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:::::RIO DE JANEIRO - 12 DE DEZEMBRO DE 2006 :::::

 

Mercado e Eventos
12/12/2006 - 09:40
Zuanazzi confirma homologação da Varig para dia 14
Luiz Marcos Fernandes


O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, confirmou que dia 14 a Varig recebe o cheta, certificado de homologação que permitirá a companhia operar novos vôos domésticos e internacionais.

Em relação aos aeroportos, Zuanazzi procurou tranqüilizar o mercado, garantindo que a cada dia a situação melhora. "Tivemos uma reunião com operadoras de turismo e Braztoa e explicamos a questão da restrição de horário para os charteres, que não irá afetar em nada as operações de fretamento", garantiu.

Zuanazzi participa agora da reunião do Conselho Estadual de Turismo, na Fecomércio, onde dará explicação da crise.

 

 

Mercado e Eventos
12/12/2006 - 09:40

Varig volta a voar para Noronha na semana que vem

Com a decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de liberar aeronaves de grande porte para voar para Fernando de Noronha, a Varig anunciou a expectativa de reiniciar suas operações para a ilha já na próxima semana com Boeings 737-300, como fazia desde 2002.

As operações com grandes aeronaves foram suspensas pela Anac desde 9 de setembro, sob a alegação de que o aeroporto não estava preparado para aviões desse porte. A agência formalizou a liberação na ata da reunião de hoje.

 

 

Agencia Brasil
12/12 - 07:21h
Nova Varig só poderá voar quando comprovar segurança operacional, diz Anac

Enquanto não solucionar a área de segurança operacional, a Nova Varig não receberá o certificado de homologação de empresa de transporte aéreo (Cheta), esclareceu hoje (26) o gerente de Operações Internacionais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Valdir Padilha.

"Existe um procedimento a ser cumprido, mais pela empresa do que pela Anac, de apresentar a documentação e a segurança necessárias?, disse Padilha, que não informou quais os documentos ainda em falta para a concessão do certificado.

Ele atribuiu a competência de falar sobre o assunto a outra superintendência da Anac. E a assessoria de imprensa da Nova Varig reiterou que todos os documentos já foram entregues à Agência. Conforme previsto no edital do leilão de alienação da Varig, a nova empresa está voando com a autorização da antiga companhia.

A assessoria informou ainda que desde o segundo leilão, realizado pela Justiça fluminense no dia 20 de julho passado, os novos controladores já investiram US$ 122 milhões na Varig. A ex-subsidiária de carga da Varig, a VarigLog, foi a única empresa a participar do leilão e adquiriu a companhia aérea por US$ 24 milhões (R$ 52,3 milhões), identificada com o nome de Aéreo Transportes Aéreos S/A.

Segundo informação da Anac, o processo de constituição de uma empresa aérea segue normas internacionais, que são adotadas pelo Brasil, e envolve duas fases que podem levar até um ano para conclusão. A primeira etapa é a constituição jurídica, que culmina com uma Portaria de Autorização para funcionamento jurídico, válida por 12 meses improrrogáveis. Para que a empresa possa voar, entretanto, é necessário que a Anac conceda o Cheta, depois que a companhia demonstrar a capacidade de execução de todos os requisitos contidos em seus manuais.

A Nova Varig (VRG Linhas Aéreas) obteve a autorização de funcionamento jurídico da Anac no dia 25 de setembro.

 

 

Agencia Brasil
12/12 - 01:53h
Crise da Varig e nos aeroportos não afetou turismo internacional, afirma presidente do Embratur

A recente crise nos principais aeroportos brasileiros e a crise da Varig não afetaram a vinda de turistas estrangeiros para o Brasil, afirmou hoje (21) a presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Jeanine Pires.

Segundo ela, os vôos internacionais partem do país em horários de pouco movimento nos aeroportos, portanto, não há registros de atrasos significativos.

Até o momento, essa situação não tem um reflexo significativo nos vôos internacionais. Até porque, esses vôos saem em outro horário, e em um momento em que o aeroporto não tem mais movimento. Então, no caso internacional, a gente não tem, por enquanto, registrado questões significativas?.

Sobre a crise da companhia aérea Varig, Pires reconheceu que o Brasil viveu um período difícil nos meses de julho e agosto, que foram de alta temporada na Europa e pouca oferta de vôos para o Brasil.

Dados do Embratur mostram que, no início de 2006, havia em média 720 vôos internacionais semanais para o Brasil. O número caiu para 610 em julho e, neste mês, subiu para 660 vôos. No total, a estimativa é que tenham deixado de ser ofertados cerca de 500 mil assentos de janeiro a setembro deste ano.

Apesar disso, ela afirmou que o Brasil conseguiu manter as vindas dos turistas que gastam mais dinheiro e permanecem mais tempo no país. "Com toda a situação que nós tivemos, da perda de assentos aéreos, nós conseguimos manter o turista que gasta mais dinheiro, que visita mais, que fica mais tempo na nossa cidade?.

Pesquisa divulgada ontem (20) pelo Banco Central mostra que, de janeiro a outubro, entraram no País cerca de US$ 3,5 bilhões vindos do turismo estrangeiro. O valor é 10% superior ao obtido no mesmo período de 2004, que foi de US$ 3,2 bilhões. A melhor marca alcançada até hoje foi a do ano passado, quando entraram no país US$ 3,8 bilhões.

A estimativa do Embratur para 2006 é superar esse valor e alcançar um total de aproximadamente US$ 4,3 bilhões. Até 2007, um dos objetivos do Plano Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo, é chegar a uma receita cambial de US$ 8 bilhões no ano.

