Folha Online
03/08/2006 - 18h03

Bate-papo com Janaina Lage sobre a nova Varig

Confira abaixo a íntegra do bate-papo com a jornalista Janaina Lage, repórter da Sucursal do Rio, sobre a nova fase da Varig, após a venda em leilão para a ex-subsidiária VarigLog. Participaram do bate-papo 655 pessoas.

Bem-vindo ao Bate-papo com Convidados do UOL. Converse agora com a jornalista Janaina Lage sobre a crise da Varig. Para enviar sua pergunta, selecione o nome da convidada no menu de participantes. É o primeiro da lista.


(04:56:24) Janaina Lage: Olá.

(04:57:17) carla fala para Janaina Lage: oi Janaína, já há alguma solução para os passageiros que têm milhas acumuladas? Como eles devem proceder?

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A repórter Janaina Lage, que participa de bate-papo sobre a nova Varig
A repórter Janaina Lage, que participa
de bate-papo sobre a nova Varig

(04:58:09) Janaina Lage: Olá, Carla. A VarigLog, nova dona da Varig, assumiu o compromisso de honrar as milhas dos clientes do Smiles. A princípio a troca de milhas por passagens permanece igual, mas é preciso ficar atento para verificar os destinos que a Varig está operando.


(04:59:36) Cássio L. Ribeiro fala para Janaina Lage: Boa tarde Janaina Lage, boa tarde a todos. Gostaria de iniciar com uma pergunta sobre os fatores anteriores ao leilão. A crise que desencadeara o leilão tem múltiplos fatores a serem considerados, a senhora considera a governança corporativa "instaurada" pela fundação Ruben Berta como um fator agravante na gestão da antiga Varig?

(05:02:10) Janaina Lage: Olá, Cássio. Diversos ex-dirigentes da Varig já se manifestaram sobre o assunto. Os problemas de gestão da Fundação Ruben Berta são citados nas explicações sobre a crise da empresa. Vale lembrar também que a Varig é uma companhia tradicional. O modelo de gestão nos negócios em aviação mudou ao longo dos 79 anos de história da empresa e a Varig enfrentou dificuldades para se atualizar.

(05:02:13) Jfernando fala para Janaina Lage: Janaína Os novos donos da Varig tem "bala financeira" para aguentar eventuais demandas judiciais dos 5.500 demitidos ?

(05:05:07) Janaina Lage: A questão das demissões da Varig é polêmica. Está marcada para amanhã uma nova audiência do Ministério Público do Trabalho para discutir com os novos dirigentes da companhia as alternativas de pagamento. A VarigLog alega que comprou as milhas, as linhas, o programa de venda de passagens, mas que ainda existe a Viação Aérea Riograndense, que seria a responsável pelos custos trabalhistas. Os funcionários podem escolher brigar por seus direitos na Justiça. A VarigLog é controlada pela Volo do Brasil, formada por três empresários e pelo fundo de investimento norte-americano Matlin Patterson. Eles têm afirmado ter recursos para fazer investimentos na Varig, mas também têm dito que não vão assumir as dívidas trabalhistas.

(05:05:07) geo pergunta para Janaina Lage: o que vai acontecer com os passageiros que tiveram o voo cancelado,como no meu caso que tive o voo cancelado ha duas semanas e nao consigo voltar para o Brasil,e a quem posso recorrer?

(05:06:50) Janaina Lage: Olá, geo. O procedimento correto para quem teve seu vôo cancelado é procurar em primeiro lugar a própria Varig, para que ela encaminhe o passageiro para outra companhia. Em segundo lugar, o passageiro deve recorrer à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Cabe a ela o papel de intermediar a relação com as empresas do setor aéreo. A Varig é obrigada a pagar as despesas de hotel e alimentação se o passageiro não consegue embarcar.

(05:07:05) JHPJ fala para Janaina Lage: Janaína, Vc, que vivenciou todo esse drama da Varig como repórter acredita na recuperação da empresa?

