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Jornal
Brasilturis
09/11/2006 15:36
DIA 18, provável data do Cheta
Homologação está nos últimos
detalhes segundo procurador da Anac.
A reunião entre o juiz Luiz Ayoub, da 8a. Vara de
Justiça Empresarial do Rio, com a direção
da Anac e Infraero que estava programada para ontem (quarta),
foi adiada para o dia 18. Nesta data, provavelmente, será
anunciada a homologação do Cheta - a licença
de concessão para o funcionamento pleno da Varig
como nova empresa aérea.
O procurador da Anac, Flávio Ribeiro, informou que
os principais entraves para a efetivação já
foram superados, e apenas exigências últimas
sobre segurança são os requisitos ainda em
exame. 'O processo será completado entre mais 7 a
15 dias', adiantou.
A controladora VarigLog confirma que, logo após a
homologação, dará início imediato
à compra e leasing de novos aviões, além
da contratação de funcionários.
Com prazo corrido a partir da data de homologação,
a Varig terá 30 dias para a implantação
do seu plano de rotas nacional e de 180 dias para a sua
malha internacional, períodos constantes dos ítens
estabelecidos no leilão de venda da empresa.
Folha
de São Paulo
10/11/2006
Operador narra desespero no dia do
acidente
"Ainda choro. Vejo o piloto
tentando controlar o Boeing, mãos presas ao manche.
E o desespero das pessoas", diz controlador
Funcionários ficaram meia hora em alerta até
saberem do pouso do jato que atingiu vôo da Gol; quem
continua na ativa tem crises de choro
LEILA SUWWAN DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
Durante
a meia hora do período de "alerta" devido
ao sumiço do radar do vôo 1907 da Gol, em 29
de setembro, o controle aéreo de Brasília
viveu nervosismo e ansiedade. Só quando chegou ao
centro a notícia de que um jato havia feito pouso
de emergência na serra do Cachimbo, relatando um choque
no ar, os 30 controladores presentes desabaram em choro,
desespero ou paralisia.
Tentavam
entender como a colisão poderia ter ocorrido, esperavam
notícias sobre o paradeiro do Boeing e continuaram
trabalhando por mais de uma hora até uma nova equipe
render os dez controladores que cuidavam do setor que monitorava
a área do acidente, em que morreram 154 pessoas.
O
relato é de um controlador presente no dia. Desde
então a Aeronáutica teria recebido 36 atestados
médicos de controladores e um deles teve AVC (acidente
vascular cerebral) em pleno trabalho, dizem colegas.
As
baixas e o estresse de trabalho foram os principais ingredientes
para a crise dos aeroportos, quando a operação-padrão
em Brasília afetou vôos e passageiros em todo
o país.
A
Aeronáutica confirma que pôs uma psicóloga
de plantão no dia da colisão e que hoje há
sete profissionais se revezando na sala de controle. Não
é divulgado o estado dos operadores, mas há
relatos de seguidas crises de choro, tremores, insônia,
perda de peso, dormência no corpo e quatro internações.
Alguns
se queixam do atendimento dado e dizem que a reação
do Comando ao controle de fluxo nos aeroportos (convocação
geral, cancelamento de folga, ameaças) piorou a situação.
"Eu
ainda choro, não posso deixar a cabeça pensar",
diz o controlador, que não quis ser identificado.
"Vejo o piloto tentando controlar o Boeing, mãos
presas ao manche. E o desespero das pessoas."
No
dia, houve pânico entre os controladores ao verem
o noticiário na TV da sala de repouso, mas ainda
discutiam a hipótese de um pouso forçado como
o do vôo da Varig que, em 89, desceu no mato, com
46 sobreviventes.
Segundo
relatos, ainda sob crença de que o Legacy seguia
o plano de vôo, teciam a tese de que a colisão
teria ocorrido na descida de 38 mil para 36 mil pés
-prevista na rota antes de Manaus. Na realidade, ambos os
aviões estavam a 37 mil pés.
"As
mulheres foram rapidamente amparadas. Mas, logo depois,
os homens desabaram, os que não ficaram completamente
em choque, anestesiados, não querendo acreditar."
Ficaram no centro de controle até de madrugada. Outro
controlador, que não trabalhava no dia, relata que
está com estresse pós-traumático. "O
problema é o medo, medo de isso acontecer de novo.
Junta isso com a desilusão coletiva, a falta de boas
condições de trabalho."
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