::::: RIO DE JANEIRO - 10 DE MAIO DE 2008 :::::

 

O Estado de São Paulo
10/05/2008

Com a Varig, Grupo Gol está perto de ultrapassar a TAM
Grupo está a menos de um ponto porcentual de virar líder de mercado
Mariana Barbosa

Pouco mais de um ano após a sua aquisição pela Gol, a Varig ainda não dá resultados financeiros. Mas os dados comparativos do setor para o mês de abril, divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mostram os primeiros sinais de melhora operacional. A empresa quase dobrou sua participação de mercado, para 7,96%, ante 4,2% em março.

Com essa recuperação da Varig, a participação do Grupo Gol sobe para 46,44% e praticamente encosta na líder TAM, que ficou com 47,12% do mercado doméstico no mês passado. A diferença, de 0,68%, é a menor da história.

A OceanAir, que estava praticamente empatada com a Varig em março, perdeu 0,46 ponto porcentual, caindo para 3,32%.

O mercado doméstico como um todo registrou um crescimento bastante tímido, de 3,8% ante o mesmo mês do ano passado. Em março, o crescimento em relação ao mesmo mês do ano anterior havia sido de 13,7%. Essa desaceleração do mercado, de acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo (Instituto Cepta), Respício do Espírito Santo Junior, explica a política agressiva de promoção das companhias. “Sem essas promoções, o crescimento poderia ter sido ainda menor”, afirma Respício.

A Varig exibiu em abril a maior taxa de ocupação da indústria, excluindo as regionais. A empresa voou com 69% dos assentos ocupados, ante 43% em março. Considerando a mesma base de comparação, a ocupação da Gol subiu de 60% para 66%, enquanto a taxa de ocupação da TAM caiu de 69% para 66%.

Na avaliação da própria Varig, esse aumento da ocupação e conquista de mercado se deve à nova malha aérea, que entrou em vigor em 24 de março. “O bom desempenho está relacionado ao sucesso da nova malha aérea doméstica. Com ela, a Varig ganhou muito mais opções de vôos e horários para vários destinos”, afirmou, em nota divulgada ontem, o diretor-comercial da empresa, Lincoln Amano. A empresa aumentou a oferta de assentos com a substituição de aviões Boeing 737-300 por 737-700 e 800, maiores e mais eficientes.

INTERNACIONAL

Diferentemente do mercado doméstico, as viagens internacionais pelas companhias brasileiras registraram um crescimento bastante expressivo: 19,8%. A TAM aumentou sua participação em 3,6 pontos porcentuais em relação ao mês de março, alcançando 72,5%. A empresa foi a única que registrou aumento de capacidade no mercado internacional. Gol, Varig e OceanAir ofertaram menos assentos em abril e perderam participação. A Varig passou de 18,82% para 18,66% e a Gol caiu de 9,81% para 8,31%. A OceanAir despencou de 2,29% para 0,35%.

 

 

Jornal do Brasil
10/05/2008

Aérea lança promoção com tarifa a R$ 1
Portal Terra

RIO - A Gol inicia à 0h01 deste sábado uma promoção com passagens a partir de R$ 1. De acordo com a companhia, os bilhetes podem ser adquiridos somente pela Internet no site www.voegol.com.br até às 23h59 do próximo domingo.

A aérea afirma que há passagens para todos os destinos nacionais operados pela empresa. Os vôos com tarifa promocional devem ser feitos entre 10 de maio e 26 de junho deste ano.

Segundo a Gol, para participar da promoção o cliente precisa comprar bilhete para ida e volta, com permanência mínima de dois dias no destino escolhido. A combinação de tarifas com desconto só pode ser feita quando a passagem custar, no mínimo, R$ 30. Assim, o valor mínimo possível para a combinação de bilhetes da promoção será de R$ 60.

De acordo com a Gol, há maior disponibilidade de assentos nas terças e quartas-feiras, tardes de sábados e manhãs de domingos, além dos vôos que operam entre 22h e 6h.

 

 

O Globo Online
09/05/2008 - 19:50h

Varig dobra participação no mercado doméstico, diz Anac

A Varig alcançou em abril seu maior percentual de participação de mercado doméstico de aviação desde que foi comprada pela Gol, no ano passado.

Segundo dados divulgados nesta sexta-feira pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a companhia conquistou 7,96 por cento de participação em abril contra 3,93 por cento registrados em março.