 

 

Agencia Brasil
11/12 - 14:56h
Diretores da Anac depõem em CPI da Varig na Assembléia do Rio

O presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi, e o diretor da agência Leur Lomanto prestam esclarecimentos sobre o processo de venda da Varig para a Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. O processo de compra da companhia aérea pela ex-subsidiária Varig Logística (VarigLog) está sendo investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) estadual.

Segundo a assessoria de imprensa da Anac, a agência já concedeu a autorização jurídica para o funcionamento da empresa, chamada de Nova Varig. No entanto, a Anac ainda não entregou o certificado de homologação de empresa de transporte aéreo (Cheta), o que poderá acontecer nos próximos dias.

O documento certifica as condições que a empresa aérea tem para operar com segurança. Mas, para concedê-lo, a Anac precisa analisar dados como o número de aeronaves, a quantidade de membros da tripulação e as condições de manutenção dos equipamentos da companhia. O último documento que a Anac terá que emitir será a concessão final à Nova Varig.

 

 

Site - AEROCONSULT
10/11/2006
DIVAGAÇÕES SOBRE UM ASSALTO À MÃO ARMADA
Guido Sonino

Confesso que não me emocionou, nem me causou pena, nem qualquer outro sentimento que em geral é provocado por acontecimentos insólitos, cruéis, injustos, o fato da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Ellen Gracie, ter sido assaltada na noite de quinta-feira na Avenida Perimetral, tendo objetos de valor e o Zafira oficial azul na qual viajava roubados. Ela estava acompanhada de um colega ministro e, supostamente, protegida por guardas a bordo de outro carro, que nada viram do assalto. De repente o veículo dos ministros foi interceptado por homens fortemente armados, que deixaram seus ocupantes a pé na Linha Vermelha, onde mais tarde foram encontrados pelos desavisados seguranças.

A falta de emoção, ao ler essa notícia que envolveu a presidente Gracie, a atribuo a uma reação instintiva, depois que a imagem dela decaiu na minha avaliação. Tenho seu nome ligado a duas decisões que me desagradaram: a primeira está relacionada com o bloqueio que ela impôs ao processo que o Aerus move contra a União, sem ter considerado que poderia estar prejudicando as esperanças de milhares de aposentados; a segunda sua iniciativa, que chamaria de impopular e que até colegas seus do Judiciário estão criticando, foi a proposta de aumento dos vencimentos dos integrantes do Conselho Nacional de Justiça, do qual ela é também presidente, que estaria elevando o seu para R$ 30.380 e o deles para R$ 28.861. Enquanto essa proposta está sendo discutida, o ministro da Fazenda está defendendo a tese técnica de que o novo salário mínimo deveria ser de valor R$ 8 (oito reais) inferior àquele proposto pelos Sindicatos, ficando em R$ 367 pois se ele fosse para R$ 375 (antes se havia falado de R$ 400) as finanças do país não agüentariam o seu impacto.

Voltando ao assalto, à parte os nomes das vítimas, foi apenas mais um episódio de um drama que se repete com freqüência nesta cidade maravilhosa, contra inermes cidadãos ou assombrados turistas. Mas raramente é protagonizado por figurões, que andam protegidos por escoltas eficientes e não costumam atravessar áreas que no mapa “confidencial” do Rio são definidas “perigosas”. Todavia, também eles não podem evitar a Linha Vermelha, quando desembarcam no Aeroporto Internacional, e se não tem uma escolta correm o risco de serem interceptados pelos bandidos. Como já aconteceu a dezenas de turistas australianos, chineses, portugueses, ingleses, em geral mais resenhados do ministro Gilmar Mendes, que acompanhava a presidente Gracie no Zafira assaltado. Seus comentários, poucos originais, feitos à imprensa foram: ”Foi chocante, muito chato. E´ algo realmente impressionante”.

Pergunta: seria tão ”chato” como as frustrações e o cansaço enfrentados por milhares de viajantes potenciais no mesmo aeroporto no qual os dois ministros chegaram (de helicóptero, num jatinho executivo ou como passageiros comuns num vôo regular devidamente atrasado ?) procedentes de Brasília, para presenciar às comemorações do Dia da Justiça e do Dia Nacional da Conciliação programadas para sexta-feira, dia 8 ? Sem dúvidas, eventos importantes para o país, dos quais o primeiro se apresentava como prioritário, para os milhões que aguardam o veredicto de uma justiça muitas vezes carente com os menos afortunados. Uma Justiça que perde o rumo certo na maioria dos casos em que uma liminar ou um hábeas corpus liberta quem não deveria. Ou o assalto teria sido tão “chocante”, ou “realmente impressionante” (palavras do ministro) como foi a anarquia descoberta na estrutura do chamado sistema de proteção aos vôos, depois que por erros humanos agravados pelo precário suporte técnico, foram sacrificadas 154 vidas?

Devido às dezenas de perguntas sem respostas, que incluem como reduzir os assaltos armados, os abusos da União contra os aposentados, as impunidades pelas falcatruas de parlamentares e de cidadãos “acima de qualquer suspeita”, ou como descobrir todas as causas e os responsáveis dos perigos que ainda rondam nos céus, evidenciados pela colisão que enlutou mais de 150 famílias neste final de ano, este 2006 que está para se encerrar não deixará saudades, depois de ter causado muitas lacrimas amargas. Mas nem tudo terá sido inútil, se a antes ignorada emoção pela qual passou uma das máximas expoentes da Justiça, fizer ela e os privilegiados de sempre se acharem mais vulneráveis, motivando-os para se engajar uma espécie de mutirão, cujo objetivo seria transformar o Brasil num país mais pacífico, porque mais justo.