::::: RIO DE JANEIRO - 01 DE MAIO DE 2008 :::::

 

O Estado de São Paulo
01/05/2004

Varig já custou R$ 1 bi aos cofres da Gol
Conta inclui os R$ 558 milhões pagos pelo controle da empresa e prejuízos acumulados de R$ 400 milhões nos balanços trimestrais
Mariana Barbosa

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes, dona da Gol Transportes Aéreos (GTA) e da VRG Linhas Aéreas (Varig), divulgou ontem um prejuízo de R$ 74 milhões pelas regras de contabilidade brasileiras, ou R$ 3,5 milhões, pela contabilidade americana. De uma forma ou de outra, trata-se do terceiro prejuízo trimestral do grupo desde a incorporação da Varig, em 9 de abril do ano passado.

Com o resultado, em linha com as expectativas já pessimistas dos analistas, a conta da aquisição da Varig já chega a R$ 1 bilhão, admitiu ontem o presidente do grupo Gol, Constantino de Oliveira Junior. “Já investimos em torno de R$ 1 bilhão nessa operação e consideramos a aquisição um bom negócio”, afirmou Junior, durante teleconferência realizada ontem.

Ele prevê que, a partir do final de julho, a operação da Varig passará a contribuir positivamente para o balanço do grupo. Questionado se o grupo considera a possibilidade de vender a companhia caso não consiga atingir o equilíbrio financeiro em julho, ele respondeu: “Não está em nosso planejamento abrirmos mão da VRG.”

A Gol pagou R$ 558,7 milhões pela Varig há um ano, desembolsando R$ 194,1 milhões em dinheiro e o restante em ações. Os mais de R$ 400 milhões restantes equivalem ao prejuízo obtido pela VRG.

Só no primeiro trimestre deste ano, o prejuízo da Varig, pelo padrão de contabilidade americano, foi de R$ 203,6 milhões. No trimestre anterior, a empresa havia contribuído negativamente com R$ 114,2 milhões. O resultado de cada companhia em separado nos dois trimestres anteriores não foi divulgado. Entretanto, como a Gol não teve piora no desempenho, ao contrário, o prejuízo da Varig no segundo e terceiro trimestre do ano passado deve ter superado a casa dos R$ 100 milhões.

Considerando apenas a bandeira Gol, o lucro líquido no primeiro trimestre deste anos foi de R$ 200,1 milhões pela contabilidade americana, crescimento de 71,6% ante o mesmo período de 2007 (R$ 116,6 milhões), quando a Varig ainda não havia sido comprada. “A performance da GTA foi impressionante, com margem operacional de dois dígitos (15%), crescimento de receita e custos controlados, apesar da disparada no aumento dos combustíveis”, afirmou o banco Goldman Sachs em relatório para clientes. “Entretanto, toda a boa performance obtida pela GTA foi ofuscada pelo prejuízo e baixa performance operacional da VRG.”

A receita líquida do grupo atingiu R$ 1,6 bilhão, alta de 54,3% em relação ao primeiro trimestre de 2007. A receita com cargas cresceu 63,5%, para R$ 107,7 milhões. O volume de passageiros transportados aumentou 21,8%, para 6,4 milhões de pessoas.

Com o objetivo de estancar o prejuízo da Varig, o grupo anunciou recentemente a interrupção dos vôos internacionais de longo curso (Europa e México). O grupo também reduziu significativamente seu planejamento de aumento de oferta de assentos para o ano, de uma previsão inicial de 45% para 25%. Em termos de frota, a empresa, que antes falava em terminar o ano com 112 aviões, agora fala em 108, três a menos do que no ano passado. Apesar da redução do número de aviões, o aumento da oferta virá da troca dos modelos Boeing 737-300 para os 737-700 e 800, de maior capacidade e menor custo.

AÇÕES

As ações da Gol despencaram com a divulgação do balanço, e lideraram as perdas do índice Bovespa na parte da manhã. Entretanto, a euforia que tomou conta da Bovespa após a obtenção do grau de investimento pelo Brasil contagiou até mesmo os papéis da companhia, que terminaram o pregão em alta de 1,5%. Nos últimos doze meses, as ações da Gol caíram 53,38%.

