Associação dos Mecânicos de Vôo da Varig
Quarta-Feira, 13 de Dezembro de 2017

07/07/2009

Notícias Anteriores

O Estado de São Paulo
07/07/2009

Após 7 horas e 4 tentativas, avião pousa no Recife
Angela Lacerda

O voo 1348 da Gol, que faz o trajeto Rio-Recife, com previsão de chegada à capital pernambucana à 0h25, só pousou ontem perto das 7h, depois de quatro tentativas de aterrissagem.

O Boeing 737-800 fez duas tentativas de aterrissagem e arremeteu duas vezes na primeira vez que tentou descer. O piloto informou os 170 passageiros sobre o mau tempo e levou o avião para Maceió, à espera de melhores condições climáticas. Voou para o Recife uma segunda vez e novamente arremeteu, retornando a Maceió. Na quarta tentativa, conseguiu descer no Aeroporto Internacional dos Guararapes.

Enquanto os passageiros aguardavam em Maceió, depois da segunda descida na capital alagoana, a empresa chegou a anunciar o cancelamento do voo, disponibilizando ônibus. Diante das reclamações, trocou a tripulação e, desta vez, concluiu o trajeto. Uma parte dos passageiros preferiu fazer o trecho Maceió-Recife de ônibus.

Entre meia-noite e 7h de ontem, foram registrados 15 pousos no mesmo aeroporto, de acordo com a Infraero. Em nota, a Gol informou que a alteração do trajeto ocorreu por causa do mau tempo. Lamentou o desconforto dos passageiros, reiterando que "ações como essa visam a garantir a segurança operacional, item prioritário de sua política de gestão".

Segundo o Instituto de Meteorologia, choveu 121 milímetros ontem na capital pernambucana, o que representa 36% da previsão das chuvas de julho. Várias barreiras deslizaram na área de morros da região metropolitana, sem que ninguém ficasse ferido.

 

 

O Estado de São Paulo
07/07/2009

Voo 447: famílias do Brasil e da França unidas
Márcia Vieira

A Associação Brasileira das Famílias das Vítimas do acidente com o voo 447 da Air France vai unir forças com as famílias francesas e alemãs. Quatro representantes da associação passaram uma semana em Paris conversando sobre o melhor caminho para discutir valores das indenizações e as investigações. No acidente morreram 228 pessoas, entre elas 61 franceses, 58 brasileiros e 26 alemães.

"A partir de agora, vamos trocar informações", explica Nelson Marinho, que perdeu o filho, Nelson Marinho Filho, de 40 anos, na tragédia. No encontro com Christophe Guillot-Noël, presidente da associação francesa, Marinho descobriu que as famílias da França recebem mais apoio do que os brasileiros. "Aqui não conseguimos nem que o governo providenciasse documentos, já que alguns corpos não vão aparecer. O do meu filho, por exemplo."

Os brasileiros conheceram o escritório de advocacia Podhurst Orseck, especializado em acidentes aéreos. Marinho vai contratar o escritório.

 

 

Folha de São Paulo
07/07/2009

Sueca Saab afirma que pode produzir aeronaves no país
DA REDAÇÃO

Envolvida na disputa para o fornecimento de 36 novos aviões de combate à Força Aérea Brasileira, um negócio estimado em US$ 1,8 bilhão, a sueca Saab afirmou que está disposta a trazer para o país parte da produção da aeronave Gripen.

"Talvez no futuro o Brasil se torne o principal exportador da próxima geração do Gripen", afirmou Bob Kemp, executivo da empresa, que disse que até 50% da produção pode ser transferida para o país. "Isso se encaixa perfeitamente nas ambições estratégicas deles [governo brasileiro]. Estamos de olho em seis ou sete grandes empresas de defesa que tem potencial de oferecer equipamento para nossa aeronave."

Além da Saab, os concorrentes para fornecer os caças são a americana Boeing e a francesa Dassault.

 

 

Folha de São Paulo
07/07/2009

Avião da Gol aborta pouso 3 vezes em Recife
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Um Boeing da Gol proveniente do Rio arremeteu três vezes na madrugada de ontem ao tentar pousar no aeroporto dos Guararapes, em Recife (PE). Chovia forte e o avião desviou de rota duas vezes, descendo depois em Maceió (AL).


A chegada a Recife só ocorreu de manhã, com seis horas de atraso, após uma terceira tentativa frustrada de pouso. Havia cerca de 170 pessoas a bordo. Ninguém se feriu.

De acordo com a Infraero, o aeroporto de Recife funcionava normalmente. No período em que o avião realizou as manobras, 15 aeronaves pousaram sem problemas na cidade.

Segundo a Gol, "arremetidas e alterações de trajeto em virtude de más condições climáticas são procedimentos habituais nas operações aéreas". A empresa diz que esse tipo de ação visa "garantir a segurança operacional".

 

 

Site Sapo.pt
07/07/09

Aeronáutica
Boeing compra fábrica do novo super super avião
Eduardo Melo

O novo Dreamliner já leva um atraso de dois anos.

A Boeing anunciou ontem a compra de uma das empresas fornecedoras do azarado 787 Dreamliner, a Vought Aircraft Industries, por 580 milhões de dólares (416 milhões de euros), com o objectivo de aumentar o controlo sobre a produção e montagem do aparelho, que sofreu cinco adiamentos e espera há dois anos a luz do dia.

 

Página Principal