Associação dos Mecânicos de Vôo da Varig
Quinta-Feira, 27 de Julho de 2017
17/07/2009

Notícias Anteriores

O Estado de São Paulo
17/07/2009

MP pede suspensão das obras em Guarulhos
Acusação diz que os estudos utilizados no pedido de licenciamento ambiental do terminal contêm ?falhas e vícios insanáveis?
Bruno Tavares e Fausto Macedo

O Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo ingressaram na Justiça com ação civil pública pedindo a suspensão imediata das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. A acusação sustenta que os estudos utilizados no pedido de licenciamento ambiental do terminal, o maior do País, contêm "falhas e vícios insanáveis". Procurada, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que não teria ontem como se manifestar sobre o assunto, por causa do horário.

A ação resulta de inquérito civil aberto em 2008 pela Promotoria do Meio Ambiente de Guarulhos. O laudo assinado pelo geógrafo Denis Dorighello Tomás diz que o "o processo de aprovação do EIA-Rima apresenta-se confuso, devido ao fato de não terem sido tratados em processos distintos o procedimento de obtenção de Licença de Operação das instalações existentes e o procedimento de obtenção de Licença Prévia da ampliação do aeroporto".

Outra irregularidade apontada pelo promotor Ricardo Manuel Castro e pelo procurador da República Matheus Baraldi Magnani diz respeito às alterações do projeto original de ampliação do aeroporto, que além de dois novos terminais de passageiros previa a construção de uma terceira pista, suprimida por inviabilidade técnica. Os promotores entendem que essa mudança exigia uma revisão de todo o licenciamento ambiental. "O Estudo de Impacto Ambiental (EIA) apresentado pela Infraero e aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo é, portanto, nulo de pleno direito", diz a ação.

O pedido assinala ainda que o EIA-Rima não traz uma única linha que justifique a ampliação de Cumbica. E classifica como "equivocadas" as áreas de influência direta e indireta consideradas no estudo.

O governo federal considera a ampliação do aeroporto fundamental para atender à crescente demanda de passageiros no setor aéreo, sobretudo durante a Copa do Mundo de 2014.

 

 

O Estado de São Paulo
17/07/2009

Aeronáutica confirma que destroços em Ubatuba são de helicóptero sumido
Hélcio Consolino, TAUBATÉ

O Comando de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) confirmou ontem que os destroços no sertão da Quina, em Ubatuba (litoral norte paulista) são do helicóptero desaparecido do presidente da Avibras, João Verdi de Carvalho Leite, e da mulher, Sônia Verdi. A aeronave pilotada pelo empresário, de 72 anos, estava desaparecida desde 23 de janeiro de 2008, quando o casal decolou da residência de Angra do Reis (RJ) com destino a São José dos Campos, onde morava.

As investigações sobre o caso foram retomadas na terça-feira, depois que um mateiro de Ubatuba encontrou evidências do acidente. Com apoio de moradores e da Polícia Militar, uma equipe da Aeronáutica conseguiu confirmar as suspeitas e dormiu no local na última madrugada. Depois de 30 horas em mata fechada, os primeiros homens retornaram na manhã de ontem com parte das ossadas e documentos, além do manche do helicóptero. O tenente do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar, Renato Leão, declarou que a aeronave bateu em uma árvore e caiu próxima de um rio que arrastou parte dos destroços. Representantes da Avibras acompanharam o resgate e disseram que não há dúvidas de que as vítimas são Sônia e João Verdi.

 

 

Mercado e Eventos
17/07/2009

Avianca Air Lines tem tarifas promocionais para os EUA

A Avianca Linhas Aéreas está com tarifas promocionais a partir do Rio de Janeiro e São Paulo. Passagens pra Miami, Fort Lauderdale e Nova York saem a partir de U$ 566, por trecho. Já os voos para Los Angeles custam a partir de U$ 898, também por trecho. As tarifas estão sujeitas à disponibilidade, às regras tarifárias e não incluem taxas e impostos. Os valores podem ser pagos em até 6x no cartão de crédito.

Informações: www.avianca.com


Página Principal