Associação dos Mecânicos de Vôo da Varig
Sábado, 24 de Agosto de 2019
09/02/2009
Notícias Anteriores

G1 - O Globo
09/02/2009 - 20:34h

Anac vai abrir processo administrativo contra dona de avião que caiu no AM
Agência vai verificar condições de operação da Manaus Aerotáxi.
Queda da aeronave, no último sábado (7), matou 24 pessoas.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai abrir um processo administrativo para verificar as condições de operação da Manaus Aerotáxi, dona do Bandeirante que caiu no último sábado (7) em um rio no Amazonas matando 24 pessoas.

Segundo a agência, o procedimento vai checar, por exemplo, se a empresa está seguindo todos os procedimentos de segurança necessários para operação. O processo pode levar até seis meses para ficar pronto. Caso seja constatada alguma irregularidade, a Manaus Aerotáxi pode ser multada.

A aeronave que caiu no Rio Manacapuru, prefixo PT-SEA, estava com o registro aeronáutico regular –ou seja, com seguro, certificado de aeronavegabilidade e inspeção anual de manutenção em dia. Segundo a Anac, nenhum avião da empresa havia se envolvido em acidentes até o último sábado.

Em novembro de 2008, a agência havia feito uma auditoria na empresa. Nada de irregular foi constatado na época.

Sobrepeso

A Manaus Aerotáxi descartou a hipótese de sobrepeso no avião. A informação foi passada em entrevista coletiva por Marcos Pacheco, vice-diretor da empresa.

Segundo ele, a capacidade da aeronave era de 5 toneladas - contando 100 kg para cada passageiro, daria cerca de quase 3 toneladas.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é de responsabilidade do piloto o controle da quantidade de passageiros, o que não isenta, entretanto, a empresa aérea dona do avião.

O avião tinha capacidade para 18 passageiros e dois tripulantes - e levava 26 passageiros e dois tripulantes.

O excedente, segundo Pacheco, era de crianças de colo, que não representavam sobrepeso. E como o vôo era fretado, segundo ele, a empresa não tem como controlar a quantidade de passageiros que embarcou no avião.