Revista
Consultor Jurídico
07/02/2008
Sucessão trabalhista
RedeTV! responde por dívidas
da Manchete, diz TST
Uma secretária e uma telefonista de Brasília
ganharam o direito de receber da TV Ômega (RedeTV!)
a dívida trabalhista deixada pela TV Manchete.
O direito garantido pela Justiça do Trabalho
da 10ª Região (DF) foi confirmado pela 5ª
e 4ª Turmas do Tribunal Superior do Trabalho. Nos
dois casos, ficou caracterizada a sucessão de
empresas para efeitos trabalhistas. Essa não
é a primeira decisão do TST nesse sentido.
No
primeiro caso, a secretária foi admitida pela
TV Manchete em outubro de 1995 e dispensada, sem justa
causa, em dezembro de 1999, pela TV Ômega, sem
receber as verbas rescisórias. A empregada alegou
não ter recebido os pagamentos decorrentes de
um acordo coletivo feito para quitar salários
atrasados desde setembro de 1998. A primeira instância
acolheu seu pedido e declarou a sucessão da Ômega
pela Manchete, o que lhe transferiu a responsabilidade
pelos débitos trabalhistas.
A
empresa buscou reformar a sentença no Tribunal
Regional do Trabalho da 10ª Região, sem
sucesso. A segunda instância reconheceu a sucessão
de empregadores, porque, além da transferência
da concessão estatal para exploração
dos serviços de radiodifusão e de sons
e imagens, a empresa locou da Manchete os equipamentos
relativos à geração, transmissão,
repetição e retransmissão de sinais
de telecomunicações e assim pôde
dar continuidade ao serviço.
Além
disso, os funcionários da Manchete continuaram
a prestar serviços à Ômega, nova
beneficiária da força de trabalho e responsável
pelo pagamento dos salários. Mais que isso, a
empresa assumiu obrigações da Manchete
"perante o INSS, Caixa Econômica Federal
(FGTS), cotistas e, especificamente, de pagamento dos
salários em atraso dos funcionários, esta
última em conformidade com o acordo firmado com
os ditos funcionários", informou o TRT.
A
TV Ômega recorreu ao TST com o argumento de que,
reconhecida a sucessão, a Manchete deveria ser
responsabilizada solidariamente pelos débitos
trabalhistas remanescentes. A juíza convocada
Kátia Magalhães Arruda, relatora do recurso,
julgou que o afastamento da Manchete da lide foi baseada
em dois fundamentos: a legitimidade passiva da TV Ômega,
com a sucessão reconhecida, e a incompetência
da Justiça do Trabalho para examinar conflitos
que decorrem da interpretação de contratos
comerciais.
"Ficou
claro que a Ômega se serviu do acervo patrimonial
da Rede Manchete, e a prestação de serviços
ocorreu de forma continuada", afirmou a relatora.
"Verdadeiramente ocorreu sucessão trabalhista,
devendo a Ômega arcar com as verbas decorrentes
da demanda". Para ela, os direitos dos empregados
permanecem íntegros, "independentemente
da transformação que possa ocorrer com
a pessoa física ou jurídica detentora
da empresa ou de sua organização produtiva,
de forma que o novo explorador da atividade econômica
se torna responsável por todos os encargos decorrentes
da relação de emprego".
O
mesmo entendimento foi firmando no caso da telefonista
pela relatora do processo, ministra Maria de Assis Calsing.
RR-22.832/2002-900-10-00.6
e RR-9.728-2002-900-10-00.6
Mercado
e Eventos
08/02/2008
Varig oferece passagens a R$10
a partir de BH, Curitiba e Florianópolis
A Varig realiza de hoje (08/02) a 10 de fevereiro, uma
ação promocional com passagens a R$10
o trecho, válida para vôos de ida ou de
volta com origem em Belo Horizonte (Confins), Curitiba
e Florianópolis, efetuados de 13 de fevereiro
a 15 de março.
