:::::RIO DE JANEIRO - 07 DE MARÇO DE 2007 :::::

 

G1 - O Globo
07/03/2007 - 07h13m
SOBREVIVENTES CULPAM POUSO BRUSCO POR INCÊNDIO EM AVIÃO

JACARTA - O incêndio, nesta quarta-feira (4), de um Boeing 737-400 que transportava 140 pessoas na Indonésia foi causado por uma violenta aterrissagem, segundo declarações dos sobreviventes do acidente, no qual morreram 49 pessoas, de acordo com os primeiros dados oficiais.

Das 92 pessoas resgatadas, uma morreu por causa dos ferimentos, conforme as mesmas fontes.

O fogo no avião da companhia aérea estatal Garuda começou por volta das 7h08 (22h08 de terça-feira, em Brasília), no aeroporto de Yogyakarta (Java Oriental), após uma aterrissagem muito brusca, segundo o relato de vários sobreviventes ao site "Kompas".

Handoko Sindunata, que saiu do Boeing em chamas, declarou que a roda traseira esquerda bateu na pista com violência antes de o avião voltar a se elevar, para depois a roda direita se chocar, também abruptamente.

A testemunha acrescentou que finalmente a roda dianteira se apoiou na pista e estabilizou o avião, cuja lateral direita começou então a pegar fogo.

Sindunata explicou que o Boeing não conseguiu frear, saiu da pista, bateu numa cerca de aproximadamente um metro e meio de altura e, finalmente, foi parar num arrozal vizinho ao aeroporto. A porta de emergência central se abriu e dezenas de passageiros saíram em meio ao incêndio.

Aparentemente, o fogo pode ter sido causado por faíscas que atingiram o tanque de gasolina, que se rompeu com a violenta aterrissagem.

Uma densa fumaça preta cobriu o avião e o pânico se estendeu entre os passageiros e a tripulação, congestionando as saídas de emergência, segundo Sindunata.

No momento do acidente, as condições meteorológicas eram boas.

Pujobroto, porta-voz da companhia aérea, disse à imprensa em Jacarta que o Boeing "estava em condições apropriadas para voar".

Segundo Pujobroto, o avião tinha sido checado pela última vez em 7 de fevereiro, na cidade de Denpasar, capital da ilha de Bali, e estava em perfeitas condições.

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, ordenou uma investigação completa das causas do incêncio. Não foi afastada a possibilidade de sabotagem.

 

 

O Globo Online
07/03/2007 às 04h43m
Acidente com avião mata dezenas na Indonésia
Reuters

JACARTA - Quarenta e nove pessoas morreram depois que um jato da companhia aérea estatal indonésia Garuda com 140 pessoas a bordo pegou fogo ao pousar no aeroporto de Yogyakarta na manhã de quarta-feira (horário local), informou uma autoridade governamental.

- Encontramos 48 corpos no local. Uma pessoa morreu no hospital Sardjito - disse o secretário provincial Bambang Susanto, referindo-se ao principal centro médico da cidade.

A Garuda Airlines informou nesta quarta-feira que 21 passageiros e um membro da tripulação morreram no um acidente com um de seus aviões, contradizendo Susanto.

A mídia australiana disse que jornalistas e membros do corpo diplomático do país estavam a bordo do avião. Os jornalistas estavam cobrindo a visita do ministro australiano do Exterior, Alexander Downer, que não estava na aeronave, mas tinha agendada uma visita a Yogyakarta ainda na quarta-feira.

- Sabemos que há passageiros recebendo tratamento em um hospital da Força Aérea - disse Susanto.

A emissora de rádio Elshinta disse que 16 pessoas foram levadas ao hospital.

- O avião passou da pista durante o pouso e atingiu as cercas do aeroporto - disse Julianto, um dos sobreviventes, à Metro TV.

A fuselagem da aeronave foi queimada e uma fina fumaça branca saía dos destroços.

A agência de notícias estatal Antara disse que o número do vôo era GA-200, que seria uma aeronave que faz a rota entre Jacarta e Yogyakarta.

A Indonésia tem sofrido com acidentes no setor de transportes nos últimos meses, incluindo um avião da Adam Air que desapareceu com 102 pessoas a bordo e um acidente ferroviário que matou centenas.

 

 

Folha Online
07/03/2007 - 03h59
Incêndio em avião na Indonésia mata ao menos 49

Um avião de passageiros indonésio se incendiou nesta quarta-feira ao aterrissar no aeroporto de Yogyakarta, no centro da ilha de Java, deixando ao menos 49 pessoas mortas, segundo informações oficiais. O governo indonésio estimou inicialmente que mais de 70 pessoas sobreviveram ao acidente, mas este número ainda pode mudar devido ao estado dos feridos e à continuidade das buscas. A Indonésia está dez horas à frente do horário de Brasília.

