Associação dos Mecânicos de Vôo da Varig
Segunda-Feira, 21 de Agosto de 2017

28/02/2010

Notícias Anteriores

Site Rede Bom dia - Sorocaba - SP
28/02/1010

Aerolula chama atenção no aeroporto de Sorocaba
Comandante e tripulação da aeronave vieram fazer reconhecimento do local
Pedro Guerra
Agência BOM DIA

O avião utilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, modelo Airbus 319 – conhecido como Aerolula – chamou a atenção, neste sábado pela manhã, no Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba. O comandante da aeronave e a tripulação vieram fazer o reconhecimento do local, já que o presidente participa inauguração da fábrica da Case, na terça-feira.

Logo que pousou, várias pessoas começaram a chegar. Todos queriam tirar uma foto do avião.

A administradora de empresas Daiane Leite Pereira, 27 anos, estava passando de carro quando viu a aeronave. “Eu adoro o avião”, diz.

Com o celular na mão, Daiane registrava o momento. “Esse não é o primeiro que fotografo”, conta. “Já tirei de outros.”

O major da Aeronáutica, Marcelo Schiavo, que pilota o avião, disse que gostou do aeroporto. “É a primeira vez que pouso em Sorocaba”, afirma. “O local é muito bom”, completa o comandante.

Mas o major não é o único que tem a missão de transportar o presidente Lula na aeronave. “Existem várias equipes”, revela Marcelo Schiavo.

Previsão de chegada é às 8h30

O major da Aeronáutica, Marcelo Schiavo, disse ao BOM DIA que a previsão de chegada do presidente Lula a Sorocaba é às 8h30. Ele participa da inauguração do novo complexo industrial da Case na cidade.

Além de Lula, o governador de São Paulo, José Serra, também participa da cerimônia. São esperados ainda o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, e a ministra da Casa Civil, Dilma Housseff.

O projeto prevê investimento de R$ 1 bilhão e deverá gerar 2 mil empregos diretos e outros 6 mil indiretos até 2011. Com o novo complexo, Sorocaba passa a ser referência mundial na produção de máquinas agrícolas.

 

 

O Estado de São Paulo
28/02/2010

Avião da FAB chega de Santiago com 9 brasileiros
Aeronave brasileira foi a primeira a chegar depois da catástrofe
Rita Cirne, da Central de Informações

SÃO PAULO - Um Legacy da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe do Chile na manhã deste domingo, 28, 12 brasileiros (nove civis e três militares) que estavam em Santiago. A Aeronave pousou às 5h15. De acordo com a assessoria da FAB, a aeronave brasileira que trouxe os brasileiros para o País é a mesma que havia decolado de Brasília na tarde do sábado com o ministro da Justiça, Jorge Toledo, e com o procurador-geral da República, Chahuán Sabas. Eles estavam no Brasil e retornaram ao Chile para participar das coordenações governamentais depois do terremoto que atingiu o país.

A aeronave brasileira pousou no pátio militar em Santiago. Foi o primeiro avião estrangeiro a chegar depois da catástrofe. Segundo os pilotos, a pista e o controle de tráfego aéreo estão perfeitas em condições operacionais. O abalo se deu na infraestrutura do aeroporto.

No retorno a Brasília dessa aeronave, a embaixada solicitou o traslado de brasileiros interessados em voltar ao País. "É sempre um orgulho muito grande poder ajudar", disse o Capitão Wilson, comandante da aeronave.

Para o Coronel da FAB, Luiz Fernando Aguiar, o dia do terremoto era o de despedida do Chile. Entretanto, todos os voos comerciais foram cancelados. Ele voltou também no avião da FAB que pousou no início desta manhã. Ele passou dois anos como adido da Aeronáutica no Chile. "Eu nunca tinha passado por uma situação como essa. Não era possível ficar em pé".

O militar conversou com pessoas que estavam na rua na hora do terremoto e relataram que o asfalto parecia uma folha de papel se mexendo para cima e para baixo. A par da necessidade de voltar para o Brasil, o militar expressou os sentimentos dele de pesar. "O povo chileno merece todo nosso apoio".

 

 

Site A Tribuna
28/02/2010

Trip decola nesta segunda-feira

É grande a expectativa pela volta dos voos da Trip Linhas Aéreas para o aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha. Nesta segunda-feira, a empresa começa a operar na Região Carbonífera. Às 10h30min, haverá um café para aguardar a chegada do primeiro voo, que desembarcará às 11h. Às 11h20min, o avião ATR 42, de 46 lugares, decolará para Porto Alegre. A volta acontece às 14h, e chegada em Forquilhinha às 15h. Na sequência, ele parte para Joinville e Garulhos (SP), com chegada prevista para às 18h. O retorno acontece a partir do dia seguinte, às 8h05min.

De acordo com o deputado federal Acélio Casagrande (PMDB), existe a possibilidade de a Trip operar em breve com um jato de 86 lugares. "A procura por passagens tem sido grande, principalmente com destino a Guarulhos. A de Porto Alegre ainda precisa melhorar", explica o parlamentar.

Mobilização dos empresários

Segundo Casagrande, a tarifa terá um valor bastante atrativo. "Ida e volta de São Paulo a Criciúma terá preço de R$ 300, mais as taxas", adiantou. O objetivo é mobilizar os empresários da região para a importância do voo regional passando por Criciúma. "O preço é bom, a empresa é a que possui mais voos regionais no país, são 72 cidades, então o empresariado precisa se conscientizar da necessidade e ajudar. Vamos fazer uma mobilização neste sentido", finalizou Acélio Casagrande.

Página Principal