:::::RIO DE JANEIRO - 06 DE DEZEMBRO DE 2006 :::::

 

O Estado de São Paulo
06/12/2006
Varig recebe autorização para voar
Segundo juiz responsável pelo leilão da companhia, Anac dará a concessão aos novos donos no dia 14
Alberto Komatsu

A nova Varig planeja ter mais 16 aviões assim que obter sua certificação como empresa aérea (certificado conhecido como Cheta), o que deve acontecer até o próximo dia 14. Com isso, a companhia vai mais do que dobrar sua atual frota de 15 aviões. Pelo menos oito modelos Boeing 737-300 já foram comprados, sendo que três chegam até o fim deste ano. Os aviões foram adquiridos por meio de um contrato de promessa de compra, que será efetivado assim que a homologação sair, segundo uma fonte que acompanha as negociações.

A data exata da homologação da nova Varig será divulgada hoje por meio de um comunicado, informa a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Haverá cerimônia em Brasília, onde estava ontem o juiz Luiz Roberto Ayoub, responsável pela recuperação judicial da Varig. Ayoub foi quem divulgou a estimativa de que o Cheta deve ser expedido até o dia 14.

Os pré-contratos dos 16 aviões que a Varig quer trazer para reforçar sua frota foram entregues ontem à Anac. A agência planejava iniciar a supervisão de todos os aviões em uso pela companhia no fim desta semana, mas já começou a fazer a inspeção ontem.

'O maior problema para encontrar uma aeronave é a falta de disponibilidade no mercado internacional', diz uma pessoa envolvida nas negociações, que pediu para não ser identificada. Segundo ela, como está difícil encontrar aviões por meio de arrendamento, uma das alternativas é a compra, mesmo que por um preço mais alto. 'A Airbus está sendo muito estudada', acrescenta.

A nova Varig está operando por meio do Cheta da Varig antiga, que permanece em recuperação judicial. A companhia opera rotas para 12 destinos nacionais e quatro internacionais. Com as três aeronaves que chegarão até o fim deste ano, a empresa terá 1.950 funcionários. Da sua atual frota de 15 aviões, 80% são destinados apenas para uma determinada rota, o que minimiza o problema de atrasos e cancelamentos de vôos nos aeroportos, deflagrado pela greve branca dos controladores de tráfego aéreo.

APOSENTADOS

Cerca de cem aposentados da Varig, Vasp e Transbrasil fizeram na tarde de ontem uma manifestação no Aeroporto Santos Dumont. O objetivo foi protestar contra o fim de suas pensões e aposentadorias, por falta de reservas financeiras no fundo de pensão Aerus.

Cerca de cinco mil aposentados só têm garantia de receber benefícios até março do ano que vem. 'Fiz a primeira viagem internacional do presidente Ernesto Geisel e recebi a medalha Mérito Santos Dumont. Hoje estou aqui mendigando', disse o comandante José Herênio de Souza, de 80 anos.

O ex-piloto da Varig, onde trabalhou durante 36 anos, conta que teve de cancelar seu plano de saúde desde abril, quando seu benefício foi cortado em 50% pelo Aerus, fundo de pensão dos funcionários da Varig e da Transbrasil. O Aerus está sob intervenção da Secretaria de Previdência Complementar (SPC) desde abril, quando os dois planos de aposentadoria da Varig entraram em processo de liquidação.

 

 

Valor Econômico
06/12/2006
Nova Varig terá certificação até dia 14, diz Ayoub
Janaina Vilella

A nova Varig está a um passo de conseguir o Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta) emitido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O documento, que possibilitaria à empresa aérea expandir suas operações, deverá ser concedido até o dia 14 de dezembro, informou ontem o juiz da 1ª Vara Empresarial do Rio, Luiz Roberto Ayoub, que acompanha o processo de recuperação judicial da parte da Varig que não foi vendida. Ayoub aproveitou visita à Brasília para se encontrar com o presidente da agência reguladora, Milton Zuanazzi.

No encontro, Zuanazzi teria informado ao juiz que o documento sairá até quinta-feira da próxima semana. A expectativa é de que o contrato de concessão seja assinado no mesmo dia, numa solenidade, em Brasília. A assessoria de imprensa da Anac confirmou que a certificação e as concessões sairão mesmo na semana que vem. "A emissão do certificado foi um processo gradativo, que deve ser concluído nos próximos dias", disse Ayoub.

A companhia, cuja parte operacional foi comprada em julho pela ex-subsidiária de logística VarigLog, precisa do certificado para dar continuidade ao seu plano de investimentos, que abrange o aumento da frota e a conseqüente contratação de novos funcionários. Hoje, a nova Varig opera com 15 aviões. A expectativa é de que outros três aviões entrem em operação nos próximos dias. Até agora, a empresa ainda opera com as concessões da antiga Varig.

O que ainda não está claro é de que maneira a companhia pretende ampliar a frota, uma vez que algumas das maiores empresas de leasing afirmam que não pretendem fechar novos contratos com a Nova Varig. Uma alternativa não descartada pela própria companhia seria a compra de aeronaves.

A certificação emitida pela agência reguladora possibilitaria à Varig, por exemplo, a aprovação de um crédito junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de US$ 1,6 bilhão para a aquisição de 50 aeronaves da Embraer. Com o aumento da frota, a companhia empregaria novos funcionários da antiga Varig, que ainda permanecem à espera de uma vaga.

Dos 9,5 mil funcionários que a Varig tinha antes do leilão, 1.950 já foram reaproveitados na nova empresa, 300 permaneceram na antiga e outros cerca de 400 empregados estão em empresas concorrentes. Os funcionários demitidos ainda aguardam o pagamento das rescisões trabalhistas pela velha empresa. Até agora, só receberam o FGTS, sem a multa rescisória, e começaram a receber o seguro-desemprego. (Colaborou Ana Paula Grabois, do Valor Online)

 

 

ZERO HORA
06/12/2006
Previdência - Aposentados cobram garantia de pensão

Cerca de 150 aposentados da Varig, Vasp e Transbrasil realizaram ontem manifestação no saguão do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, para protestar contra a falta de recursos nos fundos de pensão Aerus (Varig e Transbrasil) e Aeros (Vasp) para pagamento dos benefícios. Grande parte deles só têm garantia de receber suas aposentadorias até março de 2007. Isso porque, no caso da Transbrasil e da Varig, os planos e benefícios estão em processo de liquidação desde abril, para a Varig, e desde março (Transbrasil).

Também em São Paulo, um grupo de aposentados da aviação civil se manifestou para reivindicar o pagamento das parcelas atrasadas da aposentadoria.

Até o dia 14, deve sair a certificação da nova Varig, o que vai permitir à companhia mais do que dobrar a sua frota de aviões.