(05:08:24) Janaina Lage: Olá, JHPJ. Na minha opinião, o futuro da Varig ainda é incerto. Ao longo desse um ano de recuperação judicial ela chegou a ficar próxima da falência algumas vezes. Conseguiu sobreviver, foi levada a leilão e agora depende da nova administração, que precisará investir para recuperar a confiança do consumidor.

(05:08:47) carla fala para Janaina Lage: você acha que com a redução dos destinos para onde a varig está voando, é possível que os preços das demais companhias subam por não haver concorrência?


(05:10:20) Janaina Lage: Oi, Carla. Você tem razão. Redução de oferta é sinônimo de elevação dos preços da concorrência. Isso já aconteceu e foi mostrado em reportagens. As passagens para o exterior tiveram uma elevação significativa de preço, mas isso pode ser apenas um fenômeno temporário. A redução na oferta de vôos ocorreu em período de férias, o que causou um impacto ainda maior. Mas, como disse, pode ser um fenômeno temporário.

(05:10:20) SemIndenizaçãoRG fala para Janaina Lage: janaina, sou ex funcionario da Varig, fui demitido essa semana, sou aeronauta. Será que mais uma vez, as empresas vão passar por cima das leis e da constituição, para se beneficiar ? afinal, o brasil virou a casa da sogra faz tempo...

(05:11:59) Janaina Lage: Oi, SemIndenizaçãoRG. A situação dos funcionários é realmente grave. A forma de pagamento vai depender das discussões do Ministério Público do Trabalho com os novos donos e com a antiga Varig. Os sindicatos afirmam que o plano de recuperação da empresa só será validado se houver a aprovação de um acordo coletivo, o que ainda não ocorreu. Agora é um momento de negociação.

(05:11:59) PEÃO DE OBRAS-48 fala para Janaina Lage: Como funciona a Anac, pode se confiar nela?

(05:13:40) Janaina Lage: A Anac substituiu o antigo DAC. Tão logo a agência nasceu, já se deparou com a crise da Varig, que é um problema que exige o máximo de atenção possível do órgão regulador. Cabe a ela fiscalizar o trabalho das empresas aéreas porque estamos falando de concessão de serviço público. Ela é a responsável pela divisão das linhas e também pela sua redistribuição para outras companhias.

(05:13:40) J.J. fala para Janaina Lage: Janaina, você tem alguma informação sobre a decisão judicial aguardada para hoje sobre o bloqueio do depósito feito pela Variglog?

(05:15:05) Janaina Lage: Olá, J.J. O juiz responsável pelo caso na 8ª Vara Empresarial está analisando a questão do bloqueio. Além disso, a VarigLog recorreu ao STJ contra o bloqueio dos US$ 75 milhões. Decisão anterior do tribunal conferiu à Vara Empresarial a competência para julgar qualquer assunto referente ao plano de recuperação da Varig. Ainda não há decisão oficial.

(05:15:11) pipa fala para Janaina Lage: boa tarde Janaina. Temos certeza que a nova Varig será uma excelente companhia nos próximos anos, então ela não poderá negligenciar os clientes, como está sendo a politica de atendimento ao cliente hoje e quais as espectativas para os mesmos?

(05:16:43) Janaina Lage: Oi, pipa. Você pode explicar melhor sua pergunta? Creio que a Varig terá que dar uma atenção especial ao tratamento dos clientes no futuro para suavizar a imagem da companhia. Vale lembrar também que os novos dirigentes afirmam que assumiram a empresa com pouquíssimos aviões, o que inviabilizaria a manutenção de todos os vôos.

(05:16:50) Cleber fala para Janaina Lage: Janaina ! somos um grupo de 20 pessoas que estaremos indo prestigiar o GP Brasil de Fórmula 1 nos dias 21 e 22 de Outubro, então compramos 20 passagens aéreas de Ctba /PR a Congonhas/SP pela Varig como vc acha que fica nossa situação, acha que consiguiremos viajar pela Varig ?

