O
Estado de São Paulo
06/12/2006
Varig recebe autorização
para voar
Segundo juiz responsável
pelo leilão da companhia, Anac dará a concessão
aos novos donos no dia 14
Alberto Komatsu
A nova Varig planeja ter mais 16 aviões
assim que obter sua certificação como empresa
aérea (certificado conhecido como Cheta), o que deve
acontecer até o próximo dia 14. Com isso,
a companhia vai mais do que dobrar sua atual frota de 15
aviões. Pelo menos oito modelos Boeing 737-300 já
foram comprados, sendo que três chegam até
o fim deste ano. Os aviões foram adquiridos por meio
de um contrato de promessa de compra, que será efetivado
assim que a homologação sair, segundo uma
fonte que acompanha as negociações.
A data exata da homologação
da nova Varig será divulgada hoje por meio de um
comunicado, informa a assessoria de imprensa da Agência
Nacional de Aviação Civil (Anac). Haverá
cerimônia em Brasília, onde estava ontem o
juiz Luiz Roberto Ayoub, responsável pela recuperação
judicial da Varig. Ayoub foi quem divulgou a estimativa
de que o Cheta deve ser expedido até o dia 14.
Os pré-contratos dos 16 aviões
que a Varig quer trazer para reforçar sua frota foram
entregues ontem à Anac. A agência planejava
iniciar a supervisão de todos os aviões em
uso pela companhia no fim desta semana, mas já começou
a fazer a inspeção ontem.
'O maior problema para encontrar uma aeronave
é a falta de disponibilidade no mercado internacional',
diz uma pessoa envolvida nas negociações,
que pediu para não ser identificada. Segundo ela,
como está difícil encontrar aviões
por meio de arrendamento, uma das alternativas é
a compra, mesmo que por um preço mais alto. 'A Airbus
está sendo muito estudada', acrescenta.
A nova Varig está operando por meio
do Cheta da Varig antiga, que permanece em recuperação
judicial. A companhia opera rotas para 12 destinos nacionais
e quatro internacionais. Com as três aeronaves que
chegarão até o fim deste ano, a empresa terá
1.950 funcionários. Da sua atual frota de 15 aviões,
80% são destinados apenas para uma determinada rota,
o que minimiza o problema de atrasos e cancelamentos de
vôos nos aeroportos, deflagrado pela greve branca
dos controladores de tráfego aéreo.
APOSENTADOS
Cerca de cem aposentados da Varig, Vasp e Transbrasil fizeram
na tarde de ontem uma manifestação no Aeroporto
Santos Dumont. O objetivo foi protestar contra o fim de
suas pensões e aposentadorias, por falta de reservas
financeiras no fundo de pensão Aerus.
Cerca de cinco mil aposentados só
têm garantia de receber benefícios até
março do ano que vem. 'Fiz a primeira viagem internacional
do presidente Ernesto Geisel e recebi a medalha Mérito
Santos Dumont. Hoje estou aqui mendigando', disse o comandante
José Herênio de Souza, de 80 anos.
O ex-piloto da Varig, onde trabalhou durante
36 anos, conta que teve de cancelar seu plano de saúde
desde abril, quando seu benefício foi cortado em
50% pelo Aerus, fundo de pensão dos funcionários
da Varig e da Transbrasil. O Aerus está sob intervenção
da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) desde
abril, quando os dois planos de aposentadoria da Varig entraram
em processo de liquidação.
Valor Econômico
06/12/2006
Nova Varig terá certificação
até dia 14, diz Ayoub
Janaina Vilella
A nova Varig está a um passo de
conseguir o Certificado de Homologação de
Empresa de Transporte Aéreo (Cheta) emitido pela
Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
O documento, que possibilitaria à empresa aérea
expandir suas operações, deverá ser
concedido até o dia 14 de dezembro, informou ontem
o juiz da 1ª Vara Empresarial do Rio, Luiz Roberto
Ayoub, que acompanha o processo de recuperação
judicial da parte da Varig que não foi vendida. Ayoub
aproveitou visita à Brasília para se encontrar
com o presidente da agência reguladora, Milton Zuanazzi.
No encontro, Zuanazzi teria informado ao
juiz que o documento sairá até quinta-feira
da próxima semana. A expectativa é de que
o contrato de concessão seja assinado no mesmo dia,
numa solenidade, em Brasília. A assessoria de imprensa
da Anac confirmou que a certificação e as
concessões sairão mesmo na semana que vem.
"A emissão do certificado foi um processo gradativo,
que deve ser concluído nos próximos dias",
disse Ayoub.
A companhia, cuja parte operacional foi
comprada em julho pela ex-subsidiária de logística
VarigLog, precisa do certificado para dar continuidade ao
seu plano de investimentos, que abrange o aumento da frota
e a conseqüente contratação de novos
funcionários. Hoje, a nova Varig opera com 15 aviões.
A expectativa é de que outros três aviões
entrem em operação nos próximos dias.
Até agora, a empresa ainda opera com as concessões
da antiga Varig.
O que ainda não está claro
é de que maneira a companhia pretende ampliar a frota,
uma vez que algumas das maiores empresas de leasing afirmam
que não pretendem fechar novos contratos com a Nova
Varig. Uma alternativa não descartada pela própria
companhia seria a compra de aeronaves.
A certificação emitida pela
agência reguladora possibilitaria à Varig,
por exemplo, a aprovação de um crédito
junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
e Social (BNDES) no valor de US$ 1,6 bilhão para
a aquisição de 50 aeronaves da Embraer. Com
o aumento da frota, a companhia empregaria novos funcionários
da antiga Varig, que ainda permanecem à espera de
uma vaga.
Dos 9,5 mil funcionários que a Varig
tinha antes do leilão, 1.950 já foram reaproveitados
na nova empresa, 300 permaneceram na antiga e outros cerca
de 400 empregados estão em empresas concorrentes.
Os funcionários demitidos ainda aguardam o pagamento
das rescisões trabalhistas pela velha empresa. Até
agora, só receberam o FGTS, sem a multa rescisória,
e começaram a receber o seguro-desemprego. (Colaborou
Ana Paula Grabois, do Valor Online)
ZERO HORA
06/12/2006
Previdência - Aposentados cobram
garantia de pensão
Cerca de 150 aposentados da Varig, Vasp
e Transbrasil realizaram ontem manifestação
no saguão do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, para
protestar contra a falta de recursos nos fundos de pensão
Aerus (Varig e Transbrasil) e Aeros (Vasp) para pagamento
dos benefícios. Grande parte deles só têm
garantia de receber suas aposentadorias até março
de 2007. Isso porque, no caso da Transbrasil e da Varig,
os planos e benefícios estão em processo de
liquidação desde abril, para a Varig, e desde
março (Transbrasil).
Também em São Paulo, um grupo
de aposentados da aviação civil se manifestou
para reivindicar o pagamento das parcelas atrasadas da aposentadoria.
Até o dia 14, deve sair a certificação
da nova Varig, o que vai permitir à companhia mais
do que dobrar a sua frota de aviões.
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