A
promoção envolve oito destinos domésticos
da empresa. Clientes partindo de Belo Horizonte (Confins)
podem adquirir o bilhete promocional para Brasília,
Manaus, Recife, Rio de Janeiro (Galeão) e São
Paulo (Congonhas). Além disso, a tarifa vale
para vôos realizados a partir de Curitiba e Florianópolis
com destino a São Paulo (Congonhas).
A
promoção estará disponível
em qualquer horário pelo site da empresa (www.varig.com.br),
pelo canal de vendas diretas e via agências de
viagem. A permanência mínima aceita será
de duas noites e a oferta permitirá combinações
com todas as classes tarifárias, exceto com a
própria tarifa promocional. Além disso,
a compra deve ser feita com, no mínimo, cinco
dias de antecipação ao embarque.
O
Estado de São Paulo
08/02/2008
OceanAir foi campeã de
atrasos no carnaval
Angela Lacerda, RECIFE
A
OceanAir foi a vilã dos atrasos registrados entre
28 de janeiro e 6 de fevereiro, quando 8% dos vôos
do País tiveram atraso de mais de uma hora. A
informação foi dada ontem, no Recife,
pela diretora-presidente da Agência Nacional de
Aviação Civil (Anac), Solange Vieira,
no balanço da Operação Carnaval.
A
OceanAir, que representa 7% do mercado, foi responsável
por 27% dos atrasos. A Gol veio em seguida, com 7% dos
vôos atrasados em mais de uma hora. Depois vieram
Varig (6%) e TAM (5%). Segundo a Anac, o período
de vôos analisados, 11 dias, foi mais longo que
o habitual para permitir uma base maior de dados comparativos.
Solange
disse que pretende chamar a direção da
OceanAir para conversar sobre os atrasos “significativos”
e “fora do padrão das outras companhias”.
A empresa informou que ainda enfrenta “dificuldades
operacionais devido à necessidade de se adaptar
à maior demanda após haver assumido as
operações da BRA”, mas garantiu
que “seu desempenho vem melhorando”.
O
porcentual de vôos atrasados no carnaval foi menor
que a média de 11% registrada no Natal e no ano-novo,
mas o resultado não empolgou Solange. Em julho,
a Anac pretende adotar a referência internacional
de 30 minutos para os atrasos.
Segundo
Solange, o governo está preparando medidas duras
de punição às companhias que atrasam
vôos. “A gente não tem legislação
sobre pontualidade e regularidade, mas ela deve entrar
em vigor em 30 dias”, afirmou.
O
Estado de São Paulo
08/02/2008
Pilotos do Legacy negam ter desligado
aparelho anticolisão
Tânia Monteiro, BRASÍLIA
Os
pilotos americanos do jato Legacy que se chocou com
o Boeing da Gol em 29 de setembro de 2006, matando 154
pessoas, disseram, em depoimento à comissão
de investigação do acidente, em Washington,
entre os dias 29 e 31 de janeiro, que não desligaram
o transponder, equipamento anticolisão que não
estava funcionando na hora do acidente. Joseph Lepore
e Jan Paul Paladino informaram também que não
perceberam ou se recordam de ter feito algo que pudesse
ter ocasionado a interrupção do transponder.
O
Centro de Investigação e Prevenção
de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) está
em fase de conclusão do relatório final
sobre o acidente, mas aguarda os depoimentos dos controladores,
que, por recomendação dos advogados, ainda
não falaram sobre o acidente.
A
expectativa é de que, dentro de um mês,
essa etapa seja concluída. Após isso,
o relatório será analisado em até
60 dias. A Aeronáutica ressalta que a investigação
tem como objetivo a identificação de fatores
que contribuíram para aquele tipo de acidente
e a emissão de recomendações de
segurança que podem ajudar a evitar novos acidentes
aeronáuticos com as mesmas características.
O
Globo
08/02/2008
Ancelmo Góis
O
Globo
08/02/2008 às 03h06m
Passageira ataca piloto em pleno
ar na Nova Zelândia
Uma
passageira de um vôo na Nova Zelândia invadiu nesta
sexta-feira a cabine de comando do avião em pleno ar
e esfaqueou pelo menos um dos pilotos antes de ser dominada.