 

 

Folha de São Paulo
01/05/2008

BRASILEIRO DIZ TER INTERESSE NA ALITALIA

A empresa brasileira Multilong Corporation fez uma oferta de US$ 1,5 bilhão pela companhia de aviação italiana Alitalia, segundo o seu presidente-executivo, Michael Breslow, que disse ainda não ter os recursos para a compra, mas que poderá consegui-los com bancos europeus e brasileiros. O empresário afirmou que já apresentou a proposta às autoridades italianas e européias. Em 2006, a empresa de Breslow apresentou oferta pela Varig, que na ocasião foi comprada pelo fundo americano Matlin Patterson e depois vendida para a Gol.

 

 

Folha de São Paulo
01/05/2008

GOL TEM R$ 74,1 MI DE PREJUÍZO NO 1º TRI

A Gol registrou prejuízo de R$ 74,1 milhões no primeiro trimestre do ano, conseqüência do desempenho negativo da Varig e do aumento de custos, principalmente de combustível. No primeiro trimestre de 2007, a companhia havia lucrado R$ 91,578 milhões. A Gol informou que, excluindo a Varig dos resultados, teria obtido lucro de R$ 200 milhões no primeiro trimestre, segundo o padrão contábil americano. Segundo seu presidente, Constantino de Oliveira Júnior, a Gol considera um bom negócio a compra da Varig.

 

Invertia
01/05/2008

Primeiro Boeing Cargueiro 777 sai da fábrica


Modelo terá mais capacidade entre os aviões de carga bi-motores

O primeiro Boeing Cargueiro 777, o mais novo avião de carga da companhia, foi rebocado de sua fábrica em Everett, em Washington, para a linha de vôo na terça-feira à noite, onde será preparado para o teste de vôo, que deve ser realizado neste verão, e para pintura com o libré da Boeing.

O novo modelo irá voar mais longe e prover mais capacidade que qualquer outro avião de carga bi-motor.

O avião de cargas foi baseado no avião de passageiros 777-200LR Worldliner e é construído na mesma linha de produção de todos os outros modelos do 777.

A Boeing irá entregar o primeiro Cargueiro 777 para seu cliente lançador, a Air France, no quarto trimestre.

Onze clientes da companhia em todo o mundo pediram 78 Cargueiros 777.

 

 

Folha de São Paulo
01/05/2008

Para Infraero, espera de 30 min já será atraso
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A partir de hoje, a Infraero (estatal que administra os aeroportos) vai passar a contabilizar como atraso de vôo esperas de 30 minutos, uma redução de 15 minutos do tempo que era considerado anteriormente. Desde abril deste ano, o cálculo era feito com base em esperas de 45 minutos. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), existe a intenção de reduzir o tempo para 15 minutos.

 

 

Coluna Claudio Humberto
01/05/2008

Passaralho

O Estadão confirmou ontem notícia antecipada aqui no dia 24: haverá demissão em massa na VarigLog, "controlada" pelo chinês Lap Chan.

 

 

O Globo
01/05/2008

 

 

O Globo
01/05/2008

 

 

Site Ansalatina.com.br
30/04/2008

FUNDO BRASILEIRO OFERECE US$ 1 BILHÃO POR ALITALIA

ROMA, 30 ABR (ANSA) - O fundo de investimentos brasileiro Multilong ofereceu 1 bilhão de euros para a compra da companhia aérea italiana Alitalia, segundo informou a edição on line do jornal International Herald Tribune.

De acordo com informações do jornal, que cita o diretor do Multilong, Michael Breslow, o fundo teria apresentado a proposta ao governo italiano e a autoridades européias.

"Nos perguntaram se tínhamos experiência em linhas aéreas e dissemos que não. Mas um mais um são dois e nós conhecemos a matemática", disse Breslow, que foi técnico do time de futebol Guarani e também empresário e treinador do Osasco Futebol Clube.

Em 2006, o fundo de investimentos ofereceu US$ 800 milhões para a compra da Varig, mas a proposta foi vetada por autoridades brasileiras.

Segundo Breslow, o Multilong ainda não tem disponíveis os recursos necessários para a compra da Alitalia, mas não terá dificuldades para obter fundos junto a bancos brasileiros e europeus. (ANSA).