(05:18:18) Janaina Lage: Oi, Cleber. Não posso garantir se você vai ou não viajar, mas acho que vale manter procedimentos básicos, como chegar antes ao aeroporto, procurar se informar na véspera se seu vôo está confirmado, essas coisas. Se o vôo for cancelado, procurar a Varig e a Anac, mas a expectativa é de que até outubro a Varig já tenha um número maior de aviões e volte a realizar mais vôos.

(05:18:23) Revoltado!!! fala para Janaina Lage: Boa tarde, Janaina! Queria falar um pouco das consequências do encolhimento da Varig: o aumento das passagens aéreas. Vc acha q seria o caso d deixar empresas estrageiras fazerem algumas rotas no Brasil, como a Ponte Aérea?

(05:20:04) Janaina Lage: Oi, Revoltado!!! A participação de empresas estrangeiras em vôos domésticos é complexa e acho que tem que ser analisada a fundo pela Anac. A Varig está atravessando um período conturbado agora, mas pode se recuperar. Além disso, existem outras empresas nacionais interessadas em aumentar sua participação.

(05:20:04) AntonioDeCuritiba fala para Janaina Lage: Janaína, você acredita que essa crise da Varig será realmente superada, sem dispêndio de dinheiro público?

(05:21:15) Janaina Lage: Olá, AntonioDeCuritiba. O governo deixou claro diversas vezes que não estava disposto a injetar dinheiro público na Varig. Creio que a solução encontrada é uma solução de mercado, com os prós e contras que isso acarreta. A princípio, não há previsão de qualquer tipo de aporte pelo governo.

(05:21:21) Mauro fala para Janaina Lage: Boa tarde Janaina Lage, boa tarde a todos.Gostaria de saber qual a sua opinião sobre o fato de o governo não pagar a Varig o que deve e se voe pode admitir publicamente que a empresa maior beneficiada do enfraquecimento da Varig é a mesma que fez a campanha do PT......

(05:23:08) Janaina Lage: A Varig tem R$ 4,5 bilhões a receber da União referentes ao congelamento de tarifas. Esse dinheiro já seria suficiente para pagar mais da metade das dívidas da Varig, estimadas em R$ 7,9 bilhões de acordo com seu último balanço. É difícil enfrentar uma crise dessa proporção sabendo que tem direito a receber tanto, mas é norma do governo recorrer até a última instância.

(05:23:14) Tuca fala para Janaina Lage: A senhora e sua colaboradora, Maeli Prado, cobrem a crise da Varig já há algum tempo. Você acha que a imprensa foi totalmente isenta nesse caso? Você acha que não houve má vontade para com a empresa, tirando fotos de balcões vazios em dias e horários em que estavam realmente vazios? Ou então privilegiando manchetes negativas?

(05:24:45) Janaina Lage: Oi, Tuca. Olha, realmente não acho que houve má vontade da imprensa. A empresa realmente enfrentou uma queda na procura de passageiros. Não acho que os jornais tenham privilegiado manchetes negativas, o que houve foi uma cobertura intensa do caso e uma cobrança realmente forte pela prestação de um serviço que é importante para o consumidor.

(05:24:45) Elenee fala para Janaina Lage: Boa tarde, fui funcionaria da Varig e ja estou aposentada a mais ou manos um ano e estou recebendo em funcao de negociacao promissorias pois ainda nao tinha 55 anos quando me aposentei. AS promissorias deixaram de ser pagas pela Varig e gostaria de saber se vou continuar recebendo ou nao. Grato.

(05:25:40) Janaina Lage: Oi, Elenee. Creio que essa questão tem que ser discutida diretamente com a Varig.

(05:26:04) meg pergunta para Janaina Lage: Tudo o que está acontecendo não será pela insistencia do juiz Ayub em tentar viabilizar a sobrevida da Cia? Outro ponto que quero perguntar é no tocante à apropriação indébita por parte da Varig do dinheiro das taxas de embarque. Issao não é crime? E por tanto não seria caso de colocar os ex diretores na cadeia?