O
episódio ocorreu em um jato da empresa aérea Eagle Air,
com apenas sete passageiros, que viajava da cidade de
Blenheim para Christchurch, ambas cidades na ilha sul
da Nova Zelândia.
Segundo
o chefe da Polícia de Christchurch, Dave Cliff, um dos
dois pilotos sofreu um corte na mão e outro ficou com
um ferimento no pé - mas há informações que sugerem
que apenas um dos pilotos ficou ferido.
A
polícia também disse que nenhum passageiro ficou machucado.
A
passageira responsável pelo ataque, de 33 anos, foi
presa quando o avião aterrissou no aeroporto de Chrischurch,
que ficou fechado por duas horas.
Após
a aterrissagem a polícia investigou a alegação da mulher
de que havia bombas a bordo, mas nada foi encontrado.
"Eu
vi levarem um cão para dentro (do avião), os passageiros
saíram com pressa. Então saiu a mulher, ela foi jogada
no chão e revistada pela polícia, que então a levou",
disse um passageiro de um outro avião ao site stuff.co.nz.
Na
Nova Zelândia, passageiros que embarcam em vôos de curta
distância não passam por checagens de segurança de forma
roti †????neira como em outros aeroportos do mundo.
Jornal
do Brasil
08/02/2008
Legacy: pilotos depõem
nos EUA
Joe
Lepore e Jan Paladino, pilotos do jato Legacy, que chocou-se
com a aeronave do vôo 1907, da Gol, em setembro
de 2006, afirmaram que não desligaram o transponder,
equipamento que falhou e provocou a morte de 154 pessoas.
Os pilotos foram ouvidos em Washington por técnicos
do Centro de Investigação e Prevenção
de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Aeronáutica,
ligada ao Ministério da Defesa. "Os pilotos
puderam esclarecer uma vez mais que não houve,
por parte deles, nenhuma conduta culposa negligente,
e que, pelo contrário, eles agiram com profissionalismo",
disse Theo Dias, o advogado de Lepore e Paladino.
Jornal
do Brasil
08/02/2008
Embraer vende seis aviões
para Espanha
A
Embraer informou ontem que assinou um contrato para
vender seis aeronaves Embraer 195 à espanhola
Universal Airlines, uma nova subsidiária da operadora
Air Europa. No contrato de US$ 237 milhões, a
operadora espanhola reservou uma opção
de compra para adquirir outras seis aeronaves do mesmo
modelo. Segundo a Embraer, os aviões serão
usados pela recém-criada empresa de Hidalgo em
vôos domésticos na Espanha e na Europa.
Valor
Econômico
07/02/2008
Aeroportos vivem calma no retorno do Carnaval
Agência Brasil, de Brasília
O
primeiro dia de retorno do Carnaval foi de tranqüilidade
nos aeroportos do país, de acordo com a Infraero.
Em nota, a empresa considerou baixo o índice
de atrasos registrado ontem. Dos 1.385 vôos programados
da meia-noite de terça-feira até às
18 horas de ontem, 49 vôos (3,5%) tiveram atrasos
superiores a 60 minutos e 45 (3,2%) foram cancelados.
A companhia com maior número de atrasos foi a
Ocean Air. Cerca de 15% dos seus 94 vôos apresentaram
alteração de horário de mais de
uma hora. As empresas TAM e Gol tiveram atuação
semelhante no cumprimento dos horários de saída
e chegada dos vôos, com 1,7% e 2,2% de vôos
atrasados.
Ontem, a Anac deu início à segunda etapa
da Operação Carnaval 2008, que prossegue
até domingo para resolver problemas que possam
atrasar ou impedir o embarque de passageiros durante
o feriado prolongado. A ação dos cerca
de 260 servidores será concentrada nos aeroportos
do Rio de Janeiro (RJ), Salvador, de Recife, Florianópolis,
Natal, Fortaleza e Porto Alegre, onde há previsão
de maior número de embarques por terem sido locais
de destino dos foliões e turistas na saída
do carnaval. Os terminais de Congonhas (SP), Guarulhos
(SP) e Brasília, que servem de interligação
para várias rotas aéreas do país
também estão incluídos na operação.
