado eventuais parceiros do negócio.