A Gol, que tinha 37,43 por cento de market share nos vôos domésticos em março, aumentou sua fatia para 38,48 por cento. De março a abril, a participação da TAM nos vôos nacionais caiu de 51,44 por cento para 47,12 por cento.

Nas rotas internacionais, o resultado é melhor para a TAM, que passou de 68,88 por cento do mercado em março para 72,45 por cento no mês passado. De janeiro até abril de 2008, a TAM cresceu 52,4 por cento, em comparação ao mesmo período de 2007. A Varig apresentou aumento de 138,6 por cento e teve 19,21 por cento do market share internacional.

A participação da Gol no mesmo segmento caiu de 9,81 por cento em março para 8,31 por cento em abril. A companhia aérea comandada por Constantino Jr. apresentou diminuição de 15 por cento no número de passageiros transportados no acumulado de janeiro a abril de 2008 (em comparação ao mesmo período do ano passado) e ficou com 10,18 por cento do mercado internacional.

O número de passageiros transportados para o exterior pelas aéreas brasileiras cresceu 19,8% em abril em comparação com o mesmo mês de 2007.

No mercado doméstico, de janeiro até abril de 2008 em comparação com dados de 2007, a TAM transportou 10,4 por cento mais passageiros. A Gol cresceu 6,5 por cento em volume. A Varig apresentou aumento de 20,2 por cento no mesmo intervalo.

A OceanAir ficou com 3,95 por cento da fatia do mercado doméstico entre janeiro e abril deste ano, um aumento de 132,5 por cento no número de passageiros transportados em comparação ao mesmo período de 2007.

 

 

O Globo Online
09/05/2008 às 18h45m

Um ano após assumir a Varig, grupo Gol fica a menos de 1 ponto da liderança em vôos domésticos
(Murillo Camarotto | Valor Online)

SÃO PAULO - Exatamente um ano após assumir as operações da Varig, o grupo que controla a Gol Linhas Aéreas atingiu sua maior participação de mercado em vôos domésticos, e chegou aos calcanhares da líder TAM. De acordo com dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Gol e Varig juntas abocanharam 46,44% do mercado em abril deste ano, praticamente empatadas com a TAM, que ficou com 47,12%.

A distância entre os dois grupos, de apenas 0,68 ponto percentual, é a menor desde que a Gol incorporou a Varig, em abril de 2007. Na época, a diferença de participação era de 7,24 pontos percentuais.

Entretanto, o crescimento de Gol e Varig não seguiu um movimento uniforme. Para se ter uma idéia, a maior distância entre as concorrentes foi registrada em agosto do ano passado, quando ficou em 10,1 pontos. Em outubro, despencou para 1,6 ponto e em março último estava novamente na casa dos 10 pontos.

A aproximação registrada em abril foi impulsionada pelo desempenho da Varig, cuja fatia saltou de 3,93% para 7,96% entre março e abril. O lançamento da nova malha aérea doméstica da companhia foi o grande responsável pelo crescimento. Em nota, a companhia destacou ainda que a taxa de ocupação de suas aeronaves passou de 43% para 69% no período.

Nos vôos internacionais, entretanto, a TAM segue folgada na liderança. Em abril, registrou participação de 72,45%, enquanto Gol e Varig ficaram com 26,97%.

 

 

Invertia
09/05/2008 - 17:12h

Mercado de aviação transporta 8,8% mais no quadrimestre

O número de passageiros transportados no mercado doméstico pelas empresas aéreas no primeiro quadrimestre do ano subiu 8,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, informou nesta sexta-feira a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No total, foram transportadas 16,033 milhões de pessoas no período.

Nos quatro meses, segundo os dados do órgão, a liderança do segmento no País foi da TAM, com participação de 49,26%. Em segundo lugar ficou a Gol (38,43%), seguida pela Varig (4,95%) e pela OceanAir (3,95%).

O aumento no número de passageiros transportados se deveu principalmente a oferta de assentos, que cresceu 14,5% no período. Já a taxa de ocupação das aeronaves caiu de uma média de 70%, no ano passado, para 67%, no mesmo período deste ano.

Nas linhas internacionais, a expansão, na mesma comparação, foi de 44,4%, com 7,426 milhões de passageiros transportados. A liderança é da TAM, com 68,76% do mercado no segmento, seguida pela Varig (19,21%), Gol (10,18%) e OceanAir (1,65%).

No período, a oferta de assentos nas linhas destinadas ao exterior aumentou 38,8% e a ocupação média dos vôos aumentou de 66%, nos quatro primeiros meses de 2007, para 68%, no mesmo período deste ano.