O principal foco da atuação será
no check-in das companhias aéreas. Segundo a
agência, a operação realizada no
período de Natal e Ano Novo detectou que 70%
dos problemas ocorridos no embarque estavam ligadas
à identificação do passageiro.
O
Globo
07/02/2008
O
Estado de São Paulo
07/02/2008
Mitsubishi prepara jato regional
A Mitsubishi Heavy Industries interrompeu o fornecimento
de componentes para os jatos regionais da canadense
Bombardier, ao mesmo tempo em que se prepara para se
tornar uma de suas concorrentes diretas. A Mitsubishi
deve lançar brevemente seu próprio jato
regional de 70 a 90 lugares, o primeiro avião
comercial produzido no Japão em várias
décadas. Nos últimos anos, a companhia
canadense já vinha lentamente transferindo os
contratos da Mitsubishi para novos fornecedores.
Mercado
e Eventos
06/02/2008 - 14:12h
Vem recebe certificação
da Anac para "Top Case"
A Vem Manutenção e Engenharia acaba de
receber a certificação da Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac) para
realizar o "Top Case" em motores da série
CFM 56-3. O objetivo da empresa é aumentar o
portfolio de produtos que dispõe ao mercado e
a oferecer manutenção "nose-to-tail"
para seus clientes.
Após
inspeção da Anac, envolvendo instalações,
publicações técnicas, ferramentas
e treinamento técnico, a agência certificou
a Oficina de Motores da Vem, no Rio de Janeiro, onde
será realizado esse tipo de serviço. Essa
certificação era aguardada pelo mercado,
uma vez que vários clientes da empresa operam
com motores CFM 56.
O
Top Case permite o reparo ou substituição
das palhetas rotoras do compressor de alta pressão
(HPC) danificadas, de forma muito rápida e sem
que seja considerada uma "shop visit". Não
é necessário desmontar nenhum flange principal
do motor. Apenas a carcaça superior do HPC é
retirada para permitir o acesso às palhetas.
Coluna
Claudio Humberto
06/02/2008
Vale tudo na briga pela Varig
Log
O vale-tudo pelo controle da Varig Log tem registrado
impressionantes lances de baixaria. A advogada Valeska
Texeira, filha de Roberto Teixiera, compadre de Lula,
agora é acusada pela direção da
empresa no Brasil de fazer ameaças e até
de vazar seu sigilo bancário. Ela e o pai advogavam
para a Varig Log Brasil, mas passaram a defender a parte
contrária, representada pelo chinês Lap
Chan, do fundo Matin Patterson.
Site
Última Instância
03/02/2008
Fundo de aposentadoria da Varig
aguarda veredicto do STF sobre ação bilionária
Em sua edição dominical, Zero Hora destaca
que a Aerus (fundo de aposentadoria dos funcionários
da Varig) é o principal beneficiário de
uma ação indenizatória movida pela
empresa aérea contra o governo federal estimada
em R$ 3 bilhões.
A
Varig pleiteia junto à União um ressarcimento
financeiro por conta do congelamento das passagens aéreas
ocorrido no governo Sarney (1985-1990).
A
Transbrasil já moveu ação no mesmo
sentido e teve ganho de causa em 1997. A Aerus será
a beneficiária porque a Varig deixou o resultado
do processo como garantia de pagamento das dívidas
com o fundo.
A
União perdeu todos os recursos no STJ (Superior
Tribunal de Justiça) e agora a decisão
final está nas mãos do STF (Supremo Tribunal
Federal). Se confirmada a decisão favorável
ao pleito da empresa aérea, representantes da
Aerus estimam que a liquidação dos planos
da Varig poderá ser suspensa e os aposentados
voltarão a receber os benefícios em valor
integral.