Associação dos Mecânicos de Vôo da Varig
Quarta-Feira, 26 de Abril de 2017

09/04/2010

Notícias Anteriores

Agência Senado
09/04/2010 - 13h30

PLENÁRIO / Pronunciamento
Alvaro Dias defende rápida solução para o caso Aerus

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) defendeu nesta sexta-feira (9) que a União assuma integralmente o pagamento das aposentadorias e pensões dos ex-funcionários das empresas aéreas Varig, Vasp e Transbrasil. Para ele, o governo não pode se abster e adiar a decisão de um problema que não foi criado pelos trabalhadores.

O Instituto Aerus de Seguridade Social, que abrigava os recursos das aposentadorias dos aeronautas e aeroviários, sofreu intervenção da Secretaria de Previdência Complementar do governo em 2006. Motivo: as companhias aéreas, durante anos, descontaram dos salários dos funcionários os valores das aposentadorias, sem, no entanto, repassá-los ao fundo de pensão.

- Atualmente, cerca de dez mil aposentados e pensionistas deixaram ou estão à beira de não receber nada de aposentadoria, mesmo tendo contribuído durante décadas para o fundo de pensão. É uma injustiça que tem que ser corrigida - disse o senador.

Depois de ler, na íntegra, o manifesto dos aposentados do Aerus, Alvaro Dias lamentou que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha decidido adiar a decisão, apesar de ser favorável ao pagamento das pensões e aposentadorias pela União.
Da Redação / Agência Senado

Página Principal