O secretário provincial Banbang Susanto confirmou a morte de 49 dos passageiros do avião. "Encontramos 48 corpos no local do acidente. Uma pessoa também morreu após ser levada para o hospital Sardjito", afirmou o oficial. Sardjito é o principal centro médico da região.

O incêndio ocorreu por volta das 7h locais (21h de terça-feira pelo horário de Brasília). Ainda não há informações definitivas sobre o número de vítimas ou sobre a causa do incêndio. A CNN informou que vários passageiros ficaram presos no interior da aeronave após a aterrissagem.

De acordo com informações preliminares do ministro dos Transportes da Indonésia, Hatta Rajasa, ao menos 76 pessoas sobreviveram ao acidente. Segundo a empresa à qual pertencia a aeronave, a Garuda Indonesia, o avião levava 133 passageiros, além de sete tripulantes.

Segundo agências de notícias, o avião era um Boeing 737-400. Um dos passageiros que sobreviveu afirmou à estação de TV local RCTI que foi sentido um forte tremor no avião antes da aterrissagem.

'Eu ouvi o som de uma explosão e corri para uma saída de emergência', afirmou o passageiro Muhammad Dimyati. "Acredito que muitos passageiros ficaram presos dentro do avião."

De acordo com uma testemunha que falou à rádio local Elshinta, o avião ficou completamente destruído pelas chamas. "O avião foi engolido pelas chamas. O fogo se espalhou rapidamente a partir da roda dianteira", afirmou a testemunha.

Australianos

O premiê da Austrália, John Howard, afirmou que havia dez australianos na aeronave.

Os australianos são membros do corpo diplomático e jornalistas do país, que estavam no avião em uma viagem para acompanhar o ministro das Relações Exteriores da Austrália, Alexander Downer, que visita a Indonésia nesta semana.

"Nós entendemos que vários australianos estavam a bordo do avião, incluindo oficiais do governo e membros da imprensa", afirmou Scott Bolitho, porta-voz do Departamento de Relações Exteriores e Comércio da Austrália.

O ministro não estava no avião, segundo Bolitho. Ainda não há informações se os australianos estão entre os mortos.

Aviação de risco

A aeronave que se incendiou era da empresa Garuda Indonesia. Ainda de acordo com a CNN, a Garuda já ao menos 17 acidentes com aviões no passado.

As críticas à falta de segurança na aviação do país, já freqüentes, aumentaram na Indonésia depois da queda de um Boeing 737 da companhia aérea de baixo custo Adam Air com 102 pessoas a bordo, no dia 1º de janeiro.

Partes da fuselagem do avião apareceram no estreito de Makassar, ao sudoeste de Célebes, e a operação de busca foi interrompida após a localização das caixas-pretas da aeronave por um navio de busca americano.

Reuters

Equipes de resgate buscam sobreviventes em avião que se incendiou na Indonésia
As organizações de consumidores da aviação indonésia dirigem suas maiores críticas às companhias aéreas de baixo custo, acusadas de cortar despesas de manutenção e segurança.

 

 

Folha Online
06/03/2007 - 16h24
VarigLog recebe segundo Boeing 757-200 e planeja crescimento de 18%

A VarigLog recebeu hoje o segundo dos oito aviões cargueiros Boeing 757-200 arrendados pela empresa para ampliação de sua frota, que hoje é composta por 19 cargueiros --entre eles, seis de grande porte (modelos 757-200, MD11F e DCF).

O Boeing 757-200 tem capacidade para transportar um volume de 30 toneladas, quase 30% a mais do que os 727 (modelo mais presente na atual frota de carga), e tem condições de realizar viagens mais longas e com menos combustível.

"A incorporação desses aviões à frota da VarigLog é prova da força e vigor da empresa e de sua crença na dimensão do mercado brasileiro", disse o presidente da companhia, João Luis Bernes. "A iniciativa também reforça a determinação da empresa de apostar em iniciativas de vanguarda ao ser a primeira aérea da América Latina a trazer avião deste porte e geração para integrar uma frota cargueira."

A chegada desses novos aviões envolve um investimento da ordem de US$ 175 milhões e, segundo a VarigLog, vai permitir a expansão de sua rede de serviços, que hoje atinge cerca de 4.800 cidades no Brasil e mais de 200 países. A perspectiva da empresa é a de que o volume de negócios aumente 30% no ano, e o faturamento tenha um crescimento de 18%.