(05:28:01) Janaina Lage: Oi, Meg. O juiz Ayoub teve realmente um papel de destaque na manutenção da empresa. Vale destacar que a Varig é a primeira grande empresa a aderir à nova lei de falências e portanto não havia jurisprudência. A Infraero chegou a falar em apropriação indébita por parte da Varig, mas creio que o caminho adotado é o da negociação.

(05:28:14) Thiago ex-VARIG fala para Janaina Lage: Janaina. boa tarde. sou ex-funcionario da Varig e gostaria de saber pelo seu conhecimento se a Nova Varig se interessa pelos funcionarios que ficaram.:???

(05:29:41) Janaina Lage: Oi, Thiago. O que a empresa tem dito é que tem interesse em contratar funcionários. Ela pretende recompor a frota e isso inevitavelmente geraria novas contratações. Não foram divulgados os critérios adotados nas demissões, mas creio que a empresa deve se interessar pelos funcionários que ficaram, afinal são eles que vão construir a imagem da nova empresa.

(05:29:41) Alexandre fala para Janaina Lage: O que leva Empressarios a injetarem 150 milhoes de dolares em uma empres falida? A gol foi aberta com 20 milhoes de dolares e um grande acerto no Mercado, Porque nao abrir uma empresa mais enxuta Com outra marca?

(05:31:05) Janaina Lage: Oi, Alexandre. Reconheço que o custo pode chamar a atenção, mas vale lembrar a imagem que a Varig tem no Brasil e no exterior. Lá fora, ela é vista como "a empresa brasileira" e isso tem um peso. Apesar dos danos dos últimos meses, a empresa tem uma marca forte e linhas muito rentáveis. A Varig tem os melhores espaços para pousos e decolagens e autorizações de vôo. Essas concessões têm valor.

(05:31:05) Paulo fala para Janaina Lage: Boa tarde Janaina.Gostaria de saber na sua opnião quais foram os reais motivos que levaram o Governo atual a não intervir na Varig,tendo em vista que no passado outros governos ajudaram algumas Cia. Aéreas como a Transbrasil .

(05:32:14) Janaina Lage: Oi, Paulo. A minha opinião é que o governo não quer associar sua imagem a de "hospital de empresas". O socorro direto caracterizou gestões anteriores, mas isso já não tem a mesma aceitação. É uma decisão política.

(05:32:20) S.O.S fala para Janaina Lage: as ações das concorrentes estão disparando na Bovespa gostaria de saber o que a nova empresa vai fazer com as ações antigas da Varig na Bovespa???

(05:33:12) Janaina Lage: Oi, S.O.S. As ações da Varig negociadas em mercado pertencem à "velha Varig", a fatia da empresa que permanece em recuperação judicial e carrega as dívidas, estimadas em R$ 7,9 bilhões.

(05:33:12) MAP fala para Janaina Lage: VC acha que a TAM e a GOL tem condições de assumir o trajeto internacional como a VARIG

(05:34:24) Janaina Lage: Oi, MAP. Cada empresa tem sua estratégia e elas podem optar por uma atuação focada em rotas mais rentáveis no exterior. Como disse antes, os espaços de pouso e decolagens são concessões e a transferência para outras empresas não ocorre tão rapidamente.

(05:34:30) linda fala para Janaina Lage: oi janaina,boa tarde! tb gostaria de saber onde esta o quadro de credores autorizados no processo judicial,onde podemos encontrar na internet??? por favor preciso de ssa informação.

(05:35:18) Janaina Lage: Oi, linda. A informação que tenho é que a empresa tem um prazo de 90 dias para publicar a lista de credores e os respectivos créditos.

(05:35:54) SemIndenizaçãoRG fala para Janaina Lage: Janaina, voce acha que o governo vai se responsabilizar pela não fiscalização das irregularidades que sistematicamente aconteciam no fundo de pensão dos funcionarios, o AERUS ?

(05:37:06) Janaina Lage: Oi, SemIndenização. Os sindicatos ganharam uma ação que responsabilizou a União pela não fiscalização das negociações no Aerus pela Secretaria de Previdência Complementar. Nesse caso, a União se responsabilizaria por pagar ao fundo o valor necessário para as aposentadorias, mas o governo deve recorrer.

