Associação dos Mecânicos de Vôo da Varig
Sábado, 24 de Junho de 2017
21/11/2009

Notícias Anteriores

Mercado e Eventos
21/11/2009

Anac cria Selo Conforto e quer garantia de assentos para voos cancelados
Luiz Marcos Fernandes e Diego Verticchio


Solange Vieira apresenta novidades no Festival de Gramado

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) prepara para o próximo ano a criação do Selo Conforto, um certificado que irá atestar a qualidade dos assentos nas aeronaves. A medida tem como objetivo tornar público quais são os assentos "mais confortáveis" levando-se em conta a distância entre as poltronas.

Em palestra no segundo dia do Festival do Turismo, a presidente da Agência, Solange Vieira, presidente da Anac, confirmou que a medida não será obrigatória e cabe as empresas aéreas escolherem se querem ou não receber o certificado. Ela confirmou que Azul, OceanAir e algumas aeronaves da Gol já estão com espaço maior entre as poltronas.

Solange confirmou ainda que encaminhou ao Ministério da Defesa a inclusão de uma medida no Código de Aviação Civil para que as empresas aéreas sejam obrigadas a reservar 5% do espaço para atender passageiros de voos cancelados de outras companhias.

"Estamos monitorando cada vez mais o desempenho das companhias aéreas e em casos de cancelamento de voos por qualquer motivo, queremos que as empresas reservem pelo menos 5% dos lugares disponíveis para atender estes tipo de emergências", esclareceu.

O anuncio foi feito depois de uma reclamação de uma agente de viagem de Bento Gonçalves que por ocasião da suspensão dos voos da Varig na época da falência não pôde transportar um grupo para a Europa por falta de lugares disponíveis em outras companhias até São Paulo, onde aconteceria o embarque para o continente europeu.

Página Principal