:::::RIO DE JANEIRO - 02 DE FEVEREIRO DE 2007 :::::

 

Folha de São Paulo
02/02/2007
ANAC DESCUMPRIRÁ DECISÃO JUDICIAL SOBRE VARIG


A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que não cumprirá decisão da Justiça do Rio sobre as rotas da "nova" Varig. Na semana passada, a 1ª Vara Empresarial do Rio determinou suspensão de decisão da Anac que cancelou 119 linhas da companhia.

A agência, em batalha sobre as concessões da empresa com a 1ª Vara desde julho, informa que é sua competência retirar slots e linhas aéreas não operadas.

 

 

Zero Hora
02/02/2007
TAM e Varig reforçam vôos
Carnaval terá programas especiais de atendimento

A TAM tem um esquema especial para atender o aumento da demanda no período de Carnaval (entre 16 e 21 de fevereiro). As medidas incluem a oferta de aviões reserva nos principais aeroportos do país.

A empresa não especificou quais os aeroportos, mas informou que terá de quatro a seis aeronaves reservas no período. Também serão garantidas durante o feriado 20 equipes reservas de tripulantes técnicos (pilotos e co-pilotos) e de cabine (comissários) diariamente, totalizando 120 funcionários.

A Varig decidiu fazer 12 vôos extras entre São Paulo (aeroporto de Guarulhos) e Salvador. A operação visa a atender a alta demanda para a capital baiana nesta época, quando a empresa espera atingir ocupação acima de 65% nos vôos.

Em nota, a TAM detalha que programa 686 vôos somente para o dia 16 (sexta-feira) e 664 para o dia 21 (Quarta-feira de Cinzas). Além disso, as equipes de check-in, check-out, embarque, comercial, cargas, lojas, supervisão e gerência serão reforçadas nos principais aeroportos.

Ontem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reafirmou ser a única a ter competência para decidir sobre o destino dos 23 slots - espaços de pouso e decolagem - da Varig em Congonhas. A agência vai manter a decisão de cancelar as 119 linhas aéreas da companhia e os slots por falta de ocupação, que serão repassados aos concorrentes. Na semana passada, decisão da Justiça do Rio possibilitou à empresa recuperar seus espaços de pouso e decolagem.

 

 

O Estado de São Paulo
02/02/2007
Querosene de avião fica 9% mais barato

A Petrobrás reduziu o preço do Querosene de Aviação (QAV) em 9,1% a partir de hoje. Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea), a redução neste ano já soma 10,3%, considerando a queda de 1,3% no dia 1º de janeiro.

Diferentemente dos anos anteriores, quando reajustava o combustível quinzenalmente, a Petrobrás agora passou a fazê-lo sempre no primeiro dia de cada mês. Além do QAV, também são reajustados mensalmente o óleo combustível e a nafta.

O Snea não informou se as companhias aéreas vão repassar a redução do QAV para as tarifas, mas lembrou que já estão ocorrendo promoções. Segundo o Snea, o gasto com o QAV representa em torno de 40% dos custos das empresas.

 

 

G1 - O Globo
01/02/2007 - 17h15m
ANAC NÃO CUMPRIRÁ DECISÃO DA JUSTIÇA DO RIO SOBRE ROTAS DA VARIG

RIO - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que não cumprirá uma decisão da Justiça do Rio de Janeiro sobre as rotas da nova Varig. Na semana passada, a 1ª Vara Empresarial do Rio havia determinado a suspensão de uma decisão da Anac que cancelou 119 linhas da companhia aérea.

A agência, que trava uma batalha sobre as concessões da companhia aérea com a 1ª Vara Empresarial do Rio desde a venda da parte operacional da empresa, em julho passado, informa, em nota, que é da sua competência retirar slots (horários para pousos e decolagens) e linhas aéreas não operadas por qualquer concessionária de serviços aéreos. No caso de rotas aéreas domésticas, o prazo para cancelar a concessão é de 30 dias, enquanto para as internacionais, o prazo é de 180 dias. Ao comprar a Varig no leilão, a VarigLog ficou com o direito de operar 270 vôos, mas só conseguiu, segundo a Anac, operar 151.

Na semana passada, a Anac cancelou 119 linhas aéreas da Varig, incluindo 23 slots do aeroporto de Congonhas, porque a empresa não tinha operado as rotas nos prazos fixados. Na avaliação da Anac, a Justiça do Rio tem responsabilidade legal pela recuperação judicial da antiga Varig, mas "não tem alçada" sobre a nova Varig. A 1ª Vara Empresarial é responsável pela recuperação da Varig antiga, parte da empresa que não foi vendida e que herdou uma dívida de R$ 7 bilhões.
(Ana Paula Grabois | Valor Online)

 

 

G1 - O Globo
01/02/2007 - 16h00m
VARIG OFERECERÁ 12 VÔOS EXTRAS PARA SALVADOR NO CARNAVAL

A Varig informou hoje que fará 12 vôos extras entre São Paulo (aeroporto de Guarulhos) e Salvador durante o período de carnaval, entre 15 a 22 de fevereiro. Segundo a empresa, a operação visa a atender à alta demanda de passageiros para a capital baiana nesta época. A companhia prevê atingir ocupação acima de 65% nos vôos no período.

De acordo com a Varig, além das 12 rotas extras, a Varig vai manter suas três freqüências diárias regulares para Salvador. A tarifa dos vôos extras será a mesma dos vôos regulares, com passagens a partir de R$ 199,00 de São Paulo a Salvador.