(05:37:06) benita fala para Janaina Lage: Oi Janáina você tem idéia quando os funcionários demitidos receberão o que lhes é de direito ???

(05:39:12) Janaina Lage: Oi, benita. Isso depende do rumo das negociações. Se for respeitado o que está no plano, os funcionários só vão receber quando a Varig ganhar os créditos que tem a receber por cobrança indevida de ICMS dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Os funcionários teriam R$ 90 milhões garantidos para o pagamento de rescisões, o que não cobre o valor necessário para pagar a todos. Vai depender da negociação entre os trabalhadores e a empresa. Além disso, a nova Varig se comprometeu a emitir debêntures (títulos de dívida) no valor de R$ 50 milhões para os funcionários.

(05:39:24) tah fala para Janaina Lage: janaína, quem deve fiscalizar as empresas brasileiras que sobraram para evitar que elas aumentem abusivmente os preços das passagens. Como fica o pobre do passageiro?

(05:40:13) Janaina Lage: Oi, tah. Quem fiscaliza as empresas é a Anac. O passageiro está sofrendo o efeito do aumento das passagens, mas isso pode ser um fator momentâneo.

(05:40:19) jaime pergunta para Janaina Lage: Como explicar tanto passageiro ainda com bilhete da varig?Quem nos ultimos ultimos tres meses se arriscou a comprar uma pssagem de uma companhia com tantas dificuldades expostas na midia diariamente?

(05:41:15) Janaina Lage: Oi, Jaime. É, para quem acompanha todo dia isso surpreende. Na minha opinião existem dois fatores: o primeiro é que muita gente aproveitou para trocar suas milhas e o segundo é que, apesar dos problemas, a Varig ainda mantem clientes fiéis.

(05:41:27) Luiz fala para Janaina Lage: Boa tarde Janaina, porque esta crise se arrasta por tanto tempo se já podia ser resolvida? Por um acaso seria uma jogada politica para eleição?

(05:43:04) Janaina Lage: Oi, Luiz. Realmente, costumo dizer que é uma saga. :-) É preciso lembrar que a Varig está colocando à prova a nova lei de falências e no exterior empresas aéreas que passaram por reestruturações levaram um tempo ainda maior. Acho que realmente a falência da empresa em ano de eleição teria um efeito bastante negativo, mas o caminho de uma reestruturação nem sempre é tão rápido quanto gostaríamos.

(05:43:04) Célio fala para Janaina Lage: A varig vai sobreviver com certeza, mas a TAM e a principal credora da varig,pois ela comprou as açoes da Ge para poder derrubar a Varig,isso é verdade? !!!

(05:44:12) Janaina Lage: Oi, Célio. A GE vendeu seus créditos para o banco JP Morgan, que os revendeu no exterior. Apesar das especulações, ainda não se sabe quem comprou os créditos. O Ministério Público recomendou a intimação da GE e do JP Morgan para que eles informem os novos donos.

(05:44:12) AntonioDeCuritiba fala para Janaina Lage: Janaína, por quê não há nenhum grupo defendendo a estatização da Varig?

(05:45:45) Janaina Lage: Oi, AntonioDeCuritiba. É comum entre os funcionários a visão de que a empresa deveria ser estatizada e até mesmo entre clientes da empresa. No passado, a Varig cumpriu obrigações e recebeu o tratamento de uma estatal em diversas situações, é uma empresa que cumpriu o papel de ligar os diversos pontos do país, mas esse conceito mudou ao longo dos anos e hoje o governo já adota o discurso de solução via mercado.

(05:46:35) Barreto7777 fala para Janaina Lage: Janaina e a divida do governo com a Varig ?

(05:47:47) Janaina Lage: Oi, Barreto. Respondi isso há pouco. O governo deve R$ 4,5 bilhões referentes a uma ação de congelamento de tarifas e a Varig espera receber ainda R$ 1,3 bilhão dos Estados por cobrança indevida de ICMS. Os processos correm na Justiça, mas o dinheiro ainda não saiu. No caso da União, ela recorre sempre até a última instância.

