Associação dos Mecânicos de Vôo da Varig
Quarta-Feira, 26 de Abril de 2017
13/08/2009

Notícias Anteriores

Mercado e Eventos
13/08/2009

Murilo Marques toma posse da presidência da Infraero
Jussara Santos

Na tarde desta quinta-feira, dia 13, o brigadeiro Murilo Marques Barboza recebeu a presidência da Infraero do tenente-coronel Cleonilson Nicário Silva. A cerimônia de posse aconteceu no Aeroporto Internacional de Brasília e contou com a presença do Ministro do Estado de Defesa, Nelson Azevedo Jobim, e da presidente da Anac, Solange Vieira.

Após dois anos de mandato, Cleonilson Nicário Silva transferiu a presidência, conforme deliberação do conselho administrativo da empresa. A nova gestão será pelo período de oito meses, quando acontecerá a próxima reunião do conselho, prevista para abril de 2010.

Durante a cerimônia o ex-presidente agradeceu o apoio e trabalho dos cerca de 30 mil funcionários e disse que fez tudo o que foi possível para melhorar a estrutura e infraestrutura aeroportuária do país. "Vivemos um momento crítico, mas os resultados apurados na alta temporada de 2007/2008 provam que valeu a pena todo investimento, declarou."

O novo presidente, Murilo Barboza, afirmou que não haverá mudança na gestão, mas que continuará aplicando todos os esforços na construção e reforma dos aeroportos, principalmente das cidades que sediarão a Copa de 2014. O desafio é com o futuro. Temos que atualizar os nossos equipamentos, tecnologia e aumentar a malha viária do centroeste e norte do Brasil".

Com relação a proposta de privatização dos aeroportos e a abertura de capital para empresas privadas, Murilo Barboza adiantou que somente cumprirá o que o governo determinar. "Essa é uma questão que está sendo analisada pelo governo e a Infraero apenas cumprirá os desafios que o governo decidir."

O ministro Nelson Jobim, que mediou a transferência de cargo, aconselhou o novo presidente da Infraero a focar no cumprimento de metas e objetivos de melhoria, como por exemplo, a diminuição do tempo da aeronave em solo. "Também é importante pensar na consolidação de espaço e na relação da Infraero com a população. É preciso sempre pensar para frente, sempre grande. É assim que crescemos e fazemos crescer."

 

 

Coluna Claudio Humberto
13/08/2009

Cabral sabota a Anac...

O governador do Rio, Sérgio Cabral, continua sabotando decisões da Agência Nacional de Aviação Civil sobre o aeroporto Santos Dumont – na ânsia de valorizar o Galeão, para estranhamente vendê-lo depois.

...e desrespeita o cidadão

Sérgio Cabral todo dia inventa algo. Proibiu vôos sobre rotas usadas desde a construção do Santos Dumont, depois acusa a Infraero de não ter “licença ambiental”, ofendendo a Anac e desrespeitando o cidadão.

 

 

Zero Hora
13/08/2009

Anac apresenta "plano B" para privatização dos aeroportos
Agência sugeriu que a exploração pela iniciativa privada fosse feita pelo regime de autorização

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sugeriu que a exploração dos aeroportos pela iniciativa privada fosse feita também pelo regime de autorização, e não só de concessão. A proposta tem em vista apressar a ampliação da infraestrutura aeroportuária nas regiões mais movimentadas do país, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Segundo reportagem da edição impressa desta quarta-feira do jornal O Globo, esse instrumento poderá ser usado na construção do novo aeroporto de São Paulo e na privatização do Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio. A resolução gerou polêmica até mesmo dentro do governo, pois prevê menos rigor na fiscalização pelos órgãos de controle.

O modelo de autorização causa arrepios ao Ministério da Fazenda e à Casa Civil. Além de desobrigar a realização de licitação, esse instrumento rompe com todas as amarras da concessão, ao permitir preço livre, fiscalização mais frouxa e liberdade em relação às determinações da política oficial para o setor.

Segundo a reportagem, o governo corre contra o tempo para fechar o modelo de concessão, pressionado pela Copa do Mundo de 2014 e o calendário eleitoral do ano que vem.

Página Principal