(05:47:47) Tom fala para Janaina Lage: Janaina A vasp recentemente, teve o seu plano de reestruturacao aprovado pelos credores. Vo ce acredita que sta empresa voltara a voar, como esta previsto no plano de reestruturação, e a mercado para esta conpania voltar ???

(05:49:05) Janaina Lage: Oi, Tom. Olha, acho que ainda é cedo para afirmar se a Vasp realmente vai voltar a voar. Acredito que haja espaço para competição sim. Apesar da crise da Varig, o mercado de aviação tem crescido de forma significativa. As empresas menores se queixam da forma de distribuição dos espaços de pouso e decolagem nos aeroportos, um sinal de que estão dispostas a brigar para crescer.

(05:49:17) Luis fala para Janaina Lage: Janaina.. BoaTarde,, Ouvi agora na TV que o TGV vai entrar com ação para bloqueio de todo o patrimonio da VARIGLOG.. Pergunto.. Os trabalhadores foram representados pelo Sindicato dos Aeronautas e Aeroviarios e aceitaram, comno credores, a proposta da LOG. Nesse caso.. Outros representantes dos trabalhadores como o TGV tem direito a ingresssar com essas ações?

(05:51:05) Janaina Lage: Oi, Luis. O trabalhador tem o direito de entrar na Justiça para reivindicar seus direitos. O TGV já entrou na Justiça em outras ocasiões, resta saber se qualquer decisão dessa natureza será mantida ou não. Os trabalhadores têm brigado de todas as formas para garantir seus direitos e entrar na Justiça é uma das possibilidades.

(05:51:05) AntonioDeCuritiba fala para Janaina Lage: Janaína, você tem encontrado dificuldades para obter informações sobre a crise da Varig?

(05:52:44) Janaina Lage: Oi, AntonioDeCuritiba. A cobertura de qualquer empresa em crise é complexa. Nem sempre as informações estão disponíveis, assim como todo mundo ninguém gosta de expor publicamente seus problemas e o mesmo ocorre com qualquer empresa. É um momento delicado, mas muita coisa tem sido informada.

(05:52:44) bilche fala para Janaina Lage: Ola Janaina... boa tarde... bem vc disse que a Varig Nova comprou so a parte boa e a Varig Velha ficou com as dividas, mas alguns dizem que isto não é possível legalmente, onde vc acha que vai da isto?

(05:54:21) Janaina Lage: Oi, bilche. Na verdade, não é exatamente assim. A Varig nova comprou o que eles chamam de UPV - Unidade Produtiva Varig, que inclui rotas, programa de milhas e etc. A velha Varig ficou com a concessão da Nordeste, com o Centro de Treinamento de Tripulantes e com a rota São Paulo - Porto Seguro. A lei determina que uma parte da empresa pode ser vendida, sem que haja sucessão de dívida.

(05:54:21) Guilherme fala para Janaina Lage: Qual tem sido a repercursão no exterior sobre a crise na aviaçao brasileira com esse episódio da varig?

(05:55:37) Janaina Lage: Oi, Guilherme. Bom, a repercussão é negativa. Passageiros acampados no exterior não melhoram a imagem de ninguém, não é? A Anac tem contactado a Varig nos casos de brasileiros que tentam voltar ao país para que ela organize vôos extras.

(05:55:49) S.O.S fala para Janaina Lage: E quem tem ações da antiga empresa como que fica , sea empresa não existemais???

(05:57:52) Janaina Lage: Oi, S.O.S. Esse é um ponto problemático. Houve muita especulação com as ações da Varig e teve gente que realmente ganhou bastante com isso, mas a velha Varig continua a existir, ainda que em proporções menores. A nova Varig pode optar por emitir outras ações em Bolsa. A valorização do papel que é negociado hoje na Bovespa depende da recuperação da velha Varig. Muito obrigada a todos pela participação e pelas perguntas. :-)

(05:57:58) Lu Moderadora: O Bate-papo UOL agradece a presença da jornalista Janaina Lage e de todos os internautas. Até o próximo!